Abrir conta bancária na Espanha

Contas bancárias no exterior  / 

Não temos como escapar das questões burocráticas quando mudamos de país. Uma delas é a necessidade de se ter uma conta em banco. Sim, necessidade de abrir conta na Espanha, e logo explicarei o motivo.

Como abrir uma conta bancária na Espanha?

Para abrir uma conta bancária na Espanha, o meu primeiro conselho é ter paciência e depois o NIE. Aliás, chegou na Espanha, faça logo esse “documento”, que não passa de uma folha de papel ofício com um número. Porém, sem ele não dá para fazer absolutamente nada, com exceção do “empadronamiento”.

É fácil abrir conta na Espanha?

Não é fácil abrir conta na Espanha se você não conhece o caminho certo ou melhor, o banco que te impõe menos condições. Fiz o caminho das pedras antes de que uma brasileira me indicasse onde deveria ir e lhes digo, não foi nada bacana.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Estive em vários bancos, aliás, no Bankia, por exemplo, me disseram que o NIE e o passaporte europeu eram suficientes e quando voltei, “não era bem assim”. Se tornou mais uma tentativa falida.

Escrevemos um post sobre a moeda da Espanha, confira as dicas.

Bancos mais exigentes

Sede do banco BBVA

Bancos como o Santander e La Caixa, por exemplo, fazem exigências como um valor mínimo de depósito para abrir a conta. O que não está tão ruim, sendo melhor que nos obrigar a fazer um seguro ou um plano de saúde privado, outra exigência bem comum.

Em resumo, não é fácil e os bancos aproveitam a nossa falta de conhecimento e a falta de documentos para nos fazer exigências, digamos um pouco exageradas, uma vez que abrimos uma conta para colocar nosso dinheiro nela.

Você pode conferir uma lista das melhores cidades para morar na Espanha.

Quais são os documentos ou requisitos necessários?

Eu consegui abrir a conta na Espanha com passaporte europeu e NIE no Banco Sabadell e o recomento para os brasileiros que não possuem passaporte europeu. O banco também abre conta com o passaporte brasileiro e o NIE.

Mas fique atento as taxas

Diferente de outros bancos, o Sabadell também não pede um depósito mínimo para abrir a conta, pode deixa-la zerada. Porém, “sim, tem um porém”, para que você não precise pagar a taxa de manutenção de conta, que na minha opinião é muito alta, 30 euros a cada 3 meses, deve entrar na sua conta todos os meses, no mínimo 600 euros.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

A boa notícia sobre os 600 euros é que ele pode entrar hoje e sair amanhã. Não precisa deixa-lo na conta, porém, a movimentação deve ser feita.

Saiba mais sobreTaxa de Câmbio.

Quanto tempo demora?

Abrir uma conta na Espanha quando você tem a documentação necessária, não passará de 30 minutos. Tempo para que se preencha as fichas com os seus dados e você assine muitas e muitas folhas.

Quando você sai do banco a conta já está ativada e pode usá-la, se for no caixa eletrônico, como por exemplo, fazendo um depósito. Depois de uma semana, já tem o cartão e tudo normalizado.

O tempo de espera dos cartões

Uma semana depois de abrir a conta, o cartão de débito/crédito chega no seu endereço e através do aplicativo do banco você pode fazer tudo. Além de sacar dinheiro nos caixas eletrônicos do Sabadell, também pode sacar nos do Bankia, porém, pagando uma comissão.

Leia também como alugar apartamento na Espanha.

Ter passaporte europeu ajuda?

Em todos os outros bancos que fui para tentar abrir a conta na Espanha o passaporte europeu era fundamental, porém, não resolvia o problema sozinho. As exigências eram as mesmas e depois o domicílio fiscal pode criar uma outra exigência.

Explico melhor. No Bankia, por exemplo, com passaporte europeu e NIE eles abririam uma conta para mim e estavam fazendo, até chegar no momento da pergunta “onde fica o seu domicílio fiscal”, isto é, onde declaro renda.

Se você pondera morar na Espanha, veja o que escrevemos sobre:

Domicílio fiscal na Espanha

Tenho passaporte europeu, mas estava vivendo no Brasil, então, a resposta foi “Brasil” e a seguir, seria necessária apresentar os documentos brasileiros. O que não faria o menor sentido, quando você está vivendo em outro país usando o passaporte europeu.

Então, como costumamos dizer no Brasil, ajuda até a página 2.

Tipos de contas que existem

As contas são para empresas ou pessoas físicas. Não existe uma diferença de conta na Espanha para estrangeiro e espanhol. As exigências é que mudam de um banco para o outro. E claro, cada banco tem suas contas com mais serviços ou menos.

Para começar, uma conta que não pagamos manutenção é a melhor opção.

Tem direito a cartão de crédito e quais são os requisitos?

O cartão de crédito/débito chega em casa uma semana. Mas, não se anime para “detonar” o limite do cartão de crédito. Seus gastos devem se limitar ao que você tem na conta corrente.

Na prática esse cartão de crédito se você não tem dinheiro no banco, está zerado. Por outro lado, é muito útil se precisar pagar alguma coisa na internet que precise de um número de cartão de crédito e não aceite débito.

Confira o que fazer de graça na Espanha.

Mas posso ter limites de crédito no banco?

Ter um cartão de crédito com limites é a “fase dois” e mais complicado, o que daria mais um textinho por aqui.

Quais são os melhores bancos na Espanha e por quê?

Sede do banco BBVA

Para nós brasileiros com ou sem passaporte, o melhor banco na Espanha é sem dúvida o Sabadell. Porém, quando se tem contrato de trabalho, TIE, seguridade social, empadronamiento e “ufa”, toda a documentação na Espanha, outros bancos podem ser melhores para abrir conta na Espanha.

Veja o ranking dos 5 melhores bancos na Espanha!

Veja o nosso guia passo-a-passo para enviar dinheiro através do TransferWise, e conheça o Transferwise.

É importante ter uma conta na Espanha e por quê?

É muito importante abrir conta na Espanha. Vai servir para uma simples inscrição em academia até o pagamento de contas de luz e água.

As contas na Espanha são cobradas na sua conta bancária e não é como no Brasil que é opcional, isto é, você pode receber a conta de luz e ir pagá-la no banco. Aqui não funciona assim. Luz, água, internet, compras parceladas e até mesmo a academia, obrigatoriamente serão debitadas na sua conta corrente.

Aproveite e veja também como são as contas do mês e o custo de vida na Espanha.

Até para as coisas mais simples precisa de uma conta

Eu descobri o quanto era importante abrir conta na Espanha quando não conseguia fazer inscrição em uma academia porque precisaria de uma conta para debitar as mensalidades.

Como dá para perceber uma coisa puxa a outra e aos poucos vamos vencendo a burocracia e contando por aqui para que vocês possam cortar caminho e chegar mais rápido.

Se gostou desse artigo, não deixe de ler 8 curiosidades da Espanha que você desconhecia.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Todo o conteúdo do portal Euro Dicas é escrito por redatores brasileiros que moram ou moraram na Europa e compartilham suas dicas de como escolher o país de destino, qual o custo de vida, cultura, idiomas e dia-a-dia. O objetivo é apoiar quem pretende sair do Brasil para morar na Europa.