Bolsas de estudo na França: conheça as principais e como se candidatar

França  / 

Estudar na França é o sonho de muitos. A excelência do ensino francês é conhecida no mundo todo. O ensino na França é quase todo financiado pelo governo, porém, com o euro em alta, custa caro se manter na França. Nesse artigo falaremos sobre bolsas de estudo na França. Veja quais são e como conseguir a sua.

Como conseguir uma das bolsas de estudo na França

Para conseguir uma bolsa de estudo na França você deve ficar atento às datas e aos requisitos pedidos por cada bolsa de estudo. Além disso, é bom montar um bom dossiê, com uma boa carta de motivação, além do seu CV e currículo escolar.

Os processos para conseguir uma das bolsas de estudo na França variam.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Há mais de 200 tipos de bolsas de estudo na França que brasileiros podem concorrer. A seguir falaremos um pouco de algumas delas.

Bolsas de estudo na França acessíveis para brasileiros

Programa CAPES/Brafitec

O Programa CAPES/Brafitec é acessível para os estudantes de engenharia que desejam realizar uma graduação sanduíche.

O aluno contemplado com a bolsa de estudo terá sua passagem paga, além de uma bolsa mensal, seguro de saúde e auxílio instalação.

As inscrições estão abertas até 16 de setembro de 2019.

Os requisitos são:

  • Estar matriculado no curso de graduação de Engenharia;
  • Ter tido nota igual ou superior a 600 pontos no ENEM em exames feitos a partir de 2009.
  • Ter concluído no mínimo 40% e no máximo 80% do currículo previsto para seu curso, até a data de início da concessão da bolsa;
  • Comprovar nível B1 de francês.

Veja as melhores universidades da França.

Programa CAPES/Cofecub

O programa CAPES/Cofecub também fornece uma bolsa mensal, além da passagem, seguro saúde e auxílio instalação.

Ele é voltado para quem deseja fazer um doutorado sanduíche com duração mínima de 4 meses e máxima de 12 meses. Pessoas que desejam fazer um pós-doutorado com duração entre 2 e 12 meses também podem se candidatar.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Programa CAPES/Brafagri

Assim como os 2 programas anteriores, o CAPES/Brafagri também paga as passagens, bolsa mensal, seguro saúde e auxílio instalação.

Este programa está voltado para alunos que desejam fazer uma graduação sanduíche nas áreas de ciências agronômicas, agroalimentares e veterinária, além de disciplinas correlatas.

O aluno poderá passar 1 ou 2 semestres na França.

Caso você vá estudar por mais de 3 meses no país, você precisará tirar um visto de estudante para a França.

Bolsa Bienvenue en France

A Bolsa Bienvenue en France é válida para quem deseja fazer uma Licence ou um Master na França. Para concorrer precisa ter nível B2 de francês e/ou inglês.

Para o ano letivo de 2019-2020 mais de 60 bolsas serão oferecidas.

Atenção: Não pode concorrer quem tem uma nacionalidade europeia.

Os documentos necessários são:

  • RG ou passaporte;
  • Currículo;
  • Histórico escolar;
  • Teste de proficiência em francês e/ou inglês;
  • Carta de motivação.

Bolsa Victor Hugo

Para se candidatar a um master com a Bolsa Victor Hugo, é preciso ter menos de 35 anos. Para doutorado não há limite de idade.

Para se candidatar, o aluno deve querer fazer um mestrado ou doutorado em: agricultura, arquitetura, biologia, química, jornalismo, comunicação, direito, meio ambiente artes, moda, informática, letras, management, finanças, matemática, física, engenharia, ciências econômicas e políticas, ciências humanas e sociais, esporte, dentre outros.

Geralmente é pedido o nível B2 de francês, porém, dependendo do curso pode ser pedido outro nível de francês. Além disso, essa bolsa fornece um curso gratuito de francês de 2 meses (julho e agosto) antes do início das aulas. Leia também nosso artigo sobre aprender francês e conheça as melhores maneiras de aprender o idioma.

Bolsa Erasmus +

A Bolsa Erasmus + tem duração de 3 meses a 1 ano.

Todas as áreas podem concorrer a essa bolsa de estudo na França. Além disso, ela é acessível a nível de graduação, mestrado e doutorado.

bolsa de estudo estudar na europa

Bolsa Eiffel

A Bolsa Eiffel é acessível a nível de mestrado e doutorado.

As áreas abrangidas são:

  • Ciências;
  • Economia – gestão;
  • Direito;
  • Ciências políticas.

Para o mestrado a pessoa tem que ter no máximo 30 anos. Os dossiês devem ser enviados até início de janeiro de cada ano. Por ano, geralmente são oferecidas 400 bolsas a nível de mestrado e 70 bolsas a nível de doutorado.

Conheça os melhores cursos na França.

Outras bolsas de estudo na França

Como dito anteriormente há muitas bolsas de estudo na França oferecidas pelos governos brasileiros e francês, assim como por empresas. Abaixo listamos outras bolsas de estudo na França:

  • Bolsa Next Centrale Nantes;
  • Bolsa da Fundacão Renault para MBA na Dauphine-Sorbonne;
  • Bolsa de mestrado da Agence Universitaire de la Francophonie (AUF);
  • Bolsa KEDGE Business School;
  • Bolsa de mestrado IDEX Université Grenoble Alpes;
  • Bolsa da Francis Bouygues;
  • Bolsa de mestrado Make our Planet Great Again;
  • Bolsa Early Bird;
  • Bolsa HEC MBA-Excellence.

Ficou interessado em estudar na França de graça? Pesquise as bolsas, reúna as documentações e boa sorte! O processo costuma ser burocrático, mas sempre vale a pena.

Lembramos também que para entrar na França, seja para estudar, para turismo ou qualquer outro motivo, você vai precisar de um seguro viagem Europa, o documento é obrigatório. Leia nosso artigo especial sobre o tema e saiba como contratar o seu ao melhor preço.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Elaine é brasileira e mora em Paris há dois anos. Completamente apaixonada por Paris desde pequena, sempre sonhou em  morar na cidade Luz. Adora viajar, fazer novos amigos, conhecer novas culturas e descobrir cada vez mais sobre França e a cultura francesa.