Saber como abrir uma conta na Espanha é algo que facilitará a sua vida, pois é fundamental para quem vai morar no país.

Esse trâmite é uma incógnita na cabeça da maioria das pessoas que vêm para a Espanha. Eu mesmo tive bastante dificuldade com esse tema. Por isso, preparamos um guia com tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Como abrir uma conta na Espanha?

Atualmente, existem duas possibilidades para a abrir conta na Espanha, de forma online ou presencial. Na primeira opção, você deve preencher os seus dados no site do banco, escanear os documentos solicitados, enviar para análise e verificar a sua identidade.

Já na segunda opção, ou seja, na forma presencial, há a exigência da entrega física dos documentos, o que pode ser uma vantagem, já que você poderá tirar dúvidas e perguntar sobre questões relativas a burocracias e taxas.

Entretanto, com o avanço da tecnologia, o crescimento dos bancos digitais e as restrições impostas pela crise da Covid-19, a maioria dos bancos permite que a abertura de conta seja realizada de forma online.

Passo a passo para abrir conta na Espanha

Sendo assim, de forma geral, você deverá seguir os seguintes passos:

  1. Acesse o site do banco: entre no site do banco escolhido e siga as orientações para abrir uma conta online.
  2. Preencha o formulário: anexe uma cópia dos seus documentos de identificação e preencha os dados de endereço, telefone, e-mail, tipo de conta e número de titulares.
  3. Valide os seus dados e identifique-se: essa etapa varia dependendo do banco. Pode ser através de um vídeo, uma fotografia, através do número de conta bancária de outro banco ou através de um mensageiro que irá até a sua casa.
  4. Descreva sua atividade econômica: nesse item, preencha com informação sobre o seu rendimento anual, ocupação atual, atividade profissional e dados da empresa onde você trabalha, se for o caso.
  5. Baixe e assine o contrato: assim que os dados forem validados, o contrato da conta bancária será enviado para o e-mail indicado. A assinatura é feita inserindo o código de verificação enviado pelo banco via SMS para o seu telefone.
  6. Crie as senhas de acesso: tanto as senhas de acesso à sua conta pelo site como as que usará para realizar outros procedimentos bancários serão realizadas na etapa final do processo.
  7. Espere chegar o seu cartão e siga as instruções do banco para desbloqueá-lo: pronto, todo o processo já foi realizado, agora você deve esperar o seu cartão chegar e começar a usá-lo.

Quais os melhores bancos para abrir conta na Espanha?

Saber como abrir uma conta na Espanha é importante, mas, antes dessa etapa, devemos conhecer bem quais são as melhores instituições financeiras do país.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →
Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →

É verdade que essa tarefa é muito pessoal e que depende das suas necessidades financeiras. No entanto, existem algumas instituições que se destacam das demais, seja pelas comissões, promoções ou, em geral, pelas condições de abertura de conta que exigem.

Por isso, preparamos uma lista com os melhores bancos para abrir conta na Espanha, apontando os seus melhores produtos e características principais.

Banco BBVA

O Banco BBVA está na lista dos maiores bancos da Espanha, com aproximadamente 3.000 agências por todo o país e mais de 6.000 caixas eletrônicos próprios.

O seu aplicativo é um dos melhores do mercado e através do seu site é possível saber como abrir uma conta na Espanha, totalmente sem comissões.

Caixabank

Caixabank é outro dos maiores bancos da Espanha, principalmente após entrar em processo de fusão com outro grande banco da Espanha, o Bankia.

Possui o maior número de agências no país, com aproximadamente 6.000 instalações, e mais de 19 milhões de clientes, quase a metade da população espanhola.

Banco N26

O Banco N26 foi fundado em 2013, na Alemanha, e é um dos bancos digitais mais famosos da Europa. Abrir uma conta na Espanha através do N26 é rápido, prático e cômodo, já que todo o processo é feito online.

Além disso, ter uma conta-corrente no Banco N26 significa não ter que pagar comissões por quase nada. Nem para manutenção, nem para administração da conta e nem para transferências.

Entretanto, na conta gratuita você só pode sacar dinheiro gratuitamente três vezes ao mês, caso ultrapasse esse limite, será cobrada uma taxa de 2 euros por saque. Como eles não possuem agências físicas na Espanha, você pode realizar o saque no caixa eletrônico de qualquer banco.

Uma grande vantagem para quem viaja muito ou precisa transferir dinheiro para outros países é que o N26 processa as transferências internacionais com a Wise, que é uma das formas mais econômicas de transferir dinheiro para outros países atualmente. Chega de pagar altas comissões por transferências bancárias internacionais e câmbios exorbitantes.

Por esses e outros motivos, com tão pouco tempo no mercado, o Banco N26 possui mais de meio milhão de clientes e prevê alcançar o primeiro milhão ainda neste ano de 2021, incluindo novos serviços e funcionalidades.

Conheça as vantagens do banco N26.

OpenBank

OpenBank é um banco digital que pertence ao Grupo Santander, um dos maiores bancos privados da Espanha.

Esse banco está ganhando a preferência dos espanhóis e estrangeiros que vivem no país. Nesse ano de 2021 já ultrapassou a marca de 1 milhão e meio de clientes.

Santander

Por falar no Grupo Santander, não podíamos deixar de fora um dos maiores bancos da Espanha, o Banco Santander. São aproximadamente 3.000 agências por todo o país e mais de 13 milhões de clientes.

Se você possui entre 18 e 31 anos e deseja saber abrir conta na Espanha através do Santander, pesquise pela “Cuenta Smart Joven Sin Comisiones”. Como o próprio nome indica, é uma conta para jovens, normalmente direcionada a estudantes, livre de qualquer tipo de comissão.

Tipos de contas bancárias na Espanha

Existem vários tipos de contas bancárias, mas os mais básicos são a conta-corrente e a conta poupança. Ambos são válidos para pessoas físicas e jurídicas, embora não sejam exatamente iguais, como veremos com mais detalhes na lista a seguir.

Conta-Corrente (Cuenta Corriente)

A conta-corrente é o produto mais procurado nos bancos e funciona da mesma forma como conhecemos no Brasil, o cliente pode acessar os seus fundos a qualquer momento, seja pela internet ou por cartão de débito nos caixas.

Tipos de conta bancária na Espanha

Por essa razão, não oferece qualquer remuneração ou rentabilidade. São utilizados para a gestão diária do seu dinheiro, seja para transferências, pagamentos, entre outros.

Conta Remunerada (Cuenta Remunerada)

A Conta Remunerada na Espanha é semelhante a uma caderneta de poupança, já que são indicadas para poupadores.

Entretanto, não é exatamente a mesma coisa. As entradas de recursos lhe oferecem uma retribuição em troca do cumprimento de uma série de condições que costumam ser detalhadas pelos bancos.

Assim, você pode ter seus fundos à disposição sempre que quiser sem nenhuma penalidade, mas não permitem pagamentos por débito direto ou cartões de crédito.

Conta Poupança (Cuenta Ahorro)

A conta poupança oferece ao cliente uma taxa de juros em troca do depósito de seus fundos na conta. Assim como no Brasil, o dinheiro está disponível, mas se você retirá-lo, receberá menos juros.

O objetivo dessa conta é economizar, por isso não são permitidos cartões ou recebimentos de débito direto.

Conta-Salário (Cuenta Nómina)

Também com um funcionamento bastante parecido com o Brasil, a Conta-Salário é uma espécie de conta-corrente que oferece algumas vantagens em troca da contabilização do seu salário ou pensão.

Geralmente, os bancos não cobram comissões, como despesas administrativas ou de manutenção. Pelo contrário, entre os seus benefícios está a entrega de brindes, a oferta de lucratividade ou a devolução de um percentual dos recebimentos pagos.

Conta de Valores (Cuenta de Valores)

As Contas de Valores são contas associadas a uma conta-corrente e nelas são depositados títulos como ações, por exemplo, para que o banco administre a sua venda. Não são exatamente contas bancárias, mas sim instrumentos financeiros.

Esse tipo de produto é comum em bancos, embora você também possa escolher uma corretora. Mas saiba que esse tipo de conta possui comissão porque a operação com títulos tem custo, tanto na entidade quanto na bolsa de valores.

Documentos necessários para abrir conta na Espanha

A lista de documentos necessários para abrir conta na Espanha é bem curta, mas pode variar a depender do banco, já que a instituição financeira pode pedir mais documentação do que o normal.

Mesmo assim, é importante listar os documentos básicos para você estar minimamente preparado para saber como abrir uma conta na Espanha.

Então vamos lá, o primeiro passo quando você chegar para Espanha, será emitir o ser cartão de residência, chamado de TIE e é o local onde consta o seu Número de Identidade de Estrangeiro (NIE).

Esse número será extremamente importante, mas, além desse documento, você precisará do seu passaporte em vigor e de um comprovante de residência na Espanha, o “Certificado de Empadronamiento”.

Em resumo, você precisará dos seguintes documentos:

Na maioria dos casos, somente esses documentos citados são suficientes para abrir conta na Espanha.

Como escolher um banco para abrir conta na Espanha?

Já vimos quais os melhores bancos e quais os tipos de conta, falta agora falar um pouquinho sobre como escolher um banco para abrir conta na Espanha, certo?

Claro que essa decisão é muito pessoal, mas pode ser importante na sua decisão saber de alguns fatores como facilidade de abertura, taxas e utilização no exterior.

Escolhendo um banco pela facilidade na abertura de contas

Com a crise da Covid-19 que atingiu a economia da Espanha e a maior aceitação das pessoas por produtos digitais, os bancos digitais cresceram e começaram a absorver uma parcela importante do mercado. Por isso, os grandes bancos tiveram que adaptar-se e estão facilitando o processo de abertura de contas.

No meu caso, quando eu vim morar na Espanha, o processo de abertura era bem mais complicado do que é hoje e foi uma grande luta conseguir abrir uma conta. O gerente do banco tinha que, praticamente, “ir com a sua cara”, caso contrário, você não poderia abrir uma conta.

Por isso, eu sempre recomendo a abrir a sua primeira conta em um banco digital, já que o processo é bem mais simples e menos burocrático.

Escolhendo um banco pelas taxas

Para quem quer saber como abrir uma conta na Espanha sem pagar taxas, basta verificar as opções que cada banco oferece.

Nesse artigo falamos da Conta-corrente sem comissões do BBVA, do banco N26, e falamos também da Cuenta Smart Santander, para jovens de 18 a 31 anos. Também falamos do OpenBank e, vale mencionar que, esse banco não cobra taxas.

A realidade é que a maioria dos bancos possui uma opção de conta sem comissão, basta descobrir se você é elegível ou não. Em relação ao custo das transferências bancárias, aí sim a lista se reduz. Já que a maioria cobra por transferências a outros bancos.

Melhores bancos para abrir conta na Espanha

Nesse aspecto, os bancos digitais também saem na frente, já que tanto o OpenBank, como o N26, não cobram taxas para transferências a outros bancos, sejam elas nacionais ou internacionais. Ou seja, não há custo mensal e as transferências bancárias dentro da Espanha e na União Europeia são gratuitas. Mais um ponto para os bancos digitais!

Escolhendo um banco pela facilidade em usar no exterior

Você quer viajar e ao mesmo tempo economizar dinheiro? Então, você deve escolher bem o banco que vai abrir conta na Espanha.

Nesse aspecto, mais uma vez, os bancos digitais saem na frente. Sacar dinheiro com uma conta de um banco tradicional pode ter um custo elevado, enquanto que usando o Banco N26, por exemplo, você pode seguir se beneficiando de saques gratuitos em outros países.

É possível abrir conta na Espanha estando no Brasil?

Como mencionamos, está cada vez mais fácil abrir uma conta na Espanha, já que os bancos estão implementando o serviço digital, que pode ser realizado pelo site ou aplicativo da instituição financeira.

Portanto, se você cumpre com os requisitos necessários, você pode abrir uma conta de qualquer lugar do mundo. O único problema é que um dos requisitos mais comuns é o de morar na Espanha. Se você ainda não vive no país e não possui um comprovante de residência, não será possível abrir conta na Espanha.

Entretanto, felizmente, há uma excelente alternativa para que você não precise carregar o seu dinheiro em espécie para onde você for nos seus primeiros meses vivendo fora. Você pode abrir uma conta Wise, por exemplo.

Como enviar dinheiro do Brasil para a conta na Espanha?

Tendo esclarecido como abrir uma conta na Espanha estando no Brasil, falta saber como enviar dinheiro do Brasil para uma conta na Espanha.

Essa dúvida surge na cabeça de todos que vêm morar na Espanha e a resposta é muito simples. Hoje, temos muitas opções para realizar essa tarefa, a dúvida é saber qual que vale mais a pena e se é confiável.

Com a conta internacional da Wise, por exemplo, você poderá receber o seu salário e transferir dinheiro do Brasil para essa conta e gastar em euros na Espanha. Uma maneira simples de transferir dinheiro entre países.

Essa alternativa, garante ainda a melhor taxa de câmbio do mercado. Sem dúvida uma ótima alternativa para fugir dos câmbios exorbitantes dos bancos tradicionais.

Dicas para abrir conta na Espanha

E aí, esse artigo foi útil para você? Nos primeiros meses você pode contar com a opção de usar a conta Wise. Mas, não perca o foco, você deve ter atenção com a documentação e emitir a sua TIE. Ao mesmo tempo, você, provavelmente, estará buscando um apartamento para alugar na Espanha e então poderá obter o seu “Certificado de Empadronamiento“.

Pronto, com esses documentos em mãos, as suas opções de bancos aumentam e você poderá escolher o tipo de conta que deseja abrir na Espanha.

Sabemos o processo para descobrir como abrir uma conta na Espanha não é nada fácil. Por isso, recomendamos o nosso e-book Como morar na Espanha. Um guia completo que te ajudará a planejar bem a sua mudança para a Espanha, desde a decisão até a adaptação ao país!