Pensar no que vestir durante as viagens a partir das temperaturas médias de cada estação do ano é um cuidado que nem sempre todo mundo tem. Sabendo que tal organização pode fazer diferença no seu conforto, neste artigo nós te daremos ideias de o que levar na mala para Paris. Confira todas as dicas para ficar très chic durante sua visita à capital francesa!
O que levar na mala para Paris?
Depende da época! Você pode levar desde uma seleção de roupas leves e frescas, à casacos pesados ou capas de chuva.
Depois de comparar as principais lojas de malas do mercado, a nossa indicação é o Portal das Malas. O site é seguro, com excelente variedade de marcas e preço justo. Veja as ofertas disponíveis e garanta a sua!
QUERO VER →Devido ao clima oceânico degradado, as estações do ano são bem marcadas na capital francesa. Isso significa que durante os períodos mais frios as temperaturas chegam facilmente a 0ºC ou menos; nos períodos mais quentes, é possível que ultrapasse os 30ºC; enquanto nos períodos úmidos, há chuvas constantes.
Portanto, se você está planejando uma viagem para a França, saiba mais sobre as características de cada estação do anoe o que levar na mala para Paris em cada uma delas.
O que levar na mala para Paris na primavera
A primavera na França costuma ser consideravelmente mais fria que a primavera brasileira. Por isso, lembre-se de levar na mala para Paris peças como:
- Malhas finas;
- Camisas e camisetas de manga curta e comprida;
- Cardigans leves;
- Calças leves;
- Shorts ou saias, podendo eles serem combinados com meias-calças ou não;
- Lenços;
- Macacões e vestidos com mangas.
Por mais que os dias sejam mais ensolarados, não se engane: sair sem uma blusa, mesmo que leve, ou apostar somente em regatas pode ser bem incômodo.
Como no comecinho da primavera ainda pegamos um restinho de vento do inverno, recomendo a utilização de lenços leves para proteger o pescoço.
A primavera em Paris
Na França, a primavera começa no dia 20 de março e vai até o dia 20 de junho. Aqui, os dias começam a ficar menos curtos e mais ensolarados. A temperatura vai aumentando gradualmente com o passar dos meses e, em média, ficam em torno de:
- Março: 13°C e 5°C;
- Abril: 17°C e 8°C;
- Maio: 20°C e 11°C;
- Junho: 24°C e 14°C.
Depois de tantos meses de frio, chuvas e pouco sol, quando Paris bate a casa dos 20°C a alegria é geral! Não à toa foi feita uma música para celebrar o momento: j’aime Paris au mois de mai, de Charles Aznavour, que em português significa “eu amo Paris no mês de maio”.
O que levar na mala para Paris no verão
Escolher o que levar na mala para Paris no verão é fácil: pegue as peças mais leves, curtas e cavadas que você tiver! Veja algumas dicas:
- Vestidos e macacões frescos;
- Regatas e tops;
- Shorts e bermudas;
- Rasteirinhas e chinelos;
- Óculos de sol;
- Bonés e chapéus.
A grande dica aqui está nos materiais. Abuse das peças naturais, como o linho, principalmente para ambientes que exigem calça e camisa. Por conta de sua trama furada, você não vai transpirar tanto mesmo com peças mais fechadas. Por outro lado, fuja o máximo possível de materiais sintéticos.
Para andar, dê preferência aos sapatos abertos e confortáveis, como rasteirinhas e chinelos. Aliás, as nossas famosas Havaianas fazem sucesso no verão europeu!
Além disso, certifique-se de levar peças que protejam a cabeça do sol intenso e, é claro, protetor solar.
A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.
Cotar Agora →O verão em Paris
Na França, o verão começa no dia 21 de junho e vai até o dia 22 de setembro. A estação é marcada pelos seus dias super longos, em comparação ao Brasil. Para você ter uma ideia, no ápice do verão é comum que o dia amanheça um pouco antes das 6h e fique claro até umas 23h.
Para comemorar, no dia mais longo do ano, é realizada em Paris a famosa Fête de la Musique, momento em que há artistas de rua se apresentando pela cidade durante todo o dia (e noite).
A temperatura ao longo dos meses, em média, fica em torno de:
- Junho: 24°C à 14°C;
- Julho: 26°C à 16°C;
- Agosto: 25°C à 16°C;
- Setembro: 22°C à 13°C.
Se você está achando que o verão parisiense é moderado em comparação com o Brasil, não se engane: as ondas de calor na cidade (assim como no resto da França) são frequentes e praticamente anuais. Nessas ondas, é bem comum que a temperatura máxima seja de pelo menos 38°C durante semanas, chegando a atingir, e até mesmo ultrapassar, os 40°C.
No meu último verão em Paris, em 2022, a barra dos temidos 40°C foi ultrapassada mais de uma vez, consagrando-o como um dos verões mais quentes do país em alguns anos.
O que levar na mala para Paris no outono
Alguns meses do outono na França têm temperaturas que lembram os meses mais frios de São Paulo, por exemplo. Sendo assim, se você conhece o clima da cidade, tome como base o que você costuma vestir nesse período. Veja uma proposta de mala:
- Tricôs e malhas finas;
- Camisas e camisetas de manga comprida;
- Cardigans grossos;
- Calças, shorts ou saias, sendo os dois últimos para serem combinados com meias-calças;
- Casaco corta vento e impermeável;
- Jaqueta mais pesada;
- Lenços.
Vestidos e macacões também são uma boa opção. A grande dica para saber o que levar na mala para Paris no outono é escolher peças mais leves, como malhas finas, e combiná-las com peças mais quentes, como jaquetas ou cardigans. Se você vai sair à noite, pode ser interessante levar lenços ou cachecóis mais finos para proteger a região do pescoço.
Por conta da quantidade de chuvas e vento, logo no início do outono percebi que o mais seguro era sempre sair de casa com sapatos e blusas que não ficam encharcados e possam me esquentar nos dias mais frios.
Por isso, investi na compra de pelo menos dois sapatos e duas blusas que pudessem cumprir com esse propósito. Não só funcionou muito bem, como são peças que são possíveis de serem utilizadas no Brasil também. Portanto, certifique-se de apostar em opções como essas.
O outono em Paris
Na França, o outono começa no dia 23 de setembro e vai até o dia 21 de dezembro. Com mais dias de chuvas e cada vez menos sol, espere encontrar a seguinte média de temperaturas:
- Setembro : 22°C à 13°C;
- Outubro : 17°C à 10°C;
- Novembro : 11°C à 6°C;
- Dezembro: 8°C à 4°C.
Seja pela temperatura amena, pela beleza da cidade ou pela menor quantidade de turistas, o outono é uma das melhores estações para conhecer a capital francesa!
O que levar na mala para Paris no inverno
Para sobreviver um inverno na capital francesa, o segredo é construir camadas. Portanto, há três categorias de roupas que você deve levar na mala para Paris durante tal estação: as roupas térmicas, as roupas intermediárias e as roupas que vão por cima de tudo.
Veja uma proposta de mala:
- Calças térmicas;
- Camisetas térmicas;
- Tricôs ou blusas igualmente quentinhas;
- Camisas ou cardigans, para adicionar mais uma camada se necessário;
- Opções de partes de baixo, como calças, shorts ou saias;
- Casaco de lã ou impermeável;
- Par de luvas;
- Touca;
- Cachecóis.
Nesse sentido, uma boa dica para a mala de inverno, que é normalmente mais volumosa, é incluir peças únicas (como vestidos ou macacões) ou peças que funcionam com outras peças.
Atente-se também ao tipo de sapato: dê preferência aos que possuem uma sola mais grossa, para fazer uma barreira contra o frio do chão, como botas e coturnos. Se for optar por tênis, compre solas especiais para o inverno.
Como construir camadas?
A sua primeira camada será feita de roupas térmicas. Sejam elas blusas ou calças, tratam-se de peças finas, quentinhas e justas que ficarão em contato direto com o seu corpo para conservar o calor.
É um item obrigatório para o inverno em Paris, por isso é possível de encontrá-las por preços ótimos em lojas como a Decathlon. Para você ter uma ideia, a média de preço uma peça simples é 6€.
As roupas intermediárias são as que vão por cima das térmicas. Os tricôs são grandes aliados: é possível encontrar de diferentes formatos, cores, materiais e até mesmo estampas. Calças também não podem faltar. Uma vez bem agasalhado, é possível vestir também shorts, vestidos ou saias – principalmente se você tem uma meia calça térmica ou botas de cano alto.
Por fim, as roupas que vão por cima de tudo isso são os casacos, cachecóis, toucas e luvas. Certifique-se de escolher boas peças: casacos leves e quentes, que te projetam do frio e da chuva; cachecóis e toucas grossas, que realmente esquentem; e luvas que permitam o movimento das mãos e dedos, como aquelas próprias para uso de celular.
O inverno em Paris
Na França, o inverno começa no dia 22 de dezembro e vai até o dia 19 de março. Os dias são bem mais curtos, frios, chuvosos e nublados, mas tudo isso é compensado pelas luzes de Natal que enfeitam todos os cantos de Paris.
Veja só as temperaturas:
- Dezembro: 8°C à 4°C;
- Janeiro: 8°C à 3°C;
- Fevereiro: 9°C à 3°C;
- Março : 13°C à 5°C.
Mas lembre-se que tais temperaturas são indicativas. É bem comum que durante parte do inverno você encontre os termômetros abaixo de 5°C, beirando os 0°C e por vezes, uma sensação térmica abaixo de 0°C.
Aliás, por mais que seja um pouco raro nevar em Paris, nos últimos invernos isso tem acontecido com uma certa regularidade.
Onde comprar uma boa mala para viajar para Paris?
Indicamos os sites: Portal das Malas, Le Postiche, Allbags, Kipling e Sestini.
Além de serem sites confiáveis, neles é possível encontrar malas de vários tamanhos, materiais, cores e preços. Fora a grande variedade de opções e produtos exclusivos.
Portanto, se você quer ser prático na hora de sua compra, receber o produto em casa, e pagar muito mais barato, acesse o site da sua preferência e veja as opções para o tipo de mala que você busca.
Confira também como fazer uma mala para 30 dias na Europa.
O que levar na mala para morar em Paris?
Se você está preparando uma mala para morar na França, seja para fazer um mestrado no país, para buscar uma vaga de emprego, ou por ter conseguido sua cidadania francesa, as estratégias de separação do que levar e o que deixar são bem diferentes.
Como já vivi essa situação duas vezes até agora, tenho algumas sugestões para passar. No que se refere às roupas, a primeira dica é que você separe, com antecedência, uma pilha das peças que você faz questão de levar, das que você não faz tanta questão e das que você definitivamente vai deixar. Essa triagem já te economiza um tempão.
Uma vez descartadas as peças que você não vai levar, olhe criteriosamente para as pilhas restantes e pense: será que vale a pena?
No meu caso, lembro-me de ter deixado todas as roupas que eu encontraria facilmente em Paris, como camisetas, camisas básicas e peças em jeans. Além disso, abandonei coisas que posso encontrar por um preço bom por lá, como conjunto de toalhas de banho, cobertores, pijamas, meias, produtos para cabelo e maquiagem.
Levei comigo as peças mais diferentes, novas e especiais que eu tinha. Dentro da mala também coloquei certas coisas difíceis e/ou caras de encontrar em Paris, por exemplo, alguns quitutes brasileiros, produtos que gosto muito e, é claro, minhas Havaianas. Por fim, coloquei itens básicos de higiene, no tamanho mini, próprio para viagem.
Uma outra dica é: antes de fechar a mala, lembre-se de checar qual será a temperatura em seus primeiros dias em Paris e escolha peças que funcionem para tal.
Itens que não podem faltar na mala para Paris?
Definitivamente, os documentos necessários para entrar no país de maneira legal, como o passaporte para a França e o seguro viagem.
Nesse sentido, é sempre essencial que você se informe com antecedência sobre como solicitar o tipo certo de visto para a França, bem como os documentos necessários para passar pela imigração do país.
Para além disso, não pode faltar na mala para Paris mudas de roupas adequadas a temperatura local. Vale também garantir um pequeno kit de produtos de uso cotidiano, para que você possa passar as primeiras horas na cidade com conforto.
O que não pode levar na mala para Paris?
Apesar de haver uma certa variação de regras conforme a companhia aérea com a qual você vai voar, alguns itens são proibidos na bagagem de mão, como:
- Armas de fogo;
- Objetos cortantes ou com borda afiada;
- Ferramentas que podem causar ferimentos graves o ameaçar a segurança da aeronave;
- Instrumentos usados para causar ferimentos graves, quando usados para bater;
- Explosivos, substâncias e dispositivos incendiários.
Todos esses itens podem ser transportados, ainda que com restrições, na bagagem de porão. Nesta última, é proibido o transporte de explosivos, substâncias e dispositivos incendiários.
Além disso, saiba que há outros itens que podem ser considerados de circulação restrita, isto é, que seu transporte vai depender de sua quantidade, de seu tipo e se você pretende levar a bordo ou despachar. Por exemplo:
- Certos alimentos e bebidas;
- Equipamentos eletrônicos;
- Produtos de aerossol;
- Kit para fazer as unhas;
- Alguns cosméticos;
- Plantas e sementes;
- Objetos de valor;
- Medicamentos específicos.
Se você precisar de mais informações sobre o que não levar na mala para Paris, leia nosso artigo sobre o que pode e o que não pode levar na bagagem de mão e despachada.
Dicas para organizar a mala para Paris
A primeira dica para organizar a mala para Paris é levar a sério sua triagem e pegar a menor quantidade de coisa possível. Lembre-se que, em algum momento, você terá que retornar com tudo que você está levando, além do que você comprará por lá!
Se precisar, peça ajuda durante o processo. Principalmente quando vamos nos mudar de país, é comum que fiquemos bastante sensíveis sobre abandonar alguns itens. Lembro-me que a presença de minhas irmãs fez toda diferença nesse sentido: elas revistavam minha mala, me perguntavam seriamente se eu realmente precisava de certas coisas e a resposta quase sempre era não!
A hora de colocar tudo na mala é um grande jogo de tetris. Procure deixar perto das rodas todos os itens mais robustos e grossos, afinal, o peso de tudo ficará neles. Para os itens frágeis, aproveite os materiais têxteis para embalar e proteger.
Não deixe nenhum espaço ficar faltando à toa: do interior de tênis e bolsas, às voltinhas e vãos da própria mala, sempre tem algo para encaixar.
Ainda, atente-se aos itens que podem eventualmente vazar. O plástico filme pode ser seu grande aliado para impedir esses desastres tão recorrentes. Além disso, descarte toda e qualquer embalagem, afinal, toda grama conta.
Falando em grama, por fim, não se esqueça de pesar sua mala e checar quantos quilogramas estão contemplados em sua franquia de bagagem. Pior que esquecer algo, é a surpresa de pagar a taxa de peso excedente!
Agora que você já tem várias dicas sobre o que levar na mala para Paris, mãos à obra!