Universidade de Barcelona: saiba tudo sobre a melhor da Espanha

Espanha  / 

A Universidade de Barcelona (Universitat de Barcelona) é considerada a melhor universidade da Espanha. A instituição de ensino pública está constantemente entre as mais conceituadas e respeitadas do mundo nos rankings de avaliação de ensino.

Se você pretende estudar na Espanha, hoje vamos te contar tudo sobre a Universidade de Barcelona para que você possa fazer sua escolha. Vamos lá?

Tudo sobre a Universidade de Barcelona

A universidade de Barcelona tem 568 anos de história, é a 5ª mais antiga da Espanha e é considerada a melhor universidade do país europeu.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Ela também está entre as 100 melhores universidades da Europa de acordo com o The World University Rankings.

Já no ranking mundial da QS World University Rankings, a instituição de ensino aparece em 156º lugar na lista das melhores universidades do mundo.

A Universidade de Barcelona também é o principal centro de pesquisa acadêmica da Espanha e é referência na Europa em termos de investigação.

Ela foi fundada em 1450 para unificar os estudos da cidade (Estudi General de Barcelona) e teve como primeiros cursos o de Medicina e o de Artes. Logo depois, foram criados os cursos de Teologia, Direito Canônico, Direito Civil e Filosofia.

Descubra como estudar na Espanha.

UB em números

Os números da Universidade de Barcelona impressionam e muito. São mais de 63 mil alunos matriculados e mais de 5.700 professores, palestrantes e também pesquisadores. Confira todos os números da instituição:

  • 73 cursos de Graduação
  • 215 programas de Pós-graduação
  • 273 programas de Mestrado
  • 48 programas de Doutorado

Veja também tudo o que precisa saber sobre pós-graduação na Espanha.

Campi

A Universidade de Barcelona possui 4 campi espalhados pela cidade, envolvendo os alunos na vida cultural. Ao todo são mais de 500.000 m2 de área. A maioria dos campi estão localizados no centro da cidade.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Faculdades

A instituição de ensino catalã possui 16 faculdades, são elas:

  • Faculdade de Biologia
  • Faculdade de Química
  • Faculdade de Ciências da Terra
  • Faculdade de Economia e Negócios
  • Faculdade de Educação
  • Faculdade de Belas Artes
  • Faculdade de Geografia e História
  • Faculdade de Direito
  • Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação
  • Faculdade de Matemática e Ciências da Computação
  • Faculdade de Medicina e Ciências da Saúde: Medicina, Enfermagem, Odontologia
  • Faculdade de Farmácia e Ciência Alimentar
  • Faculdade de Filologia
  • Faculdade de Filosofia
  • Faculdade de Física
  • Faculdade de Psicologia

Investigação

A Universidade de Barcelona possui um grande centro de pesquisa e investigação. Em 2010, por exemplo, foram 175 bolsas nacionais de investigação, 17 bolsas europeias e 500 projetos junto com o setor privado. Um total de 70 milhões de euros em financiamento para pesquisa.

Em 2011, a UB foi a mais bem posicionada no Relatório CYD na área de produção científica, tendo 15.290 artigos publicados entre os anos de 2006 a 2010.

Conheça quais são as 5 melhores Universidades da Espanha.

Cursos

Entre os cursos mais procurados na universidade espanhola estão:

  • Medicina
  • Administração e Gestão de Negócios
  • Psicologia
  • Enfermagem
  • Educação
  • Farmácia
  • Odontologia
  • Belas Artes

Já os cursos na Universidade de Barcelona que garantem os melhores salários após o término dos estudos são: Medicina e Engenharia da Computação, com salários acima dos 2.000€ (dois mil euros).

Veja quanto custa fazer intercâmbio na Europa e quais os países que valem a pena.

Vida acadêmica em Barcelona

Barcelona é uma cidade cosmopolita e uma das mais animadas de toda a Europa. Estudar na Espanha é uma experiência incrível e o custo de vida é bem acessível se comparado com outras grandes cidades da União Europeia.

O clima da Universidade é multicultural e oferece muitas atividades para seus alunos. Ao todo são mais de 44 mil alunos de graduação e quase 19 mil alunos de mestrados, pós-graduações e doutorados.

Saiba quando começa o ano letivo na Espanha.

Estudantes internacionais

Os alunos internacionais são muito bem-vindos na instituição espanhola. Quase 15% do estudantes são do exterior, vindos de mais de 122 nações diferentes.

Os estrangeiros interessados em continuar seus estudos na Espanha podem estudar na Universidade de Barcelona de diversas maneiras. Pode ser um estudo temporário (no Programa Erasmus), um intercâmbio, na realização de cursos de espanhol ou catalão, de graduação, mestrado, doutorado ou até mesmo cursos de formação contínua.

Confira todas as modalidades de estudo na UB para alunos internacionais.

Vantagens de estudar na Universidade de Barcelona

Dentre as vantagens de se estudar na Universidade de Barcelona estão:

Empregabilidade

Cerca de 88% dos alunos formados na Universidade de Barcelona são empregados logo após o término do curso. A instituição é uma das 3 universidades da Espanha com a melhor colocação profissional entre os récem-graduados.

Melhor universidade do país

A Universidade de Barcelona é considerada a melhor universidade da Espanha em diversos rankings de classificação global. Isso conta muito no seu currículo profissional ou acadêmico.

Descubra como fazer um Mestrado na Espanha.

Líder em pesquisa

A instituição possui mais de 300 grupos consolidados de pesquisa acadêmica e a cada ano tem mais de 1.000 teses de doutorado publicadas.

Excelente colocação

A instituição é a única universidade da Espanha na Liga das Universidades de investigação europeia, formada por 21 instituições de ensino na Europa.

Agora que você já sabe tudo sobre a universidade catalã, saiba como fazer o visto estudante para Espanha e programe seus estudos na Europa.

Acesse também o site da Universidade de Barcelona e conheça todos os cursos e ofertas estudantis. É possível acessar as informações em espanhol, catalão ou inglês.

Em destaque na Euro Dicas
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é a TransferWise. Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Nós usamos o Seguros Promo para comparar várias opções e economizar.

    COMPARAR SEGUROS »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.