O que os espanhóis adoram (e o que não gostam) nos brasileiros

Quer saber um pouco sobre o que os espanhóis adoram (e o que não gostam) nos brasileiros? No geral, os brasileiros são bem vistos pelos espanhóis, principalmente pelos mais jovens. Ainda assim, adaptar-se a um novo país é uma tarefa complicada, mas que pode ser mais fácil se você souber o que os nativos pensam sobre os brasileiros.

Portanto, ter essas informações e saber como pensam os espanhóis pode ser de grande relevância se você vai se mudar para a Espanha.

O que os espanhóis adoram nos brasileiros

Nessa lista sobre o que os espanhóis adoram (e o que não gostam) nos brasileiros, vamos começar com os pontos positivos.

Comparando os costumes das duas nações, podemos perceber que somos parecidos em muitos aspectos. A explicação para este fenômeno é simples, já que durante muitos anos o Brasil recebeu migrantes de diversos países da Europa, entre eles da Espanha.

Além disso, desde sempre estivemos ligados aos espanhóis, até pela proximidade cultural com Portugal e a presença nas Américas. Poderíamos citar muitas qualidades nossas que são admiráveis para os espanhóis. Entretanto, algumas se destacam mais e são atribuídas exclusivamente aos brasileiros.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Por isso, fizemos uma breve lista das principais características, que costumam ser admiradas pelos espanhóis.

O Espírito Empreendedor

Uma das características nos brasileiros que mais chamam a atenção dos espanhóis é a capacidade de empreender e correr atrás dos objetivos.

O brasileiro sempre está com uma ideia de negócio inovadora ou um sonho e faz de tudo para que seu projeto funcione. Ainda que isso represente uma grande mudança em sua vida ou sair da sua zona de conforto.

Esta característica pode ser vista por muitos como algo arriscado e às vezes um comportamento inconsequente. Mas, os espanhóis gostam do risco e desejam ter a coragem como virtude, e, por isso, se identificam com esta característica dos brasileiros.

Ser proativo

Em relação à característica descrita acima, está o fato de os brasileiros serem também proativos. Os espanhóis sabem disso e também reconhecem esse comportamento como algo positivo.

O brasileiro está sempre disposto a ajudar e não mede esforços para colocar em prática algo que precisa ser feito.

Além disso, muitas vezes já solucionam um problema com agilidade e antes mesmo de receber ordens do seu superior. Normalmente, os brasileiros vestem a camisa e isso é muito valorizado.

A Alegria

Esta é, sem dúvida, a marca dos brasileiros em qualquer lugar do mundo. É impossível não relacionar o brasileiro a um povo feliz e acolhedor.

Os espanhóis têm essa impressão positiva do nosso país e sabem que, apesar das dificuldades, estamos sempre levando a vida felizes, com positividade e simpatia.

Ser grato e otimista

Todo espanhol que já conviveu e conhece os brasileiros admira esta característica em nós.
Ainda que sejam por motivos básicos através de gestos ou com palavras, agradecemos por tudo e isso chama a atenção positivamente.

Nós sabemos valorizar os aspectos positivos da vida e, claro, isso está relacionado com as características anteriores.

Ser carismático

O povo brasileiro é muito carismático e isso faz parte da nossa cultura e da nossa maneira de ser. Sejam amigos, vizinhos ou familiares e até pessoas que acabamos de conhecer, o fato é que a maioria de nós adora elogiar e ser elogiado.

Talvez essa característica esteja tão fixada na nossa cultura que não nos damos conta. Mas, quando entramos em contato com outro povo, que possui outros costumes, é que percebemos com mais nitidez.

E, claro, esta nossa característica é percebida e apreciada por muitos espanhóis, afinal, quem não gosta de receber um elogio espontâneo e sincero?

o que os espanhois adoram nos brasileiros

O que os espanhóis não gostam nos brasileiros

Finalizando a primeira parte desta lista sobre o que os espanhóis adoram (e o que não gostam) nos brasileiros, precisamos falar sobre a segunda parte, o lado negativo.

Nem tudo que você verá aqui é sempre verdade e tampouco é unanimidade entre os espanhóis.

É importante dizer que esta lista deve servir como uma base para que possamos nos portar melhor na Espanha diante de diferentes situações que possam surgir. Sendo assim, vamos começar com uma questão importante principalmente para quem busca por oportunidades de trabalho na Espanha.

Imaturidade

Se por um lado a alegria do brasileiro contagia e influencia positivamente, este comportamento pode ser mal vistos por espanhóis em ambientes de trabalho. Estamos falando daquelas risadinhas constantes, que denotam um comportamento infantil e imaturo e de sorrisos frequentes para tudo e para todos.

Apesar de às vezes ser um aspecto positivo para nós, esta característica pode ser vista como fragilidade e falta de maturidade. Isso ocorre porque os espanhóis, de forma geral, relacionam um caráter fechado à maturidade e seriedade.

Por isso, se você quer fugir deste estereótipo, vista-se adequadamente e evite rir de tudo no trabalho. Algumas pessoas, inclusive, relacionam o fato de comer muitos doces com um comportamento infantil. Não deixe de sorrir, mas saiba fazê-lo no momento adequado.

Falta de pontualidade

Também relacionada a ambientes de trabalho e universitários está a pontualidade, como aspecto muito importante e no qual, muitas vezes, os brasileiros falham. Embora os espanhóis também possam ser impontuais, em geral, nos ambientes mais sérios se espera mais pontualidade e formalidade.

Infelizmente, neste aspecto, os brasileiros não são tão bem vistos. Por isso, se você possui algum compromisso, seja pontual, sobretudo no ambiente profissional e acadêmico.

Falta de profissionalismo

Levando em consideração os dois itens anteriores, a imagem do brasileiro em ambientes de trabalho se vê, em muitos casos, prejudicada.

Assim, a falta de profissionalismo dos brasileiros pode ser uma característica negativa para alguns espanhóis. Ao mesmo tempo em que somos simpáticos e proativos, muitas vezes exageramos e não respeitamos as formalidades.

Por isso, honre com sua palavra, apresente-se bem, porte-se adequadamente nos ambientes sérios e respeite a hierarquia.

Falta de comunicação direta

Se tem uma coisa que o espanhol não suporta é o melindre. Na Espanha a comunicação geralmente é clara e objetiva, principalmente se há algum problema. Por isso, os espanhóis podem não gostar de palavras não ditas e até se você ficar chateado por falta de comunicação.

A maneira como os espanhóis falam, para muitos brasileiros, pode ser interpretada como grosseria. Entretanto, a verdade é que o espanhol não deixa margem para interpretações, são muito sinceros e diretos na fala. Portanto, fale claramente sobre o que você pensa e sente, sem medo, mas com educação.

Achar que não precisa estudar espanhol

Muitos brasileiros acham que com o famoso “portunhol” é possível viver na Espanha, mas isso não é verdade. Se sua intenção é ficar por um período curto de tempo na Espanha, você até consegue se comunicar.

Mas, se você estuda na Espanha, pretende trabalhar ou já trabalha no país, não pega nada bem falar mal o idioma. Os espanhóis mesmos não falam bem outros idiomas, mas eles esperam que quem esteja morando na Espanha consiga se comunicar bem na língua deles.

E isso pode até se aplicar às línguas específicas que se falam em algumas Comunidades Autônomas. Se quiser morar e trabalhar em Barcelona, o catalão será importante, por exemplo, mas o castellano será sempre um requisito.

Por isso, se sua intenção é a de se integrar na sociedade, buscar um trabalho ou mesmo de realizar um mestrado na Espanha, esforce-se para melhorar a cada dia e estude o idioma.

Conclusão: o que os espanhóis adoram (e o que não gostam) nos brasileiros

Em resumo, esta lista sobre o que os espanhóis adoram (e o que não gostam) nos brasileiros, deve auxiliar quem quer morar na Espanha. Já que, como foi dito, a adaptação aos costumes e à convivência pode ser bem difícil para algumas pessoas.

Mas, não se preocupe, o brasileiro é um povo muito querido na Espanha. Entendendo as diferenças e respeitando as normas locais, a adaptação não é tão complicada como em outros lugares do mundo.

Lembre-se que há muitos pontos em comum entre ambas as culturas e, certamente, você descobrirá muitas coisas positivas e crescerá com a experiência.

Ficou com vontade de morar na Espanha? Planejamento é essencial para que tudo dê certo! Pensando nisso, escrevemos o nosso Ebook Como Morar na Espanha, um guia completo para planejar sua mudança, desde a tomada de decisão, passando pela documentação até a chegada e adaptação no país, confira!

Diogo é arquiteto e urbanista, graduado pela UFRRJ, mestre em Meio
Ambiente e Arquitetura Bioclimática pela Universidade Politécnica de Madrid
e em Cidade e Arquitetura Sustentáveis pela Universidade de Sevilha.
Já morou em Madrid, Lyon, Porto, Braga e Lisboa, mas hoje reside no sul da
Espanha. Já visitou 17 países do mundo, ama escrever e estudar novas
línguas. Atualmente, também trabalha com mídias digitais e produção de conteúdo.

Artigos relacionados

Como morar na Espanha em 2021: guia para planejar a mudança

Se morar na Espanha é seu sonho, temos uma boa notícia: existem diversas maneiras de morar na Espanha, e com certeza uma é perfeita para você. Saiba como.

Melhores cidades da Espanha para morar: confira o top 5

Conheça as cidades da Espanha com melhor qualidade de vida, para você morar. Uma dessas cidades da Espanha é perfeita para você viver. Veja a lista!

Custo de vida na Espanha 2021: quanto você precisa para morar no país

Conheça o custo de vida na Espanha e quanto precisa para viver bem: quanto custa alugar um apartamento, as principais contas do mês, mercado, lazer e mais.

Cidadania Espanhola: como conseguir o passaporte europeu

Existem 3 situações em que brasileiros podem ter direito à cidadania espanhola. Conheça o processo para solicitar e quais os documentos necessários.

Profissionais em falta na Espanha: lista de profissões e salários médios

Apesar dos vários anos de crise económica na Espanha e o elevado desemprego, existem profissionais em falta na Espanha. Conheça a lista de profissões.

Visto para Espanha: quais são, custos e como conseguir

Conheça quais os tipos de visto para Espanha. Saiba como e onde requerê-los, quanto custa e quais os documentos necessários para dar entrada no processo.

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube