Mudar para outro país, exige uma grande busca por informações relativas a documentações e processos que devem ser realizados. Se você pretende iniciar essa etapa nessa incrível região da península Ibérica, confira como fazer o Empadronamiento na Espanha.

Empadronamiento na Espanha: o que é?

Empadronamiento, traduzido como registro, é um documento que vai comprovar que você está residindo na cidade. Logo, ele certifica o seu tempo de residência em território espanhol.
O registro é necessário tanto para espanhóis como para estrangeiros, pois a partir dele levantam-se informações necessárias sobre os habitantes.
Veja também vagas de emprego na Espanha: como buscar as melhores.

Para que serve?

Para realizar todos os processos básicos e dar início a entrada de praticamente todas as documentações, é necessário ter feito o empadronamiento na Espanha.
Não é possível realizar as atividades citadas abaixo, se antes não obtiver o documento de empadronamiento:

  • Abrir conta no banco;
  • Matrícula escolar dos filhos;
  • Acesso aos benefícios da saúde pública;
  • Trâmites relacionados à CNH;
  • Permissão de trabalho;
  • Comprovação de residência.

Saiba quais são os principais documentos para morar na Espanha.
Leia também sobre como investir na Espanha.

Como fazer?

O processo é relativamente simples e pode ser realizado no ayuntamento (prefeitura) da cidade que você vai residir na Espanha. Mas isso apenas por questão de facilidade de deslocamento. Não é obrigatório que seja na prefeitura mais próxima.
Na prefeitura, você deve retirar o formulário de empadronamiento na Espanha. Entretanto, o mesmo também pode ser encontrado nos sites das prefeituras. Para ter acesso ao formulário, acesse o site oficial aqui.
Você pode agendar o atendimento pela internet, no site da prefeitura da cidade. Junto com o formulário, deve entregar os seguintes documentos:

  • Contrato da casa em que vive, ou mesmo uma autorização reconhecida pelo proprietário da residência. Existe a possibilidade de quem já tem o registro e vive no local te registrar; nesse caso a pessoa deve comparecer junto com você na prefeitura.
  • Passaporte ou NIE (número de identificação de estrangeiros).
  • Se for empadronar os filhos, não deixe de levar a certidão de nascimento deles.

Tem vontade de morar na Espanha? Veja o passo a passo para viver legalmente no país.
Saiba também se o seguro viagem é necessário para Espanha nesse artigo.

Informações adicionais

1. Seja na situação de estudante ou trabalhador, o registro deve ser realizado.
2. É necessário informar a Prefeitura, quando você deixar de residir na Espanha, para ocorrer a baixa do empadronamiento.
3. E também, para quem vive na Espanha de forma irregular, o registro tem que ser feito, pois é um sistema obrigatório que prova o tempo em que você reside naquele local.
Agora que entendemos como funciona o empadronamiento na Espanha, que tal programar sua mudança? Recomendamos o nosso ebook Como morar na Espanha. Um guia completo com quase 300 páginas que vai te acompanhar em todo planejamento na jornada de mudança, desde a documentação no Brasil, custo de vida, aluguel de casa, entre tantos outros pontos super importantes.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →