Estudar na Espanha de graça: veja como conseguir bolsa de estudo

Estudar na Espanha de graça é o sonho de muitos brasileiros. E isso pode se tornar realidade, através de programas e incentivos que os estudantes podem conseguir.

No entanto, estudar na Espanha de graça não é fácil. Existe todo um processo a ser seguido para que você consiga realizar esse sonho. Por isso resolvemos escrever sobre quais as principais bolsas de estudo e como estudar de graça na Espanha.

Como é possível estudar na Espanha de graça?

Na Espanha, todas as universidades são pagas (inclusive as públicas). Por isso para conseguir estudar de graça na Espanha não é preciso simplesmente passar no processo seletivo de uma universidade.

A melhor maneira de conseguir estudar sem pagar nada na Espanha é se candidatar a bolsas de estudo, para assim conseguir não pagar a universidade e ainda, quem sabe, receber um dinheirinho a mais para se sustentar no país.

Além dessa opção, muitas universidades possuem acordos com universidades brasileiras e, por isso, é possível fazer um intercâmbio em alguma universidade espanhola sem pagar a mais por isso (somente suas despesas pessoais).

Sonho de Morar na Europa?

Confira nosso livro Sonho de Morar na Europa com as jornadas de vários brasileiros que vivem atualmente na Europa e conheça todos os passos para chegar no Velho Continente e realizar o seu sonho!

Eu consegui! Você pode conseguir também

Obter uma bolsa de estudos é um processo que exige atenção a datas, prazos e documentos necessários. Mas a recompensa é enorme. No seu currículo, o feito falará muito sobre você. Afinal, uma instituição de renome apostou no seu talento e quis bancar sua evolução profissional. Isso não tem preço!

Digo isto com conhecimento de causa: em 2003, recém-formada, fui para a Universidade de Navarra, em Pamplona, norte da Espanha, graças a uma bolsa de estudos de extensão em jornalismo concedida pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Além da bolsa para o curso, recebi uma ajuda de custo de mil reais mensais, que esticando aqui e ali, foi suficiente para pagar estadia em apartamento compartilhado, transporte, alimentação e até umas viagens de fim de semana a turismo.

Este é um ponto relevante que você deve avaliar ao selecionar para qual bolsa de estudo se candidatar. Algumas oferecem apenas matrícula e mensalidade do curso. Outras, incluem passagem e ajuda de custo para você se manter no exterior. Lembre-se que o custo de vida na Espanha em euros é bastante alto para um brasileiro que não disponha de muitos recursos.

As principais bolsas para estudar na Espanha de graça

Para conseguir uma bolsa de estudos para a Espanha, ou “beca”, como os espanhóis falam, nossa recomendação é que, caso você já esteja matriculado em algum curso no Brasil, primeiro cheque se existe alguma parceria com instituição de ensino espanhola.

Muitas vezes, a própria faculdade ou universidade em que você faz graduação, pós, doutorado ou mestrado pode facilitar o caminho burocrático para você.

Mas, além disso, anualmente, diversas empresas multinacionais espanholas e também instituições de ensino oferecem oportunidades de estudo para brasileiros que querem morar na Espanha. Selecionamos as principais abaixo.

Erasmus Mundus

O programa de bolsas Erasmus Mundus é o principal para estudantes que desejam estudar na Espanha de graça.

A bolsa Erasmus oferece aos estudantes um pagamento mensal para se manterem, além de passagens aéreas e seguro viagem. Se você já estiver na universidade, deve fazer a inscrição via secretaria da instituição em que está matriculado. É importante acompanhar as datas para não perder os prazos e checar com quais universidades já existe convênio.

Mas também é possível se candidatar a uma vaga sem estar matriculado. Para tanto, você deve se inscrever no programa e também diretamente na universidade espanhola que deseja estudar.

Uma dica: cada universidade faz seu próprio período de inscrição. Então, o melhor é você, primeiro, escolher onde deseja estudar, para fazer o acompanhamento do calendário e não perder a oportunidade.

Para saber mais e tirar todas as suas dúvidas, recomendamos que você visite o site do programa.

Fundação Carolina

A Fundação Carolina é uma das principais instituições a conceder bolsas de estudo para brasileiros na Espanha. O calendário de inscrições abre anualmente, geralmente em janeiro, e você pode acompanhar no próprio site da Fundação, no qual deve fazer sua inscrição.

Em 2020, edital concedeu 800 bolsas entre pós-graduação, doutorado e pós-doutorado, com ajuda de custo.

A fundação seleciona os currículos a partir de formação universitária, formação complementar, idiomas, experiências de trabalho, publicações científicas, dados socioeconômicos e projeto de pesquisa.

Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo (AECID)

A agência oferece bolsas nas áreas de artes, educação e cultura. Mas é preciso acompanhar no site oficial da AECID os cursos e datas de inscrição, porque cada departamento tem seu próprio calendário.

estudar na Espanha de graça estudantes

Santander

O banco espanhol também oferece bolsas para estudantes brasileiros. Tem desde curso de aperfeiçoamento em espanhol, com duração de três semanas na Universidade de Salamanca, até bolsas para mestrado e doutorado.

Para o curso de idioma, há inscrições até outubro de 2020, para 100 bolsas com ajuda de custo. Mas só podem participar estudantes de universidades brasileiras conveniadas. Não é necessário conhecimento prévio de espanhol.

Todas as oportunidades podem ser consultadas no site específico sobre bolsas do Santander.

Europubhealth+

O programa Europubhealth+ é semelhante ao Erasmus Mundus, mas focado em mestrado em saúde pública. É promovido pela Comissão Europeia e pode ser feito na Espanha e em outros destinos europeus.

Fundação Mapfre

A seguradora também oferece bolsas de estudo para brasileiros, mas é preciso acompanhar no site oficial da Fundação (clicando em bolsas) a divulgação dos editais.

Becas Albéniz para a Escuela Superior de Música Reina Sofia

Esta é específica para quem é da área cultural. A Escuela Superior de Música Reina Sofía é um dos principais centros de estudo de música do mundo. Para se candidatar a uma bolsa, é preciso passar por um processo de admissão e, posteriormente, avaliação do perfil socioeconômico.

Fundacion Botín

A fundação começou a oferecer bolsas de estudo em 1972 e já enviou mais de 2,5 mil pessoas para estudar na Espanha. Desde 2010, ela abriu um projeto específico para a América Latina.

As vagas são voltadas para artes plásticas, educação emocional e social. As convocações foram suspensas por conta da pandemia de Covid-19, mas vale acompanhar o site da Fundação Botín para saber sobre reabertura de vagas.

Museu Reina Sofia

O museu de Madri oferece bolsas de estudo específicas para artes plásticas. Para saber mais, acompanhe a divulgação do site do Museu Reina Sofia.

Esade

A escola de negócios Esade oferece bolsas de estudo parciais por desempenho do aluno no curso, incentivo à participação feminina no mundo dos negócios e também para estrangeiros vindo de países em desenvolvimento, como o Brasil. A escola tem campus em Barcelona e em Madri.

IESE

O IESE, uma das melhores escolas para executivos do mundo, é outro a oferecer bolsas de estudo voltadas para negócios. Todos os anos, dedica mais de 20 milhões de dólares em ajuda financeira de estudantes.

Na Espanha, ele está presente em Madri, Barcelona e também dentro da Universidade de Navarra, em Pamplona – você pode checar as vagas disponíveis no site oficial da IESE.

Dicas para conseguir uma bolsa de estudos

Para tentar uma bolsa de estudos na Espanha, é importante que você saiba falar espanhol. Além disso, ter no currículo atividades extracurriculares também é muito bem-visto pelas bancas examinadoras.

Saber o que quer fazer na universidade, ter um projeto também é relevante, pois muitos processos seletivos são feitos analisando o currículo e o projeto de estudos.

Bolsa de estudo na Europa: veja como conseguir a sua.

Melhores universidades da Espanha

Para que você possa escolher a universidade espanhola na qual deseja estudar, recomendamos a leitura do nosso artigo sobre as Top 5. Mas já adiantamos que são elas:

  • Universidade Autônoma de Madrid;
  • Universidade de Barcelona;
  • Universidade Autônoma de Barcelona;
  • Universalidade Complutense de Madrid;
  • Universidade de Navarra.

Visto de estudante para estudar na Espanha

Para estudar na Espanha, é necessário dar entrada no visto de estudante. Isso deve ser feito antes de sair do Brasil, no consulado. Deve verificar os documentos necessários e o prazo para receber o visto, para assim programar a viagem.

Seja qual for sua escolha de curso para estudar na Espanha de graça, o visto de estudante para a Espanha será fundamental. E isto você consegue juto ao consulado da Espanha mais próximo de sua cidade, assim que obtiver o comprovante de matrícula da instituição de ensino.

Documentos para o visto

Para o visto, você vai precisar de:

  • Formulário de solicitação do visto;
  • Foto 3×4;
  • Carta de aceite da universidade espanhola;
  • Passaporte válido e documentos de identificação pessoal;
  • Atestado médico com Apostila da Convenção de Haia;
  • Diploma de graduação com Apostila da Convenção de Haia;
  • Documentos que comprovem meios de subsistência na Espanha;
  • Comprovante de pagamento da taxa para emissão de visto;
  • Certidão de antecedentes criminais;
  • Documentos que comprovem que você tem estadia garantida na Espanha.

Outros documentos necessários

Além disso, para embarcar para a Espanha você vai precisar de:

  • Passaporte em vigor com validade de pelo menos três meses depois da data pretendida de retorno;
  • Comprovante de meios econômicos e passagem aérea de volta;
  • Comprovante de local de estadia: seja reserva, endereço ou carta-convite (quando houver);
  • Seguro viagem: a Espanha faz parte do Tratado de Schengen e exige a apresentação de apólice com cobertura para despesas médicas e hospitalares de pelo menos 30 mil euros, para garantir atendimento médico. Você pode cotar seu plano em nosso comparador de seguro viagem do Euro Dicas.

Uma das maiores vantagens de ter um visto de estudante é que com esse visto você pode trabalhar na Espanha 20 horas por semana. Assim, além de tentar uma bolsa para estudar na Espanha de graça, você pode trabalhar meio período para ajudar nas contas.

Brasileiros na Espanha

É muito comum encontrar brasileiros em todo o lugar que vamos (independente do país). E na Espanha não é diferente. A comunidade de brasileiros na Espanha é enorme, e existem diversas associações que foram criadas para ajudar e reunir os brasileiros que moram no país. Muitas dessas associações promovem festas e eventos, dedicados à comunidade brasileira e àqueles que gostam da nossa cultura, música e comida.

Melhores cursos da Espanha

Por ter algumas universidades na lista das melhores da Europa, alguns cursos universitários na Espanha se destacam, como:

  • O curso de medicina, da Universidade de Barcelona, por exemplo, é um dos melhores do país;
  • A Universidade de Madrid, por exemplo, se destaca nas áreas de Ciências Naturais e Ciências Sociais e Direção;
  • A Universidade autônoma de Barcelona é excelente nos cursos de Administração e Direção de Empresas e Direito.

Independente do curso que você quer fazer, estudar na Espanha de graça vai ser um desafio e você terá que se empenhar para conquistar esse sonho. Mas todo o esforço no final será válido. Por isso, veja quais as oportunidades que existem, as vagas em aberto, e comece a se programar para tentar uma bolsa de estudos.

Já quer planejar sua viagem para a Espanha? Recomendamos que você faça a cotação de passagens aéreas no site Kayak. Esse site faz a comparação dos preços de voos das principais companhias aéreas, ajudando você a economizar na hora de comprar a sua passagem.

Tudo pronto? Então, boa viagem e bons estudos!

Cláudia Zucare Boscoli trabalha como jornalista há 20 anos, tendo se formado na Cásper Líbero, com extensão em Jornalismo Social pela Universidade de Navarra (Espanha), especialização em Marketing Digital pela FGV e pós-graduação em Jornalismo Econômico pela PUC-SP. Já trabalhou para IstoÉ Online, O Estado de S. Paulo, Diário de S. Paulo e Editora Abril, entre outros veículos. Adora viajar, conhecer novas culturas e contar o que descobriu.

Julia é brasileira, formada em Turismo, morou 6 anos em Portugal e hoje mora em Budapeste. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.

Artigos relacionados

Como morar na Espanha: todas as dicas para planejar sua mudança

Se morar na Espanha é seu sonho, temos uma boa notícia: existem diversas maneiras de morar na Espanha, e com certeza uma é perfeita para você. Saiba como.

Melhores cidades da Espanha para morar: confira o top 5

Conheça as cidades da Espanha com melhor qualidade de vida, para você morar. Uma dessas cidades da Espanha é perfeita para você viver. Veja a lista!

Profissionais em falta na Espanha: lista de profissões e salários médios

Apesar dos vários anos de crise económica na Espanha e o elevado desemprego, existem profissionais em falta na Espanha. Conheça a lista de profissões.

Cidadania Espanhola: como conseguir o passaporte europeu

Existem 3 situações em que brasileiros podem ter direito à cidadania espanhola. Conheça o processo para solicitar e quais os documentos necessários.

Visto para Espanha: quais são, custos e como conseguir

Conheça quais os tipos de visto para Espanha. Saiba como e onde requerê-los, quanto custa e quais os documentos necessários para dar entrada no processo.

Custo de vida na Espanha: saiba quanto custa viver no país

Conheça o custo de vida na Espanha e quanto precisa para viver bem: quanto custa alugar um apartamento, as principais contas do mês, mercado, lazer e mais.

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube