Estudar é sempre o melhor caminho para adquirir conhecimento e o MBA pode ser uma boa escolha para quem pensa em progredir em sua carreira profissional. O MBA é um curso lato sensu voltado para quem procura aprimorar seus conhecimentos na área de negócios e administração, muito procurado por executivos, gestores e empresários. Se você tem curiosidade em saber mais sobre estudar MBA na Europa, vou te explicar tudo sobre o assunto.

O que é um MBA

Do inglês Master in Business Administration, é popularmente conhecido como MBA, um diploma reconhecido mundialmente, projetado para desenvolver habilidades para as carreiras de negócios e gerenciamento. Alguns exigem que os candidatos completem um estágio em alguma organização, o que pode ajudar a aumentar oportunidades de trabalho após o curso.

Tipos de MBAs

Existem dois tipos principais de MBAs: o Executive e o Full-Time. O curso de MBA Executive?é mais longo, possui carga horária menor e é mais flexível. Por isso é mais procurado por pessoas que estão no mercado de trabalho. O MBA Full-time é um curso mais curto, tem carga horária mais rigorosa e por isso é preciso se dedicar integralmente ao curso.
Ambos os cursos são muito procurados por executivos, empresários ou profissionais que querem aumentar o conhecimento de forma global, ter uma experiência que desafiará todas as formas de pensar e preparar você para os desafios do mercado.

Qual a diferença entre Master e MBA?

É comum confundir Master com MBA devido a semelhança das palavras.
O chamado Master é o mestrado, sendo o campo de abrangência de estudo maior, em sua maioria a maior exigência para admissão é ter graduação e interesse em continuação no ambiente acadêmico. Já o MBA é voltado para carreiras de negócios ou de gerenciamento e exigem vários requisitos que explicarei ao longo desse artigo.
Aproveite para conhecer os melhores mestrados em Portugal.

Qual curso tem maior peso para o currículo?

O MBA na Europa tem maior valor do que os mestrados na área de negócios.
Já no Brasil os cursos de MBAs possuem exigências diferentes, tanto no curso como no ingresso para ele, assim como a qualidade dos cursos oferecidos. Um exemplo de diferença é que a carga horária exigida no Brasil é inferior ao dos cursos globais e ainda, não são creditados por qualquer uma das três câmaras internacionais que regulam os cursos mundialmente.

Como funciona o MBA na Europa

Os MBAs mais requisitados da Europa são acreditados por três câmaras internacionais ao mesmo tempo. Elas não somente dão “selo de qualidade” como garantem o apoio da universidade ao aluno mesmo após o curso. Por isso o peso do MBA na Europa é tão maior.

Dois cursos em um

Existem alguns programas de MBA na Europa que oferecem o chamado “double degree” ou “dual degree“, uma opção de combinar o curso com outra universidade parceira e receber dois diplomas, sendo o outro um mestrado em alguma área de interesse.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Requisitos de um MBA na Europa

Para fazer um MBA na Europa existem alguns requisitos mínimos que variam de acordo com a universidade e também o tipo de MBA.

Experiência de trabalho

Um dos requisitos para cursar o MBA na Europa é a exigência de tempo de trabalho. Como o tempo de curso varia de universidade para universidade e de acordo com o programa, geralmente para MBA full-time as universidades pedem no mínimo 2 anos de experiência. Já o Executive MBA a média de experiência de trabalho é maior que dois anos.
Saiba tudo sobre a Universidade de Oxford neste artigo que escrevemos sobre ela.

Teste GMAT

Também podem solicitar o Teste GMAT, um teste de admissão padronizado, que avalia habilidades analíticas e quantitativas para gerenciamento. Uma boa pontuação indica forte aptidão do candidato. O GMAT é feito no computador, é adaptativo e dura quase quatro horas. A pontuação vai de 200 a 800. A avaliação analítica e de raciocínio são classificadas separadamente, em escalas de 1-6 e 1-8.
Para aplicar para as melhores universidades da Europa, é preciso ter o GMAT alto. Para INSEADE, o Instituto Europeu de Administração de Empresa da França, considerada uma das melhores escolas de negócio do mundo, a média do teste GMAT dos alunos é de 690.
Saiba também como estudar na Inglaterra.

Teste IELTS ou TOELF

Outro requisito que a universidade pode pedir é o teste de proficiência em Inglês. A maioria das escolas de MBA na Europa pedem pontuação entre 7 ou 7,5 no IELTS. Outras não exigem que seja entregue o exame, mas deixam claro que este poderá ser cobrado.

Documentação

Outras exigências comuns para entrar em um MBA na Europa é o Currículo acadêmico e profissional e cartas de recomendação de colegas de trabalho.

Entrevista

Depois dessas exigências avaliadas, a escola poderá te convidar para uma entrevista para entender seus objetivos com o curso e seu histórico profissional.

MBA na Europa: top 10

Confira qual é e onde fica o melhor MBA da Europa e veja também a lista dos melhores, de acordo com o ranking anual feito pelo Financial Times, suas características, de acordo com o jornal e onde ficam.

1. INSEAD, França, o melhor MBA na Europa

Uma das principais e maiores escolas de negócios de pós-graduação do mundo e o melhor MBA na Europa, o INSEAD oferece uma experiência educacional global aos estudantes. Com campus na França, em Cingapura e em Abu Dhabi, e parcerias com instituições de ponta, a formação em negócios da INSEAD abrange todo o mundo.
São 148 renomados membros do corpo docente de 40 países, que incentivam mais de 1.300 estudantes em programas de graduação e doutorado. Além disso, mais de 11 mil executivos participam dos programas de educação executiva do INSEAD todos os anos.
Confira informações sobre o ano letivo na França.

2. London Business School, Reino Unido

e acordo com a informação presente no site da Financial Times, o MBA mais bem cotado da London Business School melhorará seu desempenho e lhe dará as habilidades necessárias para ter sucesso nos negócios globais atualmente.

3. IESE Business School, Espanha

A IESE Business School visa desenvolver e inspirar líderes empresariais que se esforçam para causar um impacto sobre as pessoas, empresas e sociedade.
O MBA em tempo integral do IESE é um programa de duração flexível, que pode ser concluído em 15 ou 19 meses. É uma experiência que aprimora suas habilidades técnicas e de liderança com oportunidades de aprendizado global e transcultural.
Melhores Universidades da Espanha: conheça o top 5.

4. University of Oxford, Reino Unido

O MBA de Oxford é um programa de alto nível em uma universidade renomada e, por isso, está na lista do melhor MBA na Europa. O curso visa fornecer aos futuros líderes de negócios as habilidades, o conhecimento e as qualidades pessoais necessárias para enfrentar os desafios de escala mundial do século XXI.

5. University of Cambridge, Reino Unido

A Universidade de Cambridge é uma tradicional instituição de ensino superior pública, a segunda universidade mais antiga ainda em funcionamento do país: foi fundada em 1209.
O Cambridge MBA é uma experiência única de aprendizado de um ano, combinando rigor acadêmico com foco em aprendizado experimental em equipe.
Conheça quais são, a história e as características de cada um dos países do Reino Unido. Saiba também como é morar e estudar na cidade de Cambridge.

6. HEC Paris, França

O HEC Paris MBA é um programa de alto nível e tem duração de 16 meses. O curso oferece o ambiente ideal para que os estudantes explorem seu potencial e se tornem líderes de negócios para o século XXI.
O limite de 250 alunos garante uma experiência de aprendizado personalizada, que prioriza os estudantes e seus objetivos.
Visto de estudante para França: veja como solicitar e quais os documentos necessários.

7. Esade Business School, Espanha

A ESADE é uma das principais escolas de negócios do mundo e também está na lista do melhor MBA na Europa. Possui 60 mil ex-alunos em todo o mundo e é reconhecida desde 1958 por sua excelência acadêmica, perspectiva internacional e seu foco no desenvolvimento de competências pessoais e profissionais.
Como plataforma de educação empresarial, inovação e diálogo, busca novas soluções em Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), gestão do conhecimento e empreendedorismo.

8. IMD Business School, Suíça

É uma escola de educação empresarial localizada na Suíça. Não faz parte de uma universidade e oferece somente programas de MBA e MBA Executivo.
Confira como conseguir emprego na Suíça.

9. IE Business School, Espanha

É reconhecida como uma das principais escolas de negócios do mundo e um dos mais renomados MBAs na Europa.
A IE Business School, com seu campus central em Madrid, possui estudantes de mais de 128 países em seus prestigiados programas de MBA.

10. SDA Bocconi, Itália

É uma instituição renomada em treinamento de gestão há mais de 40 anos. Programas de MBA, Mestrado Executivo e Especializado, Programas Executivos, Programas Personalizados, Pesquisa Aplicada, Laboratórios de Pesquisa e Centros de Conhecimento são o foco da instituição.
A SDA Bocconi está entre as principais Escolas de Negócios da Europa e está entre as poucas que obtiveram o triplo credenciamento – EQUIS, AMBA e AACSB – o que a coloca na elite das Escolas de Negócios em todo o mundo.

MBA na Europa: critérios de avaliação

O Financial Times realiza todos os anos o ranking dos melhores MBAs. Para definir a classificação, são avaliados fatores, como:

  • Tempo que os estudantes demoraram para arrumarem um emprego depois da conclusão do MBA;
  • Diferença de salário antes e após o curso;
  • Melhores salários etc.

Dessa forma, o curso é avaliado por meio do sucesso dos ex-alunos.

Como escolher o melhor curso de MBA na Europa

Na hora de escolher seu MBA na Europa é importante considerar não apenas o ranking do curso oferecido, mas também verificar se o curso tem relevância com a indústria que pretende trabalhar. Por exemplo, alguns são mais focados no mercado financeiro, outros em tecnologia.
Outros fatores importantes são o custo do programa, as possibilidades de estágios ou experiências em outras universidades, idade média da turma e até a cidade.
Conheça também melhores cursos da Espanha.

Analise se o curso é o melhor para o seu perfil

Os MBAs na Europa são criteriosos em colocar os melhores alunos e as pessoas certas no curso certo. É importante você filtrar os cursos que te atendem para não entrar em um processo cansativo de admissão e depois ser reprovado porque não é o curso correto para você.
criterios de avaliacao mba
Saiba tudo sobre fazer mestrado no exterior.

Duração e custo de um MBA na Europa

Nas universidades mencionadas, os valores de um MBA Full-time variam entre 45 e 84 mil euros. O Executive pode variar entre 60 e 96 mil euros. Todas as universidades oferecem opções de bolsa de estudo, por mérito ou outras.
Existem diversos fatores que influenciam no tempo de duração do MBA. Se ele é Full-time ou Executive, ou se pretende fazer “double degree“. Os cursos de MBA Full-time podem ser de 10 a 18 meses e o MBA Executive de 14 a 24 meses.
Veja também como conseguir uma bolsa de estudo no Reino Unido.

Como financiar MBA na Europa

A maioria das melhores escolas do mundo, de acordo com os rankings do Financial Times, Business Week e Forbes, oferece financiamento de até 100% do custo total do curso, incluindo mensalidade e custo de vida.
As condições (juros e prazos) variam com base na instituição, mas normalmente são bastante vantajosas quando são comparadas às linhas de crédito no Brasil. Algumas instituições podem exigir fiador no país, enquanto outras pedem somente documentos que comprovem a capacidade de quitação do estudante.
Existem diversas formas conquistar uma bolsa de estudo para ajudá-lo a financiar seu MBA. Cada programa tem seus requisitos para admissão e para auxílio nos estudos, nos diferentes níveis, em sua maioria, por mérito ou necessidade.
As bolsas são oferecidas pelas próprias universidades e podem ser de 10 a 100% do valor da mensalidade. A IMD na Suíça, por exemplo, oferece diferentes programas de bolsas, desde para candidatos com excelente perfil de liderança até programas voltados a países emergentes.
Além das bolsas oferecidas pelas instituições, organizações no Brasil como a Fundação Estudar, por exemplo, oferecem bolsas de estudos por mérito para que jovens talentos possam cursar as melhores escolas do Brasil e do mundo.
Conheça também o MBA na Alemanha.

MBA na Europa: Prodigy Finance

A Prodigy Finance é uma outra fonte de financiamento menos tradicional e uma boa alternativa para quem não possui dinheiro suficiente para pagar MBA na Europa ou em outros locais do mundo.
Nos modelos conhecidos como “community financing” ou “peer-to-peer”, investidores (pessoas físicas ou companhias) financiam as próximas gerações de estudantes de pós-graduação e MBA e os empréstimos de recursos financeiros são feitos por meio de plataformas de tecnologia financeira, como é o caso da Prodigy Finance.
O processo de financiamento é menos burocrático, pois é online, e possui excelentes condições de juros e prazos para mais de 150 nacionalidades de estudantes.

Como funciona

Se você deseja conquistar o seu MBA na Europa ou em outra localidade ou uma pós-graduação em engenharia, negócios, direito ou política pública:

  • Você deve morar em um país, região ou estado que seja apoiado pela Prodigy Finance;
  • Ser aceito em uma escola e em um programa que seja apoiado pela Prodigy Finance;
  • Sua escola deve estar fora do seu país de origem quando você se inscreve.

Verifique no site oficial da Prodigy Finance se você tem direito a solicitar o empréstimo.
Caso você seja elegível ao programa de financiamento, o processo para conseguir seu empréstimo para cursar MBA é online, simples e rápido. Demora apenas 30 minutos. Clique aqui para fazer a sua inscrição.

Vale a pena fazer um MBA na Europa?

Decidir fazer um bom MBA na Europa é um caminho difícil, que requer muitas horas de estudo para o exame Gmat, aulas de inglês, currículo, cartas de recomendação, entrevistas de admissão nas escolas, investimento financeiro, etc.
O importante é ter em mente que tudo que é bom requer esforço e que no final a experiência de aprendizado do curso, o networking entre os colegas do curso e da universidade, juntamente com as possibilidades de trabalho serão a recompensa para a vida.
Um curso de MBA, principalmente em universidades reconhecidas da Europa, irá te posicionar no mercado de trabalho. Pois um dos critérios dos rankings que avaliam os MBAs é a empregabilidade dos alunos após o curso, bem como o aumento salarial.

O MBA abre portas

Claro que como nada na vida, um MBA não é garantia de que você ficará rico, se é isso que você procura. Mas se você conseguir um curso que atenda suas expectativas, for criterioso na sua escolha e estar atento as oportunidades de emprego e principalmente conhecer as pessoas certas e oportunidades de trabalho durante e após o curso, um MBA na Europa ajudará e muito na sua carreira.
Principalmente a conquistar um espaço privilegiado no mercado de trabalho europeu, já que muitas empresas captam profissionais antes mesmo do final do programa.
Conheça também o MBA da ESSEC Business School na França e veja dicas de como estudar na Europa de graça.