Espanha

Cidades perto de Barcelona: lugares para viver e visitar

As principais cidades do mundo muitas vezes são caras, barulhentas e possuem um trânsito que dificulta o deslocamento. Por isso, cidades da redondeza podem ser uma boa opção para quem quer aproveitar dos benefícios de uma grande cidade como Barcelona, sem perder qualidade de vida. Escolher uma das cidades perto de Barcelona para viver pode proporcionar uma moradia com mais espaço, pagando um valor bem menor, dentre várias outras vantagens. Mesmo para quem vai apenas visitar o local, é interessante conhecer as cidades perto de Barcelona, que têm muito a oferecer.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança na TransferWise, que funciona em toda a Europa.


A TransferWise não exige comprovação de rendimentos, você só precisa ter um endereço na Europa.

ABRIR CONTA »

Conheça as cidades perto de Barcelona

Características como estilo de vida e proximidade das vias de acesso à Barcelona podem te ajudar a escolher a cidade ideal para você. É importante que o município escolhido esteja bem conectado à Barcelona, porque normalmente a vida profissional acontece por lá.

Além disso, diversos procedimentos comerciais e administrativos são realizados na capital da Catalunha. Se você pensa em morar nas cidades perto de Barcelona ou visitar o município, confira todas as informações neste artigo.

Lista das melhores cidades perto de Barcelona

Apesar de sempre buscarmos ir mais longe, há muito a desbravar ao nosso redor. Conhecer cidades menos famosas ajuda a abrir nossos horizontes e é interessante tanto para quem quer descobrir novos lugares quanto para quem deseja viver em um local com melhor qualidade de vida.

Caldes de Montbui

Se você está pensando em mudar de ambiente, esta é uma boa oportunidade para encontrar opções. Veja uma lista que fizemos com as melhores cidades perto de Barcelona para morar e visitar:

  • Alella;
  • El Masnou;
  • Teiá;
  • Premiá de Mar;
  • Sitges;
  • Castelldefels;
  • Caldes de Montbui;
  • Sant Pere de Ribes;
  • La Garriga;
  • L’Ametlla del Vallés.

A vida em cada uma das cidades próximas à Barcelona

Veja como é a vida em cada uma das cidades e o acesso das mesmas à capital cosmopolita da região da Catalunha.

1. Alella

Esta é uma cidade pequena e extremamente tranquila localizada próxima à costa de Barcelona. Sua vista do mar é de tirar o fôlego.

Apesar de não ter acesso direto ao trem, possui um ônibus que leva até a uma parada RENFE (trem ligado à Barcelona). Este é o local ideal para quem quer estar em contato com a natureza. Também possui boas lojas, serviços públicos e escolas.

2. El Masnou

El Masnou é uma vila de pescadores que fica a cerca de 30 minutos de trem da Plaza de Cataluña. Se localiza na região de Maresme e possui grande variedade de lojas, supermercados, espaços na natureza, empresas, escolas e praias para se perder em um dia de férias.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com toda segurança.

VER COTAÇÃO »

A cidade tem boa comunicação rodoviária e de trem com Barcelona.

3. Teiá

Teiá é uma cidade com clima excelente e vistas deslumbrantes do mar. Está localizada a 35 minutos de carro de Barcelona e oferece serviço de ônibus para chegar à estação de trem da vila El Masnou.

O local é muito pacífico, com espaços na natureza que ajudam a manter a tranquilidade.

4. Premiá de Mar

Esta é uma cidade costeira que fica a cerca de 50 minutos da Plaza Cataluña. Nela ficam muitas empresas, supermercados, lojas, escolas, centros cívicos e praias. Está muito próxima de Barcelona e El Masnou.

5. Sitges

Sitges é uma cidade famosa e encantadora. Fica a pouco mais de 40 minutos de Barcelona e possui acesso por estrada e trem. A cidade oferece muitos serviços, escolas e um grande comércio. O local é reconhecido por ser gay-friendly.

6. Castelldefels

Esta é uma cidade costeira, ligada a Barcelona por estrada e trem, e fica a apenas meia hora da cidade.

Pertence à região Baix Llobregat e possui diversos serviços, lojas, escolas, instalações municipais, praias e cinemas. A cidade é famosa, sendo a residência de muitos jogadores do time Barcelona.

7. Caldes de Montbui

Localizada a uma hora de Barcelona, está conectada por trem à capital da Catalunha. A cidade fica na região de Vallés Oriental e possui todos os serviços necessários, oferecendo uma excelente qualidade de vida e tranquilidade.

8. Sant Pere de Ribes

Esta é uma cidade muito bonita que fica perto da costa. O local é tranquilo e preparado para oferecer uma ótima qualidade de vida. Possui diversos serviços e um bom comércio local. A cidade fica a menos de 40 minutos de Barcelona.

9. La Garriga

La Garriga é uma cidade maior, porém muito tranquila e com grande oferta de serviços em áreas residenciais. Está localizada a 50 minutos de carro de Barcelona e tem acesso por trem.

10. L’Ametlla del Vallés

Esta cidade fica a pouco mais de 40 minutos de carro de Barcelona. Possui todos os serviços necessários para viver bem e também fica muito perto de La Garriga, para atividades e lojas adicionais. O lugar é muito bonito e tranquilo para se viver.

Custo de vida em vilas e pequenas cidades perto de Barcelona

Os custos com moradia na Espanha dependem muito da localização e o preço pode variar bastante. As melhores oportunidades estão longe das cidades principais. Por exemplo, no centro de Barcelona é difícil encontrar um apartamento de 40 metros quadrados por menos de 700€ de aluguel.

El Masnou

Quando falamos de locais menores, como as pequenas cidades perto de Barcelona, o custo pode ser menor que isso até para casas muito maiores, o que ajuda a melhorar sua qualidade de vida.

As contas básicas custam o mesmo em todos os lugares?

Quando falamos de serviços básicos como energia, internet e água, o preço é semelhante em qualquer lugar do país. A quantia total pode variar se você morar em um local muito frio ou em uma casa bem maior, o que vai elevar o valor da energia.

Carrinho de compras na cidade grande e cidade pequena

Geralmente, as cidades maiores são associadas a preços mais caros, mas este não é o caso. Em toda a Espanha, estão disponíveis grandes redes de supermercados com preços muito competitivos. Portanto, se você souber escolher os mercados, não vai sentir tanta diferença morando em cidades perto de Barcelona.

O lazer nas cidades menores

Os programas de lazer podem ser bem diferentes em cidades grandes e pequenas. Nas grandes cidades, existem muitas opções, porém costumam ser bem mais caras. Já nas cidades pequenas perto de Barcelona, a oferta é menor, mas o preço também é. Cafés, bares e restaurantes são muito mais baratos em cidades menores.

Considerações sobre o custo de vida em cidades perto de Barcelona

Se você optar por morar nos arredores da cidade e trabalhar em Barcelona, as despesas com transporte também podem aumentar. Portanto, é interessante fazer um cálculo geral para saber se vale a pena. Mas, com certeza você vai economizar dinheiro fugindo dos grandes centros. Se você escolher atentamente onde vai morar, com 1.000€ mensais por pessoa pode ter uma excelente qualidade de vida.

Por que morar em cidades ao redor ao invés de Barcelona?

Existem diversos benefícios que devem ser considerados ao decidir morar nas cidades perto de Barcelona. Além de manter contato com a cidade, seja por trabalho ou para aproveitar dos serviços, temos mais alguns fatores.

Os preços são melhores que viver em Barcelona

Viver em uma linda cidade da costa não custa o mesmo que no centro de Barcelona. Se você optar por uma cidade vizinha, pode investir mais em seu novo apartamento e nas outras despesas.

Apartamentos maiores e mais bem equipados

Comparando com as opções de Barcelona, as alternativas disponíveis nas cidades próximas além de mais baratas, são bem maiores. Essa é uma ótima escolha se você está pensando em começar uma família ou receber amigos.

É mais tranquilo de viver

Toda cidade grande, inclusive Barcelona, é movimentada. Um lado bom de viver fora é que você tem a chance de descansar quando volta do trabalho e também se desconectar do seu ambiente de trabalho.

Melhor qualidade de vida

Normalmente, o relacionamento com vizinhos é mais próximo e existe uma comunidade que você não encontra em Barcelona, devido ao ritmo muito acelerado. Nas cidades pequenas da Espanha, o relacionamento entre os moradores é muito mais estreito e fluido.

É possível viver nas cidades ao redor e trabalhar em Barcelona?

Sim. Essa já é uma realidade de muitas pessoas. Devido à boa oferta de transportes e aos inúmeros benefícios de viver em cidades perto de Barcelona, cresce cada vez mais o número de pessoas que fazem essa escolha. Porém, é muito importante pesquisar bem antes de tomar a decisão.

sitges cidade perto de barcelona

É interessante ver se a cidade que você escolheu tem um bom acesso à região de Barcelona em que trabalha. Também é essencial fazer os cálculos para ter certeza que vale a pena financeiramente e também o tempo que se perde por dia em deslocamentos. Mas, se você busca por melhor qualidade de vida, deve de fato pensar em viver nas cidades perto de Barcelona.

O transporte entre as cidades perto de Barcelona

O transporte público de Barcelona é muito bom e escolhendo o tipo adequado de passagem, também pode ser bastante econômico. Barcelona possui duas empresas que fazem este serviço: a RENFE, que opera na maior parte das linhas que começam com a letra R, e a Ferrocarriles de la Generalitat de Catalunya, que opera linhas que começam com a letra S e algumas com a letra R. A letra R vem da palavra “rodalies” (arredores) e a S de suburbanas.

As cidades perto de Barcelona com acesso ao trem são atendidas pela RENFE. Mas, além dos trens, há a opção de ônibus intermunicipais e boas vias que ligam Barcelona às cidades ao redor. Saiba ainda que, se planeja conhecer a região de Barcelona, o seguro viagem é obrigatório.

Para fazer a cotação do seu seguro de forma personalizada, recomendamos que você utilize o nosso comparador de seguro viagem. Ele apresenta planos das principais seguradoras do mercado e ainda garantimos os melhores preços aos leitores do Euro Dicas. Se preferir, pode também utilizar o portal Seguros Promo, comparador online que nós recomendamos e utilizamos para realizar cotações aqui no Portal.

Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas.
Compartilhe

Mariele Velloso

Mariele é brasileira, formada em Jornalismo e especialista em Marketing Digital. Nasceu em Minas Gerais, estudou em Portugal e hoje mora em São Paulo. Suas duas grandes paixões são: viajar e escrever. Já visitou 9 países e conhece especialmente Portugal e Itália. Todos os dias aguarda ansiosamente pela próxima viagem.

Artigos Relacionados

Fechar