Mudar para outro país, exige uma grande busca por informações relativas a documentações e processos que devem ser realizados. Se você pretende iniciar essa etapa nessa incrível região da península Ibérica, confira como fazer o Empadronamiento na Espanha.
Empadronamiento na Espanha: o que é?
Empadronamiento, traduzido como registro, é um documento que vai comprovar que você está residindo na cidade. Logo, ele certifica o seu tempo de residência em território espanhol.
O registro é necessário tanto para espanhóis como para estrangeiros, pois a partir dele levantam-se informações necessárias sobre os habitantes.
Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.
O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.
Veja também vagas de emprego na Espanha: como buscar as melhores.
Para que serve?
Para realizar todos os processos básicos e dar início a entrada de praticamente todas as documentações, é necessário ter feito o empadronamiento na Espanha.
Não é possível realizar as atividades citadas abaixo, se antes não obtiver o documento de empadronamiento:
- Abrir conta no banco;
- Matrícula escolar dos filhos;
- Acesso aos benefícios da saúde pública;
- Trâmites relacionados à CNH;
- Permissão de trabalho;
- Comprovação de residência.
Saiba quais são os principais documentos para morar na Espanha.
Leia também sobre como investir na Espanha.
Como fazer?
O processo é relativamente simples e pode ser realizado no ayuntamento (prefeitura) da cidade que você vai residir na Espanha. Mas isso apenas por questão de facilidade de deslocamento. Não é obrigatório que seja na prefeitura mais próxima.
Na prefeitura, você deve retirar o formulário de empadronamiento na Espanha. Entretanto, o mesmo também pode ser encontrado nos sites das prefeituras. Para ter acesso ao formulário, acesse o site oficial aqui.
Você pode agendar o atendimento pela internet, no site da prefeitura da cidade. Junto com o formulário, deve entregar os seguintes documentos:
Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.
Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.
- Contrato da casa em que vive, ou mesmo uma autorização reconhecida pelo proprietário da residência. Existe a possibilidade de quem já tem o registro e vive no local te registrar; nesse caso a pessoa deve comparecer junto com você na prefeitura.
- Passaporte ou NIE (número de identificação de estrangeiros).
- Se for empadronar os filhos, não deixe de levar a certidão de nascimento deles.
Tem vontade de morar na Espanha? Veja o passo a passo para viver legalmente no país.
Saiba também se o seguro viagem é necessário para Espanha nesse artigo.
Informações adicionais
1. Seja na situação de estudante ou trabalhador, o registro deve ser realizado.
2. É necessário informar a Prefeitura, quando você deixar de residir na Espanha, para ocorrer a baixa do empadronamiento.
3. E também, para quem vive na Espanha de forma irregular, o registro tem que ser feito, pois é um sistema obrigatório que prova o tempo em que você reside naquele local.
Agora que entendemos como funciona o empadronamiento na Espanha, não deixe de conferir também o artigo: vale a pena viver na Espanha?
-
Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?
Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.
COTAR SEGURO » -
Precisa enviar dinheiro para outro país?
A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.
VER COTAÇÃO » -
Pensando em morar em Portugal?
Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.
RECEBER AMOSTRA »