Você sabe quais são os melhores sites para alugar apartamento na Espanha? Sabe como usá-los para otimizar a sua busca? Com certeza, a possibilidade de procurar pela internet e de usar as várias ferramentas de busca online é uma grande vantagem.
Começar sem orientação pode ser algo cansativo e até arriscado. Portanto, se você está buscando um apartamento na Espanha ou vai precisar em breve, veja aqui algumas dicas e sugestões relevantes que podem facilitar bastante esse processo.

Os melhores sites para alugar apartamento na Espanha

Para se familiarizar um pouco com a cidade escolhida e conhecer os preços médios aplicados na região, é normal que você queira começar a buscar antes mesmo de chegar no país.
Isso faz com que os sites para alugar apartamento na Espanha sejam uma ferramenta imprescindível nesse processo. Uma boa notícia é que são muitos os sites para alugar apartamento na Espanha e você terá diferentes opções para sua busca. No entanto, existem dois que se destacam bastante: o Idealista e Fotocasa.
Se comparados a outros portais, estes dois dominam a preferência dos usuários, alojando a maioria das ofertas da internet.
Além disso, contam com um layout agradável e de fácil compreensão e integram diversas ferramentas úteis para auxiliar na busca do imóvel.

Idealista e Fotocasa, quais as vantagens de cada um?

Idealista

Para começar, o Idealista está um passo à frente do Fotocasa em relação ao número de ofertas de imóveis.
Dificilmente, você encontrará um anúncio em outro portal que não esteja publicado também no Idealista. Por outro lado, é mais comum encontrarmos imóveis publicados no idealista que não estejam publicados em outros sites para alugar apartamento na Espanha.

Fotocasa

O diferencial do Fotocasa, por sua vez, é o fato de possuir um desenho claro e bem fácil de entender. Sua estrutura lembra bastante a plataforma do Airbnb, conhecido por todos.

Síntese

Neste aspecto, o Idealista pode deixar um pouco a desejar, mas ainda assim se posiciona à frente dos demais portais de aluguel de imóveis. Acesse os dois e veja qual é seu preferido, pode ser uma questão de gosto.
Em suma, Idealista e Fotocasa são os portais mais utilizados não só pelos proprietários, mas também por pessoas que buscam alugar um apartamento na Espanha.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →

Outros sites para alugar apartamento na Espanha

Entretanto, existem também alguns outros portais que podem ser úteis. Assim, nada impede que seu apartamento perfeito esteja esperando por você em outro site. Por isso, vale a pena conhecer outras ferramentas de busca online que existem.
Separamos algumas outras opções de sites para alugar apartamento na Espanha, que são:

Como usar os sites para alugar apartamento na Espanha?

De uma forma geral, o funcionamento dos sites para alugar apartamento na Espanha é bem parecido. E, usando o idealista como referência, vamos seguir um passo a passo para que você entenda como funciona e saiba como melhorar suas buscas.

Passo a passo na plataforma Idealista

Primeiros Passos

Em primeiro lugar, ao entrar no site você deve selecionar a cidade onde pretende realizar a busca. Precisando de ajuda, leia sobre as melhores cidades da Espanha para morar.
Antes de avançar, selecione o tipo de busca que deseja realizar. Se é para alugar (alquiler), comprar ou dividir imóvel (compartir).
Esta última opção é bastante comum na Espanha, principalmente no meio universitário. Os proprietários disponibilizam um quarto para aluguel e, geralmente, já estão incluídas as contas de água, luz e internet.

Buscando por região

Na sequência, você será direcionado para o mapa da região escolhida e poderá clicar na zona desejada.
Se você ainda não conhece a cidade e deseja buscar de forma mais ampla, basta clicar, na parte inferior do mapa, em “ver las viviendas”.
Com isso, você será direcionado para uma lista de opções para a região selecionada. Mas, existem algumas dicas que podem ajudar a otimizar a sua busca.

Como otimizar a busca

Aplicando filtros

A fim de melhorar seus resultados, de acordo com suas expectativas e possibilidades, você pode aplicar alguns filtros.
Dessa forma, você eliminará as características que não lhe agradam ou os bairros indesejáveis, fazendo com que sua lista tenha opções mais claras e objetivas.
Você poderá selecionar a faixa de preços, o tamanho do imóvel, o estado de conservação, a data de publicação do anúncio, o número de quartos, etc. Além disso, também poderá ordenar os resultados por categorias como: “relevância”, “mais baratos”, “mais caros”, “mais recentes”, entre outras.

Marcando favoritos

Quando estamos buscando um imóvel para alugar, obviamente, escolhemos mais de um para visitar e decidir qual a melhor opção, certo?
Pois bem, uma grande facilidade de realizar a pesquisa pelo site pode ser a possibilidade de marcar seus imóveis preferidos como favoritos. Isso faz com que anúncios escolhidos possam ser facilmente visualizados e acessados no futuro.

Particulares x Imobiliárias

Outra questão importante que pode ser observada pelo site é saber se o anúncio foi realizado por particulares ou profissionais. Em termos práticos, acaba sendo muito vantajoso ter esta informação em razão das exigências feitas pelas imobiliárias.

cuidados a serem tomados antes de assinar o seu contrato de aluguel na espanha

Cuidado ao usar os sites para alugar apartamento na Espanha

Depois de explorar todas as opções, você selecionará as que mais agradam e a partir daí tentará fechar um contrato, certo?
Contudo, é importante realizar esta etapa presencialmente, para não cair em golpes que, infelizmente, podem existir neste processo de negociação pela internet.
Por isso, vamos fazer uma análise rápida de alguns cuidados ao usar os sites para alugar apartamento na Espanha.

Desconfie de preços muito abaixo da média

Provavelmente, você verá alguma oferta que encherá os seus olhos. Para esses golpes (ou estafas), costumam ser utilizadas lindas fotos de imóveis bem decorados e com um valor incrível e abaixo da média do mercado.
Normalmente, quando se trata de um golpe, os supostos donos dizem que não estão na Espanha. E assim, tentarão receber uma taxa de reserva do imóvel ou até fechar o contrato à distância.
Por isso, peça sempre para visitar o local e não faça nenhum pagamento antecipado.

Comprove que a pessoa que consta no contrato é realmente o proprietário

E aí, visitou e gostou do imóvel? Mantenha a calma e a atenção!
Antes de assinar o contrato, você também deve comprovar a titularidade do imóvel para saber se quem se diz ser proprietário é realmente o dono do local.
Nunca pague sem conferir a quem de fato pertence o imóvel. É sempre importante ver a Escritura ou um documento que comprove o registro e o titular da propriedade.

Analise bem o contrato de aluguel

É importante ler com bastante atenção cada termo do contrato de aluguel para ter certeza de que não há nenhuma cláusula abusiva.
Alguns proprietários podem tentar tirar vantagem do fato de estarem alugando para um estrangeiro. Então, suspeite de qualquer cobrança de taxas extras ou de alguma cláusula com a qual não se sinta confortável.

Certifique-se de que o proprietário depositou a caução

É normal que se deposite alguns meses de caução (fiança), que pode variar de 1 a 3 meses, dependendo de cada caso.
Este valor é como um seguro para o proprietário, no caso de descumprimento do contrato por parte do inquilino. Mas, este dinheiro não deve ficar na conta do proprietário.
A legislação local obriga, normalmente, que o proprietário deposite o valor da fiança em uma conta, para depois restituir ao locatário quando terminar o contrato.
Sendo assim, depois de assinar o contrato de aluguel, você poderá pedir um comprovante deste depósito.

Vale a pena usar grupos do Facebook para alugar apartamento na Espanha?

Esta opção é mais utilizada por estudantes que buscam alugar quartos em cidades universitárias. No entanto, não deixa de ser uma alternativa nos demais casos também.
De qualquer forma, é importante ficar atento às recomendações do item anterior sobre os cuidados que devemos ter no momento de alugar um apartamento na Espanha.
Infelizmente, muitos golpistas também se infiltram nesses grupos de Facebook, com o discurso de que são imigrantes e que querem ajudar.
outras formas de encontrar apartamento na espanha

Outras formas de encontrar apartamento na Espanha

Apesar de ser pela internet a maneira mais fácil e comum de encontrar um apartamento para alugar na Espanha, você tem também outras possibilidades.
Se você já está no país, é possível encontrar imóveis ao caminhar pela cidade. De fato, é muito comum ver placas anunciando que um imóvel está disponível para aluguel, com o número de contato.
Portanto, se você já escolheu o bairro onde quer morar, caminhe pelas suas ruas e preste atenção nas janelas e nas varandas. Outra opção é visitar uma imobiliária na região desejada e perguntar pelas ofertas de aluguel no local.
Mas, fique de olho, as imobiliárias costumam cobrar um mês de aluguel como comissão.

Documentos necessários para alugar apartamento na Espanha

E aí, conseguiu encontrar seu apartamento ideal? Então se prepare que é agora que começa a parte mais complicada do processo, já que tem início a análise da documentação.
Infelizmente, alugar apartamento na Espanha sendo estrangeiro e ainda não realizando atividade profissional no país, por exemplo, pode ser um grande desafio.
Entretanto, na prática, você só precisará apresentar dois documentos, que são:
• Documento de identificação (DNI, NIE ou Passaporte);
• Comprovante de renda (Contracheque, comprovantes de rendimentos ou demais documentos comprovativos da entrada de recursos).
Apesar de poucos documentos exigidos, esta pode acabar sendo a parte mais complexa e que nos leva ao ponto seguinte deste artigo.

É difícil alugar apartamento na Espanha?

Comprovação de Renda na Espanha

A única questão que dificulta o aluguel de um apartamento na Espanha é a comprovação da renda, conforme mencionado anteriormente.
O requisito principal é ter um comprovante de renda fixa mensal. E, os proprietários costumam exigir que seja um contracheque emitido na Espanha.
Isso mesmo, não basta ser uma renda mensal proveniente do Brasil, muitas vezes a exigência é trabalhar na Espanha e, assim, ter um contracheque (nómina) emitido no país.
Ainda que você possua uma boa entrada de recursos e tenha como comprovar, alguns proprietários e imobiliárias exigem a realização de um seguro. As seguradoras, por sua vez, não costumam avaliar positivamente quando o interessado não trabalha na Espanha.

Alugando diretamente com proprietários

Mas, a boa notícia é que não são todos os proprietários que fazem esta exigência. Por isso, pode ser uma vantagem alugar de um particular e negociar. Isso também pode fazer você economizar o valor de um mês de aluguel a título de comissão, que as imobiliárias exigem.
Desse modo, algo que pode ajudar a comprovar renda, apesar de não ser obrigatório, é mostrar movimentação financeira na Espanha. Porém, para isso, é necessário abrir uma conta na Espanha.

O efeito da pandemia nos preços dos imóveis na Espanha

Apesar das dificuldades citadas com relação à comprovação de renda, o efeito da pandemia pode ter contribuído, em parte, para facilitar este processo.
Muitos proprietários em todo o território espanhol sofreram com as consequências do confinamento e da ameaça de crise econômica.
Alguns inquilinos tiveram de deixar seus imóveis para regressar ao seu país de origem, em caso de estrangeiros, ou para buscar algo mais barato. Isso sem falar na queda do turismo e da chegada de estrangeiros, em razão do fechamento das fronteiras.
Com isso, a média de preços dos aluguéis sofreu uma leve alteração (menos de 10%).
Mas, esse movimento gera mais oferta no mercado e pode resultar numa maior facilidade em encontrar boas oportunidades para alugar apartamento na Espanha. Além disso, os proprietários podem estar mais flexíveis, diante da necessidade.

Resumo das dicas e sugestões úteis

Gostou das dicas que demos ao longo do texto? A busca por um apartamento na Espanha é uma parte muito importante do seu processo de mudança para o país.
Pode ser um pouco cansativo se você não souber por onde começar ou como agir. Por isso, reunimos aqui algumas informações que vão ajudar.
Mas, sem dúvida, os sites para alugar apartamento na Espanha são uma excelente ferramenta e podem facilitar muito esse processo.
Lembre-se de conferir todas as informações e, inclusive, se o proprietário é mesmo quem diz ser. Não tenha vergonha de pedir para ver os documentos necessários.
Não transfira valores antecipadamente, a título de reserva do imóvel ou algo do tipo. Espere para poder visitar o local ou peça para alguém de confiança ir em seu lugar.
Por fim, não tenha medo de conversar e negociar. A cultura espanhola é parecida com a nossa e com certeza isso facilitará esse processo. Boa sorte!
Se morar na Espanha é o seu sonho você precisa conhecer o nosso Ebook Como Morar na Espanha. Ele será o seu guia mais completo e aliado na hora de preparar a sua mudança: desde a tomada de decisão, como avisar os familiares, documentos a tratar no Brasil, visto ou cidadania, custo de vida, escolha da cidade, a chegada na Espanha e até a adaptação ao país! Vale a pena garantir essa tranquilidade para realizar o seu sonho da melhor maneira. E boa sorte!