Para quem vai viajar, seja pela primeira vez ou não, muitas dúvidas podem surgir quanto o que pode e o que não pode levar na bagagem de mão e despachada. Afinal, são muitas regras e itens proibidos, o que pode tornar tudo ainda mais confuso.

Para te ajudar a se organizar antes da sua viagem e te ajudar a não correr riscos de levar um item que será apreendido ou proibido, separamos neste artigo as principais regras a que você deve se atentar. Saiba o que você pode ou não levar na sua viagem, como alimentos e bebidas precisam ser armazenados e outras dicas valiosas. Boa leitura!

O que não pode levar na bagagem de mão e despachada é uma regra universal?

Não, não é uma regra universal.

O que você pode ou não levar na bagagem de mão e despachada varia conforme as companhias aéreas, então você precisa sempre lembrar de conferir as regras junto à companhia aérea em que você comprou a passagem.

O que não pode levar na bagagem de mão?

Apesar de as regras variarem conforme a companhia aérea, há alguns itens proibidos por todas elas na bagagem de mão:

  • Armas de fogo;
  • Objetos cortantes (como tesouras, alicates, saca-rolhas e similares);
  • Ferramentas de trabalho;
  • Substâncias explosivas (como embalagens aerossóis e similares).

Além desses itens, há outros pertences que podem ser barrados e você precisa ficar de olho neles. Veja mais a seguir.

Comida na bagagem de mão

Na bagagem de mão, não é permitida a presença de comida. Você só pode levar comida na bagagem de mão após passar pelo Raio-X. Em outras palavras: antes de passar pelo Raio-X, você precisará retirar da sua bagagem todos os alimentos, sejam eles sólidos ou líquidos.

Após passar a sua bagagem de mão pelo Raio-X, se autorizado pelos funcionários responsáveis por essa etapa, você pode colocar os seus alimentos de volta.

Entenda melhor se pode levar comida no avião e quais regras se aplicam.

Equipamentos eletrônicos

Alguns equipamentos eletrônicos também são proibidos nas malas para bagagens de mão, além de haver algumas regras quanto a quantidade. Por exemplo, só é permitido levar pilhas na bagagem desde que elas não ultrapassem 20 Wh juntas, e é permitido levar baterias de lítio desde que juntas tenham menos de 100 Wh.

Além dessas regras, vale lembrar que há itens proibidos na bagagem de mão, como purificadores de ar e aparelhos do tipo walkie-talkie.

Bebidas alcoólicas e não alcoólicas

Após o Raio-X, é permitido levar bebidas alcoólicas e não alcoólicas, desde que algumas regras sejam respeitadas.

No caso das bebidas alcoólicas, passageiros acima de 18 anos podem levar até 5 litros de bebidas que possuam teor alcoólico de 70% (considerando todos os frascos ou embalagens, se esse for o caso). Também vale lembrar que caso o passageiro deseje levar 5 litros ou menos de bebida, deve se certificar de que essa quantidade esteja distribuída em garrafas ou frascos de até um litro.

Para bebidas não alcoólicas, as regras são menos rígidas e não há um limite de quantidade. O passageiro apenas deve ficar atento quanto ao peso mínimo da bagagem de mão, visto que as bebidas não podem fazer com que o peso mínimo seja ultrapassado.

Produtos de aerosol

Produtos embalados em embalagens de aerosol, como desodorantes em spray, produtos capilares como os sprays fixadores ou semelhantes também não podem ser transportados na bagagem de mão. Se você pretende levar produtos embalados dessa forma, procure embalagens alternativas, como os roll-ons ou embalagens comuns.

Kit para fazer unha

Itens que normalmente estão presentes nos kits de fazer unhas também são proibidos no avião e você precisa ficar de olho em quais são esses itens. Por exemplo, alicates e tesourinhas de unha (por serem objetos cortantes) e acetonas (por ser um elemento altamente inflamável) são totalmente proibidos.

Por outro lado, lixas de unha e esmaltes podem ir na sua bagagem de mão sem grandes problemas. Caso você esteja com itens como alicates e tesourinhas na sua mala de mão, não vai poder embarcar, mas pode colocar esses itens na sua mala despachada para evitar perdê-los.

Fique de olho na hora de comprar a mala de viagem, sobretudo quanto ao tamanho e dimensões.

Quais os cosméticos e higiene pessoal posso levar na bagagem de mão?

Antes de preparar o seu necessaire de bordo, é preciso ter muito cuidado com as regras e especificidades de itens de higiene pessoal na bagagem de mão.

Como levar líquidos na bagagem de mão?

Para voos internacionais, as especificidades são bem rigorosas e você precisa ter o máximo de atenção possível.

Cada embalagem deve possuir até 100ml cada e juntas também não podem somar mais de 1 litro. E um lembrete: o tamanho das embalagens também é considerado, e não adianta colocar apenas 100ml de um produto em uma embalagem com capacidade maior que isso. Nesses casos, o seu produto também será barrado.

Também é importante lembrar que são considerados líquidos os produtos em gel, cremosos, pastosos e semelhantes, inclusive desodorantes roll-on, batons, rímel, delineadores, pastas de dente e protetores solares. Ou seja, itens próximos ao líquido também são considerados.

Conferir a lista de o que não pode levar na bagagem de mão e despachada antes de viajar.
A regra universal, verifique na companhia o que não pode levar na bagagem de mão e despachada.

Em voos nacionais, as regras são mais frouxas que as dos voos internacionais. Para levar líquidos (e semelhantes ao líquido) na bagagem de mão, você precisa se cuidar com a quantidade das embalagens.

Embalagens de shampoo, condicionador, cremes capilares e outros itens pastosos precisam ter no máximo 500ml (cada embalagem). Também vale lembrar que essas embalagens juntas não devem, em hipótese alguma, somar 2 litros.

Uma dica para evitar problemas nessa etapa é comprar kits com embalagens para viagens, que contêm várias embalagens com limite de 100ml vazias. Dessa forma, você garante não ultrapassar o limite exigido e ainda facilita o momento de inspeção no aeroporto.

Por que existe limite para os líquidos?

O limite de líquidos na bagagem de mão é uma resolução da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e tem como principal objetivo garantir a segurança nos voos. Essas regras evitam crimes como ataques terroristas e outros acidentes durante o voo, já que facilitam que os agentes dos aeroportos encontrem explosivos ou elementos químicos capazes de provocar problemas (como explosões, intoxicações, dentre outros).

Veja também o que precisa para viajar para a Europa e planeje-se com antecedência.

O que não pode levar na bagagem despachada?

Assim como na bagagem de mão, existem regras bem claras para as bagagens despachadas. Por exemplo, armas de fogo, objetos cortantes, ferramentas de trabalho e itens ou substâncias explosivas (como as embalagens aerossóis) são proibidas.

Alimentos

Alimentos podem ser levados na bagagem despachada, então você pode fazer a sua viagem e levar algumas comidas nessa mala desde que siga algumas regras. Falaremos mais sobre isso mais adiante.

Equipamentos eletrônicos

Ao viajar com equipamentos eletrônicos saiba que eles podem ser levados na bagagem despachada, desde que não sejam a base de baterias ou pilhas que podem ser explosivas. Além disso, cigarros eletrônicos são proibidos na mala despachada e devem ser levadas na bagagem de mão (é claro, desde que o seu destino e a sua companhia aérea aceitem).

Bebidas alcoólicas e não alcoólicas

Bebidas alcoólicas ou não alcoólicas podem ser levadas na bagagem despachada, desde que não ultrapassem 70% de teor alcoólico no total. Ainda, existem mais algumas regras específicas em que você precisa prestar atenção. Vamos falar mais sobre elas adiante.

Plantas e sementes

Plantas e sementes são totalmente proibidas na bagagem despachada, independente do destino. Essa regra visa a evitar a disseminação de pragas e doenças em outros países e por isso é uma regra tão rígida.

Joias e objetos de valor

Joias e objetos de valor não são necessariamente proibidos na bagagem despachada, mas há uma enorme ressalva quanto a isso. Evite colocar joias e objetos de muito valor na bagagem despachada porque, caso ela aconteça o extravio de bagagem, as suas chances de perder esses itens e não ter um ressarcimento devido são bem grandes.

E sempre que viajar de avião, contrate um seguro bagagem para o caso do pior acontecer.

Medicamentos específicos

Medicamentos também não são proibidos na bagagem despachada, mas é preciso ficar de olho em quais remédios você irá despachar. Evite colocar na bagagem despachada remédios que você usa com frequência ou que você pode precisar a qualquer momento, como antitérmicos, analgésicos e antialérgicos. Afinal, se a sua bagagem for despachada, você também pode ficar sem esses remédios em momentos mais delicados.

E por falar em medicamentos específicos, se você faz o uso deles, é preciso destacar a importância de contratar o melhor seguro viagem para o caso de precisar de algum atendimento médico de emergência.

Armas e réplicas

Armas e réplicas não podem ser despachadas, a não ser que você tenha uma autorização prévia da Polícia Federal. Sem essa autorização, esses itens podem ser rejeitados e você pode perdê-los.

Vale destacar que, mesmo com autorização da Polícia Federal, itens relacionados às armas não podem ser embarcados. São eles: cartuchos, balas, munições e semelhantes.

Saiba a diferença entre seguro bagagem complementar ou suplementar.

Como levar alimentos e bebidas na bagagem despachada?

Alimentos e bebidas podem ser levados na bagagem despachada desde que sigam regras bem claras, que você verá abaixo:

Quais as regras para levar alimentos na bagagem despachada?

Existem alguns alimentos proibidos na bagagem despachada, como carnes naturais, embutidos, leites, queijo, ovos, vegetais, frutas, mel, própolis, hortaliças e qualquer outro alimento natural. Inclusive, esses alimentos entram na lista de o que não pode levar na bagagem de mão e despachada. Essas regras evitam que esses produtos, que são mais delicados, sejam despachados e acabem estragando no caminho.

Produtos industrializados podem ser levados na sua bagagem, como cafés, chocolates, doces, balas, salgadinhos, frutas secas, biscoitos, cigarros e bebidas. Esses são apenas alguns exemplos. Para levar esses alimentos, você precisa embalá-los muito bem, de modo a garantir vazamentos. No caso de produtos já bem fechados, como as embalagens de chocolate e de café, você pode simplesmente colocá-los na sua bagagem.

Proteção de bagagem por senha
Além de todos os cuidados com as regras das bagagens, fique de olho quanto à segurança dos seus itens.

Antes de viajar, entretanto, procure saber mais detalhes das regras do seu destino quanto aos alimentos que podem chegar no país. Por exemplo, alguns países proíbem veementemente a entrada de quaisquer tipos de frutas (até mesmo as secas), outros proíbem a entrada de alguns tipos de bebidas e laticínios, e por aí vai. Então fique de olho nas regras específicas de cada local.

Quais as regras para levar bebidas na bagagem despachada?

Para levar bebidas na bagagem despachada, as embalagens devem ter no máximo 1 litro cada e juntas não podem exceder o total de 5 litros por pessoa. Ainda, as embalagens devem estar lacradas (ou seja, não podem ter sido abertas em algum momento e fechadas novamente antes de entrar na mala).

Veja como viajar só com bagagem de mão e evite gastos extras para despachar a mala.

Limite de mercadoria na bagagem de mão e despachada

Se você vai viajar e pretende levar mercadorias na bagagem, como roupas, eletrônicos e outros produtos, também há algumas regras. Para viagens de volta para o Brasil (por exemplo, se você está voltando de algum país do exterior para o Brasil), o limite de mercadoria é de USD 1 mil, valor que deve ser comprovado através das notas fiscais. Caso as compras internacionais ultrapassem esse valor, você deve fazer a Declaração Eletrônica de Bens do Viajante (e-DBV) no site da Receita Federal.

Para viagens do Brasil para outros países, entretanto, as regras podem variar bastante. Por isso, o aconselhável é que você confira as regras do seu país de destino antes de embarcar com mercadorias. E, é claro, não se esqueça de levar as notas fiscais de todos os produtos, porque esses documentos podem ser exigidos na fiscalização.

Saiba também como declarar dinheiro no aeroporto se entrar ou sair do Brasil com grandes quantias de dinheiro em espécie.

Cuidados ao arrumar a bagagem de mão e despachada

Se você vai viajar, não deixe de conferir as regras do país de destino e de tomar cuidados ao arrumar a mala. Para te facilitar, separamos algumas dicas que podem ajudar a evitar erros e problemas na fiscalização do aeroporto.

Cuidados ao arrumar a bagagem de mão

Se você for levar produtos líquidos na sua mala de mão, lembre-se de transferi-los para embalagens pequenas e com limite de 100ml. Uma boa dica é comprar kits de viagem já prontos, com produtos de higiene já embalados em versões pequenas.

Tome cuidado também com o peso da bagagem de mão, que não deve ser maior que 10 kg ou 8 kg, dependendo da companhia aérea. Para garantir o peso correto, tente pesar a mala durante a organização, para não precisar retirar os seus itens na fiscalização do aeroporto ou ter que pagar mais caro para despachar a mala de última hora.

Cuidados ao arrumar a bagagem despachada

Primeiro de tudo, certifique-se de que os alimentos e líquidos presentes na sua mala despachada estejam devidamente lacrados em embalagens herméticas que evitem vazamento do produto ou do cheiro. É claro, não se esqueça também de garantir que a sua bagagem não tenha mais de 23 Kg ou 32 kg a depender da companhia aérea.

Outro cuidado importante ao arrumar a sua bagagem de mão e cuidar dos itens de vidro ou que podem se quebrar durante o transporte. Procure embalar corretamente para evitar ao máximo possível que esses itens quebrem ou sofram avarias. Faça o mesmo com itens que podem ser arranhados no processo. Se possível, leve esses itens mais frágeis na bagagem de mão, caso eles sejam permitidos.

Além de todos esses cuidados, procure deixar a sua mala fácil de identificar para evitar que você demore encontrá-la ao chegar no seu destino. Ainda, procure investir em um bom cadeado para evitar que os seus pertences sumam ou para evitar que a sua mala abra sozinha e consequentemente todos os seus pertences se espalhem durante o processo de transporte. Além do cadeado, também pode passar o plástico filme na sua bagagem despachada.

Ainda ficou com dúvida sobre como o que não pode levar na bagagem de mão e despachada? Esse vídeo abaixo reúne várias dicas e orientações que podem te ajudar:

Veja também as vantagens e desvantagens e voar com companhia aérea low cost na Europa.

Não esqueça do seguro viagem

Além de tomar todos os cuidados necessários com as suas bagagens, lembre-se que o seguro viagem é um dos itens mais importantes que devem te acompanhar. Você pode encontrar os melhores planos através de comparadores como o Seguros Promo, que te permite comparar até 4 planos de seguro viagem lado a lado detalhadamente.

Com um bom seguro, em casos de extravio de bagagem e até mesmo casos de voo cancelado, você garante que os seus direitos sejam cumpridos e recebe a devida assistência. Fique de olho também nos destinos que exigem o seguro viagem como item obrigatório, assim você não ficará para trás. No mais, boa viagem!

Quanto tempo antes do voo devo estar no aeroporto? Entenda neste artigo.