Alugar apartamento na Espanha: preço, documentos e outras dicas

Em busca de um “piso” para “alquilar” na Espanha? São muitas as possibilidades para encontrar o seu imóvel e vamos falar delas neste artigo. Descubra tudo o que você precisa saber para alugar apartamento na Espanha.

Como alugar apartamento na Espanha?

Para alugar apartamento na Espanha, você pode recorrer às imobiliárias e contar com uma assessoria na negociação. Pode também realizar uma busca em sites de locação. E pode até recorrer a páginas do Facebook para encontrar opções de compartilhamento de apartamentos.

Vamos detalhar cada uma destas opções abaixo. Mas, para te ajudar a filtrar a busca, seja qual for o meio em que escolher pesquisar, comece respondendo a algumas questões:

  • Que tipo de imóvel você procura? Um, dois, três quartos? Pode ser um quarto em apartamento compartilhado?
  • Qual cidade e quais bairros atendem perfeitamente seus objetivos? Precisa ser próximo ao trabalho ou à universidade? Utilize um mapa da cidade em questão e das linhas de transporte para apoiar sua decisão;
  • De quanto você disponibiliza de recursos? Pense que as maiores cidades são as mais caras e, quanto mais central a localização do imóvel, mais caro o aluguel será. Você precisa morar em cidades grandes, como Madri ou Barcelona, ou pode optar por um endereço mais periférico e utilizar o transporte público para locomoção diária?
  • O apartamento precisa ser mobiliado ou não? Se você estiver de mudança com família e filhos, é interessante contar com a comodidade dos apartamentos mobiliados, que facilitarão sua chegada. No entanto, saiba que eles têm aluguel mais alto por dispor de fogão, geladeira, máquina de lavar, etc.

Veja aqui um artigo sobre como alugar apartamento em Barcelona.

Como são os apartamentos na Espanha

Na Espanha, os apartamentos são conhecidos como “pisos” e são mais populares do que as casas. A maioria dos apartamentos para alugar na Espanha possuem boa infraestrutura, persianas, varanda, calefação e mobília básica como cama, mesa, máquina de lavar, fogão, guarda-roupa e micro-ondas.

Por que escolhemos a Goldenergy em Portugal?

É possível também alugar um apartamento na Espanha sem mobília, e assim, ter o valor do arrendamento será mais baixo. Porém, alugar um imóvel já mobiliado tem suas vantagens, como facilitar a vida das pessoas recém-chegadas ao país, sobretudo das que possuem família.

Leia nosso artigo completo sobre como é morar na Espanha com filhos.

Onde encontrar apartamento para alugar na Espanha?

Se você quer buscar apartamento para alugar na Espanha, saiba que existem várias maneiras de encontrar um bom lugar para morar. Assim, você poderá se dirigir até alguma imobiliária local para procurar um apartamento para arrendar ou começar a sua pesquisa pela Internet.

Alugando com imobiliária

Alugar com uma imobiliária tem suas vantagens. Você contará com a consultoria de um corretor para encontrar o imóvel mais próximo do seu perfil e da sua realidade econômica. Também terá a segurança do contrato e da documentação do locador checados.

No entanto, saiba que ao fechar apartamento para alugar na Espanha com uma imobiliária, você será obrigatório a assinar um contrato de locação (que é dispensável em algumas locações mais informais).

Também haverá uma taxa de serviço da imobiliária. Geralmente, as imobiliárias cobram de 7% a 10% do valor do aluguel pelos serviços prestados. Diferentemente do Brasil, quem paga a imobiliária é o inquilino, e não o locador.

As imobiliárias também exigem abertura de conta-corrente em banco espanhol e comprovação de mudança para o país por motivo de trabalho ou estudos. Os contratos geralmente duram de seis meses a um ano. Pode ser até que, por falta de comprovante de renda na Espanha, você tenha alguma proposta recusada – em muitos casos, os locadores exigem os últimos três holerites.

Quer planejar a sua mudança? Então é importante saber tudo sobre a Espanha.

Fiador não existe na Espanha, mas caução sim

A figura do fiador não existe na Espanha. Mas, geralmente, as imobiliárias exigem um valor de caução. Tenha atenção, porque este valor só deverá ser devolvido um ou dois meses após a entrega das chaves, ao final da locação. Então, esteja preparado para dispor desta quantia por um bom tempo.

Em outros casos, pode ser que proprietário ou imobiliária exijam adiantamento de seis meses de aluguel. Isto é permitido, só resta a você decidir se aceita ou não.

Melhores imobiliárias para alugar apartamento na Espanha

Se você é do tipo tradicional, poderá buscar por apartamento para alugar na Espanha em uma das imobiliárias do país. Apesar de essa modalidade exigir mais tempo, em contrapartida ela oferece mais segurança, principalmente para um recém-chegado ao país.

Isso porque na imobiliária você poderá contar com a ajuda de um corretor de imóveis para encontrar um apartamento que esteja de acordo com suas necessidades.

Além disso, ao optar por alugar um apartamento na Espanha com uma imobiliária, será obrigatoriamente feito um contrato de arrendamento (contrato de locação).

Esse contrato é uma garantia de que o combinado entre as partes (proprietário do imóvel e locatário) seja respeitado. Veja a seguir uma lista com as melhores imobiliárias da Espanha:

Também tem interesse em comprar imóvel na Espanha? Saiba mais aqui.

madrid

Aluguel de apartamento via sites de internet

Se você optou por começar a sua busca sem sair de casa, ou seja, pela internet, vários sites para alugar apartamento na Espanha podem ajudá-lo a encontrar um bom lugar para morar.

O bom é que a maioria dos sites mostra fotos do local e você pode pré-selecionar os locais que mais agradar. Os melhores sites para encontrar arrendamento na Espanha são:

Em todos estes portais, você encontrará anúncios tanto de proprietários quanto de imobiliárias. No caso das imobiliárias, as regras costumam ser as mesmas que descrevemos acima.

Confira a nossa lista com as sete melhores cidades da Espanha para morar.

Alugar apartamento na Espanha direto com proprietário

Já no contrato direto com o proprietário, há regras menos rígidas, muitas vezes dispensando o pagamento caução e até mesmo o contrato de locação. Mas fique atento para não cair em golpes. A dica principal é: desconfie de apartamentos muito bem localizados, muito bonitos pela foto, e muito baratos. Certamente, há algo de errado no anúncio e você não vai querer pagar (literalmente) para ver.

Também, se possível, visite os apartamentos antes de fechar a locação. Alugar o imóvel a partir do Brasil, apenas consultando sites, pode ser a pior escolha.

Prefira chegar à Espanha com calma, hospedar-se em um hotel ou casa de conhecido e fazer visitas presenciais para não se arrepender depois.

Mais grave ainda: não pague nada referente à locação de um imóvel que você não viu. Pode ser que você chegue no endereço e descubra que o imóvel nem existe. Claro que este tipo de golpe não é constante, mas pode acontecer e você precisa ficar atento.

Vale a pena utilizar grupos de Facebook?

O Facebook é uma maneira mais informal de procurar quartos para locação na Espanha. Geralmente, é o recurso mais usado por estudantes. Diariamente são publicados anúncios de apartamentos e quartos, abaixo alguns deles:

Não esqueça de buscar informações sobre a área que vai morar, pois ainda que não pareça, existem bairros inseguros em todas as cidades.

alugar apartamento na Espanha_Sevilha

Consultoria ajuda a encontrar apartamento para alugar na Espanha

Se você quer encontrar um apartamento para alugar na Espanha ainda estando no Brasil, nós temos uma dica importante para te dar. A empresa Oliveira Imóveis possui um serviço que se chama “Chave na mão”. Por ele, você pode preencher um formulário, passar por entrevistas para definir o tipo de imóvel procurado, e receber um atendimento totalmente sob medida.

O serviço é confiável e alivia o viajante de ter que arcar com altos custos de hotel ou locação temporária nos primeiros dias, além de evitar o desgaste de tempo e recursos para visitar opções de apartamentos até achar o ideal. Também garante a segurança do negócio. Eles checam as condições do imóvel e a papelada toda burocrática.

Casa pronta para morar

A Oliveira Imóveis tem até um adicional que agrada a todo mundo: quando o novo proprietário chega à casa, ela já está pronta para uso. Isto significa que até mesmo telefone, internet, luz, água e aquecimento já estarão em perfeito funcionamento.

Prático, não? Obviamente, a empresa cobra uma taxa dos futuros inquilinos e ela não é barata, mas o atendimento é totalmente personalizado e a satisfação garantida. Na média, dependendo da cidade escolhida para residência, a taxa é de 700 a 1.000 euros.

Documentos necessários para alugar apartamento na Espanha

Se você não sabe como alugar apartamento na Espanha, é preciso cumprir algumas burocracias, entre elas, a entrega de alguns documentos. Entretanto, a quantidade de documentos pode variar, de acordo com a opção escolhida para fazer o arrendamento.

Se você alugar diretamente com o proprietário, a exigência dos documentos pode ser menor. Entretanto, se você optar por arrendar um apartamento com alguma imobiliária, pode haver uma exigência maior de documentos comprobatórios.

Não deixe de conferir nosso artigo e saiba se é necessário adquirir um seguro viagem para Espanha.

Lista de documentos

Veja a seguir, os principais documentos necessários para alugar apartamento na Espanha:

  • DNI: documento de identificação espanhol. Equivale ao RG do Brasil;
  • NIE: documento de identificação para estrangeiros;
  • Nómina: contracheque/holerite espanhol (algumas imobiliárias e proprietários aceitam comprovante de imposto de renda e extrato bancário);
  • Fiança: varia de uma cidade para outra, mas no geral, exige-se de 1 a 3 meses de aluguel adiantado;
  • Taxas de imobiliária: valor cobrado pelo serviço de intermediação de locação de imóveis;
  • Contrato de locação de no mínimo seis meses;
  • Em alguns casos, pode ser exigida a contratação de um seguro residencial.

Conheça neste artigo quais são e como obter os documentos para morar na Espanha.

Brasileiros podem alugar apartamento na Espanha?

Sim, brasileiros podem alugar apartamento na Espanha, desde que consigam preencher os requisitos para tal. Os documentos exigidos são os mesmos citados acima, mas, no caso de estrangeiros, é dada uma atenção especial para os comprovantes de renda.

Sendo assim, conseguir comprovar que possui um emprego fixo na Espanha ou outras fontes de renda é uma ótima maneira de se enquadrar nas exigências de arrendamento.

Além disso, possuir o Número de Identificação de Estrangeiro (NIE) é essencial para viver legalmente e assim, conseguir um bom lugar para morar na Espanha.

Quanto custa alugar apartamento na Espanha

O custo do aluguel de um apartamento pode variar bastante. No geral, as cidades mais próximas da capital tendem a ter imóveis mais valorizados. Em contrapartida, imóveis mais distantes dos centros comerciais possuem um custo bem menor.

Além do fator proximidade, o tamanho do imóvel é outro detalhe que influencia bastante no valor do aluguel. Da mesma forma, os serviços inclusos na hora de buscar apartamentos para alugar na Espanha fazem uma grande diferença no valor final do contrato de locação.

De acordo com o site Numbeo (pesquisa feita dia 23 de março de 2020), os valores são:

Apartamento de 1 quarto no centro Apartamento de 1 quarto fora do centro Apartamento de 3 quartos no centro Apartamento de 3 quartos fora do centro
Madrid 971,67€ 736,52€ 1,711€ 1,180€
Barcelona 960€ 739€ 1,507€ 1,095€
Valência 706€ 492€ 1,081€ 721€
Sevilha 625€ 452€ 1,034€ 684€

A dica para economizar é alugar algo na área metropolitana que esteja bem interligada às cidades grandes. Muitos espanhóis e estrangeiros que vivem aqui fazem isso, já que a maioria das pequenas cidades (aqui conhecidas como pueblos) estão bem conectadas através dos transportes públicos, ciclovias, e possuem serviços básicos, como: escolas públicas, supermercados, parques, lojas, posto de saúde, farmácia, etc.

Confira aqui quanto é o custo de vida na Espanha e planeje melhor o orçamento da sua mudança.

Melhores bairros para morar na Espanha

Para falar dos melhores bairros espanhóis para morar, tomaremos por base Madrid, a maior cidade da Espanha e também sua capital. Cidade linda, cosmopolita e vibrante, é praticamente impossível não cativar o turista que a visita pela primeira vez.

O bom de Madrid é que ela tem uma excelente infraestrutura de transporte público. O metrô de Madrid funciona muito bem, bem como os ônibus. Ou seja, mesmo que você more um pouco mais afastado do centro, os riscos de se atrasar para o trabalho serão mínimos.

Outros fatores também devem ser levados em conta na hora de buscar apartamentos para alugar na Espanha, como se o bairro escolhido tem escolas, farmácias, padarias e hospitais. Abaixo listamos os melhores bairros da capital espanhola para você viver:

  • Bairro do Retiro;
  • Bairro Chamartí;
  • Bairro Moncloa;
  • Bairro Latina.

Apartamento Madrid

Confira como são os salários na Espanha e qual a valorização da sua área de trabalho.

Como alugar quarto na Espanha

Se a sua passagem pela Espanha for temporária, alugar um quarto pode ser a melhor opção. Além de compartilhar experiências com outros moradores, você também poderá economizar alguns euros e fugir da burocracia para alugar um apartamento convencional no país.

A boa notícia é que se você estiver pretendendo alugar um quarto na Espanha, poderá fazê-lo pela Internet. Isso porque atualmente existem várias plataformas online para ajudá-lo com esse desafio. Uma delas é a Uniplaces.

Através dessa plataforma online, você pode ver as fotos dos quartos disponíveis, regras do espaço e ficar por dentro da documentação exigida. O site funciona como um grande facilitador para quem está em busca de um arrendamento, pois mesmo de casa é possível escolher quais quartos se encaixam em suas necessidades.

Utilize nosso cupom de desconto na Uniplaces! Basta digitar EURODICAS para obter 10% de desconto na sua reserva!

A ferramenta está disponível nas cidades de Madri, Barcelona, Valência, Granada, Sevilha, Salamanca, Palma de Maiorca, Alicante, Málaga, Saragoça, Córdoba, Murcia e Cádis.

Condições e garantias

O Uniplaces ainda oferece garantias. Assim, se as condições do local não estiverem de acordo com o anúncio, poderá cancelar o contrato de arrendamento em até 24 horas.

Além disso, é bom saber que o aluguel de um quarto individual na Espanha custa em média 350€/mês e geralmente não exige um contrato mínimo de permanência. Confira também os procedimentos necessários para comprar um imóvel na Espanha.

Cuidados ao alugar apartamento na Espanha

Agora que você já tem as informações necessárias para iniciar a busca pelos seu apartamento na Espanha para alugar, vamos a alguns cuidados necessários:

  • Verifique quais serviços estão inclusos no valor do aluguel;
  • Nunca feche contrato pela internet, sem ver (ou ter a palavra de alguém de confiança) que o imóvel está em bom estado;
  • Exija um contrato de aluguel (arrendamento);
  • Não antecipe nenhum tipo de pagamento se ainda estiver no Brasil.

Pode ser relevante também saber como financiar uma casa na Espanha, leia nosso artigo sobre o tema.

Dicas úteis

Se você está pensando em como alugar um apartamento na Espanha, algumas dicas úteis poderão livrá-lo de alguns incômodos. Por esse motivo, confira a seguir as que preparamos para você:

  • Se você estiver indo à Espanha para estudar, alugar um quarto pode representar excelente economia, desde que esteja disposto a dividir a mesma casa com outras pessoas;
  • Nunca faça negócios verbalmente. Na hora de alugar um apartamento na Espanha, exija o contrato de arrendamento;
  • Antes de se precipitar, busque ajuda com algum brasileiro que já saiba como encontrar bons apartamentos para na Espanha.Os grupos do Facebook podem ajudá-lo quanto a isso.

Com as dicas acima, é praticamente impossível não saber como alugar apartamento na Espanha. Agora que você já sabe quais são as burocracias envolvidas para fechar um contrato de arrendamento, basta comprar passagem para Espanha e partir.

Ainda não comprou passagem? Sugerimos que faça a cotação da sua passagem no Kayak, um comparador de voos que mostra os preços das principais companhias aéreas para que você possa comparar e economizar.

Vai precisar também de seguro viagem? Então visite o comparador do Euro Dicas e garanta o melhor custo-benefício do mercado. Boa viagem!

Cláudia Zucare Boscoli trabalha como jornalista há 20 anos, tendo se formado na Cásper Líbero, com extensão em Jornalismo Social pela Universidade de Navarra (Espanha), especialização em Marketing Digital pela FGV e pós-graduação em Jornalismo Econômico pela PUC-SP. Já trabalhou para IstoÉ Online, O Estado de S. Paulo, Diário de S. Paulo e Editora Abril, entre outros veículos. Adora viajar, conhecer novas culturas e contar o que descobriu.

Andrea é jornalista e também tem formação em Linguística. Apesar de nascida em Curitiba, não demorou muito tempo para seu coração ganhar o mundo. Começou a trabalhar com agronegócio, área que a fez ganhar gosto para trabalhar fora do escritório, com pessoas de culturas e lugares diferentes. Com uma câmera na mão, desbravou inúmeras cidades e nunca mais parou. Decidiu unir a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, sete países da África e Ásia. Ao lado do filho já morou no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a maternidade, produção de conteúdo e viagens pelo Reino Unido e Europa.

Taiana é brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilha no seu blog Partiu Espanha roteiros, dicas e as impressões de viver no exterior.

Artigos relacionados

Como morar na Espanha: todas as dicas para planejar sua mudança

Se morar na Espanha é seu sonho, temos uma boa notícia: existem diversas maneiras de morar na Espanha, e com certeza uma é perfeita para você. Saiba como.

Melhores cidades da Espanha para morar: confira o top 5

Conheça as cidades da Espanha com melhor qualidade de vida, para você morar. Uma dessas cidades da Espanha é perfeita para você viver. Veja a lista!

Profissionais em falta na Espanha: lista de profissões e salários médios

Apesar dos vários anos de crise económica na Espanha e o elevado desemprego, existem profissionais em falta na Espanha. Conheça a lista de profissões.

Cidadania Espanhola: como conseguir o passaporte europeu

Existem 3 situações em que brasileiros podem ter direito à cidadania espanhola. Conheça o processo para solicitar e quais os documentos necessários.

Visto para Espanha: quais são, custos e como conseguir

Conheça quais os tipos de visto para Espanha. Saiba como e onde requerê-los, quanto custa e quais os documentos necessários para dar entrada no processo.

Custo de vida na Espanha: saiba quanto custa viver no país

Conheça o custo de vida na Espanha e quanto precisa para viver bem: quanto custa alugar um apartamento, as principais contas do mês, mercado, lazer e mais.

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube