Feriados na Espanha: conheça os principais e como são comemorados

Espanha  / 

Saber os feriados na Espanha é importante na hora da organização da sua viagem ao país. Ajuda a escolher locais para visitação a partir do horário de funcionamento, evitar possíveis filas ou fugir às multidões. Além disso, é importante ficar por dentro, por exemplo, se os preços de hospedagem são atraentes ou não nesses períodos. Para isso, listamos para você as principais datas em que ocorrem os feriados, bem como curiosidades sobre algumas delas.

Feriados na Espanha

Assim como em todo o mundo, no dia 1º de Janeiro comemora-se o Ano Novo na Espanha. No entanto, um dos feriados na Espanha mais importantes é o Dia de Reis, comemorado no dia 6 de janeiro.

A tradição da Cabalgata e Dia de Reis na Espanha

A festança começa no dia 5, com a Cabalgata, que é um desfile de carros alegóricos de onde pessoas fantasiadas jogam doces para a multidão. Como cada carro tem seu próprio som, às vezes fica tumultuado o encontro de várias músicas diferentes durante a festividade, mas nada que comprometa a alegria e o envolvimento dos seus participantes. Eles estão mais interessados em catar os doces que caem pelo chão e colocar em suas sacolinhas. É semelhante ao que acontece com a festa de Cosme e Damião no Brasil!

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Esse costume remonta do século XIX,  quando todas as cidades da Espanha organizavam suas Cabalgatas para esperar os Três Reis Magos, que levavam as crianças ao delírio ao surgirem montados em seus camelos, ao final do desfile. Em algumas cidades, eles são recebidos pelas autoridades locais, leem uma mensagem de paz e amor, e por último, acontece uma grande queima de fogos de artifício. É um dos feriados na Espanha mais aguardados pelos pequenos.

Conheça as roupas típicas da Espanha: os trajes de cada região do país.

Em Madrid também é realizado um concerto no Palácio Cibeles, após o encerramento do desfile. Quando a festa na rua acaba, as pessoas voltam para suas casas, dando continuidade à festa com bastante chocolate quente e Róscon de los Reyes, um pão decorado com frutas cristalizadas em formato de coroa, que pode ser recheado com creme (os espanhóis adoram um chantilly!) ou sem recheio. Aquele que encontrar o brinquedinho escondido dentro do Roscón terá que pagar o doce no próximo ano (mais uma semelhança com o caruru de Cosme e Damião, só que no Brasil paga o caruru quem encontra o quiabo inteiro).

Esta tradição também acontece em outros países europeus como a França e o México, antiga colônia espanhola. Em seguida, a criançada certifica-se de que esteja tudo pronto para a chegada dos reis em suas casas. É preciso deixar água e palha para os camelos! As crianças que se comportaram bem ganham presentes e as mal comportadas ganham carvão. Vale destacar que as festividades de reis na Espanha marcam o final do período natalino no país, que tem início em novembro. E como você pode observar, a figura mais esperada não é o Papai Noel, e sim os Reis Magos!

Quer saber mais sobre o Dia de Reis na Espanha? Veja nosso artigo completo sobre essa celebração.

Fiesta de la Candelaria

No dia 2 de fevereiro é celebrada a Fiesta de la Candelaria, feriado religioso que marca a o dia em que Maria e José levaram Jesus para ser apresentado ao templo, e onde ele é reconhecido pelo Simeão como o Salvador.

A Semana Santa, período que compreende a Páscoa, é o feriado mais longo depois do Dia de Reis. Começa na Quinta-feira Santa e vai até o Domingo de Páscoa. É nesse período que acontece a chegada do calor e as famílias aproveitam para se encontrarem ou viajarem.

O Coelhinho da Páscoa não é protagonista da festa na Espanha e os tão conhecidos ovos de chocolate são encontrados apenas em alguns cafés e padarias localizadas em zonas turísticas. Já o bacalhau é presença garantida nas mesas, assim como a rabanada, mais comum no Brasil durante os festejos natalinos.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

As ruas ficam tomadas pelas procissões organizadas por Irmandades ou Confrarias e contam com sua própria hierarquia, banda de música, tema e vestimentas. Essa é uma tradição secular, que se mantém graças não apenas às convicções religiosas dos seus participantes, mas por ser um costume que passa as gerações, sendo passada de pai para filho.

Saiba mais sobre as festas tradicionais da Espanha nesse artigo.

Dia da Hispanidade

O Dia da Hispanidade é um dos feriados na Espanha comemorado em 12 de outubro em todo o país, é um feriado nacional. Foi nessa data, no ano de 1492, que Cristóvão Colombo, à frente de uma armada espanhola, acreditou que tivesse chegado à Índia tendo chegado, na verdade, na ilha de Guanahani (Bahamas).

A descoberta de um novo continente, posteriormente chamado América, em referência ao navegador italiano Américo Vespucio, foi de grande importância para a Espanha, pois possibilitou a expansão da língua e da cultura espanhola. Nesse dia é possível assistir desfiles das Forças Armadas e da Guarda Civil. Após a parada, os museus estatais abrem as portas à visitação gratuita, assim como algumas guarnições militares. Por conta disso, são formadas grandes filas, mas geralmente as pessoas não desistem de aproveitar a oportunidade da visita. É comum que ocorram manifestações políticas nas ruas durante os desfiles militares.

feriados na espanha mercado de natal parada militar

Dia de todos os Santos

Em 1º de novembro a Espanha celebra o Dia de Todos os Santos, data na qual os espanhóis homenageiam seus mortos e mártires. Uma das tradições desse dia é a Castañada, celebração que acontece em família após a refeição, na qual castanhas são assadas junto com batatas doces e comidas até a saciedade.

Pequenos bolos de amêndoas, chamados pannellets também são degustados nesse dia, uma reminiscência das festas preparadas após os funerais na antiga Espanha. Oferendas de flores nos túmulos e missas também fazem parte das homenagens do Dia de Todos os Santos. Por ser um dos feriados na Espanha que é considerado a nível nacional, os bancos e o comércio permanecem fechados.

Saiba quais são as comidas típicas da Espanha que você precisa provar.

Natal na Espanha

O Natal na Espanha, assim como em outros países do mundo, também é comemorado no dia 25 de dezembro, mas não traz o Papai Noel como protagonista dos festejos, como já citei no início do artigo. Ele é até uma figura conhecida na Espanha, mas, como o Menino Jesus foi presenteado pelos Reis Magos, é no Dia de Reis (06 de janeiro), que as crianças esperam ansiosamente pelos seus presentes.

No Natal espanhol, as famílias arrumam suas casas e enfeitam as árvores com luzes, como ocorre no Brasil. No entanto, o peru da ceia de Natal que conhecemos dá lugar a pratos preparados com mariscos e iguarias que não são consumidas frequentemente durante o ano. A sobremesa fica por conta de biscoitos, bombons e torrone, muito torrone! Eles começam a ser vendidos em outubro. É semelhante ao fenômeno de vendas de ovos de chocolate no Brasil, que começa meses antes da Páscoa.

feriados na espanha mercado de natal

Veja quais são as principais bebidas espanholas para experimentar em sua visita ao país.

Dias Santos

No dia 8 de dezembro celebra-se o dia da Imaculada Conceição, o dogma de fé segundo o qual a Mãe do Jesus foi preservada do pecado desde o momento de sua concepção. Padroeira da Espanha desde o ano 1760, a pedido do rei Carlos III, e concedido pelo Papa Clemente XIII, a Imaculada Conceição é venerada em diversos países. Na Espanha, a data, que é feriado nacional, é comemorada com vigílias à santa, que acontecem desde 1947 em Madrid. Com o passar dos anos, a jornada em honra à Imaculada ganhou força em Madrid e logo alcançou toda Espanha, seguida do centro da Europa e finalmente a vários países da América Latina.

No dia 15 de agosto comemora-se o feriado de Assunção da Virgem Maria, celebrando o momento em que a vida terrena de Maria se encerra e ocorre sua assunção aos céus.

Para visitar o país, é preciso um seguro viagem para Espanha. Saiba como contratar o seu aqui.

Outros Feriados

Assim como acontece em quase todos os países do mundo, 1º de maio é feriado do Dia do Trabalhador na Espanha. A data celebra a conquista dos trabalhadores pela jornada de 8 horas diárias de trabalho, sendo a Espanha o primeiro país da Europa a aprovar, mediante decreto, a jornada de 8 horas depois da greve La Canadiense, protagonizada por anarquistas de Barcelona. Por isso, faz sentido que esse dia seja um dos feriados na Espanha.

O Dia da Constituição é também um feriado nacional que celebra, no dia 6 de dezembro, o Referendo Nacional que aprovou a Constituição de 1978, lei suprema que governa todo o setor judicial do Reino de Espanha.

Saiba mais sobre a cultura e tradições espanholas neste artigo.

Programe-se para aproveitar (ou não) os feriados

Ao fazer seu roteiro de viagem, não esqueça de verificar se algum desses feriados na Espanha  estará contemplado no período em que você vai estar no país e quais as suas vantagens (e desvantagens).

É válido lembrar que durante os feriados, principalmente os nacionais, é comum que o comércio esteja fechado, assim como algumas atrações turísticas, o que pode lhe impossibilitar a visita a lugares interessantes. Por outro lado, estar presente nessas festividades é uma forma de aproximá-lo da cultura local e vivenciar experiências certamente inesquecíveis.

Será que vale a pena viver na Espanha? Veja quais são as 7 melhores cidades da Espanha para viver.

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Fernanda já deixou o Brasil por Angola, Espanha e agora é Portugal. Vive imersa em um estilo de vida que permite estar sempre em contato com diferentes culturas e aprendizados. A brasileira mãe do Leo é inquieta e sonhadora, amante de uma boa gastronomia e um bom jazz. Atualmente presta consultorias de Marketing para empresas Portuguesas, é responsável pelas estratégias de Marketing da iDigital Media , videomaker nas horas vagas e sócia-fundadora do Mães em Conexão.