A Espanha possui 10 universidades que estão entre as melhores da Europa (ranking de 140 instituições) e que também entram na lista das 340 melhores do mundo. O principal fator que faz com que os cursos na Espanha estejam entre os melhores é a qualidade das investigações científicas, além disso, ganham destaque as publicações acadêmicas espanholas. Vamos conferir quais são os melhores cursos na Espanha?
Preparei uma lista com os melhores cursos das principais Universidades na Espanha e no final do texto você vai encontrar também uma lista de cursos profissionais que valem a pena fazer na Espanha.

Quais são os melhores cursos na Espanha?

Em cada uma das 10 universidades destacadas entre as melhores da Europa e do mundo, os alunos encontram cursos de excelente qualidade, que formam profissionais diferenciados, com alta bagagem de conteúdo específico da área escolhida.

Universidade de Barcelona

A Universidade de Barcelona, por exemplo, está no posto de número 34 entre as melhores da Europa. Seu grande diferencial está na parte de pesquisa e nas publicações científicas. Atualmente, a Universidade de Barcelona, conta com 5.715 pessoas entre professores e pesquisadores.
Ela está no topo do ranking das melhores universidades da Espanha, confira as outras 4 melhores aqui.
Melhores cursos na Espanha: curso de Medicina
O seu curso de Medicina é considera um dos melhores cursos da Espanha, principalmente pela estrutura que é oferecida aos alunos. Por essa razão, o número de candidatos por vaga é elevado.

Universidade de Madrid

Outra Universidade que merece destaque é a Complutense de Madrid. É considerada a segunda melhor da Espanha e entre as instituições europeias, ocupa a posição de número 64.
Melhores cursos na Espanha: cursos de Ciências Naturais e Ciências Sociais e Direção
Além da estrutura da universidade e do corpo docente com grande capacitação, a Universidade de Madrid se destaca pelos cursos que oferece na área de Ciências Naturais e Ciências Sociais e Direção. São considerados os melhores cursos na Espanha.

Universidade de Valência

Já a Universidade de Valência, que também entra na lista das melhores do mundo, destacando-se pelos seus trabalhos de pesquisa e publicações, tem alguns cursos que estão entre os melhores da Espanha.
Melhores cursos na Espanha na Universidade de Valência
São eles: Química Inorgânica e Nuclear, Ciência da Imagem e Tecnologia Fotográfica, Física de Partículas, Biologia Reprodutiva.
Graças aos cursos mencionados e a estrutura que oferece para os seus alunos, a Universidade de Valência está na lista das melhores do mundo.

Universidade de Granada

A Universidade de Granada é a única universidade da Europa que tem um campus no continente africano, em Ceuta. Na Espanha está classificada como a quarta melhor e no ranking da Europa ocupa a posição 83.
Melhores cursos na Espanha na Universidade de Granada
No total, a Universidade de Granada possui 5 campi e se destaca também pelas suas publicações. Ao todo, oferece 89 cursos, porém, os que mais se destacam são aqueles na área de Ciências Experimentais e da Saúde e Ciências Sociais e Jurídicas.
Os melhores cursos na Espanha nestas áreas são oferecidos pela Universidade de Granada.

Universidade Autônoma de Barcelona

Na Espanha, esta Universidade ocupa o posto de número 5, na lista das 10 melhores. Na Europa, o de número 89. No total, a instituição oferece 105 cursos universitários e 473 de pós-graduação. Porém, o seu curso de Administração e Direção de Empresas e Direito se destaca dos demais e são considerados também dos melhores cursos na Espanha.
O curso é feito durante 11 semestres e ao final o aluno sai com dois títulos, de formação jurídica e empresarial.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Universidade Autônoma de Madrid

Ocupando o sexto lugar entre as melhores universidades da Espanha, a instituição conta com 2.500 acadêmicos no seu quadro, entre docentes e pesquisadores.
Melhores cursos na Espanha: curso de Direito
Um dos melhores cursos na Espanha é o curso de Direito da Universidade Autônoma de Madrid, com destaque nacional e na Europa.

Universidade Politécnica da Catalunha Barcelona Tech

Esta universidade no ranking da Espanha está no sétimo lugar, na região da Catalunha é a terceira melhor. E graças as suas publicações ocupa a posição 33 entre as melhores do mundo.
Melhores cursos na Espanha: cursos de Engenharia, arquitetura, ciências e tecnologia
A Universidade Politécnica da Catalunha Barcelona Tech se destaca por ter os melhores cursos na Espanha de engenharia, arquitetura, ciências e tecnologia.
É uma universidade pública, cujo objetivo é capacitar os alunos para lidar com novos critérios tecnológicos de maneira eficiente e sustentável.
Se você gostaria de morar na Espanha, também pode ser interessante saber como é o custo de vida na Espanha.

Sistema de ensino inovador

O modelo de ensino dessa instituição é considerado dinâmico e motivador. Está sempre buscando muitas ofertas de estágio e convites para que os alunos participem de projetos de investigação.

Universidade Politécnica de Valência

A Universidade Politécnica de Valência é considerada a oitava melhor universidade da Espanha, na Europa ocupa o lugar 126, e também se destaca por suas publicações científicas. Seus cursos na área de ciência são considerados dos melhores cursos na Espanha:

  • Biotecnologia;
  • Ciência;
  • Tecnologia dos Alimentos;
  • Ciências Ambientais.

Melhores cursos na Espanha: cursos na área de artes e humanas
Também oferece alguns dos melhores cursos na Espanha na área de artes e humanas:

  • Belas Artes;
  • Conservação e Restauração;
  • Desenho e Tecnologias Criativas.

Universidade Politécnica de Madrid

No ranking das melhores da Europa a Universidade Politécnica de Madrid ocupa a posição 127 e também se destaca a nível global graças as suas publicações.
Além disso, é considerada a melhor universidade da Espanha para quem quer cursar Engenharia Elétrica e Eletrônica.
Melhores cursos na Espanha: curso de Ciência da Computação
Seu curso de Ciência da Computação é considerado o melhor de toda Espanha, além de se destacarem também os cursos de Engenharia Mecânica e Aeronáutica.

Universidade Pompeu Fabra

A instituição se destaca na Europa graças as pesquisas científicas realizadas. Está entre as 10 melhores da Espanha. Localizada em Barcelona, seus cursos na área da ciência e da saúde estão entre os melhores cursos da Espanha. Os mais procurados pela sua qualidade e formação de alto nível são: Biologia Humana, Medicina, Engenharia Biomédica e Bioinformática.
Se você pensa em prosseguir seus estudos no país, pode ser interessante saber como validar o seu diploma na Espanha.

universidades com melhores cursos na Espanha

Porque alguns cursos na Espanha são considerados melhores que os outros?

Para uma universidade na Europa estar bem posicionada entre as melhores do continente e do mundo, um dos motivos é ter um trabalho científico de pesquisa de alta qualidade, além das publicações.
Apesar de ser possível encontrar os melhores cursos na Espanha em distintas áreas, nenhuma universidade espanhola conseguiu ficar entre as 50 melhores do mundo.

Falta de professores e investigadores estrangeiros

O chefe de pesquisa da Unidade de Inteligência de QS, Ben Sowter, declarou em uma entrevista sobre o assunto, a ausência de uma universidade espanhola entre as melhores do mundo, que um dos motivos, talvez o principal, seja a falta de professores e investigadores estrangeiros renomados internacionalmente.
Veja como encontrar e se candidatar a bolsas de estudos na Espanha.
As Universidades devem ter profissionais de várias nacionalidades
Para uma universidade se destacar das demais e figurar entre as mais importantes do mundo, segundo Sowter, ela precisa contar com um corpo docente de várias nacionalidades e que esses profissionais tenham seu trabalho reconhecido mundialmente falando.

Mas os cursos na Espanha são de qualidade

Apesar da falta de destaque no cenário internacional, as universidades na Espanha oferecem um ensino de alta qualidade. Além de excelente estrutura da própria instituição, que atende os seus alunos de forma satisfatória e proporcionando uma formação que os colocam competitivos no mercado de trabalho.
Saiba como fazer pós graduação na Espanha e mestrado na Espanha.

Melhores cursos na Espanha: 7 cursos profissionalizantes

Uma excelente opção para quem quer estudar na Espanha é optar por cursos profissionalizantes. Além de serem cursos mais baratos, o tempo de duração é bem inferior.
Alguns desses cursos profissionalizantes merecem estar na lista de melhores cursos na Espanha, especialmente porque oferecem uma boa perspectiva de você entrar no mercado de trabalho.
Os 7 cursos profissionalizantes que são considerados o que mais “acolhem” no mercado de emprego, novos profissionais são:

Desarollo de aplicaciones móviles

Ainda embalado pelo “boom” dos smartphones, hoje, na Espanha, existe uma grande demanda por quem desenvolve aplicativos para smartphones. Justamente por isso, é possível encontrar bons cursos sobre o assunto.

Community Manager

É considerada a profissão que está no seu auge nos últimos anos na Espanha. As empresas estão buscando profissionais que consigam impulsionar o negócio, através das redes sociais. Um curso específico para esta atividade, custa em média, 400 euros. Um bom preço e um mercado ávido por bons profissionais.
Veja aqui a descrição do curso. Pode não ser um dos melhores cursos na Espanha, em termos acadêmicos, mas pela empregabilidade vale a pena considerar.

Auxiliar de vuelo

O tamanho da importância do setor turístico na Espanha explica o motivo de ser uma profissão que está sempre em busca de profissionais. Com uma formação básica já é possível concorrer a estas vagas, porém, o inglês é imprescindível. Veja um exemplo de escola que oferece este curso.

Gastronomia

Que a Espanha é famosa pela sua rica gastronomia todos sabemos. Não é um mero acaso que o país reúne uma lista de chefs estrelados, que somam muitas estrelas Michelin. O que pouca gente sabe é que profissionais na área estão entre os mais requisitados na Espanha, o que faz do curso de Gastronomia um dos melhores cursos na Espanha.
E claro, existe formação para a profissão. Veja aqui um exemplo.

Marketing Digital

Existem muitas vagas de emprego para essa área, que pode ser para alguém que se formou em uma universidade ou também para quem concluiu um curso de boa qualidade. Na Espanha é possível encontrar este tipo de curso, para fazê-lo em menos tempo e pagando menos que uma universidade.

Idiomas

Falar mais de um idioma aumenta consideravelmente as suas chances de conseguir uma boa vaga no mercado de trabalho espanhol. No caso dos brasileiros é uma ótima oportunidade para começar a trabalhar no país.
Claro, que além do português, o mínimo de espanhol para entrevista e comunicação dentro da empresa é necessário saber.
Nós já compartilhamos várias dicas sobre como aprender espanhol.

Retoque fotográfico e diseño gráfico

A internet fez com que essas duas atividades entrassem para a lista de trabalhos que mais abrem vagas na Espanha nos últimos anos. Os interessados podem fazer um curso de fotografia profissional.
Com dedicação, não vai demorar para que consiga uma vaga na área. Na Espanha a oferta deste tipo de curso é muito grande.
Que tal viver nesse país incrível? Para isso, recomendamos o nosso ebook Como morar na Espanha. É um guia completo com quase 300 páginas que vai te acompanhar em todo planejamento na jornada de mudança, desde a documentação no Brasil, custo de vida, aluguel de casa, entre tantos outros pontos super importantes.