Qualidade de vida na Espanha, saiba como é a satisfação dos espanhóis

Qualidade de vida na Espanha

Espanha  / 

Se você perguntar para um espanhol sobre a qualidade de vida no país dele, é possível que ele julgue “ser uma pergunta complicada”. Até porque o tema economia é sempre o primeiro que vem na cabeça quando falamos de qualidade de vida, porém, apesar da sua importância, outros fatores, como saúde e segurança fazem parte do pacote qualidade de vida na Espanha ou em qualquer outro lugar.

Qualidade de Vida na Espanha

Se me fizerem a mesma pergunta, saindo de uma cidade com problemas sérios de segurança como o Rio de Janeiro, responderei usando este fator como parâmetro e a resposta será “ótima qualidade de vida”. Porém, não é assim que funciona.

Com dados da pesquisa realizada pela Eurostat, agência de estatísticas da União Europeia, a qualidade de vida na Espanha foi avaliada da seguinte maneira:

Saúde

A saúde é considerado um dos indicadores mais importantes para avaliar a qualidade de vida de um país. A boa notícia para Espanha é que entre os demais países da União Europeia, a Espanha é a que tem a esperança de vida mais elevada, 83 anos.

Veja como é a saúde na Espanha.

Precisando abrir uma conta bancária na Europa?

Literalmente, em 5 minutos, você pode ter a sua conta bancária no banco N26, um banco digital que funciona na Europa toda.


Você não precisa de comprovar que está trabalhando nem que tem recebimentos mensais. Precisa apenas ter um endereço na Europa e o seu passaporte em mãos. Confira:

CRIAR CONTA NO N26 »

O que é um bom sinal, não é mesmo?

Quando a esperança de vida é alta significa que o clima, alimentação, a qualidade do sistema sanitário e outros fatores, contribuíram para tal.

Segurança

Polícia nacional Espanha

Verdade seja dita, para quem sai do Brasil e vem para a Europa, a sensação imediata é de segurança. Infelizmente, a sensação de falta dela no Brasil, em determinadas cidades, ficou tão evidente, que o resto do mundo parece tranquilo, mesmo quando não é bem assim.

Porém, os espanhóis consideram suas cidades seguras para circular durante a noite. Em pesquisa, 32,4% dizem ser muito segura, 45,9% bastante segura e 21,7% pouco segura.

Para falar de experiência própria, desde que cheguei em Madri, não me preocupei um só minuto de voltar até 3:00 da manhã para casa sozinha ou caminhar por ruas vazias.

Veja também nosso artigo que mostra o que é preciso para morar na Espanha.

Moradia

Os espanhóis, segundo a pesquisa, não estão muito satisfeitos com suas moradias e a dificuldade de comprar ou alugar casa. Porém, apesar disso, o Eurostat constatou que os espanhóis com famílias de 4 pessoas ou com filhos menores vivem em casas com critérios para atender todos. Isto é, espaço suficiente.

Conheça mais sobre o custo de vida na Espanha, seja para alugar uma casa ou para compras no mercado.

Acesso à Educação

Acesso à educação na Espanha
Para entender o acesso à educação e a relação com a qualidade de vida na Espanha, a pesquisa mediu a porcentagem da população entre 16 e 64 anos e seu nível de estudo.

A Espanha entre os países membros da União Europeia fica acima da média no que diz pessoas que completaram o ensino superior, no grupo dos mais jovens. Quando falamos dos espanhóis que estão para se aposenta, a Espanha fica com a menor nota entre os países mais ricos da União Europeia.

A média mais alta alcançada pela Espanha em nível educacional está no grupo de pessoas entre 25 e 34 anos. O que acende um sinal de alerta da falta de técnicos no país, um assunto que já foi falado quando se fala da falta de emprego e de oportunidades na Espanha.

Saiba como fazer intercâmbio na Espanha.

Meio Ambiente

Um outro ponto importante para mediar a qualidade de vida na Espanha e em qualquer outro país. A média da Espanha neste caso fica acima da média dos outros países da União Europeia, em termos de satisfação dos espanhóis.

Em resumo, de acordo com essa pesquisa, a qualidade de vida na Espanha é bom. Numa pontuação cujo o máximo é 10, o país alcança 6,9. E se você quer saber quem está no topo da lista, são três países:

  1. Finlândia;
  2. Suécia;
  3. Dinamarca.

Confira o que dita se você vive em um país de primeiro mundo.

Os salários são bons na Espanha? O que é um bom salário na Espanha?

O valor médio de salários na Espanha é considerado abaixo dos demais países da União Europeia.

É bem verdade que não precisa ser um esperto de economia para perceber que quase tudo é bem mais barato nas cidades da Espanha do que em outras cidades de outros países da Europa.

Notas euro

Quase tudo porque não podemos esquecer dos altos preços dos aluguéis em cidades como Barcelona e Madrid. Ganha-se 1.000 euros e paga-se 500 de aluguel em 25 metros quadrados.

Uma pessoa que consiga receber líquido 1.500 euros na Espanha, certamente não viverá mal. Incluindo poderá alugar um imóvel, desde que não tenha pretensões muito altas.

Como se compara a Espanha com outros países da Europa?

Ano passado a Espanha ficou entre os países da União Europeia onde se aumenta a desigualdade social. Reflexo de uma crise recente que passou o país e que ainda não conseguiu se livrar por completo dela.

No ano passado, entre todas as categorias analisadas pela União Europeia, o país não conseguiu ficar entre os melhores de nenhuma delas, com exceção, a taxa de crianças menores que iam à creche.

Como se compara a Espanha com o Brasil?

Não seria nem justo comparar os dois países. Para começar, pelo tamanho do Brasil e suas diferenças de acordo com cada estado. Em segundo lugar, estamos falando de um país desenvolvido e outro em vias de desenvolvimento. Com tamanho de população bem diferente, incomparável.

O que fica visível para qualquer brasileiro é que sim, a Espanha tem uma estrutura de serviços, principalmente, os públicos, que estamos longe de alcançar. Oferece excelentes oportunidades para quem quer estudar, suas cidades oferecem segurança, o transporte público funciona.

Tem os seus problemas?

É claro que tem. Porém, o lugar perfeito ainda não existe ou se existe, estão escondendo o endereço.

Quem quer morar fora, vai encontrar qualidade de vida na Espanha?

Vou para Espanha e vou encontrar qualidade de vida? Se você está disposto a buscar o seu espaço, a resposta é sim, encontrará. Porém, sair do Brasil imaginando que encontrará tudo muito fácil será o seu primeiro passo para não conseguir nada. Venha para Espanha ou vá para qualquer outro país ciente de que terá que vencer obstáculos.

Saiba como trabalhar na Espanha.

Danielle é brasileira, jornalista e já viveu em Milão, na Itália e Linz, na Áustria, somando 5 anos na Europa. Atualmente, mora em Madrid e está cursando Cinema no Instituto del Cine de Madrid. Apaixonada por viagem e moda, deu início ao projeto Italy Fashion Time, em Milão, cujo objetivo é proporcionar aos brasileiros uma experiência no mundo da moda italiana.