Bolsa de estudo na Europa: para licenciatura, mestrado e MBA

Europa  / 

Estudar no exterior por causa da qualidade do sistema educacional e das instituições de ensino – que estão entre as melhores do mundo – além da oportunidade de aprender outro idioma e de conviver com uma cultura diferente é o sonho de muitos. Apesar dos benefícios, fazer um curso no velho continente é caro, e isso torna o sonho mais limitado. No entanto, há bolsa de estudo na Europa, concedida por mérito ou por quem não tem condições de arcar com as despesas.

Financing to study in Europe?

If you are planning to take a postgraduate, MBA or Masters degree in Europe, but you do not have the start up capital for this investment, check out the Prodigy Finance's solutions.


More than 14,500 students have secured funding through Prodigy to study at 600 international schools, you may be next.

KNOW MORE »

Se você tem o sonho de estudar fora, confira as principais bolsas de estudo na Europa para licenciaturas, mestrados e MBAs.

Como funciona a bolsa de estudo na Europa

Diversas instituições oferecem bolsa de Estudo na Europa para estudantes. No entanto, a maioria delas é ofertada pelos próprios governos locais, que visam atrair novos talentos e pluralizar o convívio entre estrangeiros e nativos dentro das universidades.

Assim, não é difícil participar do processo de application das instituições, bastando apenas preencher os pré-requisitos e enviar os documentos solicitados. A maior dificuldade, é claro, é enfrentar a concorrência (que não costuma ser pequena) e ser selecionado entre as diversas inscrições.

Além disso, todas as universidades pedem fluência em outro idioma, o que pode ser um problema se você não sabe falar inglês ou a língua local.

O que é necessário para se candidatar

Os requisitos para participar do processo de application podem variar de acordo com a bolsa de estudo na Europa, mas geralmente as instituições de ensino e programas pedem:

  • Carta de recomendação (reference letter);
  • Certificado de proficiência em inglês (TOEFL ou IELTS) ou fluência no idioma local;
  • Histórico escolar e currículo acadêmico;
  • Redação pessoal (personal statement);
  • Em relação à documentação, será preciso tirar o visto de longa duração e/ou título de residência, caso seu período de estudos seja superior a 90 dias, sem trabalhar durante esse período;
  • Documentos: passaporte com vigência mínima de um ano; comprovante de matrícula no curso, carta de aceitação da instituição de ensino; seguro de viagem Europa e formulário de solicitação devidamente preenchido.

O estudante precisa, ainda, provar que tem condições financeiras de viver no país durante o período de estudos. Alguns países permitem que imigrantes com visto de estudante trabalhem durante o período de estudos no país, como é o caso da Irlanda, Portugal e Malta, por exemplo.

A bolsa cobre todas as despesas?

Depende da bolsa de estudo na Europa à qual o estudante esteja se candidatando. Existem as bolsas integrais, que cobrem 100% das despesas (incluindo a matrícula e a mensalidade do curso, a hospedagem e uma ajuda de custo para o aluno se manter no país) e as bolsas parciais, que cobrem apenas uma parte dos custos. Além disso, algumas bolsas cobrem também os gastos com passagens aéreas.

Bolsa de estudo na Europa: confira as principais

São muitas as possibilidades de estudar com bolsa de estudos na Europa. E algumas das melhores para licenciatura, mestrado e MBA já estão com inscrições abertas.

Bolsa de estudo na Europa para graduação

Holanda

O Holland Scholarship é o programa de bolsas de estudo financiado pelo Ministério Holandês da Educação, Ciência e Cultura, em parceria com universidades holandesas de pesquisa e ciências aplicadas.

A bolsa é, no valor de 5 mil euros, é destinada a estudantes estrangeiros que não façam parte do Espaço Econômico Europeu (EEA) e que estejam interessados em estudar na Holanda cursando uma graduação ou um mestrado.

Este auxílio pode ser usado em mais de 2 mil programas ministrados em inglês em instituições holandesas e cobre os gastos referentes ao primeiro ano do curso. Não há a possibilidade de renovação.

O prazo final para se inscrever no Holland Scholarship varia de acordo com o curso escolhido: pode ser entre 1 de fevereiro e 1 de maio de 2020.

Intercâmbio na Holanda: veja quanto custa, bolsas de estudo e melhores universidades.

Reino Unido

A Universidade de Oxford possui o programa Reach Oxford Scholarships, que oferece todos os anos de duas a três bolsas integrais de graduação no Reino Unido para alunos aceitos nos cursos da Universidade de Oxford, exceto Medicina. As inscrições vão até 15 de outubro.

As bolsas de estudo que são oferecidas pelo Reach Oxford Scholarships cobrem totalmente os custod e tuition nos três ou quatro anos da graduação (de acordo com o curso). Oferecem, ainda, auxílio financeiro para custos de vida (de valor não especificado) e uma passagem aérea de ida e volta, para que o estudante possa visitar seu país de origem uma vez por ano e voltar para o Reino Unido.

Veja também neste artigo sobre a possibilidade de conseguir uma bolsa de estudo no Reino Unido e candidate-se.

Universidade Minerva: a universidade com “campus itinerante”

Uma parceria da Universidade Minerva com a Fundação Estudar oferece uma bolsa de estudos, que pode cobrir os custos de anuidade e moradia (um semestre em cada cidade: São Francisco, Berlim, Buenos Aires, Seoul, Bangalore, Istambul e Londres) dos quatro anos do curso de sua graduação, além de oferecer outros benefícios, como aulas online.

A bolsa é no valor de 10 mil dólares, a candidatura para a universidade pode ser feita em etapas. O próximo prazo é até 1º de novembro de 2019. Quanto mais cedo se candidatar, melhor. A bolsa de estudo na Europa é destinada para estudantes selecionados para iniciar suas aulas em setembro de 2020.

Quanto custa estudar na Europa: saiba os custos detalhados.

Bolsa de estudo na Europa para pós-graduação

Alemanha

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) oferece bolsas de estudo na Alemanha em diversos programas de pós-graduação e mestrado. As datas das inscrições dependem da área escolhida e da duração do curso, e as bolsas variam entre 750 e mil euros mensais, além de benefícios.

Confira todas as informações sobre MBA na Europa.

Áustria

Também é possível conquistar sua bolsa de estudo na Europa e estudar na Áustria. O Helmut Veith Stipend é um programa de bolsa de estudo para mulheres da área de tecnologia da informação que pretendam fazer mestrado em Ciências da Computação da Universidade Técnica de Vienna (TU Wien), ministrado em inglês.

O estudante pode se inscrever até 30 de novembro de 2019 e as bolsistas terão todos os custos de tuition cobertos, além de receberem 6 mil euros por ano durante o programa.

França

Se você deseja fazer graduação ou mestrado na renomada instituição Sciences Po, em Paris, pode se inscrever no programa de mestrado da Emile Boutmy até 15 de dezembro de 2019. As inscrições ainda não foram abertas para graduação.

A bolsa de estudo na Europa varia entre 3 e 7,3 mil euros, pelos três anos de graduação, e o estudante pode receber um apoio financeiro de 5 mil euros por ano de ajuda no seu custo de vida. Já para o mestrado, são disponibilizados 10 mil euros por ano pelos dois anos de curso.

Além dessa bolsa de estudo, há, ainda, as Bolsas Eiffel, na qual o Ministério de Relações Exteriores e Desenvolvimento Internacional da França oferece bolsas em mestrado e doutorado nas áreas são de engenharia, ciências da engenharia, ciências exatas, economia e gestão, direito e ciências políticas.

Seu sonho é estudar na França? Tudo o que você precisa saber está aqui.

Reino Unido

Programa Chevening é uma premiação internacional do governo do Reino Unido que visa desenvolver lideranças globais.

As bolsas de estudos na Europa são para mestrado e têm duração de um ano para estudantes altamente qualificados. O aluno pode escolher entre universidades da Inglaterra, Escócia, Irlanda e País de Gales.

Além de cobrir os custos e de oferecer auxílio mensal para passagens aéreas, hospedagem e gastos essenciais, o programa oferece oportunidades de desenvolvimento profissional, acadêmico e pessoal.

Além disso, quem quer estudar na Irlanda de graça tem até o dia 24 de outubro de 2019 para se inscrever no Government of Ireland Postgraduate Scholarship Program, o programa de bolsa oferecido pelo ministério da educação do país. As bolsas têm duração de um ou dois anos para mestrado, e três ou quatro anos para doutorado. Candidatos de todas as áreas podem se candidatar e o valor da ajuda de custo pode chegar a 24 mil euros anuais.

Jovens com bolsa de estudo na Europa

Outras bolsas de estudos na Europa

Um dos programas mais conhecidos de bolsa de estudo na Europa é o Erasmus Mundus, que oferece oportunidades para quem deseja fazer mestrado na Europa. São cursos de dois anos com caráter interdisciplinar e a maioria em inglês, para quem tem dificuldades de aprender outro idioma.

As bolsas são oferecidas em diversos países e diversas áreas de conhecimento, como saúde, comunicação, relações internacionais, engenharia, psicologia e análise de dados.

Europubhealth+ é semelhante ao Erasmus Mundus, mas focado em mestrado em saúde pública. Promovido pela Comissão Europeia, pode ser feito em até três idiomas e em cinco países diferentes – sendo que o primeiro ano deve ser no Reino Unido ou na Espanha e o segundo na Polônia, na França, nos Países Baixos ou na Espanha.

Santander Universidades tem parceria com diversas universidades através dos programas Santander Mundi, Top Espanã e Íbero-Americanas.

Bolsa de estudo na Europa para MBAs e Masters in Business

Com o mundo corporativo cada vez mais desenvolvido e o mercado de trabalho mais disputado, cursar os melhores MBAs e Masters in Business se torna um diferencial no seu currículo e tal iniciativa pode alavancar suas oportunidades de emprego e salário. Dessa forma, confira algumas bolsas de estudo concedidas para estas finalidades.

Bolsas da Fundação Estudar

Desde 1991, o programa Líderes Estudar tem como objetivo despertar o potencial dos jovens promissores do Brasil. Esses brasileiros recebem uma bolsa de estudos para cursar uma universidade de excelência, além de todo o suporte necessário para acelerarem seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Podem se candidatar a esta bolsa de estudo na Europa jovens brasileiros de até 34 anos de idade, de todos os cursos e que estejam em processo de aceitação, matriculado ou cursando o ensino superior em uma das quatro categorias de bolsa:

  • Graduação completa no Brasil;
  • Intercâmbio acadêmico de graduação ou duplo diploma no exterior;
  • Graduação completa no exterior;
  • Pós-graduação no exterior.

Além da bolsa de estudos para cursar uma universidade de excelência, o estudante tem, ainda, outros benefícios, como: mentoria, conexão com grandes executivos, cursos, fóruns e diversas outras atividades focadas no desenvolvimento pessoal e profissional do líder.

Instituto Ling

O Instituto Ling foi criado em 1995 e já neste ano os primeiros três bolsistas foram cursar MBA nos Estados Unidos. O número foi aumentando e atualmente são centenas de pós-graduados, muitos em posição de destaque no cenário nacional e internacional.

As bolsas oferecidas pelo Instituto Ling contribuem para a qualificação de jovens talentos que demonstram potencial para protagonizarem impactos positivos em nossa sociedade e contribuírem para a transformação do Brasil.

Programa START MBA/MPA

O Programa START MBA/MPA oferece bolsas de estudo parciais para MBA – Mestrado em Administração de Empresas e MPA – Mestrado em Administração Pública em universidades de primeira linha nos Estados Unidos e na Europa.

Para concorrer às bolsas, é necessário que o candidato já tenha sido aprovado para um mestrado de tempo integral na universidade desejada.

O valor de cada bolsa varia de acordo com a classificação dos candidatos no processo seletivo e com a necessidade individual de apoio financeiro. As bolsas do programa provêm de um fundo financeiro, mantido com o apoio dos próprios bolsistas.

Fundação Carolina

Fundação Carolina  foi criada em 2000, com o objetivo de promover relações culturais e cooperação em questões educacionais e científicas entre a Espanha e os países da Comunidade Ibero-Americana de Nações e com outros com especial atenção, ligações históricas, culturais e geográficas.

A Fundação é uma das mais populares na oferta de bolsa de estudo na Europa. As bolsas são para diversas áreas e são destinadas a cursos na Espanha de graduados nacionais de um país latino-americano, que tenham capacidade acadêmica ou profissional, apoiada por um currículo excepcional.

O programa oferece duas modalidades de suporte: bolsas de estudo integrais e parciais e material de estudo.

Quer saber como estudar na Espanha? Veja o nosso guia completo para estudar no país.

Bolsa de estudo na Europa que as Escolas de Negócio oferecem

Além das bolsas apresentadas, há, ainda, aquelas que as próprias instituições de ensino oferecem aos candidatos que se destacam.

A EDHEC Bussines School, por exemplo, oferece bolsas de estudos de até 50% do valor do curso para estudantes com notas boas nas provas, visando manter os altos padrões da turma. Já a ESADE disponibiliza um programa de bolsa de estudo na Europa completo, incluindo auxílio para talento, mulheres de negócios, pessoas de outras nacionalidades, como latino-americanos, empreendedores, além do Patrocínio ESADE-Universia.

A IESE já ofereceu full-time scholarship e concede mais de 20 milhões em ajuda financeira e bolsa de estudo na Europa por ano. Neste artigo, você pode conferir tudo sobre os cursos, preços e requisitos para fazer MBA na IESE na Espanha.

Veja também informações de outro MBA de excelência, o Lisbon MBA.

Financiamento estudantil na Europa: Prodigy Finance

Caso o estudante não consiga sua bolsa de estudo na Europa, há outras opções para estudar no velho continente, como financiamento educacional próprio, financiamento bancário ou, até mesmo, financiamento com instituições parceiras das instituições de ensino.

A Prodidy Finance é uma das instituições que oferecem financiamento estudantil. Ela já financiou os estudos de 14.500 estudantes de 150 países, por meio de empréstimos realizados por ex-alunos e com taxas de juros competitivas, variando de acordo com o candidato, e com empréstimo online e simples.

É importante destacar que, apesar de a Prodigy possuir parceria com 600 escolas, nem todos os cursos de todas as instituições são elegíveis a empréstimos. Os empréstimos são para cursos nas áreas de: Negócios, Engenharia, Direito, Políticas Públicas e Medicina. Por isso, você deve acessar a página da Prodigy para verificar se a instituição e o curso de seu interesse são elegíveis ao financiamento estudantil.

COMPARTILHE
Autores

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.

Clara é natural do interior de São Paulo e tem muito orgulho do sotaque caipira. Jornalista que adora gatos, tatuagens e livros, vê o mundo de cabeça para baixo e tem como vícios memes da internet e soltar piadas inesperadas no meio de uma conversa.