Trabalhar em Barcelona: saiba como conseguir a sua vaga

Com planos de se mudar para a Espanha e trabalhar em Barcelona? A capital da Catalunha encanta com suas belezas culturais e turísticas, mas também é um importante centro financeiro do país, sendo a segunda maior cidade espanhola. Neste artigo, vamos falar sobre a realidade do mercado de trabalho em Barcelona. Confira.

Trabalhar em Barcelona: o que você precisa saber

Depois da capital Madri, Barcelona é a principal cidade espanhola. Nela se localizam, em primeiro lugar, grande parte das principais atrações turísticas do país. Então, se você quer trabalhar por lá, o setor de turismo e todo o setor de serviços para atender às demandas dos turistas (como bares, restaurantes, lojas, empresas de locação de automóveis, empresas de transporte turístico etc) merecem a sua atenção.

A cidade também concentra importantes multinacionais e empresas de tecnologia da informação, que falaremos mais adiante.

Confira também nosso guia para morar em Barcelona.

Incertezas quanto ao coronavírus

Não poderíamos deixar de dizer que, infelizmente, as previsões para a economia e o mercado de trabalho em 2020 e nos próximos anos não são as melhores. Tudo devido à pandemia de coronavírus.

Precisa enviar dinheiro para o exterior?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

A Espanha vinha, nos últimos anos se reerguendo – a passos lentos, mas sólidos – da grave crise de 2008. Assim como nos Estados Unidos e em praticamente todos os lugares do mundo, a crise do subprime também atingiu fortemente a Europa.

Até 2008, a Espanha vivia um período de 16 anos consecutivos de crescimento econômico. O que se viu depois, foi o desemprego subir de 8% para até 26%, em 2013, no pior momento da crise.

Agora, o país, a Europa e toda a humanidade atravessam um período muito difícil com a crise decorrente do coronavírus. O futuro, apontam os especialistas, ainda é obscuro. No entanto, instituições econômicas relevantes vêm alertando para o fato de que o mundo todo, e não só a Espanha, passará por uma crise prolongada e pior do que a de 2008.

Então, eu devo desistir da minha viagem? De jeito nenhum. Como dissemos, o período não será fácil para qualquer país. Pode ser, inclusive, que conseguir emprego na Espanha seja mais tranquilo do que conseguir no Brasil, por exemplo. Mas é importante ter em mente que, após a pandemia passar, você dificilmente encontrará o trabalho dos sonhos, com o salário ideal.

Brasileiros podem trabalhar em Barcelona?

Sim. Para um brasileiro trabalhar em Barcelona, é preciso ter visto de residência ou cidadania espanhola. Tendo isto, brasileiros podem exercer qualquer cargo na cidade, desde que atendam aos requisitos da vaga.

A cidade é um importante polo turístico, financeiro e cultural. Para profissionais qualificados, que desejam um cargo mais alto em grandes multinacionais, o caminho é sair do Brasil já com a vaga acertada. Neste caso, até mesmo o processo para obtenção do visto será mais fácil.

Para estes, Barcelona tem boas oportunidades em empresas de tecnologia, como Cisco, Airbnb, Amazon, Antai, CartoDB, Privalia, Wallpapo, WeWork. Se tiver sorte, é capaz de você encontrar vagas específicas para profissionais que falem português do Brasil nestas empresas. Geralmente, eles costumam diferenciar o português de Portugal do português do Brasil. Engenheiros e técnicos e analistas de tecnologia da informação são os profissionais mais procurados neste mercado.

Onde há mais vagas para trabalhar na Espanha?

Agora, se você pensa em ter qualidade de vida, passar uma temporada ou o resto da vida na Europa e não se importa em ter um emprego que não seja na mesma área em que você atuava no Brasil, então você pode começar a busca pelas profissões que mais empregam brasileiros na Espanha.

É o caso de call centers que precisam de pessoas que falam português. A vaga pode ser, inclusive, em multinacionais, como Liberty Seguros, Mars, Cisco, Mundipharma e Visual MS.

Também tem muito brasileiro que vai à Barcelona trabalhar como professor de inglês ou de idiomas. Você pode, por exemplo, oferecer aulas de conversação em português. Se tiver um diploma, pode dar aulas, em português, sobre a sua área de conhecimento, abrindo nichos que podem ser diferenciais perante à concorrência.

Outra opção é trabalhar como babá ou em bares. Se você dominar o idioma espanhol e tiver experiência anterior, ajuda bastante. Caso contrário, faça uma proposta para trabalhar por uma semana para avaliação. É preciso dizer que, diferentemente do Brasil, estes empregos (que aqui consideramos como subempregos) são bem pagos na Europa e os salários chegam a se igualar aos de profissionais em posições que exigem diploma.

Quanto se recebe de salário?

No portal Tusalario, você pode ter uma ideia das remunerações mínimas, máximas e médias de cada área de atuação. Por exemplo, fizemos uma pesquisa no dia 28 de março de 2020 no site e descobrimos que:

  • O salário médio de um engenheiro é 2 mil euros;
  • Uma babá com 1 ano de experiência ganha de 1,3 mil a 3,2 mil euros por mês;
  • O salário médio de um garçom de bar é de 1,9 mil euros.

Saiba também qual é o salário mínimo na Espanha.

Como conseguir trabalhar em Barcelona?

Você pode ir para Barcelona a convite de uma empresa local, que é o caminho mais fácil, até porque a empresa agilizará todo o processo de solicitação de visto para você e certamente irá conseguir.

Você também pode, estando na Espanha, ir atrás de uma vaga, buscando anúncios em sites, jornais e nas próprias empresas. Você pode chegar na Espanha como turista (para até 90 dias de estadia no país não é preciso ter visto) e tentar a sorte. Conseguindo, terá que retornar ao Brasil para agilizar a papelada, mas te explicamos logo abaixo os detalhes.

Onde procurar vaga de trabalho em Barcelona?

Atualmente, os sites reúnem as principais ofertas de trabalho. Nós indicamos fazer a sua busca nos seguintes portais:

Também é possível encontrar anúncios em revistas e jornais, como “Metropolitan” e “La Vanguardia”. Se preferir, veja também os principais sites de emprego na Espanha.

O “boca-a-boca” também ajuda. Diga que está em busca de uma vaga e peça ajuda aos amigos.

trabalhar em Barcelona cidade

Trabalhar na Espanha: saiba tudo nesse artigo completo.

Visto para trabalhar em Barcelona

Se você está se mudando para Barcelona a convite de uma empresa, não há com o que se preocupar. Ela providenciará praticamente toda a papelada para você.

Caso tenha cidadania espanhola, então você pode ir para a Espanha sem trabalho definido e procurar emprego tranquilamente, começando assim que conseguir a vaga.

No entanto, se você está indo para a Espanha como turista, a fim de conseguir uma vaga, saiba que você até poderá procurar pelo emprego durante os 90 dias de permanência sem necessidade de visto a que os brasileiros têm direito. Mas, conseguindo a vaga, você terá que retornar ao Brasil e entrar com pedido de visto de residente, de preferência, tendo uma carta da empresa atestando que você já tem uma vaga garantida.

Você pode entrar com solicitação dos seguintes tipos de visto na Embaixada do Brasil:

  • Visto de residência e trabalho por contrato de trabalho: para quem tem uma vaga garantida e irá ser assalariado na Espanha;
  • Visto de residência e trabalho autônomo: para quem vai trabalhar por conta própria em Barcelona;
  • Visto de residência para investidores, empresários, profissionais altamente qualificados, pesquisadores e trabalhadores inter empresariais: para aqueles que são transferidos para Barcelona pelas grandes empresas;
  • Visto de residência e trabalho isento de autorização prévia: é o visto para funcionários civis ou militares, artistas, ministros religiosos, professores, técnicos ou cientistas e correspondentes de mídia.

O visto de trabalho deve ser solicitado junto na Embaixada ou nos Consulados da Espanha no Brasil. A lista de documentos necessária é diferente para cada um dos tipos de visto e você pode consultar o que é preciso em nosso artigo sobre visto de trabalho na Espanha.

O visto deve ser solicitado com 30 dias de antecedência à data da viagem. E o custo é de R$ 262.

Como deve ser o currículo para trabalhar na Espanha?

Em primeiro lugar, dominar o idioma espanhol é um diferencial relevante. Então, se tiver tempo disponível, comece a estudar já no Brasil! Você também vai precisar ter currículo e diplomas traduzidos. E não usando o tradutor do Google! É preciso fazer uma tradução juramentada, com profissional habilitado pela Associação dos Tradutores Públicos.

Providencie também a apostila de Haia, um procedimento de legalização de documentos exigidos pela Espanha.

Tudo deve ser reconhecido em cartório. Saiba que estar com toda a documentação pronta coloca você à frente dos concorrentes. Então, seja precavido.

Vale a pena procurar emprego em Barcelona?

Procurar emprego é sempre mais fácil nas grandes cidades, onde a oferta é ampla. Por isso, Barcelona e Madri recebem o maior número de brasileiros em busca de uma nova vida no país.

No entanto, como a Espanha é muito turística, existem diversas cidades menores que também dispõem de vagas neste setor. Próximas à Barcelona, destacamos Alella, El Masnou, Teiá, Premiá de Mar, Sitges, Castelldefels, Caldes de Montbui, Sant Pere de Ribes, La Garriga, e L’Ametlla del Vallés.

Além de menores, elas têm um custo de vida inferior ao de Barcelona, especialmente no quesito aluguel (que é o que geralmente pesa mais no orçamento de um brasileiro em Barcelona). Fica a dica. Boa sorte!

Cláudia Zucare Boscoli trabalha como jornalista há 20 anos, tendo se formado na Cásper Líbero, com extensão em Jornalismo Social pela Universidade de Navarra (Espanha), especialização em Marketing Digital pela FGV e pós-graduação em Jornalismo Econômico pela PUC-SP. Já trabalhou para IstoÉ Online, O Estado de S. Paulo, Diário de S. Paulo e Editora Abril, entre outros veículos. Adora viajar, conhecer novas culturas e contar o que descobriu.

Artigos relacionados

Morar na Espanha: visto, custo de vida e melhores cidades

Se morar na Espanha é seu sonho, temos uma boa notícia: existem diversas maneiras de morar na Espanha, e com certeza uma é perfeita para você. Saiba como.

Melhores cidades da Espanha para morar: confira o top 5

Conheça as cidades da Espanha com melhor qualidade de vida, para você morar. Uma dessas cidades da Espanha é perfeita para você viver. Veja a lista!

Profissionais em falta na Espanha: lista de profissões e salários médios

Apesar dos vários anos de crise económica na Espanha e o elevado desemprego, existem profissionais em falta na Espanha. Conheça a lista de profissões.

Visto para Espanha: quais são, custos e como conseguir

Conheça quais os tipos de visto para Espanha. Saiba como e onde requerê-los, quanto custa e quais os documentos necessários para dar entrada no processo.

Cidadania Espanhola: como conseguir o passaporte europeu

Existem 3 situações em que brasileiros podem ter direito à cidadania espanhola. Conheça o processo para solicitar e quais os documentos necessários.

Custo de vida na Espanha: saiba quanto custa viver no país

Conheça o custo de vida na Espanha e quanto precisa para viver bem: quanto custa alugar um apartamento, as principais contas do mês, mercado, lazer e mais.

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube