Segurança na Espanha: veja se é seguro morar e visitar o país

Espanha  / 

Muitos brasileiros e pessoas de vários lugares do mundo se planejam para morar na Europa em busca de menos criminalidade e mais oportunidades. Se você é um deles, confira este artigo que preparamos para você, pois vamos falar sobre segurança na Espanha.

Segurança na Espanha: índice de paz

De acordo com o relatório Global Peace Index 2018, a Espanha encontra-se na 30ª posição entre os países mais seguros do mundo e a segurança no país é considerada alta pelas estatísticas.

Em primeiro lugar do ranking está a Islândia, seguida pela Nova Zelândia, Áustria, Portugal e Dinamarca, países com segurança muito alta, segundo a pesquisa.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Segurança na Espanha: comparação com outros países europeus e com o Brasil

Veja a seguir os países europeus considerados muito seguros, que aparecem na frente da Espanha no relatório:

Confira, a seguir, a lista dos países europeus considerados seguros, que têm mais paz do que a Espanha, segundo o Global Peace Index 2018:

  • Suécia;
  • Finlândia;
  • Noruega;
  • Alemanha;
  • Hungria;
  • Bélgica;
  • Eslováquia;
  • Países Baixos;
  • Romênia;
  • Bulgária;
  • Croácia.

Outros países europeus, como a Polônia, a Estônia e a Itália ficaram atrás da Espanha no ranking. O Brasil encontra-se na 106ª posição, com nível de segurança médio. O país teve os piores resultados em homicídios, percepção da criminalidade, acesso às armas, crimes violentos e terror político, entre os 23 indicadores analisados.

O relatório apresenta a classificação de 163 países, do mais seguro para o menos seguro. A Síria aparece na última posição do ranking, com um nível de segurança muito baixo.

Se você não tem cidadania europeia, mas deseja morar no território espanhol, confira os principais  tipos de vistos para a Espanha.

Outros dados

De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), cerca de 83% das pessoas na Espanha dizem que se sentem seguras andando sozinhas à noite, número superior à média da OCDE de 69%.

E enquanto mais de 85% dos habitantes da Dinamarca, da Finlândia, da Noruega e da Suíça dizem que se sentem seguros, o nível no Brasil é abaixo dos 40%.

Saiba como é a qualidade de vida na Espanha.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Segurança na Espanha: índices de criminalidade e tipos de crimes

De acordo com o Pordata, em 2016 (última atualização no site até fevereiro de 2019) foram registrados na Espanha os seguintes crimes:

  • 294 casos de homicídio intencional;
  • 17.331 casos de agressão;
  • 94 sequestros;
  • 8.726 casos de violência sexual;
  • 70.645 casos de roubo;
  • 195.910 casos de assalto;
  • 163.077 casos de furto;
  • 12.448 atos ilícitos envolvendo drogas ou precursores controlados.

Além dos crimes expostos, a Espanha caiu posições no Global Peace Index 2018 devido a tensões políticas internas e um aumento do impacto do terrorismo.

O Índice Global de Terrorismo 2018 (GTI) relata que o número total de mortes diminuiu em 27% em 2017. No entanto, Angola e Espanha tiveram as maiores deteriorações em pontuação no Índice Global de Terrorismo, como resultado de um único ataque em Angola e de vários ataques na Espanha.

Veja quais são os golpes na Espanha mais comuns e como evitá-los.

Segurança na Espanha: como funciona a polícia espanhola

O policiamento na Espanha é eficiente, o controle é forte e os policiais são muito bem preparados e organizados para combater a criminalidade, que tem baixos índices, principalmente relacionada a crimes violentos. Talvez o fato de a Espanha ter sido alvo de terrorismo tenha contribuído para fortalecer ainda mais a segurança do país.

Há a presença de policiamento em todos os locais e horários, além das câmeras de segurança em vários pontos das cidades.

A polícia nacional espanhola

A polícia nacional é um instituto armado civil, com uma estrutura hierárquica, que tem a missão de proteger o livre exercício dos direitos e liberdades, além de garantir a segurança do cidadão, com atuação em todo o território nacional.

A atribuição, a ordenação e o desempenho de funções e responsabilidades são baseadas no princípio da hierarquia.

O Ministério do Interior exerce, por meio do Secretário de Estado da Segurança, o comando superior da Polícia Nacional. O comando direto é exercido pelo Diretor Geral da Polícia, sob a autoridade do Secretário de Estado da Segurança.

Veja também como funciona a polícia de Portugal.

Segurança na Espanha: cidades mais e menos seguras

O banco de dados global Numbeo divulga anualmente uma pesquisa com as cidades mais seguras da Europa e do mundo. As taxas de criminalidade das cidades são avaliadas e elas recebem pontuações que variam de 0 (muito perigosa) a 100 (muito segura).

seguranca na espanha barcelona

O índice de 2019 mostra que Málaga (índice de segurança de 75,63) e Valência (índice de segurança de 69,84) estão entre as cidades mais seguras da Espanha.

Já Madrid (índice de segurança de 64,85) e Barcelona (índice de segurança de 57,25) estão entre as menos seguras (não que sejam perigosas, mas são cidades mais turísticas e, principalmente por isso, ocorre um número maior de furtos).

Veja como é morar em Madrid e entenda tudo sobre o custo de vida em Barcelona.

Observação: os resultados foram obtidos por meio da colaboração de usuários da plataforma, com dados de suas localidades. No levantamento feito pelo site, foram consideradas respostas referentes a perguntas como: “você se sente seguro andando à noite?”; “tem medo de assalto?”; “tem problemas com usuários ou vendedores de drogas”, entre outras.

Confira o artigo que fizemos sobre as 10 cidades mais seguras da Europa.

Orientação do Portal Consular

De acordo com o Portal Consular, em qualquer lugar do mundo a pessoa pode sofrer crimes com diferentes graus de violência. Por isso, a instituição alerta para que os brasileiros estejam sempre atentos e tenham cautela, independentemente do destino escolhido.

A segurança é um fator primordial para o bem-estar das pessoas, que inclui o risco de ser vítima de uma agressão física ou outro tipo de crime.

Ainda de acordo com o Portal Consular, crimes de menor gravidade, como furtos, assaltos e pequenos estelionatos são os mais frequentes na Espanha. A instituição alerta em relação à segurança na Espanha: “cidade com grande afluxo de turistas, Madrid tem batedores de carteira em várias áreas e em metrôs e ônibus. É preciso ficar atento e não deixar bolsas e pastas sem a devida atenção ou abertas”.

Crimes como furtos e roubos muitas vezes podem ser evitados com precauções normais de segurança. No Portal Consular há orientações sobre o que você deve fazer para diminuir seus riscos de sofrer crimes na Espanha. Vale a pena consultar o site antes de sua viagem.

Confira o guia que fizemos sobre como tirar passaporte brasileiro. Caso esteja planejando sua viagem para o território espanhol, lembre-se de que é necessário contratar seguro viagem para a Espanha.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.