São muitas as possibilidades — e perrengues — para encontrar o seu imóvel: preços, onde procurar, documentação necessária e por aí vai. Quer saber como funciona o processo de aluguel na Espanha? Então, confira esse artigo com tudo o que você precisa saber!
Pergunta | Resposta |
Qual o valor do aluguel na Espanha? | Depende de uma série de fatores, como localização, tamanho e tipo do imóvel. |
Existe aluguel barato na Espanha? | Sim, existe. Mas será dificilmente encontrado nos centros de grandes cidades, como Barcelona e Madrid. |
É difícil alugar apartamento na Espanha? | Não é difícil, contanto que você tenha como comprovar renda e vínculo empregatício. |
Como funciona o aluguel na Espanha?
Alugar um apartamento é a meta de muitos brasileiros que vêm morar na Espanha. Porém, antes de tudo, é preciso entender como funciona o aluguel e se adequar às exigências solicitadas.
Com a Uniplaces fica mais fácil! A plataforma de aluguel de apartamentos e quartos é totalmente segura, fácil de utilizar e ideal para alugar antes mesmo de sair do Brasil. Garanta seu alojamento com tranquilidade e segurança agora mesmo!
GARANTIR MEU ALUGUEL →A dinâmica de aluguel na Espanha não é muito diferente do que conhecemos no Brasil. Existem duas maneiras de encontrar apartamentos disponíveis para aluguel na Espanha: por conta própria ou contando com a assessoria de uma imobiliária.
Alugar direto com o proprietário pode ser um pouco mais simples no quesito da burocracia, porém dá mais liberdade ao proprietário, o que pode causar incômodos no futuro.
No caso da imobiliária existe uma segurança maior que pode valer a pena, visto que a empresa assegura as obrigações entre inquilino e proprietário. Para estrangeiros, garantir que burocracias estão seguras é um fator importante.
Marciele e Ícaro moram em Barcelona há um ano e buscaram um apartamento logo que chegaram ao país. Após aproximadamente 6 visitas e em cerca de uma semana, encontraram o atual apartamento.
Eles nos contam a sua experiência:
“Optamos pelo Idealista, chegamos a olhar em algumas imobiliárias de bairro mas não chegamos a entrar em alguma. Mesmo assim, em geral os apartamentos anunciados no Idealista eram vinculados a alguma imobiliária. Já evitávamos visitar quando era direto com o proprietário pois não nos sentíamos seguros assim.”
Independente do formato, para fazer um contrato de aluguel na Espanha é necessário assinar um contrato de arrendamiento, comprovar alguns documentos e pagar uma quantia adiantada ao proprietário ou imobiliária.
Falaremos sobre os documentos e o contrato de aluguel no decorrer do artigo.
É difícil alugar apartamento na Espanha?
Não necessariamente e nem sempre é difícil, mas é um pouco mais custoso. Afinal, é outro país, outras burocracias e exigências que talvez não seriam necessárias se fosse um aluguel no Brasil.
Se você se encaixa nos requisitos solicitados por proprietários e imobiliárias, já é meio caminho andado. Alguns desses requisitos são ter contrato de trabalho na Espanha ativo, comprovação financeira suficiente, últimas três folhas de pagamento, aval bancário, conta em banco espanhol e NIE válido.
Marciele e Ícaro, nossos entrevistados, relatam que ter chegado à Espanha com o NIE pronto (iniciaram o processo quando ainda moravam em Portugal) fez toda a diferença. Afinal, é preciso ter um documento de identificação local para alugar um imóvel.
“Não achamos tão complicado porque tínhamos os papéis adiantados. O contrato é menos cheio de detalhe que o do Brasil. Por outro lado, no Brasil há mais rede de apoio.”
Ainda, sim, encontrar um apartamento na Espanha pode levar um tempo, requer que sejam feitas visitas e, mesmo quando você se interessa por uma casa, é preciso antes ter os documentos avaliados para que então tenha o aceite do proprietário ou imobiliária.
Eles também nos contam que ter os documentos digitalizados e prontos para serem enviados para demonstrar interesse após uma visita faz toda a diferença na dinâmica, que é rápida, portanto ser ágil nesse momento é um dos segredos para o sucesso:
“Tem uma ordem de fila. Se tu manifestou interesse primeiro, eles vão ver os teus documentos primeiro. Em seguida pedem a reserva e, se tu não pagar, podem ir pro próximo da fila.”
O processo é um pouco mais difícil para estudantes, por exemplo, por causa das comprovações solicitadas. Porém, um fiador que mora na Espanha pode ser a saída — desde que essa pessoa se encaixe nos requisitos anteriores e possa se responsabilizar por você.
Outro ponto é que, se você está sozinho buscando um apartamento de 2 quartos, deve comprovar renda suficiente para cobrir um apartamento no qual, em teoria, morariam duas pessoas com duas rendas. Ou seja, para morar sozinho é mais fácil buscar um apartamento de um quarto. No caso de casais ou amigos, morar juntos facilita.
Em resumo, alugar um apartamento na Espanha pode ser um pouco mais difícil e custoso, mas é totalmente possível.
Como encontrar ofertas de aluguel na Espanha?
A internet é hoje o maior catálogo de apartamentos e casas para alugar na Espanha, com muitos sites e aplicativos operando em todo o país. Sem dúvida, essa é maneira cômoda, prática e rápida de encontrar o seu imóvel, mas não é a única opção.
Como mencionado anteriormente, existe a possibilidade de contar com a ajuda de um corretor de imóveis que irá lhe assessorar a encontrar o apartamento ideal.
Se você estiver disposto a pagar a taxa solicitada, pode valer a pena economizar todo o tempo da procura e contar com alguém para intermediar as tratativas para você. Além disso, também é útil contar com um profissional que conheça bem a região.
Esteja atento ao andar pela cidade
Um conselho para ajudar a definir exatamente em que bairro procurar é utilizar um mapa da cidade com as linhas de transporte público.
E, uma vez em território espanhol, não deixe de caminhar pela cidade para conhecer o ambiente do local onde você deseja morar. Uma simples caminhada pode surpreender ou fazer você mudar de ideia.
Relocation na Espanha
Se você está em busca de um imóvel na Espanha e pretende se mudar para a região da Catalunha, conheça a solução Chaves na mão, da Oliveira Imóveis. Com esse serviço, a equipe da imobiliária encontrará o imóvel ideal para você, conforme o seu orçamento e suas necessidades.
Você receberá a informação dos imóveis (num total de 5), acompanhadas de fotos e vídeos para que você possa conhecer todos os detalhes, inclusive os defeitinhos da casa ou apartamento. Ou seja, a Oliveira Imóveis é totalmente transparente no processo de procura.
Além disso, também são feitos vídeos na região do imóvel, para que você conheça mais do bairro e saiba quais são os serviços e facilidades do local.
Após conhecer as opções, se você se decidir por um dos imóveis, os profissionais da imobiliária cuidam de todos os detalhes para garantir a assinatura do contrato. E também providenciam a ligação de serviços de luz, água e gás.
Mudar para a Catalunha e ter uma casa prontinha à sua espera é uma facilidade e tanto. Ficou interessado? Então entre em contato com a Oliveira Imóveis. A empresa é da nossa confiança.
Melhores sites para buscar apartamentos
No final das contas, entre todas as maneiras existentes de encontrar um apartamento disponível para aluguel na Espanha, a mais utilizada hoje em dia acaba sendo mesmo a internet, através dos sites e aplicativos especializados.
Mas, quais são melhores portais para encontrar de aluguel na Espanha? É exatamente isso que veremos agora:
Uniplaces
A plataforma Uniplaces é a melhor opção para quem ainda está no Brasil e planeja alugar um apartamento por um tempo determinado ou mesmo para quem quer alugar um imóvel temporário até encontrar o seu apartamento definitivo.
Na Uniplaces você encontra muitos imóveis verificados pessoalmente pela equipe da plataforma, a qual é segura, de uso simples e muito eficiente.
Para oferecer essa comodidade, a Uniplaces cobra taxa de utilização, mas pode valer muito a pena para os primeiros meses na Espanha. Para economizar na sua locação, utilize o nosso cupom de desconto UPEURODICAS15OFF para ter 15% de desconto na taxa administrativa da empresa!
Ainda, você pode optar pelo pagamento via cartão de crédito ou Paypal — que aceita o cartão de débito internacional da Wise.
Idealista
O Idealista é hoje o maior portal de aluguel na Espanha. A sua principal vantagem é ter o maior catálogo de apartamentos (seja para alugar, compartilhar ou comprar) e, diariamente, são publicados novos anúncios.
Um dos recursos mais úteis do Idealista é a possibilidade de salvar pesquisas e usá-las para receber alerta. Assim, o interessado fica sabendo imediatamente quando um novo anúncio é publicado e pode ser um dos primeiros a entrar em contato com o proprietário ou a imobiliária.
Fotocasa
Fotocasa é segundo maior portal de busca de apartamento para alugar na Espanha. O seu diferencial está no desenho fácil de compreender e intuitivo, onde é possível escolher de forma muito visual o tipo de imóvel, a área e também se pretende alugar, comprar, compartilhar ou encontrar um aluguel por temporada.
Além das opções acima, existem muitos outros sites para alugar apartamento na Espanha, como você pode observar na lista a seguir:
Melhores imobiliárias para alugar
Se prefere contar com a ajuda de profissionais, poderá visitar uma imobiliária para ser assessorado na busca de casas para alugar na Espanha.
Apesar de poder exigir que você se desloque até uma agência, esse processo acaba poupando o seu tempo. Isso porque você conversará com um especialista de imóveis na região que lhe ajudará a encontrar um que se ajuste às suas necessidades.
Hoje em dia, é até muito provável que as tratativas com a agência possam ser realizadas remotamente. Além disso, pode haver uma segurança maior.
Ao optar por alugar um apartamento na Espanha por meio de uma imobiliária, será obrigatoriamente feito um contrato de locação conforme os parâmetros legais. Esse contrato é uma garantia de que o combinado entre as partes (proprietário do imóvel e locatário) seja respeitado.
E aí? Gostou de ideia de contar com um corretor no processo? Então saiba quais são as melhores imobiliárias da Espanha:
Outras formas de alugar apartamento na Espanha
Outra opção para encontrar um apartamento disponível para aluguel na Espanha é por meio de grupos do Facebook. Nesses grupos, é comum ver anúncios para alugar quarto na Espanha, normalmente em casas compartilhadas, e especialmente em cidades universitárias.
Diariamente são publicados anúncios de apartamentos e quartos, abaixo alguns deles:
- Apartamentos e quartos em Madrid;
- Apartamentos e quartos em Barcelona;
- Apartamentos e quartos em Almería;
- Apartamentos e quartos em Valencia;
- Apartamentos e quartos em Salamanca;
- Apartamentos em Bilbao.
Cuidado com o golpe do aluguel de apartamento na Europa e não faça transferências de valores antes de ter a certeza da idoneidade do anúncio, em qualquer plataforma. Evite fechar negócio sem antes ver o imóvel.
O boca a boca também funciona?
Sim. O boca a boca pode funcionar muito bem para encontrar um apartamento para aluguel na Espanha, já que é possível alugar diretamente com o proprietário.
Informar os amigos, colegas de trabalho e conhecidos que você está buscando um apartamento é uma ótima ideia para fazer com que ofertas em aberto cheguem até você.
Porém, não recomendamos contratos verbais, ou seja, combinados apenas em uma conversa. Isso pode causar muito estresse e prejuízo, especialmente quando o inquilino é um estrangeiro.
Quanto custa um aluguel na Espanha?
O custo de um aluguel na Espanha pode variar por diversas razões. Alguns dos fatores mais relevantes que influenciam no preço final do imóvel é a cidade e a quantidade de quartos.
Para exemplificar preparamos uma tabela com as quatro cidades mais populosas da Espanha. Essa tabela foi realizada de acordo com informações contidas no site Numbeo, em fevereiro de 2024, considerando imóveis de 1 e 3 quartos no centro da cidade.
Apartamento no centro das cidades | 1 quarto | 3 quartos |
Média nacional | 930,53€ | 1.506,25€ |
Madrid | 1.150,43€ | 2.028,48€ |
Barcelona | 1.232,03€ | 2.082,26€ |
Valência | 938,19€ | 1.560,05€ |
Sevilha | 1.112,50€ | 1.325,00€ |
Obviamente, o aluguel na Espanha de um apartamento de três quartos vai custar muito mais do que o apartamento que tenha apenas um. E, claro, os imóveis de Madrid e Barcelona são responsáveis por elevar a média nacional no preço dos aluguéis.
Além desses fatores, a distância para o centro da cidade é outra questão que pode fazer a diferença. Por isso, preparamos também uma tabela com as mesmas cidades exemplificadas anteriormente, com a diferença que agora temos a média dos aluguéis fora dos centros urbanos.
Observe como o preço muda consideravelmente:
Apartamento fora do centro das cidades | 1 quarto | 3 quartos |
Média nacional fora do centro |
687,79€ | 1.059,10€ |
Arredores de Madrid | 827,78€ | 1.369,20€ |
Arredores de Barcelona | 940,03€ | 1.558,28€ |
Arredores de Valência | 689,32€ | 1.001,36€ |
Arredores de Sevilha | 568,89€ | 770,00€ |
Em muitos casos, como é o exemplo de Sevilha e Valência, por não serem cidades com grandes extensões como Madrid e Barcelona, morar fora do centro da cidade não é o mesmo que morar longe do centro.
Muitos pueblos, como são chamadas as pequenas cidades de uma província espanhola, estão a menos de dez minutos do centro da cidade e têm preços muito mais acessíveis.
Cidades mais caras para alugar apartamento na Espanha
Preparamos uma lista com as dez cidades mais caras da Espanha considerando o preço do aluguel por metro quadrado. Os dados foram levantados pelo Idealista no informe de preços de aluguel em fevereiro de 2024.
Cidade | Aluguel por m² |
Barcelona | 20,8€ |
Madrid | 18,3€ |
Baleares | 16,2€ |
Guipuzcoa | 15,6€ |
Málaga | 13,7€ |
Valência | 13,4€ |
Vizcaya | 12,9€ |
Las Palmas de Gran Canária | 11,9€ |
Sevilha | 11,2€ |
Navarra | 9,8€ |
Cidades com aluguel na Espanha mais barato
As cidades mais baratas da Espanha com relação ao preço do aluguel por metro quadrado são as seguintes:
Cidade | Preço por m² |
Zamora | 6,3€ |
Ciudad Real | 6,7€ |
Jaén | 6,8€ |
Cáceres | 6,9€ |
Teruel | 6,9€ |
Valladolid | 7,8€ |
Albacete | 7,3€ |
Guadalajara | 8,5€ |
Toledo | 8,5€ |
Nesse ranking, a cidade de Zamora, na região de Castela e Leão, é a que possui o metro quadrado mais barato para aluguel.
Se formos considerar o preço médio das Comunidades Autônomas, as que apresentam a menor média de preço por metro quadrado são as comunidades de Extremadura, que tem valores médios de 6,4 €/m², seguido por Castilla-La Mancha, com 6,7€/m² e Murcia, com 7,6/m².
Documentos necessários para o aluguel na Espanha
E aí, já escolheu a sua casa para alugar na Espanha? Então vamos a uma parte muito importante: a análise da documentação.
Na maioria das vezes, você só precisará apresentar dois documentos, os quais são:
- Documento de identificação (DNI ou NIE);
- Comprovante de renda (contracheque, comprovantes de rendimentos ou outros documentos comprovativos de recursos financeiros).
Quem não possui um emprego na Espanha pode ter um pouco mais de dificuldade de alugar um apartamento no país. Além disso, é imprescindível ter conta em banco espanhol.
Marciele e Ícaro relatam que, no caso deles, como ainda não tinham contracheques em mãos, por ser um trabalho novo, nem todos os proprietários aceitavam a solicitação de aluguel. Mas como o Ícaro já tinha o trabalho em contrato e eles tinham o valor de caução garantido, alguns eram mais flexíveis e aceitavam assim. Ou seja, é possível tentar negociar.
Apesar de poucos documentos exigidos, a análise da comprovação de renda é bastante restritiva, o que nos leva ao ponto seguinte deste artigo.
Brasileiros precisam apresentar outros documentos?
Na prática, não é necessária a apresentação de outros documentos a não ser os citados anteriormente. Mas, como mencionado, a comprovação da renda é bastante criteriosa e pode limitar muito as opções de brasileiros que não trabalham. Mas, por que isso?
Isso ocorre porque alguns proprietários e praticamente todas as imobiliárias exigem a realização de um seguro contra inadimplência. E é aí que surge o problema, já que as seguradoras raramente aceitam inquilinos que não trabalhem na Espanha.
Ainda que possua uma boa entrada de recursos e tenha como comprovar, essa exigência poderá ser um limitante, se esse for o seu caso.
Mas, a boa notícia é que nem todos os proprietários fazem esta exigência. Por isso, uma alternativa é fazer o aluguel na Espanha diretamente com o proprietário e negociar a questão do seguro contra inadimplência. Isso também pode fazer você economizar o valor de um mês de aluguel que as imobiliárias exigem a título de comissão.
Desse modo, algo que pode ajudar a comprovar renda, apesar de não ser obrigatório, é mostrar movimentação financeira no país. Portanto, é importante abrir conta na Espanha.
Como são os apartamentos de aluguel na Espanha?
Em primeiro lugar, os apartamentos na Espanha são chamados de pisos, tanto pelas pessoas que buscam como pelos profissionais e imobiliárias. Assim, esse termo acaba sendo bastante utilizado nos sites de busca para aluguel na Espanha.
Mas por que é importante saber disso? Porque você encontrará uma grande quantidade de pisos em alquiler na Espanha. Esse tipo de imóvel é mais popular do que as casas, chamadas de viviendas, e as ofertas são muito maiores, principalmente nas grandes cidades.
Mas, então como são as casas para alugar na Espanha? Indo direto ao ponto, a maioria dos apartamentos disponíveis para aluguel na Espanha possuem boa infraestrutura, com varandas, sistema de climatização e, em alguns casos, mobília básica. Porém, isso pode variar.
As casas para aluguel na Espanha têm mobília?
Depende. Existe uma grande variedade de imóveis para aluguel na Espanha, com alguns totalmente equipados e mobiliados, outros não mobiliados e alguns com apenas uma parte da mobília.
Tudo depende do imóvel em si e, caso você busque um apartamento já totalmente mobiliado e equipado, recomendamos ler bem as descrições do imóvel no anúncio e, na hora da visita, perguntar tudo o que for preciso para garantir.
No caso de contar com assessoria de imobiliária, é possível já solicitar que os apartamentos buscados estejam prontos para morar.
É claro que você pode alugar um imóvel sem mobília. Assim, não só o valor do aluguel poderia ser mais baixo, como também o valor pedido de fiança. Porém, alugar um imóvel já mobiliado tem as suas vantagens, como facilitar a vida das pessoas recém-chegadas ao país, sobretudo das que possuem família.
Além disso, alguns proprietários podem ser flexíveis, inclusive quando imobiliárias fazem parte do acordo. Eu, Liz, já visitei apartamentos nos quais os proprietários estavam abertos a fazer ajustes, como comprar camas, pintar paredes e incluir algum eletrodoméstico. É sempre válido perguntar!
A cozinha é equipada?
Na maioria das vezes a cozinha já está minimamente equipada com o básico: geladeira, fogão, pia e forno.
Mas assim como a mobília, também depende do imóvel. Existem apartamentos que já vem equipados até mesmo com utensílios básicos, como talheres, pratos e panelas. Já outros podem não oferecer nada nisso.
Em alguns anúncios de imóveis pode ser que essas informações não estejam tão óbvias. Recomendamos perguntar para que você possa se assegurar do que está incluído e, se for o caso, já ter em mente as futuras compras.
Aluguel de quartos na Espanha
Alugar quarto na Espanha significa que você irá morar com outras pessoas e as áreas comuns da casa como sala, cozinha, banheiro e lavanderia são compartilhadas.
Apenas o quarto é privado e exclusivamente seu. Nesse caso, o apartamento é sempre mobiliado e os quartos costumam ser equipados com cama, armário, mesa de escritório e cadeira.
É uma ótima saída para estudantes e recém-chegados ao país que precisam de mais um tempinho para reunir todos os documentos e guardar mais dinheiro para as comprovações financeiras ou para quem simplesmente prefere economizar no aluguel.
Atenção: alugar quarto pode envolver contratos ou não. É também possível alugar com intermediários, como agências que conectam inquilinos a quartos disponíveis. Nesse caso, há também uma taxa de comissão.
Porém, é muito possível alugar direto com o proprietário ou responsável pelo apartamento. Só é preciso tomar alguns cuidados, fazer muitas perguntas e optar por casas em que você sinta uma confiança maior e perceba uma boa dinâmica entre os moradores na hora da visita.
Existem ótimos portais para encontrar quartos para aluguel. Os mais utilizados são:
Além disso, existem grupos de Facebook e WhatsApp nos quais você pode encontrar ofertas. Colocar-se em contato com demais estrangeiros na Espanha é também uma boa saída, pois muitas vezes eles sabem de ofertas ou têm quartos disponíveis nas próprias casas.
Se essa é uma boa opção para você, confira como alugar quarto em Barcelona.
Minha experiência alugando quarto
Eu, Liz, moro em Barcelona e desde que vim para cá, em outubro de 2022, alugo quartos em apartamentos. Considero uma ótima saída pela questão financeira, já que mesmo não sendo tão barato alugar quarto em Barcelona, é ainda mais econômico e realista no meu caso.
O primeiro quarto, aluguei ainda estando no Brasil. Estava tão preocupada com essa questão e tinha tão pouco conhecimento sobre que acabei alugando pelo Badi, assim tinha a garantia do aplicativo, porém sem ter visitado ou feito perguntas muito básicas antes.
Acabou que essa não foi uma boa experiência e fiquei nessa casa por apenas 2 meses. Quando comecei a busca por novos quartos aprendi o que sempre repasso como dica: visite vários, pergunte coisas básicas como poder ou não receber visita, se é possível fazer o empadronamiento na casa, quais as regras, data de pagamento do aluguel, se as contas mensais já estão inclusas e demais obrigações como inquilino.
Alugar quarto é uma experiência bacana, mas tudo depende dos roommates (companheiros de casa) e das regras. É sempre válido ter uma conversa inicial para que todos se entendam e você se sinta confortável, afinal, também é a sua casa.
Como fazer o contrato de aluguel na Espanha?
Conhecido na Espanha como contrato de arrendamiento ou contrato de alquiler, é o documento que reúne todas as características e condições do aluguel, sendo assinado pelo proprietário, inquilino e imobiliária, se for o caso.
Alguns dos principais pontos que estão inclusos no contrato de aluguel na Espanha são:
- Dados pessoais e documentos do inquilino e do proprietário;
- Se o inquilino é pessoa física ou jurídica;
- Dados do apartamento (endereço, nome do titular, referência cadastral, etc.);
- Inventário de bens (móveis, eletrodomésticos, etc.);
- Duração do contrato de aluguel;
- Renda mensal e formato de pagamento;
- Fiança;
- Prórrogas (possibilidade de estender o aluguel após a duração inicial de contrato);
- Prazo de pré-aviso para sair do apartamento;
- Casos de rescisão e abandono de contrato por ambas as partes;
- Quem paga as contas da casa;
- Se existe fiador;
- Como funcionam e quem faz reparos;
- Demais cláusulas consideradas relevantes (se é permitido ter pets, por exemplo).
O contrato de aluguel pode ser feito por advogados, agências imobiliárias ou pelo próprio proprietário.
Quanto à burocracia e as diferenças entre um aluguel na Espanha e no Brasil, Marciele e Ícaro nos contam que elas são muito relacionadas a você ter uma vida no país e não ter:
“No Brasil eu sentia um pouco mais de segurança, quando tu conta com imobiliária tu não tem contato com o proprietário. Aqui, tu faz o contrato por agência imobiliária, mas a pessoa que administra pode ser o proprietário e tu tem que lidar direto com essa pessoa.”
Duração do contrato de aluguel na Espanha
Segundo a Lei de Arrendamentos Urbanos (LAU), os aluguéis entre particulares tem uma duração mínima de 5 anos e a renovação pode ser de até 3 anos adicionais.
Apesar disso, muitas vezes é comum assinar um contrato de um ano e ir ampliando até chegar aos 5. Caso chegue a 5 anos e nenhuma das partes deseje cancelar o contrato, ele será renovado automaticamente até os 3 anos.
Visita para conhecer apartamentos para alugar na Espanha
A visita ao apartamento é fundamental para averiguar o imóvel e tirar todas as dúvidas com o proprietário ou agente imobiliário. Perguntar os mínimos detalhes faz toda a diferença, afinal, você precisa sentir segurança e entender se esse apartamento é o ideal.
É interessante agendar a visita durante o dia, assim é mais fácil entender a iluminação do local. Além disso, não deixe de prestar atenção em alguns pontos como:
- Posição solar e entrada de luz nos ambientes;
- Tamanho e funcionalidade dos ambientes;
- Janelas e vistas, considerando o barulho ou não vindo da rua;
- Mobília, eletrodomésticos e utensílios básicos ou falta dos mesmos;
- Entrada do prédio, portaria, escadas e se há elevador;
- Qualidade da estrutura e elementos como portas, piso, etc.
Também vale a pena fazer fotos e vídeos para rever depois. Dessa forma, após visitar outros apartamentos, é possível relembrar e fazer uma comparação.
Não se esqueça de analisar o bairro em si e a rua onde o apartamento está localizado, para entender se essa zona da cidade funciona para você e se é segura.
Visitar apartamentos pode ser um trabalho de tempo integral e nem sempre o ideal será o primeiro visitado. Marciele e Ícaro dividem uma ótima dica:
“Como é muito frenético, é importante não se desesperar e aceitar o primeiro apartamento que aparecer, porque eles esgotam muito rápido mas também aparecem outros muito rápido.”
Além disso, eles recomendam agendar as visitas para o primeiro horário da manhã, sempre que possível. Como a concorrência é grande, quanto antes você demonstrar interesse, maiores as chances de fechar o contrato.
Assinatura do contrato de aluguel na Espanha
Encontrou o apartamento ideal? É hora de assinar o contrato e começar a mudança!
A assinatura do contrato de aluguel na Espanha pode ocorrer de três formas:
- Forma clássica ou presencial: inquilinos e proprietários devem assinar em todas as folhas, inclusive nos anexos, se houver. É recomendável incluir cópia de documento de identidade de ambas as partes. São duas cópias, uma para cada uma das partes;
- Contrato enviado por correio: caso necessário, é possível que o proprietário envie o contrato por correio e o inquilino envie novamente com as assinaturas necessárias.
- Online: cada vez mais comum, fazer uma assinatura digital também é possível e válido legalmente.
Antes de assinar, recomendamos que leia todas as cláusulas com muito cuidado.
Se necessário, questione o proprietário, a imobiliária ou repasse a um escritório de advocacia de confiança para que seja feita uma revisão.
O aluguel na Espanha exige caução?
Sim. Os aluguéis na Espanha podem exigir o valor de dois meses de aluguel como caução (garantia).
Além disso, como previsto na Lei de Arrendamentos Urbanos, o proprietário também pode exigir um mês de aluguel como fiança.
Portanto, no final das contas, geralmente é preciso pagar 3 meses de aluguel adiantados para formalizar um contrato de aluguel na Espanha.
Atenção: a partir da nova Lei de Vivienda os proprietários são os responsáveis por pagar os honorários de agência imobiliária, caso seja feito o uso — com exceção de aluguéis de temporada e aluguel de quartos via agências, por exemplo.
Mudança
Confirmar com os atuais responsáveis pelo apartamento a data concreta na qual você poderá entrar é o primeiro passo. A partir disso, é hora de se organizar com antecedência e planejar os dias de mudança.
É possível contratar fretes na Espanha, caso você já tenha móveis ou muitas coisas acumuladas. Se esse não for o caso, o transporte público e uma mãozinha dos amigos cai muito bem. Para maior comodidade, é também possível solicitar um Cabify Group. São carros de maior capacidade e com mais espaço para malas.
Antes de trazer todas as suas coisas para a nova casa, é válido fazer um registro de como os ambientes estavam antes da sua chegada, por garantias futuras.
Importante: mudar de casa também envolve questões legais. Após a assinatura do contrato e mudança oficial, é necessário fazer a alteração do empadronamiento para a casa atual, além de notificar órgãos como a Fazenda e a Seguridade Social para terem o seu endereço atualizado.
Como reincidir o contrato de aluguel na Espanha?
O inquilino tem a opção de rescindir o contrato de aluguel na Espanha sem indenização, desde que já tenham se passado 6 meses de contrato e sempre que o prazo de pré-aviso (30 dias) seja cumprido.
É importante que a cláusula referente ao assunto esteja prevista no contrato dessa forma.
Caso a desistência seja antes dos 6 meses, o inquilino deverá pagar o valor que falta para completar os 6 primeiros meses, mesmo saindo.
Além disso, conforme a lei anteriormente citada (LAU), o inquilino tem o direito de solicitar a rescisão antecipada do contrato em 3 casos:
- O não cumprimento de qualquer obrigação por parte do proprietário, previsto no contrato;
- Não realização, por parte do proprietário, de reparos necessários a conservação do apartamento;
- Quando o proprietário gera incômodos ou perturbações diretamente ao inquilino.
Cuidados ao buscar uma casa para alugar na Espanha
Achar um apartamento disponível para aluguel na Espanha não é complicado. Pode ser um pouco trabalhoso, sobretudo dependendo da cidade da sua escolha, mas não há motivos para grandes preocupações.
A Espanha é um país muito turístico, com várias ofertas de alojamento e recebe estrangeiros o ano todo. Então, também existe a possibilidade de alugar um imóvel por temporada e até por plataformas, como a Uniplaces ou o Airbnb.
Entretanto, é importante ficar atento a algumas questões, para evitar qualquer problema, como possíveis golpes.
Cuidado com preços muito abaixo da média
Quando uma oportunidade surgir a um preço muito abaixo da média da cidade, tome cuidado. As boas oportunidades existem, mas é preciso ter muita cautela porque também existem anúncios falsos na internet.
A maioria dos anúncios são reais, mas não podemos ignorar a existência de golpes na Espanha e, normalmente, as vítimas são estrangeiros que ainda não moram no país. A pressa e ansiedade em garantir um apartamento faz com que algumas pessoas tomem decisões equivocadas.
Portanto, se for pedido um depósito a título de reserva do local ou mesmo para fechar o contrato sem que você nem tenha visto o imóvel, fuja. Não deposite o seu dinheiro sem antes visitar o local e ler bem o contrato.
Por isso, recomendamos que você alugue um espaço temporário na Uniplaces, por exemplo, por um período de pelo menos um mês. Assim você terá tempo de visitar e participar de todo o processo presencialmente.
Nesse vídeo do canal “Brasileira na Espanha”, a Emülyn conta sobre dois golpes comuns no mercado imobiliário espanhol, vale a pena dar o play e ficar ciente!
Confirme o nome do proprietário do imóvel no contrato
Algo que também deve ser verificado antes de assinar e pagar pelo imóvel é a comprovação da titularidade. É importante saber se a pessoa que está assinando é mesmo o dono do apartamento ou da casa e se o seu nome está constando corretamente no contrato.
Peça sempre para ver a escritura ou um documento que comprove o registro e o titular da propriedade, não tenha vergonha e não se intimide.
Leia bem o contrato de aluguel
Infelizmente, alguns proprietários e até corretores podem incluir cláusulas abusivas no contrato, por estarem alugando para um estrangeiro. Portanto, leia atentamente o contrato e não tenha medo de conversar caso algo não lhe faça sentir confortável.
Outro ponto importante é ficar atento à cobrança de taxas extras.
Dicas para alugar apartamento na Espanha
Está em busca de um apartamento para aluguel na Espanha? Confira as nossas dicas para que esse processo seja mais tranquilo e eficiente:
- Defina o orçamento disponível para o aluguel mensal, considerando os gastos mensais (água, luz, gás, internet) e esteja seguro de ter o valor necessário para essa mudança;
- Defina os bairros nos quais você tem interesse em morar e quais as suas prioridades em um apartamento;
- Ter um chip de celular na Espanha facilita o processo, segundo nossos entrevistados. Quando tentavam usar o telefone de Portugal, não recebiam tanto retorno. Além disso, na Espanha é muito mais comum fazer ligações nesse processo, então vale a pena já ter um telefone local;
- Tenha em mente que o processo é rápido. É mais funcional começar a buscar quando você de fato pode se mudar, tanto financeiramente quanto considerando a logística;
- Ao visitar, confira a distância do endereço até o trabalho e demais locais como supermercados e utilidades. Confira também a disponibilidade de transporte público por perto;
- Seja rápido e esteja preparado. Alugar um apartamento pode ser um processo rápido, pois muitas ofertas estão sendo feitas. Se você está certo de ter encontrado o ideal, já avise ao proprietário e comece, ao menos, a enviar a documentação, mostrando interesse;
- Nunca faça um contrato verbal. Isso pode custar muita dor de cabeça no futuro;
- Confirme detalhes como a data de entrada no apartamento, por exemplo.
- É possível negociar, na maioria das vezes;
- Não faça nenhum pagamento antes de ter visitado o apartamento;
- Se possível, conte com uma empresa especialista para ajudar no processo. A nossa recomendação é a Oliveira Imóveis.
Além de todas as dicas práticas, uma boa dica para tornar o processo mais leve:
“Como é um processo difícil de estar sempre na rua, caminhando e visitando apartamento, nessas horas vale a pena tentar usar esse momento para aproveitar e fugir um pouco desse estresse, tomando um café, um sorvete ou passeando pela cidade” sugerem os nossos entrevistados.
Vale a pena viver de aluguel na Espanha?
Sim, vale a pena. Porém, também depende das suas prioridades e possibilidades.
Vale a pena quando você está em uma situação financeira minimamente tranquila, em um trabalho estável e tem previsões de continuar morando na Espanha. Afinal, quando fazemos comparações, alugar quarto nem sempre é barato, especialmente um bom quarto.
Em muitos casos, especialmente quando se aluga apartamento com parceiro(a), família ou amigos, o valor mensal para cada um pode não ser tão diferente do que seria cada um alugar um quarto em um apartamento diferente. Ou seja, alugar um apartamento faz todo o sentido.
A principal questão é estar trabalhando e organizar-se financeiramente para ter em mãos os pagamentos adiantados para alugar um apartamento no seu nome.
Quando o assunto é comprar um apartamento ou casa, vale a pena começar no aluguel. A compra de uma casa requer muito mais burocracia e possui outros custos associados.
Perguntas frequentes sobre o aluguel na Espanha
Alugar um apartamento é um processo que traz muitas dúvidas. Reunimos algumas das perguntas mais frequentes sobre aluguel na Espanha para te ajudar.
Como encontrar aluguel barato na Espanha?
Além de estar atento às plataformas de anúncio de aluguel constantemente, uma ótima maneira de encontrar aluguel barato é não se restringir a apenas um bairro ou uma zona. Estar aberto a morar fora da região central é uma solução mais rápida para encontrar um aluguel barato na Espanha.
Enquanto estiver focado nas buscas em plataformas, preste atenção em imóveis publicados há muito tempo. É mais fácil negociar quando um imóvel está parado.
Pergunte a conhecidos sobre ofertas. O boca a boca é também uma ótima saída, por existirem pessoas que desejam alugar com menos burocracia e gastos adicionais, as quais às vezes nem mesmo anunciam o imóvel.
Ao passear pelos bairros nos quais você moraria, preste atenção nas imobiliárias de bairro. Muitas deixam anúncios na vitrine. Vale a pena fazer uma visita, afinal pequenas imobiliárias podem ter ótimos contatos e ofertas.
Outra dica importante é preparar um bom discurso ao entrar em contato com o anunciante, pois você deve mostrar-se um candidato ideal.
Quanto é um aluguel em Madrid Espanha?
Um aluguel em Madrid pode variar de 1.150,00€ por um apartamento de um quarto no centro da cidade até 827,78€ pelo mesmo apartamento, mas fora do centro.
Tudo depende da região da cidade e da oferta que você encontrar.
Alugar um quarto em Madrid tem um preço médio de 450,00€, podendo chegar a 600,00€ dependendo das comodidades oferecidas.
Quanto é um aluguel de apartamento em Barcelona na Espanha?
Um mês de aluguel de apartamento de um quarto em Barcelona varia de 940,00€ quando é fora do centro da cidade até 1.232,00€ quando o apartamento está no centro da capital da Catalunha.
O bairro escolhido influencia muito no valor que o inquilino vai pagar. Em Barcelona, os mais caros, segundo o portal El Periódico, são os bairros Tres Torres, Sarrià-Sant Gervasi, Pedralbes, Dreta de l’Eixample, la Vila Olímpica, Antiga Esquerra de l’Eixample e o Gótic.
Já os mais baratos são Nou Barris, Sant Andreu, Sant Martí, Horta-Guinardó, Bon Pastor, Trinitat Nova e Trinitat Vella.
E aí, o que você achou de todas essas dicas? Esse processo não é difícil, mas demanda tempo e planejamento, principalmente para um estrangeiro que está indo morar no país.
Se você tem vontade de morar no país e está pronto para dar esse passo, nós ajudamos! Conheça o nosso ebook Como Morar na Espanha e veja o passo a passo completo para organizar a sua mudança. Ele foi escrito por outros brasileiros que moram no país e sabem exatamente o que você deve (e o que não deve!) fazer para a sua mudança ser bem-sucedida.
Boa leitura e ótima mudança!