Estudar na Espanha de graça: cursos, universidades e bolsas de estudos

Espanha  / 

Estudar na Espanha de graça é o sonho de muitos brasileiros. E isso pode se tornar realidade, através de programas e incentivos que os estudantes podem conseguir.

No entanto, estudar na Espanha de graça não é fácil. Existe todo um processo a ser seguido para que você consiga realizar esse sonho. Por isso resolvemos escrever sobre quais as principais bolsas de estudo e como estudar de graça na Espanha.

Como é possível estudar na Espanha de graça?

Na Espanha, todas as universidades são pagas (inclusive as públicas). Por isso para conseguir estudar de graça na Espanha não é preciso simplesmente passar no processo seletivo de uma universidade.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

A melhor maneira de conseguir estudar sem pagar nada na Espanha é se candidatar a bolsas de estudo, para assim conseguir não pagar a universidade e ainda, quem sabe, receber um dinheirinho a mais para se sustentar no país.

Além dessa opção, muitas universidades possuem acordos com universidades brasileiras e, por isso, é possível fazer um intercâmbio em alguma universidade espanhola sem pagar a mais por isso (somente suas despesas pessoais).

Principais bolsas de estudo na Espanha

Para conseguir estudar de graça na Espanha, a melhor maneira é se candidatar a uma bolsa de estudos. As principais são:

Quer tentar uma bolsa de estudos na Espanha? Então veja o passo a passo neste artigo.

Requisitos para bolsa de estudos

Para tentar uma bolsa de estudos na Espanha, é importante que você saiba falar espanhol. Além disso, ter no currículo atividades extra curriculares também é muito bem visto pelas bancas examinadoras.

Saber o que quer fazer na universidade. Ter um projeto também é relevante pois muitos processos seletivos são feitos analisando o currículo e o projeto de estudos.

Bolsa de estudo na Europa: veja como conseguir a sua.

Melhores universidades da Espanha

Universidade de Barcelona

É uma universidade muito bem conceituada, oferecendo mais de 40 cursos de graduação, além dos cursos de pós graduação e doutorado em todas as áreas. Possui também centros de investigação e programas de bolsas disponíveis para todos os níveis de estudo.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Universidade autônoma de Barcelona

Possui uma variedade muito grande de cursos, e recebe muitos estrangeiros para intercâmbio. A Universidade Autônoma de Barcelona possui cursos que são ministrados em inglês e alguns cursos que são dados na época do verão.

Universidade Autônoma de Madrid

Uma das universidades mais conceituadas da Espanha. A Universidade Autônoma de Madrid possui alunos de referência, e tem em sua história prêmios importantes, como prêmio Nobel. Recebe muitos estudantes estrangeiros ao longo do ano e possui programas de mobilidade para estudantes e professores.

Leia também nosso artigo com o ranking das 5 melhores universidades da Espanha.

Visto de estudante para estudar na Espanha

Para estudar na Espanha, é necessário dar entrada no visto de estudante. Isso deve ser feito antes de sair do Brasil, no consulado. Deve verificar os documentos necessários e o prazo para receber o visto, para assim programar a viagem.

Uma das maiores vantagens de ter um visto de estudante é que com esse visto você pode trabalhar na Espanha 20 horas por semana. Assim, além de tentar uma bolsa para estudar na Espanha de graça, você pode trabalhar meio período para ajudar nas contas.

Antes de fechar os seus planos para estudar na Espanha de graça, não se esqueça de verificar o custo de vida na Espanha.

Brasileiros na Espanha

É muito comum encontrar brasileiros em todo o lugar que vamos (independente do país). Eu costumo dizer que os brasileiros vão dominar o mundo.

E na Espanha não é diferente. A comunidade de brasileiros na Espanha é enorme, e existem diversas associações que foram criadas para ajudar e reunir os brasileiros que moram no país. Muitas dessas associações promovem festas e eventos, dedicados à comunidade brasileira e àqueles que gostam da nossa cultura, música e comida.

Melhores cursos da Espanha

Por ter algumas universidades na lista das melhores da Europa, alguns cursos universitários na Espanha se destacam, como:

  • O curso de medicina, da Universidade de Barcelona, por exemplo, é um dos melhores do país;
  • A Universidade de Madrid, por exemplo, se destaca nas áreas de Ciências Naturais e Ciências Sociais e Direção;
  • A Universidade autônoma de Barcelona é excelente nos cursos de Administração e Direção de Empresas e Direito.

Independente do curso que você quer fazer, estudar na Espanha de graça vai ser um desafio e você terá que se empenhar para conquistar esse sonho. Mas todo o esforço no final será válido. Por isso, veja quais as oportunidades que existem, as vagas em aberto, e comece a se programar para tentar uma bolsa de estudos.

Já quer planejar sua viagem para a Espanha? Recomendamos que você faça a cotação de passagens aéreas no site Kayak. Esse site faz a comparação dos preços de voos das principais companhias aéreas, ajudando você a economizar na hora de comprar a sua passagem.

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.