Emprego na Espanha: saiba como conquistar o seu

Encontrar um emprego na Espanha pode ser um desafio para muitos brasileiros. Seja pela dificuldade com o idioma ou pelo pouco acesso a informações, não é raro esse assunto deixar muita gente na dúvida. Mas você sabia que o país oferece inúmeras vagas para profissionais especializados? Sim! Portanto, se você tem interesse em conseguir uma vaga de emprego na Espanha e não sabe por onde começar neste artigo vamos te dar todas as dicas.

Descubra onde procurar vagas,  como montar o currículo, como encontrar vagas em Madrid e Barcelona, dentre outras informações úteis para te ajudar a alcançar esse objetivo.

Emprego na Espanha para brasileiros

Se você é brasileiro, pretende morar na Espanha e está à procura de emprego pode parecer que existem apenas algumas vagas adequadas e uma enorme concorrência, especialmente se você estiver focado em empregos para quem fala português.

Mas saiba que um brasileiro que esteja em solo espanhol de forma legal, ou seja, com visto de residência ou cidadania espanhola, pode exercer qualquer profissão, desde que atenda aos requisitos da vaga, e isso geralmente inclui falar espanhol.

Posso trabalhar na Espanha com visto de turista?

É uma pergunta frequente, pois os brasileiros podem entrar na Espanha como turistas e permanecerem por um prazo máximo de 90 dias.

Por que escolhemos a Goldenergy em Portugal?

Porém, a resposta é não, neste período, como turista, você não poderá trabalhar. Caso encontre trabalho deverá deixar o país, pedir um visto de trabalho no Brasil e ficar aguardando para que seja concedido. Aí sim, poderá voltar para Espanha de forma legal.

Como faço para conseguir um visto de trabalho na Espanha?

Como citamos, não adianta viajar para o país para tentar a sorte, pois o visto tem que ser requerido ainda no Brasil. Ou seja, é preciso solicitar um visto de trabalho para a Espanha antes de se mudar para o país.

O visto para atuar no país só é concedido se você já tiver encontrado um trabalho e quem cuidará de toda burocracia é a empresa que pretende fazer a contratação.

Existem dois tipos de vistos de trabalho para a Espanha: “cuenta ajena” e “trabajo por cuenta propia”. No primeiro caso, é concedida uma residência temporária e quem deverá solicitar a contratação é o empregador. O segundo caso é para quem pretende abrir o próprio negócio. Porém, em ambos, o interessado deve cumprir uma série de requisitos.

Visto para investir ou atividade própria

No caso de investir em uma atividade na país ou abrir uma empresa na Espanha, deve comprovar a situação econômica para manter o projeto empresarial e poder assumir o que foi acordado no contrato.

Também em caso de atividade própria, o governo espanhol exige que você comprove ter capacitação para exercer a profissão do negócio que será iniciado. Além disso, demonstrar que depois de tirar o necessário para começar a empresa, tenha recursos para se manter durante o período inicial do investimento.

brasileiros emprego na Espanha

Requisitos para conseguir emprego na Espanha

  1. Não pode estar irregular no país no momento em que se pede o visto;
  2. Não pode ter antecedentes penais no país de origem e países que viveu. (Será um dos documentos exigidos para os trâmites de pedido de visto);
  3. Não pode estar com o nome incluído em nenhuma lista de proibição de entrada na Espanha e em qualquer outro país que tenha acordo neste sentido;
  4. Se estiver na Espanha com outro tipo de visto, não pode estar no prazo que teria que estar deixando o país.

As dicas que você vai encontrar a seguir são essenciais para aumentar a chance de você arrumar um trabalho legal.

Para conseguir emprego na Espanha é importante que você aprenda o idioma. O “portunhol” poderá dificultar a sua vida, mesmo que você tenha a sorte de encontrar um emprego que usará somente o português.

Há vagas para “português do Brasil”

Existem sim, algumas vagas que são específicas para quem fala “português do Brasil”, assim diferenciam do português de Portugal ou europeu, como falam na Europa. Porém, todo o processo seletivo, o primeiro contato por telefone para agendar uma entrevista ou por e-mail será feito em espanhol.

Aprenda o idioma

Então, não tem jeito, o primeiro passo para conseguir emprego na Espanha é aprender espanhol básico, que sirva para sua comunicação com as demais pessoas e para se expressar bem durante um processo seletivo para uma vaga de emprego.

Se você não tiver muita sorte de conseguir um trabalho para ser feito utilizando o português brasileiro. Sim, pois é possível achar trabalhos que pedem a língua, mas exige sorte, porque muitas vezes as vagas de emprego na Espanha serão destinadas para quem domina o português de Portugal.

De qualquer forma, no geral, seu nível de espanhol deve ser bom, isso é fundamental. Sabe-se que 98% das vagas de emprego na Espanha exigem um bom nível de espanhol.

Você pode avaliar como vai o seu nível do idioma no site do Instituto Cervantes. E, na hora de buscar um curso, se necessário, opte por uma escola que seja avaliada de forma positiva por esse mesmo instituto.

Melhor deixar a documentação preparada

Outra dica valiosa é ter seus diplomas validados e traduzidos, para não ter que fazer nada correndo quando conseguir o emprego na Espanha. O primeiro passo é levar os diplomas para serem legalizados no cartório. Você deve fazer a apostila de Haia, um procedimento de legalização de documentos exigidos pela Espanha.

Isso vai ajudar a convencer a empresa, na hora de decidir entre você ou outra pessoa, pois ela sabe que você já se precaveu e está pronto a trabalhar em breve.

Faça a tradução

Em seguida, faça a tradução juramentada, que deve ser feita por um tradutor reconhecido. Você pode encontrar um tradutor reconhecido na lista disponibilizada pela Associação dos Tradutores Públicos da sua cidade.

Vale ressaltar que o valor cobrado por esse profissional não é tabelado. Por esse motivo, faça uma pesquisa com pelo menos 2 ou 3, ou até mais tradutores, se quiser economizar.

Consegua o visto de trabalho e o NIE

Um erro muito comum de quem sai do Brasil para viver na Espanha ou em outro país da União Europeia usando o direito de não exigir visto, é acreditar que poderá trabalhar durante o período permitido.

Não, você não poderá trabalhar. O visto de turismo não lhe concede este direito.

Se por acaso conseguir um trabalho, terá que sair do país, preparar toda a documentação e entrar de novo, com o visto de trabalho.

O visto de estudante também serve para trabalhar, porém, somente 20 horas semanais. O visto de trabalho é mais complicado de conseguir, pois você já terá que ter o trabalho na Espanha.

Além do visto de trabalho, você pode conseguir no consulado o “famoso” NIE. Famoso porque para fazer qualquer coisa irá precisar do número deste documento.

Áreas com mais oportunidades na Espanha

Em relação às vagas, as áreas que mais empregam brasileiros na Espanha são o turismo, onde você pode encontrar vagas em hotéis, restaurantes, serviços de transporte e tradução; além de engenharias, TI (tecnologia da informação) e serviços marítimos, que sempre estão em alta.

Quais os profissionais em falta na Espanha?

A cada três meses, o governo espanhol divulga no site do Serviço Publico de Empleo Estatal uma lista de vagas com as “ocupações de difícil cobertura”. Vale a pena verificar, pois essa é uma boa oportunidade de encontrar um emprego na Espanha.

Procure o Serviço Público de Emprego Estatal (SEPE)

Uma vez no país, uma boa maneira de conseguir vagas de empregos na Espanha é indo até um SEPE. Este centro do governo ajuda as pessoas que estão autorizadas a trabalhar na Espanha a encontrar uma vaga.

Não importa a cidade da Espanha que você escolheu, pois é uma rede de sistema de emprego nacional. Então, isto significa que encontrará um centro de emprego deste tipo em qualquer lugar do país.

Vale ressaltar que a ajuda oferecida neste tipo de centro é totalmente grátis.

Neste centro, você também será orientado para fazer qualquer outro documento que seja necessário para ter o primeiro emprego, inclusive conseguindo os formulários que devem ser preenchidos.

entrevista de emprego na Espanha

Sites de emprego na Espanha

Saber onde buscar emprego na Espanha também pode ajudar você a poupar tempo na busca. Existem muitos sites para encontrar emprego na Espanha, incluindo sites que são especializados para determinadas profissões. Alguns dos mais famosos são:

Estando na Espanha, outra alternativa é buscar ajuda nas “agências de colocação”. Existem muitas associações que não só ajudam o estrangeiro a encontrar trabalho, como oferecem curso de formação, como, por exemplo, em Madrid, a Fundación Pueblos Unidos ou a Apla (Amigos de las Personas Immingrantes).

Vagas de emprego na Espanha

Com a recuperação da economia espanhola, as oportunidades de trabalho estão crescendo em várias áreas. As principais indústrias com demandas de profissionais atualmente são:

  • Agricultura;
  • Finanças;
  • Biotecnologia;
  • Construção e infraestrutura;
  • Energia, incluindo energia solar;
  • Produção, especialmente farmacêutica e química, e automóveis;
  • Turismo.

Além disso, existem oportunidades para profissionais de consultoria, TI, medicina, agronegócio, desenvolvimento web e multimídia, comércio eletrônico e engenharia mecânica.

Algumas das vagas de emprego na Espanha que esperam profissionais no momento são:

Apesar de ser possível encontrar emprego em várias lugares da Espanha, as principais cidades, Madrid e Barcelona, sem dúvida, oferecem mais oportunidades para os brasileiros que querem trabalhar no país.

Empregos em Madrid

Madrid é a capital da Espanha e reconhecida como o principal centro de negócios do país, respondendo por cerca de 16% de todas as empresas espanholas.

Em relação às vagas de emprego, a maioria se encontra no setor de serviços, que representa aproximadamente 85% das vagas de emprego total. Em seguida vem a indústria, com cerca de 9%, e a construção civil, empregando cerca de 6% de profissionais.

Se você está procurando um emprego na Espanha e pensa trabalhar em Madrid, uma das melhores maneiras é visitar os sites de vagas de trabalho espanhóis.

Abaixo estão alguns dos principais sites onde você pode encontrar empregos em Madri:

Empregos em Barcelona

Trabalhar em Barcelona é algo bastante atrativo para os brasileiros. Consagrada como uma cidade internacional e um dos destinos turísticos mais visitados da Europa, a cidade tem um alto fluxo de pessoas, o que aquece a economia e consequentemente gera empregos.

Mas se você está procurando emprego na Espanha e pensa em morar em Barcelona, ​​saiba que é importante afiar o espanhol e se preparar para um mercado disputado.

Uma vez especializado, haverá uma variedade significativamente maior de empregos para se candidatar. Uma prova disso é que os estrangeiros com habilidades especializadas representam cerca de 20% dos novos contratos de trabalho em Barcelona.

Para te ajudar, fizemos uma lista de alguns dos principais sites de empregos em Barcelona.

Como preparar o currículo para a Espanha

Se você pretende procurar um emprego na Espanha, preparar-se para se candidatar adequadamente à vaga, isso é um dos passos mais importantes. E isso significa seguir o estilo de apresentação espanhol, que é bem diferente do brasileiro.

Ou seja, depois de encontrar um emprego adequado ao seu perfil profissional, você precisará adaptar seu currículo e carta de apresentação ao mercado de trabalho espanhol e aprender a se conduzir em uma entrevista de trabalho para evitar erros culturais.

O currículo no estilo espanhol inclui as seguintes informações, nesta ordem:

  • Dados pessoais: nome completo, data de nascimento, nacionalidade, estado civil, endereço, número de telefone (com o código internacional);
  • Foto (recomendado, no lado direito superior do documento);
  • Experiência de trabalho;
  • Educação;
  • Idiomas;
  • Habilidades;
  • Outros interesses relevantes para o cargo, como carteira de motorista, disposição para mudanças, hobbies, etc;
  • Referências (opcional).

Agora você pode estar aflito, pensando: como vou conseguir fazer um currículo no estilo espanhol? Mas calma, uma coisa que eu já usei e que é muito prático neste momento é o site Europass, que fornece modelos de currículo em espanhol para download e instruções sobre como escrever seu currículo em espanhol. Além disso, o Europass é de uso gratuito e reconhecido em toda a Europa.

Como é o processo de recrutamento na Espanha?

Agora que você já entendeu melhor como conseguir emprego na Espanha, é hora de conhecer melhor o processo de recrutamento. Podemos dizer que ele é parecido com o Brasil. Para começar o candidato passará por fases, uma vez que o seu currículo tenha sido selecionado.

restaurante espanha

Alguns processos de recrutamento na Espanha são bem rápidos

Normalmente, as vagas são publicadas por agências de trabalho que selecionam pessoal para todo o tipo de empresa. Assim, você pode enviar o currículo conforme indicado na divulgação da vaga.

Para a fase seguinte, seguem somente os candidatos que atendem todos os requisitos. Assim é quando se trata do caminho mais curto: currículo, agência e pessoa da empresa que é responsável pela vaga.

Mas alguns processos de recrutamento são longos

Existem casos, em que os processos são bem mais longos. Se envia o currículo, se aprovado, a agência faz uma primeira entrevista, seleciona os melhores que vão prosseguir com o processo na empresa.

Os selecionados participam de uma dinâmica de grupo e alguns aprovados são selecionados para a próxima entrevista, nesta segunda fase, com alguém do setor responsável pela vaga.

Alguns processos podem ter até quatro entrevistas

Dependendo da vaga que se está concorrendo, dois ou três candidatos podem ainda passar pela terceira e última entrevista dentro da empresa. Dessa vez, irão falar diretamente com aquele que é o chefe do setor.

Dicas para conseguir um emprego na Espanha

Se está saindo do Brasil sem trabalho e tem o passaporte europeu, o que lhe permitirá trabalhar, ou se está vindo para Espanha com um visto de estudo, que também dá a oportunidade de buscar uma vaga, lembre-se de se informar muito bem antes.

Esteja preparado, financeiramente falando, para o período que estará buscando trabalho.

Não adianta pensar que logo irá encontrar vagas de emprego na Espanha para você. Pode ser que você tenha sorte, mas caso contrário, a “regra” é bem simples:

Tem que ser persistente e estar preparado

Antes de sair do Brasil verifique se os seus diplomas foram validados corretamente, se já está apto para exercer sua profissão na Espanha.

Caso contrário, veja o que será necessário para essa validação. É muito mais fácil resolver a questão do diploma ainda estando no Brasil.

Esteja aberto a novas oportunidades

Não torça o nariz para trabalhos “simples” e nem a contratos como meio período. Eles são o primeiro passo para começar em outro país e depois para ajudar nos gastos cotidianos.

Se tiver a oportunidade de dar um up grade nos seus estudos já estando na Espanha é uma boa oportunidade de conhecer pessoas no setor de trabalho que pretende atuar e de aumentar os seus conhecimentos.

Em ambos os casos, é uma forma de ajudar a encontrar a primeira vaga de emprego na Espanha.

Agora que você conheceu todo o processo para conseguir um emprego na Espanha, é hora de começar a busca. Depois de tudo acertado, você também vai precisar abrir uma conta na Espanha, recomendamos conhecer os bancos digitais na Europa, são muitas opções. Indicamos abrir conta no N26, um banco alemão com ótimas condições e modelos de contas para diferentes perfis.

Oi! Me chamo Andréia, sou brasileira, jornalista, especialista em Marketing e consultora de viagens (sim, ajudo as pessoas a fazerem o que existe de melhor!). Em 2019 morei na encantadora cidade do Porto, em Portugal, e conheço ainda outros 13 países da Europa, com destaque para Alemanha, Espanha, Itália, França, Holanda e Dinamarca. Meu interesse por lugares, culturas, cafés alternativos e cidades antigas beira ao vício, e por isso resolvi unir minhas duas paixões: viagens e escrita, para inspirar, ensinar e informar que o mundo é mais acessível e seguro do que a gente pensa, e muito mais maravilhoso do que a gente jamais poderia imaginar! Espero que tenha gostado da leitura.

Artigos relacionados

Como morar na Espanha: todas as dicas para planejar sua mudança

Se morar na Espanha é seu sonho, temos uma boa notícia: existem diversas maneiras de morar na Espanha, e com certeza uma é perfeita para você. Saiba como.

Melhores cidades da Espanha para morar: confira o top 5

Conheça as cidades da Espanha com melhor qualidade de vida, para você morar. Uma dessas cidades da Espanha é perfeita para você viver. Veja a lista!

Profissionais em falta na Espanha: lista de profissões e salários médios

Apesar dos vários anos de crise económica na Espanha e o elevado desemprego, existem profissionais em falta na Espanha. Conheça a lista de profissões.

Cidadania Espanhola: como conseguir o passaporte europeu

Existem 3 situações em que brasileiros podem ter direito à cidadania espanhola. Conheça o processo para solicitar e quais os documentos necessários.

Visto para Espanha: quais são, custos e como conseguir

Conheça quais os tipos de visto para Espanha. Saiba como e onde requerê-los, quanto custa e quais os documentos necessários para dar entrada no processo.

Custo de vida na Espanha: saiba quanto custa viver no país

Conheça o custo de vida na Espanha e quanto precisa para viver bem: quanto custa alugar um apartamento, as principais contas do mês, mercado, lazer e mais.

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube