Capital da Espanha: conheça mais sobre a incrível Madrid

Espanha  / 

A maior metrópole espanhola e uma das mais importantes do mundo, Madrid, destaca-se pelas suas atrações, infraestrutura e influência cultural e histórica no país. Saiba agora nesse artigo, tudo sobre a capital da Espanha.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Capital da Espanha: qual é?

Localizada no centro do país, a capital da Espanha é também a maior cidade espanhola. Com mais de três milhões de habitantes, Madrid é uma cidade grande e completa em vários aspectos, não só estruturalmente, mas também comercialmente e financeiramente. Possuindo um dos maiores PIB da União Europeia, o centro econômico da Espanha, também é referência quando se trata de cultura.

História da Capital da Espanha: conheça Madrid

Os primeiros registros da capital da Espanha são do século IX, quando emir Muhammed I constrói Mayrit, uma espécie de fortificação/ fortaleza, onde hoje está localizado o Palácio Real de Madrid. Em 1085, Afonso VI de Leão conquistou a região, só apenas em 1561 é que a cidade espanhola começa a ganhar destaque.

Em 1561, Felipe II transferiu a corte para Madrid, e com isso a cidade tornou-se uma grande referência cultural e histórica na época, com a arte ganhando grande evidência. A partir de 1701, a dinastia Bourbon começa a realizar mudanças urbanísticas em Madrid e a cidade começa a adquirir notáveis características.

Palácio Real de Madrid

Palácio Real de Madrid

Muitos anos depois, em 1936, Madrid volta a estar em ênfase, mas dessa vez é devido às consequências da Guerra Civil Espanhola, onde a cidade sofreu muito devido aos intensos bombardeios aéreos. Infelizmente, anos mais tarde também ocorreram alguns ataques terroristas na cidade. Em 2004 e 2006, sendo o primeiro em Comboios de Madrid e o segundo no aeroporto Barajas.

Atualmente a capital da Espanha é uma grande referência comercial, educacional e de tecnologia.

Quer saber mais sobre a história do país? Leia nosso artigo com tudo sobre a Espanha.

Qual foi a primeira capital da Espanha?

A primeira capital da Espanha foi Toledo. Toledo é uma cidade encantadora e está localizada a aproximadamente 70 km de Madrid. Com mais de 80 mil habitantes e tendo o Rio Tejo como destaque, a região com aspecto medieval convida os turistas a conhecer uma Espanha diferente.

Não deixe de visitar na cidade: Catedral de Toledo, Alcázar de Toledo, Igreja de São Tomé, Museu de Santa Cruz, Plaza del Ayuntamento, Puerta de Bisagra e muitos outros pontos turísticos.

Conheça as cidades perto de Madrid para morar e visitar.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Dados da capital da Espanha

Veja agora alguns dados sobre a capital da Espanha, Madrid.

1. A cidade Madrid possui mais de três milhões de habitantes. Em 2018, a população era de aproximadamente 3,2 milhões de habitantes;

2. A capital da Espanha é uma das 20 cidades com maior quantidade de habitantes da Europa;

3. Em Madrid, o verão é seco podendo a temperatura estar por volta dos 30ºC. O inverno é certamente frio, mas não é tão comum nevar;

4. A densidade demográfica é de aproximadamente cinco mil habitantes por km²;

5. Madrid é dividida em 21 distritos municipais;

6. Devido ao seu elevado PIB, Madrid é uma das cidades mais ricas da Europa.

Relação entre Madrid e Barcelona

Madrid e Barcelona são as principais cidades da Espanha e possuem muitas particularidades. Apesar de serem cidades completas, com muitas atividades culturais, gastronômicas e históricas, suas diferenças são evidentes e determinantes para o turista escolher qual a sua preferida.

Podemos ver uma das relações entre Madrid e Barcelona, através de uma perspectiva política envolvendo a Catalunha, relacionada com os grandes clubes de futebol da Espanha: Real Madrid e Barcelona.

Segundo matéria publicada em outubro de 2017 pelo Jornal Nexo, através da perspectiva dos rivais, o clube Real Madrid passou a ter sua imagem associada com o governo central espanhol, mesmo após a queda da ditadura franquista. Já o clube Barcelona, é como se fosse uma representação catalã, assim como seu estádio Camp Nou, um lugar de atuação pró-Catalunha.

Entenda tudo sobre a Catalunha lendo nosso artigo.

O que ver em Madrid

Saiba agora quais os pontos turísticos imperdíveis para visitar na Capital da Espanha:

1. Palácio Real de Madrid;

2. Plaza Mayor;

3. Gran Via;

4. Estádio do Real Madrid;

5. Museu do Prado;

6. Las Ventas;

7. Palácio de Cibeles;

8. Museu Rainha Sofia;

9. Praça de Espanha.

Vale a pena conhecer a Capital da Espanha?

Sim, absolutamente! Madrid é um dos lugares mais incríveis da Europa. Além de ser uma região divertida, com muitos passeios legais para aproveitar, é uma cidade que possui um bom sistema de transportes, um ótimo sistema educacional e uma riqueza cultural muito vasta.

Conhecer Madrid é com certeza se apaixonar pela Espanha e por toda a sua história. É realmente incrível poder entender as razões que levam a cidade a ser a capital de um dos principais países do mundo. Se assim como eu, você também se encantou por Madrid, não deixe de ver nosso artigo sobre como morar em Madrid.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Yara é brasileira, tem 24 anos e estuda Farmácia. Paulista que se encantou pelo Porto, pretende chamar essa cidade de lar em breve. Totalmente apaixonada por viagens (principalmente intercâmbio) e conhecer novas culturas, adora compartilhar tudo o que vê por aí, através da escrita.