Como alugar apartamento na Espanha: valores, documentos e onde morar

Espanha  / 

Quando decidimos ir para outro país, seja para morar definitivamente ou estudar, somos tomados por muitas incertezas. Entre elas, a de escolher o melhor lugar para viver. Se estiver de mudança para a Espanha, saiba que esse é um país que oferece inúmeras opções de arrendamento, sendo as mais comuns os apartamentos. E assim como em todos os outros países do mundo, alugar apartamento na Espanha requer o cumprimento de algumas exigências. Vamos ver quais são?

Como alugar apartamento na Espanha

Se você ainda tem dúvidas de como alugar apartamento na Espanha, os tópicos adiante poderão responder muitas das suas perguntas.

Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil.


Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem. Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para a sua viagem.

FAZER COTAÇÃO »

Dúvidas sobre como onde encontrar o imóvel ideal, quais são os documentos necessários e os melhores bairros espanhóis para viver serão esclarecidas de maneira bem simples, para facilitar ainda mais o seu processo de arrendamento.

Saiba como morar na Espanha e planeje melhor sua viagem.

Como são os apartamentos na Espanha

Na Espanha, os apartamentos são conhecidos como “pisos” e são mais populares do que as casas. A maioria dos apartamentos para alugar na Espanha possuem boa infraestrutura, persianas, varanda, calefação e mobília básica como cama, mesa, máquina de lavar, fogão, guarda-roupa e micro-ondas.

É possível também alugar um apartamento na Espanha sem mobília, e assim, ter o valor do arrendamento será mais baixo. Porém, alugar um imóvel já mobiliado tem suas vantagens, como facilitar a vida das pessoas recém-chegadas ao país, sobretudo das que possuem família.

Leia nosso artigo completo sobre como é morar na Espanha com filhos.

Onde encontrar apartamentos para alugar na Espanha

Se você quer saber como alugar apartamento na Espanha, saiba que existem várias maneiras de encontrar um bom lugar para morar.

Assim, você poderá se dirigir até alguma imobiliária local para procurar um apartamento para arrendar ou começar a sua pesquisa pela Internet.

Quer planejar a sua mudança? Então é importante saber tudo sobre a Espanha.

Melhores sites para alugar apartamento na Espanha

Se você optou por começar a sua busca sem sair de casa, ou seja, pela internet, vários sites para alugar apartamento na Espanha podem ajudá-lo a encontrar um bom lugar para morar.

O bom é que a maioria dos sites mostra fotos do local e você pode pré-selecionar os locais que mais agradar. Os melhores sites para encontrar arrendamento na Espanha são:

Confira a nossa lista com as sete melhores cidades da Espanha para morar.

Grupos do Facebook para alugar apartamentos ou casas

A alternativa mais buscada por estudantes e recém-chegados ao país são os grupos de alugueis que existem no Facebook, onde diariamente publicam anúncios de apartamentos e quartos, abaixo alguns deles:

Não esqueça de buscar informações sobre a área que vai morar, pois ainda que não pareça, existem bairros inseguros em todas as cidades.

Melhores imobiliárias para alugar apartamento na Espanha

Se você é do tipo tradicionalista, poderá buscar por apartamento para alugar na Espanha em uma das imobiliárias do país. Apesar de essa modalidade exigir mais tempo, em contrapartida ela oferece mais segurança, principalmente para um recém-chegado ao país.

Isso porque na imobiliária você poderá contar com a ajuda de um corretor de imóveis para encontrar um apartamento que esteja de acordo com suas necessidades. Além disso, ao optar por alugar um apartamento na Espanha com uma imobiliária, será obrigatoriamente feito um contrato de arrendamento (contrato de locação).

Esse contrato é uma garantia de que o combinado entre as partes (proprietário do imóvel e locatário) seja respeitado. Veja a seguir uma lista com as melhores imobiliárias da Espanha:

alugar apartamento na Espanha

Documentos necessários para alugar apartamento na Espanha

Se você não sabe como alugar apartamento na Espanha, é preciso cumprir algumas burocracias, entre elas, a entrega de alguns documentos. Entretanto, a quantidade de documentos pode variar, de acordo com a opção escolhida para fazer o arrendamento.

Se você alugar diretamente com o proprietário, a exigência dos documentos pode ser menor. Entretanto, se você optar por arrendar um apartamento com alguma imobiliária, pode haver uma exigência maior de documentos comprobatórios.

Não deixe de conferir nosso artigo e saiba se é necessário adquirir um seguro viagem para Espanha.

Lista de documentos

Veja a seguir, os principais documentos necessários para alugar apartamento na Espanha:

  • DNI: documento de identificação espanhol. Equivale ao RG do Brasil;
  • NIE: documento de identificação para estrangeiros;
  • Nómina: contracheque/holerite espanhol (algumas imobiliárias e proprietários aceitam comprovante de imposto de renda e extrato bancário);
  • Fiança: varia de uma cidade para outra, mas no geral, exige-se de 1 a 3 meses de aluguel adiantado;
  • Taxas de imobiliária: valor cobrado pelo serviço de intermediação de locação de imóveis;
  • Contrato de locação de no mínimo seis meses;
  • Em alguns casos, pode ser exigida a contratação de um seguro residencial.

Conheça neste artigo quais são e como obter os documentos para morar na Espanha.

Brasileiros podem alugar apartamento na Espanha?

Sim, brasileiros podem alugar apartamento na Espanha, desde que consigam preencher os requisitos para tal. Os documentos exigidos são os mesmos citados acima, mas, no caso de estrangeiros, é dada uma atenção especial para os comprovantes de renda.

Sendo assim, conseguir comprovar que possui um emprego fixo na Espanha ou outras fontes de renda é uma ótima maneira de se enquadrar nas exigências de arrendamento.

Além disso, possuir o Número de Identificação de Estrangeiro (NIE) é essencial para viver legalmente na Espanha e assim, conseguir um bom lugar para morar.

Custos das principais cidades espanholas

O custo do aluguel de um apartamento pode variar bastante. No geral, as cidades mais próximas da capital tendem a ter imóveis mais valorizados. Em contrapartida, imóveis mais distantes dos centros comerciais possuem um custo bem menor.

Além do fator proximidade, o tamanho do imóvel é outro detalhe que influencia bastante no valor do aluguel. Da mesma forma, os serviços inclusos na hora de alugar apartamento na Espanha fazem uma grande diferença no valor final do contrato de locação.

Em média, os valores praticados nas principais cidades espanholas para um apartamento de um quarto são:

A dica para economizar é alugar algo na área metropolitana que esteja bem interligada às cidades grandes. Muitos espanhóis e estrangeiros que vivem aqui fazem isso, já que a maioria das pequenas cidades (aqui conhecidas como pueblos) estão bem conectadas através dos transportes públicos, ciclovias, e possuem serviços básicos, como: escolas públicas, supermercados, parques, lojas, posto de saúde, farmácia, etc.

Confira aqui quanto é o custo de vida na Espanha e planeje melhor o orçamento da sua mudança.

madrid

Melhores bairros para morar na Espanha

Para falar dos melhores bairros espanhóis para morar, tomaremos por base Madrid, a maior cidade da Espanha e também sua capital. Cidade linda, cosmopolita e vibrante, é praticamente impossível não cativar o turista que a visita pela primeira vez.

O bom de Madrid é que ela tem uma excelente infraestrutura de transporte público. O metrô de Madrid funciona muito bem, bem como os ônibus. Ou seja, mesmo que você more um pouco mais afastado do centro, os riscos de se atrasar para o trabalho serão mínimos.

Outros fatores também devem ser levados em conta na hora de saber como alugar apartamento na Espanha, como se o bairro escolhido tem escolas, farmácias, padarias e hospitais. Abaixo listamos os melhores bairros da capital espanhola para você viver:

  • Bairro do Retiro;
  • Bairro Chamartí;
  • Bairro Moncloa;
  • Bairro Latina.

Como alugar quarto na Espanha

Se a sua passagem pela Espanha for temporária, alugar um quarto pode ser a melhor opção. Além de compartilhar experiências com outros moradores, você também poderá economizar alguns euros e fugir da burocracia para alugar um apartamento convencional no país.

A boa notícia é que se você estiver pretendendo alugar um quarto na Espanha, poderá fazê-lo pela Internet. Isso porque atualmente existem várias plataformas online para ajudá-lo com esse desafio. Uma delas é a Uniplaces.

Através dessa plataforma online, você pode ver as fotos dos quartos disponíveis, regras do espaço e ficar por dentro da documentação exigida. O site funciona como um grande facilitador para quem está em busca de um arrendamento, pois mesmo de casa é possível escolher quais quartos se encaixam em suas necessidades.

Utilize nosso cupom de desconto na Uniplaces! Basta digitar EURODICAS para obter 10% de desconto na sua reserva!

A ferramenta está disponível nas cidades de Madri, Barcelona, Valência, Granada, Sevilha, Salamanca, Palma de Maiorca, Alicante, Málaga, Saragoça, Córdoba, Murcia e Cádis.

Condições e garantias

O Uniplaces ainda oferece garantias. Assim, se as condições do local não estiverem de acordo com o anúncio, poderá cancelar o contrato de arrendamento em até 24 horas.

Além disso, é bom saber que o aluguel de um quarto individual na Espanha custa em média 350€/mês e geralmente não exige um contrato mínimo de permanência. Confira também os procedimentos necessários para comprar um imóvel na Espanha.

Cuidados necessários para alugar um apartamento na Espanha

Assim como em outras partes do mundo, alugar um apartamento na Espanha também requer certos cuidados, principalmente porque você estará longe do seu país de origem.

Dessa forma, preparamos uma pequena lista de precauções que podem ajudá-lo na hora de fechar o seu contrato de aluguel:

  • Verifique quais serviços estão inclusos no valor do aluguel;
  • Nunca feche contrato pela internet sem antes ter ido ver as condições do imóvel;
  • Exija o contrato de aluguel (arrendamento);
  • Nunca antecipe o pagamento do aluguel estando ainda no Brasil;

Conheça algumas frases em espanhol e não passe aperto em sua viagem.

Dicas úteis

Se você está pensando em como alugar um apartamento na Espanha, algumas dicas úteis poderão livrá-lo de alguns incômodos. Por esse motivo, confira a seguir as que preparamos para você:

  • Se você estiver indo à Espanha para estudar, alugar um quarto pode representar excelente economia, desde que esteja disposto a dividir a mesma casa com outras pessoas;
  • Nunca faça negócios verbalmente. Na hora de alugar um apartamento na Espanha, exija o contrato de arrendamento;
  • Antes de se precipitar, busque ajuda com algum brasileiro que já saiba como alugar apartamento na Espanha.Os grupos do Facebook podem ajudá-lo quanto a isso.

Com as dicas acima, é praticamente impossível não saber como alugar apartamento na Espanha. Agora que você já sabe quais são as burocracias envolvidas para fechar um contrato de arrendamento, basta comprar passagem para Espanha e partir.

Ainda não comprou passagem? Sugerimos que faça a cotação da sua passagem no Kayak, um comparador de voos que mostra os preços das principais companhias aéreas para que você possa comparar e economizar, vale a pena!

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autores

Andrea é uma jornalista curitibana que uniu a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, África e Ásia. Ao lado do filho e do marido foi morar no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a produção de conteúdo e os passeios pelo Reino Unido.

Taiana é brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilha no seu blog Partiu Espanha roteiros, dicas e as impressões de viver no exterior.