Intercâmbio na Espanha, saiba como fazer e algumas dicas importantes.

Intercâmbio na Espanha

Espanha  / 

A Espanha, pode acreditar, pode ser um ótimo destino para fazer um intercâmbio. Você pode escolher entre Sevilha, Barcelona, Granada, Madri e outras tantas cidades espanholas. Veja umas dicas para ajudar na escolha!

O que um intercâmbio na Espanha pode oferecer?

A educação na Espanha é de excelente qualidade e só isso já seria um bom incentivo para fazer um intercâmbio em uma das cidades do país.

Envolver-se numa nova cultura

Porém, o intercâmbio na Espanha irá oferecer a oportunidade de conhecer uma cultura riquíssima, além de lugares incríveis que você estará bem pertinho e poderá visitar nas horas vagas.

O idioma aprende-se facilmente

Uma das vantagens para os brasileiros em escolher fazer intercâmbio na Espanha é o fato da semelhança da língua, o que facilitará na hora de aprender. Porque é claro que a vida noturna, a boa comida e as paisagens devem pesar na sua escolha, mas não se esqueça que você estará vindo estudar.

Que tipos de intercâmbio existem na Espanha?

Cursos de Idiomas

Você pode vir para Espanha simplesmente para estudar espanhol. O ideal é passar u m ano e completar o curso, neste caso, deverá pedir visto de estudante, que falaremos mais sobre como fazer, ainda por aqui.

Conta Bancária Internacional sem custos

Com o cartão Borderless da Transferwise, você obtém seus próprios números de conta pessoal e códigos bancários do Reino Unido, Estados Unidos, Austrália e Europa. Grátis e sem mensalidades!


Peça seu cartão, literalmente, em 5 minutos. Não precisa de comprovar que está trabalhando nem que tem recebimentos mensais:

ABRIR CONTA GRÁTIS »

Chamado de espanhol geral, nas escolas da Espanha, todas as segundas, as escolas aceitam novos alunos. Faça uma pesquisa, compare preços e depois de escolher, não se esqueça, faça a matrícula e tenha o comprovante de inscrição. Ele será necessário na hora de pedir o visto de estudante.

Você pode verificar quais as melhores maneiras de aprender espanhol.

Ano Letivo na Espanha

Fazer um ano letivo na Espanha
Você pode fazer um ano letivo na Espanha. Porém, o mais importante, lembre-se que o ano escolar no país tem início em setembro. Por isso e também pela exigência da documentação, pode ser o tipo de intercâmbio na Espanha mais complicado de se fazer.

Além da data do calendário, será necessário fazer os “trâmites de transferência e equivalência de estudos”. Não importa em que grau de ensino você está, será exigido.

Também é bom saber a equivalência de ensino, por exemplo, Ensino Secundário Obrigatório, que abrange a faixa etária de 12 a 16 anos. Como o sistema de ensino da Espanha é consideravelmente diferente do brasileiro, antes de qualquer coisa é melhor buscar informações no consulado espanhol da sua cidade.

Planejar um intercâmbio sozinho pode ser bem difícil. Veja como escolher a agência de intercâmbio.

Férias na Espanha

O intercâmbio de férias pode ser bem divertido e no caso dos brasileiros, o período não exigirá nem que você tenha um visto. Normalmente, as empresas oferecem pacotes combinando aulas de idioma com dança, gastronomia ou alguma atividade relacionada a cultura da Espanha.

Uma parte do dia estudando e a outra conhecendo a Espanha. Nada mal, não?

Também já compartilhamos um guia para fazer turismo na Espanha.

Au Pair na Espanha

AuPair na Espanha
Uma outra maneira de fazer intercâmbio na Espanha é fazendo AuPair. Você sabe o que é AuPair?

AuPair oferecerá uma “família anfitriã” e você irá viver com eles por determinado período, cuidando das crianças da casa. Veja aqui como funciona o AuPair na Europa.

Porém, atenção, essas são as exigências para participar:

  • Ter entre 18 e 30 anos;
  • Seguro de saúde válido em toda Espanha;
  • Ter dinheiro para pagar todas as despesas da viagem e outros que surgirem;
  • Ter experiência em cuidar de crianças;
  • Interesse em aprender espanhol.

Qual a duração de um intercâmbio na Espanha?

A duração do intercâmbio na Espanha vai depender do tipo de estudo que você irá fazer. Pode durar somente 1 mês, no caso do intercâmbio de férias, um ano, no do ano letivo, 2 anos em Aupair, para cursos de idioma, entre 3 meses e 1 ano.

A duração estará restritamente ligada ao quanto tempo disponível você terá para passar na Espanha. Vale somente ressaltar que até 3 meses não existe a necessidade do visto, passado desse período, que seja somente 4, já será necessário entrar com o pedido.

Confira uma lista com melhores cursos na Espanha.

Qual o preço médio para fazer um intercâmbio na Espanha?

Custo de intercâmbio na Espanha
Esta pergunta também tem uma série de fatores que influenciariam o valor final: tempo, cidade, curso, passagem aérea, seguro saúde, entra outras.

Claro, que quanto mais tempo você fica, mais caro será o seu intercâmbio na Espanha. Se escolhe cidades como Madri e Barcelona, também estará pagando mais em tudo. Para se ter uma ideia, vamos exemplificar com 1 mês de intercâmbio: (valores em reais)

  • Intercâmbio Curso de Espanhol Geral durante 4 semanas, 30 horas por semana: 2.000;
  • Estadia de 4 semanas em acomodação familiar ou da escola com café da manhã e janta incluídos: 2.00;
  • Seguro viagem: 300;
  • Passagem área: 3.00;
  • Custo diário de alimentação: 60 x 30 dias – 1.80;
  • Cerca de 9.200 reais.

Veja também qual é o custo de vida na Espanha.

Dá para fazer de graça?

Curso de idiomas de graça para estrangeiros que não residem não será possível, porém, você pode tentar uma bolsa de estudos para fazer o seu intercâmbio na Espanha.

Entre os programas existentes com mais credibilidade, podemos citar, o da Fundação Carolina e as bolsas de estudos oferecidas pelo Santander Universidades.

A página do Instituto Cervantes no Facebook sempre compartilha oportunidades para concorrer a bolsas parciais ou integrais.

Se você quer uma experiência incrível sem gastar muito dinheiro, veja o que fazer de graça na Espanha.

É preciso de visto?

Os brasileiros só precisam de visto para entrar e ficar na Espanha se a permanência for maior de 3 meses, caso contrário, respeitando esse período não é necessário.

Como solicitar o visto?

Você deve ir ao consulado espanhol da sua cidade ou o mais próximo e os documentos necessários são:

  • Formulário preenchido de pedido de visto de estudante;
  • Fotografia 3×4 com fundo branco e recente;
  • Passaporte com validade mínima de 1 ano. Levar original e cópia;
  • Atestado médico, original e cópia. Deve atestar que você não possui nenhum doença de quarentena, não tem problemas psiquiátricos, nem alucinações e nem problemas com drogas;
  • Um certificado de antecedentes criminais, que deve ser conseguido com no máximo 15 dias antes de ir ao consulado. Esse documento pode ser feito na Secretaria de Segurança Pública do Estado na Polícia Federal;
  • Carta que comprove que você está matriculado na escola escolhida para fazer o intercâmbio na Espanha;
  • Comprovar que tem 1.000 euros para cada mês que pretende ficar na Espanha estudando ou se ficará com uma família, um “compromisso público de manutenção”;
  • Seguro de saúde internacional;
  • Diploma de estudos concluídos no Brasil.

Conheça os tipos de visto para Espanha.

Melhores cidades na Espanha para fazer intercâmbio?

Segundo os próprios estudantes que já passaram pela Espanha estudando e aproveitando para conhecer o país. As melhores cidades para fazer um intercâmbio são:

  • Madri, até porque tem 4 universidades entre as melhores do mundo;
  • Barcelona, a vida noturna da cidade conta muita na decisão;
  • Valência, porque tem o custo de vida mais baixo do que as outras duas cidades já citadas;
  • Salamanca, é uma cidade que costuma ter muitas instituições oferecendo bolsas de estudos.

Se você ficou entusiasmado com a ideia de fazer um intercâmbio na Espanha, saiba quais são as melhores cidades da Espanha para morar, de acordo com os brasileiros.

Danielle é brasileira, jornalista e já viveu em Milão, na Itália e Linz, na Áustria, somando 5 anos na Europa. Atualmente, mora em Madrid e está cursando Cinema no Instituto del Cine de Madrid. Apaixonada por viagem e moda, deu início ao projeto Italy Fashion Time, em Milão, cujo objetivo é proporcionar aos brasileiros uma experiência no mundo da moda italiana.