Bolsa de estudo: guia completo para conquistar a sua na Europa

Europa  / 

A Europa abriga alguns dos centros de educação mais reconhecidos do mundo! E se você está pensando em estudar no velho continente, fique conosco, que vamos falar sobre bolsa de estudo na Europa, como conseguir uma, para quem está disponível e quais são os requisitos para conquistar a sua.

Requisitos para conseguir uma bolsa de estudo em qualquer país

Veja os requisitos básicos para você conseguir uma bolsa de estudo na Europa.

Apresente seu histórico escolar com boas notas

A primeira coisa que você deve fazer para conseguir uma bolsa de estudo na Europa é apresentar boas notas na escola e na faculdade. Ter um bom desempenho acadêmico é um requisito primordial para conquistar sua bolsa de estudo.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Você deve enviar sempre o histórico escolar do que você fez anteriormente. Por exemplo: se você está se candidatando a uma bolsa de estudo para cursar graduação, deve enviar seu histórico de ensino médio. Se está se candidatando para estudar pós-graduação no exterior, deve enviar seu histórico da graduação e assim sucessivamente.

Alguns editais exigem um desempenho mínimo, como nota 7, por exemplo. Mas isso depende da universidade.

Apresente a documentação exigida pela universidade

Organize-se para conseguir juntar toda a documentação que a universidade pede. Entre elas, pode estar o comprovante de renda da família, no caso de a universidade exigir comprovação financeira para requisitar a bolsa de estudo, a tradução juramentada do seu histórico escolar, o comprovante de conclusão do ensino médio ou da graduação e o passaporte, por exemplo.

Saiba idiomas

Faça cursos de idiomas.

Há muitas parcerias entre cursos e universidades. A conceituada Universidade de Cambridge, no Reino Unido, por exemplo, possui parceria com o aplicativo online de idiomas Babbel e disponibiliza o Babbel English Test. Gastando pouco, você pode avaliar suas competências no inglês em vários níveis e ainda obter seu certificado rapidamente.

Esse certificado serve como um exame de proficiência para você estudar fora e, geralmente você precisa comprovar que sabe falar determinado idioma para se candidatar a uma bolsa de estudo na Europa.

Aprimore suas competências

Para se candidatar a uma bolsa de estudo para graduação, seu currículo deve ser um resumo das atividades extracurriculares que você realizou durante seu ensino médio. Por exemplo: Olimpíada Científica, trabalho voluntário, intercâmbio de ensino médio etc.

Se você deseja se candidatar a uma bolsa de estudo para pós-graduação, intercâmbio acadêmico ou especialização, deve comprovar pesquisa na área ou experiência profissional.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Conte uma boa história

Sua candidatura deve contar uma boa história, que conecte todos os pontos. Por exemplo: como a sua nota em Biologia se relaciona ao seu trabalho em um laboratório e como isso se conecta com o que você pretende para seu futuro ou como a sua família foi fundamental nas escolhas que você tomou na sua carreira até agora.

É preciso ter em mente que as universidades vão preferir selecionar candidatos que tenham o potencial de realizar coisas grandes no futuro e que vão ser “embaixadores” da sua marca.

Pesquise

A pesquisa é importante para tudo na vida. E com os estudos não é diferente. Pesquise os países e as universidades que mais lhe agradem. Veja quais são todos os requisitos de cada uma (peso de notas, ensaio ou compartilhamento de experiências pessoais etc.) e fique atento às datas dos processos seletivos.

Acompanhe os sites das principais instituições de ensino e os programas de bolsa de estudo para não perder nenhuma informação!

É importante, também, ficar atento aos requisitos exigidos por cada universidade para concorrer a uma bolsa de estudo!

Por que estudar na Europa

bolsa de estudo estudar na europa

Viver uma cultura diferente, ser fluente em mais línguas, melhorar o networking e seu conhecimento contam muito na hora de conseguir um bom emprego. As companhias internacionais costumam valorizar bastante o profissional que estudou no exterior.

A bolsa de estudo normalmente é concedida em uma das três categorias:

  • Necessidade: quando é levada em consideração a renda ou a situação socioeconômica de um candidato;
  • Mérito: quando você precisa provar que tem um nível avançado e diferencial acadêmico, esportivo, artístico ou outro;
  • Perfil: quando, por exemplo, uma universidade quer aumentar o número de mulheres cursando engenharia.

Veja informações sobre o ensino em alguns dos principais países da Europa.

Estudar na Alemanha

bolsa de estudo estudar na alemanha

A Alemanha é o motor econômico europeu. Estudar no país aumenta suas chances de conseguir um bom emprego, principalmente se você aprender alemão.

Seis das 100 melhores universidades do mundo são alemãs. A Alemanha está entre os líderes mundiais em educação e pesquisa científica e possui um sistema educacional com altos padrões.

Mesmo que o idioma oficial do país seja o alemão, a maioria da população fala perfeitamente inglês.

Estudar na Espanha

bolsa de estudo estudar na espanha

A Espanha é outro país muito disputado por estudantes estrangeiros, principalmente brasileiros. A educação é de qualidade e as aulas são ministradas em espanhol, o que é uma grande oportunidade para você ficar ainda mais fluente no idioma.

Saiba mais sobre estudar na Espanha.

Estudar na França

bolsa de estudo estudar na franca

A França possui um sistema de ensino de alta qualidade. Muitas instituições de ensino estão nas primeiras colocações de rankings acadêmicos. Além disso, o país é rico em oportunidades para os estudantes estrangeiros e as matrículas das universidades não custam caro.

Saiba mais sobre estudar na França.

Estudar na Itália

bolsa de estudo estudar na italia

As instituições educacionais na Itália são de ótima qualidade e o país é o 15º que mais investe em educação no mundo!

Saiba mais sobre estudar na Itália.

Estudar em Portugal

bolsa de estudo estudar na portugal

Estudar em Portugal é a vontade de muitos brasileiros. O país possui um sistema educacional altamente organizado, algumas de suas universidades são reconhecidas mundialmente e ainda há a facilidade da língua portuguesa.

Bolsa de estudo na Alemanha

Algumas universidades alemãs oferecem bolsa de estudo para brasileiros e é possível encontrá-la no site de cada instituição. Porém, há agências de fomento à pesquisa que oferecem programas especiais para estrangeiros e até editais especiais para brasileiros.

DAAD

O DAAD oferece bolsas para estudantes de mestrado e PhD no país e há opções de cursos em alemão e em inglês (a maioria deles). Há várias opções de áreas, como engenharia e medicina, por exemplo.

As bolsas são voltadas a estudantes de países em desenvolvimento e as inscrições acontecem entre agosto e outubro de cada ano.

Fundação Alexander von Humboldt

A Fundação Alexander von Humboldt também oferece bolsa de estudo para brasileiros que querem estudar na Alemanha.

Para se candidatar, o estudante deve apresentar um projeto que tenha relevância social, a ser desenvolvido com a orientação de uma instituição na Alemanha e que, no futuro, tenha possibilidade de ser coordenado em parceria entre os dois países.

O campo de atuação deve estar dentro da área de política, economia, imprensa, administração, sociedade ou cultura.

Outro requisito é que o curso do ensino superior tenha sido concluído há, no máximo, 12 anos.

A bolsa oferece apoio mensal em dinheiro, curso de alemão e cobertura dos gastos de viagem.

Veja tudo que você precisa saber sobre como é estudar na Alemanha.

Bolsa de estudo na Espanha

Diversas instituições oferecem bolsa para estudantes estrangeiros. Veja alguns programas espanhóis aos quais você pode se candidatar, dependendo dos pré-requisitos.

Fundação Carolina

A Fundação Carolina oferece bolsas de especialização, mestrado, doutorado, aperfeiçoamento de funcionários públicos e cursos de verão em universidades espanholas em diversas áreas. O programa é voltado apenas para candidatos da América Latina e são oferecidas bolsas especiais para professores brasileiros. Algumas bolsas são completas; outras cobrem somente o custo do curso.

O edital é aberto em meados de dezembro e as bolsas são sempre muito concorridas.

Santander

O Santander foi reconhecido pelo ranking Global Fortune 500 como a empresa que mais investe em educação no mundo! No Brasil, mais de 300 instituições de ensino são conveniadas.

Um percentual das bolsas do Santander para estudar na Espanha é dedicado a candidatos da América Latina. As bolsas podem ser para formação ou empreendedorismo. Há, ainda, bolsas para pesquisas científicas.

Para participar, o estudante deve verificar se sua universidade está participando do programa e preencher o formulário ou fazer sua inscrição pelo app Santander Universitário.

Associação Universitária Iberoamericana

A Associação Universitária Iberoamericana de pós-graduação também possui programas voltados a candidatos da América Latina. Os subsídios cobrem exclusivamente viagens internacionais até um montante máximo de 1.200 euros.

O programa é voltado a professores e pesquisadores, gestores de programas de pós-graduação e doutorado, pós-graduados e doutorandos, interessados em cursar mestrado ou doutorado.

No site da Associação você pode saber mais sobre as bolsas e as datas para se inscrever nos programas.

Universidade Complutense de Madrid

Brasileiros que desejem estudar na Espanha podem concorrer a uma bolsa de estudo na Universidade Complutense de Madrid. A universidade possui convênio com mais de 900 instituições em 77 países, principalmente com universidades brasileiras.

Para saber mais informações sobre cada programa, consulte o site da universidade.

Instituto Cervantes

O site do Instituto Cervantes costuma divulgar quando alguma universidade está oferecendo bolsa de estudo na Espanha que brasileiros possam participar.

Leia o artigo que fizemos sobre bolsas de estudos na Espanha. Confira também informações sobre a Universidade Autônoma de Madri, que está entre as melhores universidades da Espanha.

Bolsa de estudo na França

Todas as universidades na França são públicas e o governo investe alto em educação no país.

Campus France: mais de 200 bolsas de estudos

Instituições francesas oferecem mais de 200 bolsas de estudos para brasileiros. Elas podem ser concedidas por excelência, critérios sociais ou para acomodação, dando ao estudante um desconto no valor do aluguel. Para saber mais sobre todas as bolsas concedidas pelo governo francês e os critérios para concorrer a uma vaga em uma instituição, acesse o Campus France.

Bolsas Eiffel

No site Campus France, você também pode ter acesso a informações sobre as Bolsas Eiffel.

Trata-se da bolsa de estudo oferecida pelo governo francês para estudantes que querem cursar mestrado, PhD ou doutorado em instituições do país.

As bolsas oferecem auxílio de manutenção no país e outras despesas, como atividades culturais, despesas com viagens etc. O valor recebido pelo estudante varia de acordo com o nível de sua formação. Estudantes de mestrado recebem 1.181 euros mensais e os de doutorado, 1.400. Porém, essa bolsa não cobre a anuidade da instituição.

Para ter uma noção, os valores de anuidade em instituições públicas francesas podem totalizar, em média, de 200 a 400 euros.

Os estudantes que são contemplados com as bolsas Eiffel também podem concorrer a uma das bolsas oferecidas pelas suas próprias instituições de destino.

Para concorrer a uma bolsa de estudo, o interessado deve enviar sua candidatura para os programas de mestrado ou doutorado de seu interesse. Ao ser admitido, deve manifestar junto à escola o seu desejo de concorrer às bolsas Eiffel.

As escolas devem encaminhar as candidaturas para o Campus France até janeiro de cada ano.

Veja informações sobre como é estudar na França. Não deixe de conferir, também, opções de curso de francês para você treinar o idioma.

Bolsa de estudo na Itália

A Itália oferece vários programas de bolsa de estudo para estrangeiros que queiram cursar graduação ou pós-graduação no país.

Invest Your Talent in Italy

Pelo menos 24 instituições italianas disponibilizam mais de 130 cursos de pós-graduação e MBA por meio do programa Invest Your Talent in Italy.

Ministério das Relações Exteriores Italiano

O Ministério das Relações Exteriores italiano (Ministerio degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale – MAECI) recebe candidaturas de estrangeiros para o seu programa de bolsa para estudar na Itália.

É possível concorrer a uma bolsa de estudo se o seu curso estiver entre os beneficiados do programa e se a universidade estiver na lista das universidades do programa. Para ser elegível, é preciso ter:

  • Diploma universitário de acordo com o curso escolhido: por exemplo, se você pretende cursar mestrado, deve ter diploma de graduação;
  • Possuir, no máximo, 28 anos de idade para entrar no mestrado e realizar um curso de formação profissional ou de língua italiana;
  • Ter até 30 anos de idade para entrar no doutorado;
  • Possuir até 40 anos para fazer um projeto de pesquisa;
  • Possuir conhecimento da língua italiana de, no mínimo, nível B2 para estudos ou pesquisas universitárias;
  • Ter conhecimento da língua italiana, nível A2, para realizar curso de italiano.

Universidade de Bolonha

A Universidade de Bolonha oferece bolsas de graduação e pós-graduação em diversas áreas de conhecimento, como engenharia, direito e literatura. Alguns cursos são ministrados em inglês.

Além do apoio financeiro, a universidade cobre a anuidade do estudante.

Para ser admitido, o candidato precisa comprovar que concluiu o ciclo anterior de estudos e enviar resultados dos exames SAT (para graduação) ou GRE (para o mestrado), assim como a cópia do passaporte dentro do período de validade.

Consulado Geral da Itália

O Consulado Geral da Itália em São Paulo orienta que os interessados em conseguir bolsas de estudos nas universidades italianas consultem o site do consulado ou os sites das universidades para saber mais informações.

Leia também o artigo que fizemos sobre intercâmbio na Itália.

Bolsa de estudo em Portugal

Há diversas universidades portuguesas que oferecem bolsa de estudo. Cada uma possui um regulamento diferente, de acordo com o seu edital.

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) é uma delas. Como requisito fundamental para concorrer a uma bolsa de estudo na Fundação, é preciso apresentar currículo acadêmico, experiência profissional e o projeto proposto.

No momento, está com concurso aberto para Bolsas de Licença Sabática. Elas são destinadas a doutorados em regime de licença sabática, para realizarem atividades de investigação em instituições estrangeiras.

É preciso que os candidatos obtenham previamente autorização para a realização de licença sabática com a instituição a que se encontrem vinculados contratualmente. No site da instituição você encontra toda a documentação necessária para se candidatar.

Universidades

Entre as universidades portuguesas que recebem bolsistas estão:

  • Universidade do Porto;
  • Universidade de Coimbra;
  • Universidade de Aveiro;
  • Universidade Beira Interior;
  • Instituto Politécnico do Porto;
  • Universidade da Madeira e outras.

Se você deseja realizar um curso em Portugal e obter bolsa de estudo, saiba que as seguintes instituições portuguesas também oferecem esse tipo de benefício:

  • Instituto Camões;
  • Fundação Cidade de Lisboa;
  • Comissão Fulbright;
  • Fundação Luso-Americana;
  • Fundação Rotária Portuguesa;
  • Associação Duarte Tarré;
  •  Fundação Calouste Gulbenkian.

Quem estuda nas seguintes universidades brasileiras tem mais possibilidade de participar de processos seletivos para concorrer a bolsas de graduação-sanduíche e doutorado-sanduíche:

  • USP;
  • UNESP;
  • UNB;
  • UFSCAR;
  • UNICAMP;
  • UFC;
  • UFAL;
  • UFRJ;
  • UFPEL;
  • UFMG, entre outras.

Confira também o artigo que fizemos sobre bolsa de estudos em Portugal. Talvez seja útil ler também o artigo que fizemos sobre a Universidade Aberta de Portugal.

Outras formas de conseguir bolsa de estudo em Portugal

Também é possível verificar no site do Santander Universidades, que vimos na Espanha, como concorrer a bolsas no exterior.

Você pode, ainda, conseguir bolsa de estudo por meio do Consulado Geral de Portugal. As candidaturas às bolsas precisam ser apresentadas em formulários CAPES. Esses formulários devem ser solicitados para esse órgão, assim como os demais requisitos para a candidatura.

Toda a documentação deve estar acompanhada de um projeto de trabalho, além de uma carta comprovando que um investigador ou uma instituição portuguesa de ensino ou pesquisa tenha aprovado o projeto e aceita orientar, em Portugal, os trabalhos de pesquisa do estudante que está se candidatando a uma bolsa, ou garante vaga nos cursos de mestrado ou doutorado.

No site do Consulado, há, ainda, os links de algumas das principais universidades portuguesas que oferecem bolsa de estudo, para que você mesmo possa entrar em contato e esclarecer todas as suas dúvidas sobre o intercâmbio.

Outros programas de concessão de bolsas de estudos

bolsa de estudo programa

Conheça outros programas de bolsas de estudo na Europa.

Bolsas ERASMUS

É a sua possibilidade de estudar na Europa com bolsas integrais. As bolsas ERASMUS são concedidas pela união europeia para estudantes europeus ou não. A bolsa de estudo pode cobrir anuidade, ajuda de custo no país e auxílio de viagem.

As bolsas são diferentes, pois o processo de candidatura varia de acordo com a universidade a que você deseja se candidatar. Por isso, é indicado que o estudante acesse o site da ERASMUS, descubra o programa que lhe interesse e entre em contato com a instituição que o oferece para saber mais informações.

Por meio desse programa, você pode estudar em diversas universidades de todo o mundo, como Portugal, Espanha, Alemanha, Noruega, entre outros.

Para conseguir a bolsa de estudo é preciso:

  • Possuir proficiência em inglês (em praticamente todos os cursos);
  • Ter terminado a última formação há menos de 5 anos;
  • Possuir graduação completa;
  • Não morar na Europa há mais de 15 meses até iniciar curso.

Bolsas Orange Tulip Scholarship

As bolsas Orange Tulip Scholarship são oferecidas pelo governo holandês para estudantes que queiram cursar graduação, mestrado, doutorado, MBA ou short degree (programa em que o estudante vai no último ano de sua graduação para concluí-la com um diploma da universidade holandesa).

Existem oportunidades em várias áreas e as bolsas podem chegar a 32 mil euros em anuidade e 24 mil euros em ajuda de custo. As inscrições acontecem em maio de cada ano.

O estudante brasileiro que quiser se candidatar a uma bolsa de estudo deve cumprir os seguintes requisitos:

  • Ter somente cidadania brasileira (os candidatos que tenham também cidadania de um país europeu não podem participar do processo seletivo);
  • Possuir excelente desempenho acadêmico;
  • Ter obtido o grau necessário para cursar o programa desejado;
  • Não estar trabalhando nem estudando na Holanda atualmente;
  • Possuir fluência escrita e oral no idioma inglês (é exigido certificado de proficiência);
  • Estar participando do processo de admissão ou já ter sido admitido em alguma(s) instituição/instituições de ensino superior holandesa(s) participante(s) do programa.

Bolsa Chevening

A bolsa Chevening é oferecida pelo governo do Reino Unido para as pessoas que queiram fazer mestrado ou pesquisa no país. Tem o objetivo de criar líderes globais.

São oferecidas cerca de 1.500 bolsas de estudos por ano e o percentual pode variar de acordo com a universidade e com a cidade de destino do estudante.

Para concorrer, é preciso, entre outros requisitos, dominar inglês e compartilhar experiências pessoais.

Geralmente, cobrem a anuidade da instituição, despesas do estudante no país e despesas com viagens. As inscrições normalmente são feitas entre setembro e novembro de cada ano.

Algumas universidades do exterior aceitam o ENEM. Descubra as universidades de Portugal que aceitam o ENEM.

Lembramos que estudar, pesquisar e manter-se atualizado quanto às datas de candidatura são requisitos fundamentais para você adquirir sua bolsa de estudo na Europa.

Leia também como estudar na Europa de graça.

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.