Brasileiros na Espanha: saiba tudo sobre a comunidade brasileira no país

Espanha  / 

Mudar de bairro, ou para outra cidade, sempre traz alguns medos e questionamentos do tipo: será que vou ficar muito sozinho, será que vou fazer novos amigos, será que vou conseguir me divertir? Agora quando essa mudança é de país, como a Espanha, por exemplo, esses pensamentos são ainda mais intensos e se juntam a outros do tipo: vou me acostumar com a nova cultura, vou conseguir me adaptar no ambiente de emprego, como vivem os brasileiros na Espanha

A relação existente entre Brasil e Espanha vem de longos anos, e com o passar do tempo essa ligação só cresce. Assim como a Espanha se tornou o lar de muitos brasileiros, o mesmo aconteceu com os espanhóis que decidiram criar raízes por várias cidades brasileiras.

Separamos algumas informações sobre a comunidade de brasileiros na Espanha,  exemplo de associações, grupos online e ainda sobre o que fazem para se divertir, qual a profissão e o estilo de vida desse grupo.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Como é a comunidade de brasileiros na Espanha?

Atualmente, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística Espanhol, vivem na Espanha mais de cem mil brasileiros.

A comunidade brasileira no país é realmente bem grande, e muitos viram nisso a oportunidade de trazer um pouquinho do Brasil para a terra de Cervantes. É muito comum encontrar pelas grandes cidades, como Madrid e Barcelona, conterrâneos, restaurantes e estabelecimentos brasileiros.

Já compartilhamos por aqui algumas dicas de como morar na Espanha que podem ser interessantes para você.

Há muitos brasileiros em todo lugar

É fato que se você precisar de ajuda ou apenas companhia para um café sempre terá um brasileiro por perto para te ajudar. E para que os mais apaixonados pelo Brasil não sintam tanta saudade ou se achem deslocados, existem na Espanha alguns movimentos e associações que provem encontros para lembrar a cultura brasileira.

Ou seja, ficar sozinho, sem lembranças do Brasil apenas se for por opção porque oportunidades não faltam de se integrar a essa comunidade na Espanha.

Saiba quais são as melhores cidades da Espanha para morar.

Associações brasileiras em Madrid

Com o passar dos anos, Espaços e Associações foram tomando forma com o objetivo de auxiliar a comunidade brasileira residente na Espanha e também divulgar a cultura do país.

1. NEBE (Núcleo de Entidade Brasil – Espanha)

É uma associação sem fins lucrativos que foi criada com o objetivo de estabelecer atividades para brasileiros que residem no país.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

São projetos que ajudam na integração laboral e social, além do assessoramento sobre os direitos e deveres dos brasileiros no país.

2. Casa do Brasil – Espanha

A Casa do Brasil é, sem dúvida, um dos maiores pontos de referência do Brasil em Madrid e na Espanha. E apesar do seu nome, essa não é uma organização fundada por brasileiros. Se trata de uma Instituição Universitária criada em 1960 que faz parte da renomada Universidade Complutense de Madri.

Entretanto, eles oferecem várias atividades brasileiras, que vão desde eventos culturais a cursos de formação.

Demos algumas dicas de sobre as melhores formas de aprender espanhol, fundamental para se integrar no país.

3. Embaixada do Brasil

A Embaixada do Brasil é o órgão oficial de representação dos brasileiros no exterior, nomeadamente dos brasileiros na Espanha. E prestam diversos serviços, tais como: eventos de brasileiros na Espanha, concursos, informações sobre documentações e auxilio em situações de emergências.

4. Outras organizações

Conheça também a ABM (Atividades Brasileiras em Madrid), uma iniciativa que faz a divulgação e realização de eventos que promovam a cultura brasileira, desde a gastronomia até a língua portuguesa.

Mas se você é empreendedora e quer ter informações e dicas sobre como trabalhar nesse setor no país, em Madrid há também o Mulheres de Negócios de Madrid que pode te oferecer um suporte.

Associações brasileiras em Barcelona

1. Centro cultural do Brasil em Barcelona

Ligado ao Consulado do Brasil em Barcelona e ao Ministério de Relações Exteriores, este centro é um dos mais importantes na Espanha.

Nele é possível encontrar diversos eventos culturais, difusão da língua portuguesa e informações, além de projetos artísticos e educativos.

2. Consulado geral do Brasil em Barcelona

Essa é uma Instituição Oficial do Brasil na Espanha, e responsável por facilitar informações e documentos de brasileiros que residem no país.

Se planeja morar na Espanha, então você deve conhecer os tipos de visto para a Espanha.

3. Associação de pais de brasileiros em Catalunha

Fundada em 2009 por um grupo de pais brasileiros, essa associação promove o ensino da língua portuguesa para os filhos de brasileiros na Espanha.

Além de eventos típicos do Brasil, como o Carnaval, a festa junina e o dia das crianças, o objetivo é somar mais famílias brasileiras ao grupo e promover a integração cultural entre os participantes.

4. Associação de estudantes e pesquisadores brasileiros em Catalunha

Anualmente, Barcelona recebe muitos estudantes brasileiros em suas universidades e centros, então em 1990 nasceu a APEC (Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na Catalunha), esta associação visa facilitar a vida dos universitários e pesquisadores que estão em Catalunha.

A integração cientifica e cultural, bem como a inserção social dos brasileiros na Espanha, estão entre os principais objetivos.

Associação em Valência

Já se você tem filhos, uma dica é o projeto Mininiños que tem o objetivo de criar relações e vínculo afetivos entre os pequenos brasileiros. Esse projeto acontece em Valência, terceira cidade mais populosa da Espanha.

batuque brasileiro

Grupos online de brasileiros na Espanha

Mas se você não tem muito tempo, ou até mesmo não gosta de eventos e interações presenciais, há também a possibilidade de integrar e se relacionar com essa comunidade de maneira online.

Para isso o Facebook é o melhor lugar. Lá existem dezenas de grupos de brasileiros que moram ou querem morar na Espanha onde os participantes trocam informações e experiências. Algumas opções de grupo são: Brasileiros que querem morar na Espanha (OFICIAL), Brasileiros na Espanha, Brasileiros na Espanha – Grupo Oficial, e vários outros.

Outra opção são os grupos no WhatsApp, onde também é possível fazer essa troca e ter essa interação.
No Instagram você pode procurar por hashtags como #brasileirosnaespanha e encontrar pessoas que estão passando por essa experiência.

A vida dos brasileiros na Espanha

Muita gente acha que ao mudar de país sua vida vai mudar muito radicalmente e que não vai mais ser possível fazer nada do que se fazia antes. A vida muda muito, é verdade. Mas sempre é possível manter na sua rotina aqueles itens que você mais gosta. E na Espanha não será diferente.

Estilo de vida dos brasileiros na Espanha

Sevilha, Madrid, Salamanca, Barcelona e Valência são as cidades com os maiores números de brasileiros na Espanha, sendo Madrid a cidade que possui a maior comunidade. Portanto, nesse lugares será mais fácil manter o estilo de vida que você tinha no Brasil, se for o seu desejo, porque terá mais opções e mais pessoas com gostos semelhantes.

Em 2019, o salário mínimo na Espanha aumentou mais de 20% e está em 900€, mas mesmo com esse reajuste ainda não é um salário atrativo para manter as despesas no velho continente. Mas se colocar na balança que é garantido um serviço público de saúde, escola, segurança e transporte de qualidade, vale a pena.

Portanto, apesar do que se pensa, viver na Espanha, na famosa Europa não é só glamour, pois também faz parte da cultura europeia que cada um faça sua parte nos afazeres domésticos, por exemplo. Retirar o lixo, lavar o banheiro, arrumar toda a casa. Ou seja, se você mora no ambiente nada mais lógico e justo, não é mesmo?

O que os brasileiros na Espanha fazem para se divertir?

É clichê e estereotipado, mas é uma verdade. Se tem uma coisa que brasileiro entende é de diversão. E a Espanha é um ótimo lugar para isso porque tem várias opções de lazer e entretenimento, com extensas programações culturais e belezas naturais e arquitetônicas.

Tem ainda os bares e casas de shows que preparam eventos com música e comida brasileira para que a comunidade possa matar as saudades das noitadas no Brasil. E o povo espanhol também é muito animado, tá?

Qual a profissão dos brasileiros na Espanha?

Como muitos brasileiros vão para a Espanha para começar a tentar a vida, ou mesmo após muitas desilusões profissionais no brasil, muitos acabam nos chamados “empregos não qualificados” como garçom ou vendedor, por exemplo.

Mas se você já sai do Brasil qualificado, as principais áreas que oferecem oportunidades na Espanha são tecnologia e engenharia.

E uma dica é procurar por trabalhos que necessitem do nosso idioma, como call center, trabalhos freelancer de tradução e professores de português.

Procure sempre informações sobre a comunidade de brasileiros na Espanha na cidade que você pretende se mudar, mas esteja também bastante aberto para as novas experiências.

Para entrar na Espanha, você irá precisar de um seguro viagem Espanha. É um documento obrigatório. Saiba tudo sobre ele e veja como contratar.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autores

Evellyn Lima é brasileira e atualmente não tem endereço fixo. Resolveu viver uma vida de nômade digital. É jornalista, redatora, revisora e compartilha detalhes e surpresas das suas viagens no Instagram @ninguemcontadaviagem.

Taiana é brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilha no seu blog Partiu Espanha roteiros, dicas e as impressões de viver no exterior.