Brasileiros em Barcelona: quem são e o que fazem na cidade

Quando decidimos morar fora, um planejamento que envolve diversas etapas começa a ser traçado. Conhecer as experiências de quem já vive essa realidade pode ser fundamental para que o sonho deixe o papel e seja concretizado. Barcelona tem sido, nos últimos anos, um dos principais destinos escolhidos pelos brasileiros para imigrar. Se você está pensando em mudar-se para uma das mais surpreendentes cidades da Espanha, entenda agora a opinião de quem já passou por isso anteriormente. Conheça a comunidade de brasileiros em Barcelona.

Tudo sobre os brasileiros em Barcelona

Acredita-se que mais de 80 mil brasileiros morem na Espanha atualmente. Considerando que Barcelona possui mais de 5,515 milhões de habitantes, a comunidade brasileira na cidade não apresenta um número tão grande no país e na cidade, apesar de a imigração ter aumentado muito nos últimos anos.

O Euro Dicas realizou um estudo com 54 brasileiros para conhecê-los e mostrar quais as vantagens de escolher essa cidade para viver, qual o motivo de deixar o Brasil e o que estão fazendo atualmente. Conheça as vertentes da nossa pesquisa e veja quais as principais desvantagens e os melhores motivos levantados por quem conhece de perto essa realidade.

A faixa etária e a relação com a mudança de país

Com a análise do estudo Euro Dicas, observamos que mais de 50% dos brasileiros em Barcelona estão na faixa etária compreendida entre 35 a 50 anos. Entretanto, o censo IBGE estima que 60% dos brasileiros que emigram tem entre 20 e 34 anos. Lembrando que o censo é realizado a cada 10 anos, sendo o mais atual o de 2010.

O dado da faixa etária é extremamente significativo, visto que quando perguntamos o principal motivo da mudança para Barcelona, as respostas foram em sua maioria sobre qualidade de vida. Essas informações nos permitem entender que a imigração brasileira em Barcelona está mais relacionada com uma busca por segurança, novas experiências e um custo de vida mais acessível.

Por que escolhemos a Goldenergy em Portugal?

Além disso, existem outras razões que fizeram os brasileiros escolherem Barcelona. Os mais citados no estudo foram oportunidades de trabalho, realização de mestrado, conhecer a cultura de outro país e casamento. Ressaltamos que a nossa pesquisa foi realizada nos principais grupos do segmento no Facebook, tanto de Barcelona quanto da Espanha, além de amigos e conhecidos que residem na cidade.

Quais regiões do Brasil viviam? Onde vivem em Barcelona?

Das cinco regiões do Brasil, a maioria dos brasileiros em Barcelona que responderam ao questionário, vieram da região Sudeste (61,1%), seguida respectivamente pelas regiões: Centro-Oeste (22,2%) e Nordeste, Norte e Sul (ambas com 5,6%). Os brasileiros nos contaram que as principais regiões de Barcelona em que vivem são em Barceloneta e seus arredores, Eixample e Gracia.

O que fazem os brasileiros em Barcelona

A metade dos brasileiros que responderam o questionário está trabalhando em Barcelona.

Nós já falamos aqui no Euro Dicas como trabalhar na Espanha. O salário mínimo no país em 2020 é de 950€, e se você quer saber qual o custo de vida na Espanha, não deixe de ler nosso artigo.

vida dos brasileiros em barcelona

Barcelona também é destino para quem busca estudar e se especializar na sua área. Com uma cultura rica e ótimas escolas e universidades, a cidade tem sido muito procurada por intercambistas. De acordo com nossa pesquisa, 22,2% dos brasileiros estão estudando em Barcelona. Apenas 5,6% estudam além de trabalhar e cerca de 22% dos brasileiros em Barcelona não estudam e nem trabalham.

Os brasileiros são felizes em Barcelona?

Sim, grande parte deles.

77,8% dos participantes afirmam ser feliz em Barcelona. Mas,e o restante? Podemos pensar principalmente nas dificuldades de adaptação como motivo da infelicidade de alguns brasileiros que vivem em Barcelona.

Ao elaborar o estudo Euro Dicas, as principais questões relacionadas a adaptação que levantamos foram a língua, as pessoas, a saudade do Brasil (família e amigos) e a comida do país. Segundo as respostas, para os brasileiros em Barcelona, a principal dificuldade é a saudade, seguido principalmente das pessoas, o que se entende como dificuldade para fazer amizades com os espanhóis e as diferenças culturais.

Além disso, foram citados alguns outros motivos, como dificuldades profissionais e a exigência do inglês, além do espanhol, para muitas vagas de emprego.

Vantagens e desvantagens de morar em Barcelona

Quando realizamos o estudo Euro Dicas com os Brasileiros na Alemanha, a principal vantagem citada era a segurança. Com os brasileiros em Barcelona, não foi nada diferente.

Vantagens de morar em Barcelona

Em praticamente 95% das respostas, a segurança foi eleita como o melhor motivo para viver na cidade. Porém, vale ressaltar que algumas pessoas relataram que, apesar de ser uma cidade segura, ainda assim acontecem alguns problemas como furtos. Então é preciso estar sempre atento ao se deslocar pela cidade.

Além disso, foram citados como vantagens a qualidade de vida, qualidade no transporte público e custo de vida mais acessível. Sendo a eficiência do transporte público muito ressaltada e admirada pelos brasileiros em Barcelona.

ruas em barcelona

Desvantagens de morar em Barcelona

Quando falamos em desvantagens, o principal fator é a saudade da família, e todas as vertentes de adaptação citadas anteriormente. O frio no inverno e o custo da moradia em algumas regiões da cidade, também foram considerados.

Experiência pessoal: em novembro de 2017, estive alguns dias em Barcelona e afirmo que a cidade é realmente surpreendente. O transporte público é extremamente eficiente e a região é completa tanto histórica quando culturalmente. Apesar de ser uma metrópole, entende-se porque a qualidade de vida é tão citada pelos brasileiros que vivem lá.

Os brasileiros em Barcelona pretendem voltar para o Brasil?

A maioria dos brasileiros em Barcelona são felizes na cidade, e consequentemente também é a maioria que não pretende voltar ao Brasil. Apesar disso, aproximadamente 39% disseram que talvez voltassem ao país.

Leia também como é morar fora do Brasil: vantagens e desvantagens da experiência.

Como é a comunidade de brasileiros em Barcelona?

Escolher morar fora exige que as pessoas renunciem a muitas coisas e, na maioria das vezes, isso inclui o convívio com família e amigos. Estar próximo de conterrâneos pode ser de grande ajuda nesse processo de adaptação no novo país e na nova rotina, que com certeza será muito diferente da que você já estava acostumado.

Amizades com brasileiros

Na nossa pesquisa, constatamos diversas opiniões distintas quando o assunto é amizade e interações com outros brasileiros. Ao mesmo tempo em que algumas pessoas diziam ter bons amigos conterrâneos e que eles prestam todo tipo de ajuda e suporte quando necessário, outras pessoas falaram que não tem nenhum amigo brasileiro e procuram não ter, para evitar ficar falando em português, por exemplo.

Interações no Facebook

Foram relatados pelos participantes do questionário, experiências boas e ruins nas interações em grupos do Facebook. Algumas pessoas disseram ter conseguido grandes amizades, ajuda e dicas. Outras pessoas também relataram discussões e conversas pessimistas. Lembrando que tudo o que foi retratado são baseados em relatos de algumas pessoas, logo não significa que as experiências e opiniões relatadas aqui serão semelhantes ou iguais para todos os brasileiros em Barcelona.

Conclusão sobre os brasileiros em Barcelona

A decisão de morar fora não é fácil, principalmente quando temos tantos fatores para considerar. Facilita saber que a cidade escolhida, vai proporcionar boas experiências, melhor qualidade de vida e segurança. Nosso estudo concluiu que a maioria dos brasileiros não se arrepende da decisão de ter escolhido Barcelona, e são felizes na cidade.

Se esse é o seu sonho, não deixe de ler nosso guia completo sobre morar em Barcelona.

Mas não esqueça que para entrar na Espanha, tanto para visitar ou para morar, é necessário apresentar na imigração um Seguro Viagem Europa. Recomendamos que você utilize o nosso comparador de seguro viagem. Ele apresenta planos das principais seguradoras do mercado e ainda garantimos os melhores preços aos leitores do Euro Dicas.

Saiba também quais são as cidades perto de Barcelona com melhor custo de vida.

Yara é farmacêutica e pós-graduanda em metodologias ativas para a educação. Totalmente apaixonada por viagens e conhecer novas culturas, ama compartilhar tudo o que vê por aí, através da escrita. Realizou um grande sonho fazendo intercâmbio na Califórnia em 2016, e mobilidade acadêmica em Coimbra no ano seguinte. Paulista que se encantou pelo Porto, mas é louca por Londres, não consegue decidir qual é sua cidade preferida. Adora fazer um mochilão e acredita que conhecer grande parte do mundo é possível. Sempre que tem a chance dá dicas de gastronomia, pontos turísticos e cidades diferentes. Seu amor pela Europa começou há 3 anos e desde então morou em Portugal e viajou pela Espanha, Bélgica, Inglaterra, Alemanha e Itália.

Artigos relacionados

Como morar na Espanha: todas as dicas para planejar sua mudança

Se morar na Espanha é seu sonho, temos uma boa notícia: existem diversas maneiras de morar na Espanha, e com certeza uma é perfeita para você. Saiba como.

Melhores cidades da Espanha para morar: confira o top 5

Conheça as cidades da Espanha com melhor qualidade de vida, para você morar. Uma dessas cidades da Espanha é perfeita para você viver. Veja a lista!

Profissionais em falta na Espanha: lista de profissões e salários médios

Apesar dos vários anos de crise económica na Espanha e o elevado desemprego, existem profissionais em falta na Espanha. Conheça a lista de profissões.

Cidadania Espanhola: como conseguir o passaporte europeu

Existem 3 situações em que brasileiros podem ter direito à cidadania espanhola. Conheça o processo para solicitar e quais os documentos necessários.

Visto para Espanha: quais são, custos e como conseguir

Conheça quais os tipos de visto para Espanha. Saiba como e onde requerê-los, quanto custa e quais os documentos necessários para dar entrada no processo.

Custo de vida na Espanha: saiba quanto custa viver no país

Conheça o custo de vida na Espanha e quanto precisa para viver bem: quanto custa alugar um apartamento, as principais contas do mês, mercado, lazer e mais.

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube