Profissões mais bem pagas na Espanha: confira a lista

Conhecer as profissões mais bem pagas na Espanha é fundamental antes de planejar uma mudança para o país. Saber se a sua profissão é valorizada no país europeu é fundamental antes de tomar qualquer decisão. A Espanha é um país europeu bastante turístico, mas que possui grandes metrópoles e centros financeiros. Confira quais são as profissões mais bem pagas na Espanha e as áreas com maior demanda no artigo abaixo.

Lista das profissões mais bem pagas na Espanha

Nem sempre é simples entrar no mercado de trabalho, principalmente em um país que não é o seu. Além disso, de acordo com dados de 2017 do Instituto Nacional de Estatística (INE) da Espanha, trabalhadores recebem, em média, 23 mil euros por ano, um valor não muito animador para o país. Mas com alta qualificação suas chances de conquistar um bom trabalho e ter ganhos anuais de mais de 100 mil euros aumentam bastante.

Se você planeja morar na Espanha, conheça a seguir a lista das profissões mais bem pagas na Espanha em 2019, de acordo com a InfoJobs, a principal plataforma de busca de empregos na Espanha e a ESADE (Escola Superior de Administração e Administração de Empresas).

Controlador de tráfego aéreo

O controlador de tráfego aéreo está na lista das profissões mais bem pagas na Espanha e é o responsável pela segurança dos voos que saem e que chegam nos aeroportos. É uma profissão com um nível alto de estresse, com muita responsabilidade e muito valorizada. Por conta disso, os salários são bem altos. Um controlador de tráfego aéreo pode chegar a ganhar 170 mil euros por ano.

Médico-cirurgião é uma das profissões mais bem pagas na Espanha

Os profissionais da área da saúde estão constantemente na lista das profissões mais valorizadas no mundo e não é por menos. São muitos anos de estudo e dedicação para se tornar um médico ou médico cirurgião. O tempo de estudo chega a 14 anos, sendo 6 anos de graduação, 3 anos de médico residente e 5 anos de especialidade.

Pensando em se mudar para Portugal?

Venha morar em Portugal sem complicações nem imprevistos com a orientação do nosso guia Como Morar em Portugal. Num só lugar você vai encontrar o passo a passo para conseguir trabalho, visto e muito mais.

Os médicos na Espanha que trabalham no setor privado ganham mais que no setor público.

Médico cirurgião na Espanha

A média salarial de um médico na Espanha é de 56 mil euros por ano no sistema de saúde público e 80 mil euros na saúde privada. Dependendo da especialidade e do nível de complexidade, o salário pode chegar até 150 mil euros por ano, principalmente na área de cirurgia estética e reconstrutiva.

Ortodontista

O ortodontista é o dentista especialista na correção da posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Os profissionais da área da saúde colocam aparelhos, fixos ou móveis, fazem a correção da mordida, entre outros tratamentos dentários.

Os ortodontistas estão na lista das profissões mais bem pagas na Espanha e ganham em média 70 mil euros por ano. São necessários 8 anos de estudos para se tornar um profissional especializado na área, sendo 5 anos de Odontologia e mais 3 anos de Mestrado. Os profissionais da saúde formados no Brasil precisam fazer a validação do diploma, que podem ser feitos através de uma assessoria ou de forma independente.

Radiologista

O médico radiologista também está na lista das profissões mais valorizadas para se trabalhar na Espanha. Os salários chegam a 70 mil euros dependendo da cidade escolhida. Os grandes centros oferecem mais possibilidades de emprego, como as cidades de Madrid e Barcelona. Um radiologista é um médico especialista no estudo, análise e interpretação de imagens médicas e sua atuação pode ser em hospitais públicos, privados ou clínicas.

Piloto de avião é uma das profissões mais bem pagas na Espanha

Na área de aviação, os pilotos também são bastante valorizados na Espanha. Pilotos de companhias aéreas chegam a ganhar, em média, 60 mil euros por ano, dependendo da companhia. Com muita preparação para o cargo, os pilotos estudam por 4 anos, além de precisarem de muitas horas práticas de voo para serem contratados.

Outro aspecto que é levado em consideração na hora da contratação é o fator psicológico do candidato, já que seu cargo é de extrema responsabilidade.

Diretor de projetos de Engenharia

Na área de engenharia, os diretores de projetos do ramo também aparecem na lista das profissões mais bem pagas na Espanha. Os salários médios chegam a 63 mil euros por ano e é necessário alguns anos de experiência para chegar nesse nível profissional.

Os profissionais com esses altos salários na Espanha, estudam em média 6 anos, sendo 4 anos de Engenharia, mais 2 de Mestrado em Gerenciamento de Projetos, além de pelo menos 5 anos de experiência na área. Para esse cargo, além das habilitações na área de Engenharia, é preciso ter um perfil de liderança, muita responsabilidade e também boa comunicação para delegar funções e mediar conflitos.

Diretor de Tecnologia da Informação

A área de Tecnologia da Informação (TI) está em alta em todo o mundo e quem sabe liderar tem a possibilidade de ganhar bons salários na Espanha ou em outro país europeu. Os salários de um diretor de TI com ampla experiência pode chegar até 50 mil euros por ano na Espanha, de acordo com a InfoJobs.

Profissionais em falta na Espanha: veja a lista de profissões e os salários médios.

Profissionais experientes em TI

Além dos diretores, CEO de empresas, os profissionais experientes de TI (Tecnologia da Informação) também têm boas chances de contratação e de ganhar bons salários. Entre as profissões mais bem pagas na Espanha estão ainda os desenvolvedores de Front-End e linguagem Ruby on Rails.

TI na Espanha

Os profissionais experientes dessas áreas e que dominem inglês podem ganhar entre 25 mil euros a 50 mil euros por ano, dependendo da empresa e da área de atuação. Normalmente, as empresas multinacionais são as que pagam melhor seus colaboradores, mas isso pode variar de acordo com o seu cargo e da demanda dele na Europa.

Salário na Espanha

Em 2020, o salário mínimo na Espanha foi estipulado em 950€ por mês, divididos em 14 pagamentos. O que dá o equivalente a pouco mais de 13 mil euros por ano. O valor mínimo é pago para funcionários de mercados, restaurantes, bares, profissionais de limpeza, atendentes de loja, etc. Quem possui ensino superior e experiência profissional normalmente ganha mais que o salário mínimo.

Já as cidades com mais oportunidades de trabalho e com os salários mais altos são a capital Madrid e a grande Barcelona, um dos principais destinos turísticos do país.

O que é necessário para conseguir sua vaga

Para conseguir um emprego nas profissiões que listamos acima, é preciso bastante estudo e preparação. Se você já é formado no Brasil, pode validar o diploma para atuar na Espanha. Sem dúvida, o domínio do espanhol é um fator decisivo de contratação para os profissionais estrangeiros.

Quem é da área da saúde, por exemplo, precisa entender os pacientes para poder dar um diagnóstico. Por isso, é importante que você se prepare para morar na Espanha, pesquise sobre a sua área de atuação, veja a lista das profissões mais bem pagas na Espanha, estude espanhol e faça um planejamento.

Melhores cidades para conseguir vagas nessas profissões

As melhores cidades para conseguir um emprego nas áreas que listamos acima são na Grande Madrid (Madrid e região metropolitana) e na Catalunha, em Barcelona e sua região metropolitana. Entretanto, quem é da área médica pode buscar oportunidades em outras regiões do país e em cidades do interior. Por exemplo, a Galícia estava com falta de médicos de família no sistema público.

Outras cidades com boas oportunidades de trabalho na Espanha são Valência, Sevilha e Bilbau (capital do País Basco).

Pesquisar vagas de emprego na Espanha

Para pesquisar vagas de emprego na Espanha, os melhores sites são:

Além dos sites, outra forma de conquistar sua vaga de emprego é por meio das redes sociais. Entre em grupos específicos no Facebook, como “Trabalho na Espanha”, “Brasileiros na Espanha ou outro, e acompanhe as vagas do LinkedIn.

Precisa validar diploma na Espanha?

Para algumas profissões sim, tudo depende da sua área de atuação. É necessário validar o diploma nas áreas da saúde (médicos, dentistas, fisioterapeutas, psicólogos), entre outros. Além disso, também é necessária a validação do diploma na área de Engenharia Civil, Direito, etc. Já nas áreas de Administração, Contabilidade, Comunicação, Marketing, trabalhos técnicos não é necessário.

O Ministério da Educação Espanhol aceita estudos realizados no Brasil, sejam eles superiores ou não, contanto que estejam aptos depois de passar pelo processo de convalidação e homologação no país. O tempo para validar seu diploma na Espanha gira em torno de seis meses, desde a data da sua solicitação.

Precisa de visto para trabalhar na Espanha?

Sim. Para trabalhar na Espanha é necessário um visto de trabalho ou então ter cidadania espanhola ou de algum país europeu. Para os brasileiros que não possuem cidadania, o primeiro passo é enviar seu currículo para as empresas da Espanha e ser selecionado para a vaga desejada. Com o contrato de trabalho, o brasileiro deve solicitar o visto para morar e trabalhar no país. Normalmente toda a burocracia é feita pela empresa e você precisa ter um passaporte válido para solicitar o visto ainda no Brasil.

Visto para trabalhar na Espanha

Para quem vai estudar na Espanha, é possível trabalhar por meio período, por 20h semanais, considerado um estágio remunerado. Depois de dois anos morando legalmente na Espanha, é possível solicitar a cidadania espanhola por tempo de residência.

Desemprego na Espanha

Atualmente, a taxa de desemprego na Espanha é de 14,2%. O país possui 17 regiões autônomas em seu território e há diferentes hábitos culturais de cada região. A Espanha é um país grande, com 46 milhões de habitantes e com regiões mais ricas que outras. Por isso, antes de planejar uma mudança, pesquise bastante sobre as cidades, as regiões, seus hábitos culturais, custo de vida e todas as opções de emprego na sua área de atuação.

Nem sempre morar na capital ou nas grandes cidades pode ser a melhor opção, tudo depende do seu estilo de vida. Ao morar no interior, você pode ganhar menos, mas também pagará menos aluguel, ficará menos tempo no trânsito, etc. Por isso, é bom pesar sua decisão e se possível visitar a cidade antes de morar, para saber se vai gostar do ambiente e do clima.

As cidades de Madrid e Barcelona são as que possuem mais opções de emprego e os salários mais altos, porém o custo de vida também é mais elevado. Por isso, conheça o custo de vida na Espanha em 2020 e saiba quanto custa viver no país europeu antes de se mudar.

E não esqueça: se morar na Espanha está nos seus planos, saiba que o seguro viagem é obrigatório. Para fazer a cotação do seu seguro de forma personalizada, recomendamos que você utilize o nosso comparador de seguro viagem. Ele apresenta planos das principais seguradoras do mercado e ainda garantimos os melhores preços aos leitores do Euro Dicas.

Amanda Corrêa é brasileira, jornalista, mora na Europa desde 2014. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, experiência na área de assessoria de imprensa e televisão. Já morou na Inglaterra e atualmente mora em Portugal. Amanda já visitou 15 países do mundo, ama viajar e conhecer novas culturas e gastronomias. É co-fundadora do site Vagas pelo Mundo, apresentadora do podcast "Partiu Morar Fora" e produtora de conteúdo para diversos portais.

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.

Artigos relacionados

Morar na Espanha: visto, custo de vida e melhores cidades

Se morar na Espanha é seu sonho, temos uma boa notícia: existem diversas maneiras de morar na Espanha, e com certeza uma é perfeita para você. Saiba como.

Profissionais em falta na Espanha: lista de profissões e salários médios

Apesar dos vários anos de crise económica na Espanha e o elevado desemprego, existem profissionais em falta na Espanha. Conheça a lista de profissões.

Melhores cidades da Espanha para morar: confira o top 5

Conheça as cidades da Espanha com melhor qualidade de vida, para você morar. Uma dessas cidades da Espanha é perfeita para você viver. Veja a lista!

Cidadania Espanhola: como conseguir o passaporte europeu

Existem 3 situações em que brasileiros podem ter direito à cidadania espanhola. Conheça o processo para solicitar e quais os documentos necessários.

Visto para Espanha: quais são, custos e como conseguir

Conheça quais os tipos de visto para Espanha. Saiba como e onde requerê-los, quanto custa e quais os documentos necessários para dar entrada no processo.

Custo de vida na Espanha: saiba quanto custa viver no país

Conheça o custo de vida na Espanha e quanto precisa para viver bem: quanto custa alugar um apartamento, as principais contas do mês, mercado, lazer e mais.

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube