Melhores bairros de Barcelona, saiba quais são e se vale a pena morar.

Melhores bairros de Barcelona

Espanha  / 

Barcelona é a cidade mais visitada da Espanha e centro de oportunidades para centenas de estrangeiros que desembarcam diariamente com a intenção de estudar, trabalhar ou ter o próprio negócio e, por isso, buscam os melhores bairros de Barcelona, para morar.

Moradia em Barcelona

Considerada um dos lugares mais caros para viver na Espanha, encontrar um apartamento ou casa nesta linda cidade, requer tempo, paciência e dinheiro.

Subida nos preços dos aluguéis em Barcelona

Nos últimos anos, a busca por aluguéis em Barcelona simplesmente disparou, e a subida dos preços acompanhou a demanda.

Apartamentos centrais, por exemplo, deixaram de ser residências para se tornarem “pisos de vacaciones” (apartamentos para férias) e esse tem sido o principal motivo para o encarecimento das moradias.

Menos espaço e mais dinheiro investido

O preço médio para um apartamento (ou estúdio) simples, que tenha entre trinta e quarenta metros quadrados gira em torno de 800 euros ao mês, sem incluir os gastos de moradia (luz, água, calefação, etc.).

Além disso, as imobiliárias ou proprietários estão extremamente seletivos com os novos inquilinos e é preciso ressaltar esse ponto como uma das dificuldades na hora de alugar uma moradia.

Confira também o nosso guia para morar na Espanha.

Encontrar os melhores bairros de Barcelona

Barcelona está dividida por distritos e em cada um deles encontramos bairros que são ótimos para morar e outros nem tanto, como em qualquer grande cidade. Vejamos a lista dos melhores bairros de Barcelona.

Sarrià Sant Gervasi

Sarrià Sant Gervasi
Tranquilidade sem estar longe do centro, parques e áreas verdes, boa comunicação com o restante da cidade, segurança e todos os serviços próximos são as características deste bairro residencial de Barcelona.

E isso o faz um dos lugares mais buscados por famílias que chegam na cidade. Os valores de aluguel variam de acordo com o tamanho do apartamento.

Por exemplo um apartamento de 1 quarto pode custar aproximadamente 1.000 euros por mês, um de 2 quartos 1.200 por mês e um de 3 quartos 1.500 por mês (esses valores são sem contas/despesas e também são uma média, podem ser maiores ou menores, de acordo com as condições do imóvel).

Vila de Gràcia

Mais conhecido como Gràcia, essa parte de Barcelona é muito querida para os recém-chegados na cidade, principalmente os que chegam em família. Com um ar cosmopolita, esse pedacinho da cidade é cheio de vida, mas sem a massificação turística.

Possui todos os serviços próximos, além de bares, restaurantes, cinemas e praças. Nesse canto da cidade, encontraremos apartamentos com mais metros quadrados e também preços elevados.

Preços do aluguer

Um estúdio pode custar a partir de 850 euros, um apartamento com 1 quarto a partir de 1.000 euros, um apartamento de 2 quartos 1.300 euros e um de 3 quartos por volta de 3.000 euros (valores sem contas), lembrando também que os preços variam de acordo com as condições de cada imóvel.

Saiba que já escrevemos um guia detalhado para todos os que desejam morar em Barcelona.

El Poblenou

No passado esse bairro era uma zona industrial e hoje em dia abarca uma das áreas mais escolhidas pelos estrangeiros que residem em Barcelona. Pouco se parece com o que foi antes, hoje por suas ruas encontramos edifícios novos, rasga céus e a cereja do bolo: praia.

Torre de Agbar

Torre de Agbar
Por aqui, você vai encontrar um ícone da cidade de Barcelona, a torre de Agbar, que pode ser vista de vários pontos e impressiona qualquer pessoa. Para quem curte viver perto do mar e quer distância do centro, esse é o lugar ideal. Vale lembrar que, por aqui, você encontrará todos os serviços básicos, oferta cultural e mobilidade com o restante da cidade.

Preço da região

Tão salgado quanto a água do mar, para morar nesta zona é preciso desembolsar em média 1.700 euros por um apartamento de 1 quarto, 2.300 euros por um apartamento de 2 a 3 quartos e 2.600 euros por um apartamento de 4 quartos (todos os valores são sem contas).

É claro que o preço dos apartamentos pode variar de acordo com as condições do imóvel e se é ou não mobilado.

El Born

El Born
Morar bem no centro histórico de Barcelona é o sonho de muita gente. Viver entre as ruas estreitas e antigas, ter facilmente acesso a restaurantes, bares, cafeterias e a todos os serviços que se encontram nessa parte da cidade e com o “plus” de fazer tudo isso a pé é, sem dúvida, os motivos que fazem desse bairro um dos mais escolhidos.

Preço de morarida em El Born

O preço? Em torno de 1.350 euros ao mês por um apartamento de 1 quarto, 1.400 euros por mês por um apartamento de 2 quartos e 1.650 euros por mês por um apartamento de 3 quartos.

Como já falamos anteriormente, os preços podem variar de acordo com as condições do apartamento e se é ou não mobilado, além disso são preços somente de aluguel, sem contar as contas.

Melhores bairros Barcelona, como escolher um para morar?

Escolher um dos melhores bairros de Barcelona, para morar, vai depender unicamente de você. Avalie as suas necessidades e condições financeiras, as suas preferências de vizinhança, os locais que você mais frequentará e escolha o bairro que mais se adapta ao seu objetivo.

Alugar quartos em Barcelona

Para quem quer ir para Barcelona somente estudar, ou quer só procurar um quarto para morar, dividindo a casa com outras pessoas, existem várias opções. O site da Uniplaces é super fácil de usar e dá para colocar todos os pré-requisitos que você deseja para alugar o seu quarto e morar em Barcelona.

Quanto custa um quarto em Barcelona

Os valores dos quartos variam de acordo com os bairros em que estão inseridos. Vamos dar alguns exemplos*:

  • Quarto no bairro El Born: a partir de 235 euros;
  • Quarto no bairro de Gràcia: a partir de 200 euros;
  • Quarto na área da Barceloneta: a partir de 375 euros;

*Esses preços foram pesquisados no site da uniplaces para dar uma ideia de valores aproximados.

Confira o que escrevemos sobre alugar apartamento na Espanha.

Melhores bairros de Barcelona, afastados do centro de Barcelona

Se você não quer ou não pode gastar muito com os aluguéis de Barcelona, existem algumas cidades vizinhas que não ficam muito longe e que o custo de vida é bem mais baixo. Muitas pessoas que trabalham em Barcelona moram nessas cidades e fazem a “viagem” de ida e volta todos os dias.

Também já compartilhamos várias dicas sobre o custo de vida na Espanha.

Badalona

Badalona
Badalona é uma cidade perto de Barcelona que possui um custo de vida muito mais baixo. Fica a aproximadamente 35 minutos de metrô de Barcelona, tornando possível o deslocamento diário para quem trabalha ou estuda em Barcelona. Pode também comprar o bilhete mensal que custa por volta de 52 euros.

Preço dos aluguéis em Badalona

Sobre o preço dos aluguéis, um apartamento de um quarto, por exemplo, custa por volta de 565 euros por mês, um de 2 quartos, 650 euros por mês e um de 3 quartos, 700 euros por mês.

Hospitalet de Llobregat

De acordo com muita gente, esse é um dos melhores bairros de Barcelona, pelo menos se tiver em consideração o custo-benefício. Esta cidade está apenas a 7 minutos de Barcelona (de transporte público), facilitando a vida de quem quer ter uma vida tranquila e gastar menos com aluguel. O bilhete mensal para ir e voltar de Barcelona custa mais ou menos 52 euros.

Preços na região

Para se ter uma ideia, um apartamento de um quarto custa aproximadamente 480 euros por mês, de 2 quartos 600 euros e de 3 quartos 700 euros.

El Prat de Llobregat

A viagem dura cerca de 13 minutos e o metrô sai a cada meia hora. Para aqueles que estão a procura de sossego e buscam economizar nas contas, essa cidade pode ser considerada um dos melhores bairros de Barcelona (e uma boa escolha). O bilhete mensal para ir para Barcelona é 52 euros.

Os preços são bem mais baixos do que em Barcelona

Pra quem está curioso sobre o valor do aluguel dos apartamentos nessa cidade, é possível encontrar um apartamento de 2 quartos por 725 euros e um de 3 quartos 800 euros.

Esses preços foram pesquisados no site do idealista.

Transportes públicos em Barcelona

Muitas pessoas andam a pé ou de bicicleta em Barcelona, e se você não quiser comprar a sua própria bike, pode alugar em vários pontos da cidade. Além disso, os transportes em Barcelona funcionam muito bem, e existem vários meios de se locomover pela cidade.

Valor da passagem

Metrô, ônibus, funicular, metrô de superfície, trem e ônibus suburbanos. O valor das passagens normalmente é 2,15 euros, mas existe a possibilidade de comprar um bilhete para mais dias, como por exemplo para 4 dias por 26 euros.

Guarde sempre o seu bilhete

Não se esqueça de não jogar fora o bilhete quando usar, pois você precisará dele quando for sair do metrô. Além disso, valide sempre o bilhete, para evitar multas.

Confira os preços atualizados

Você pode conferir o preço das passagens atualizadas no site da rede metropolitana de transportes.

Dicas Importantes sobre morar em Barcelona

Buscar por uma moradia em Barcelona, como dito no início do texto, requer paciência, muita pesquisa e sobretudo, dinheiro. Existem outros bairros com aluguéis mais acessíveis e inclusive opções razoáveis na área metropolitana.

Outra cidade a ter em consideração para morar na Espanha é Madrid, veja como é morar em Madrid.

O que levar em consideração

Leve em consideração os gastos para manter a nova residência, a proximidade com seu local de trabalho ou estudo e faça as contas para não sair do seu orçamento. Além disso, tenha cuidado em alugar quartos ou apartamentos estando ainda no Brasil, para não correr o risco de ser enganado.

Pesquise online

Faça a sua pesquisa dos melhores bairros de Barcelona, online estando no Brasil, para ver a média de preço e os bairros mais perto de onde você quer ficar. Existem alguns sites que podem te ajudar, como aproperties, enalquiler e Sh Barcelona.

Na minha opinião, para encontrar o melhor bairro de Barcelona para si, o que vale mais a pena é fazer a pesquisa online, para ter uma ideia, fazer um contato com as imobiliárias, mas não fechar nada antes de ver o apartamento. Reserve um hotel, e quando chegar a Barcelona visite os apartamentos que mais gostou e veja se era realmente o que você esperava.

Se você acha que Barcelona não é a cidade para si, então veja quais são as melhores cidades da Espanha para morar.

COMPARTILHE

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.