Visto para Paris: tudo o que você precisa saber antes de viajar

França  / 

Se você é brasileiro, pretende viajar a turismo para Paris e está preocupado com visto, pode ficar tranquilo. Ele não é necessário, caso você fique até 90 dias em um período de 180 dias nas regiões que possuem o Acordo de Schengen. Mas, se você deseja ficar mais tempo na capital da França, leia este artigo e entenda tudo o que é preciso saber sobre o visto para Paris, as regras e como fazê-lo.

Não deixe de conferir o artigo com tudo o que precisa para viajar para a Europa: documentos, euros e planejamento.

Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil.


Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem. Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para a sua viagem.

FAZER COTAÇÃO »

Visto para Paris: Documentos necessários para entrar na cidade

visto para paris documentos necessarios

Cidadãos brasileiros podem permanecer em Paris por até 90 dias sem a necessidade de visto, mas é necessário apresentar à imigração francesa:

  • Passaporte válido até, pelo menos, seis meses após o seu retorno;
  • Passagem aérea de ida e volta;
  • Seguro de saúde e de repatriamento, no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen”;
  • Comprovante de hospedagem ou um atestado de acolhimento, que você deve solicitar à prefeitura de seu domicílio;
  • Documento que comprove vínculo de trabalho ou atividade profissional no Brasil (declaração que é emitida pela entidade patronal, pública ou privada);
  • Comprovantes de que possui meios financeiros para suportar a estada no país (dinheiro ou extrato do cartão de crédito, por exemplo).

Confira os passaportes mais valiosos do mundo em 2018. Dependendo do seu, é possível entrar em mais países sem a necessidade de visto.

Onde solicitar o visto para Paris

Os vistos solicitados no Brasil podem ser concedidos pela Embaixada da França em Brasília e pelos Consulados Gerais da França em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Saiba mais sobre os Consulados Brasileiros, quais serviços prestam e onde ficam.

Como solicitar o visto para Paris

visto para paris solicitar

Para solicitar o seu visto para Paris, você deve agendar um dia e um horário por meio do site. No dia agendado, você deve entregar todos os documentos necessários e pagar a taxa, de acordo com o visto solicitado.

Vale ressaltar que os vistos emitidos pelos consulados franceses são biométricos e exigem o comparecimento de cada solicitante. Crianças com menos de 12 anos de idade são dispensadas da biometria.

Saiba como morar na França e conheça tudo sobre emprego na França.

Retirada do visto

Quando o seu visto estiver pronto, você deve receber um e-mail, informando os dias e os horários que poderá buscá-lo.

Prazo para resposta do SEF

O Consulado Geral da França no Brasil informa que o prazo para conceder o visto é de três semanas a dois meses, depois dos documentos entregues.

É bom fazer o agendamento com antecedência, principalmente nos meses do verão europeu (julho, agosto e setembro), que têm maior movimento no Consulado.

Observação: não compre sua passagem aérea sem que o seu visto seja autorizado.

Tipos de visto para Paris

Conheça os vistos que podem ser concedidos para brasileiros que querem ficar mais de 90 dias em Paris e não possuem passaporte europeu.

Visto para Paris para Estudante do Programa CAPES

Estudante bolsista do Programa CAPES (BRAFITEC, BRAFAGRI, CAPES-COFECUB, CAPES-Agropolis, CAPES PDSE, CNPq) pode solicitar visto de longa duração (por mais de 90 dias).

Para isso, é preciso obter informações complementares, por meio do site Campus France e apresentar seu dossiê na Embaixada da França (o agendamento é feito pelo site).

Visto para Paris para Estudantes Universitários

Esse visto pode ser concedido caso o estudante vá cursar graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado na França.

Antes de apresentar seu pedido no Consulado é imprescindível concluir todas as etapas com o Campus France.

O procedimento de regularização com o Office Français de l’Immigration et Intégration é obrigatório para todos os estudantes que ficam por mais de 12 meses no país.

Visto para Paris para Estudantes

Este visto pode ser concedido para qualquer pessoa que vá estudar na França por mais de 90 dias, desde um curso de francês até uma formação em qualquer universidade francesa.

Verifique tudo o que precisa saber sobre visto de estudante para a França.

Visto de Longa Duração para Pesquisadores Científicos

Pode ser requerido por doutorandos, pós-doutorandos, professores ou pesquisadores que possuam uma “Convention d’Accueil” emitida por um organismo de pesquisa francês e validada pela Prefeitura.

Visto Visiteur

É concedido para quem quer ficar mais de três meses em Paris, na condição de “turista a longo prazo”. É preciso comprovar meios de subsistência e não é permitido trabalhar na França para ter esse visto.

Visto de Longa Duração para Visitante PACS

Na França, união estável se chama Pacte civil de solidarité (PACS) e você pode solicitar esse visto para ficar mais de três meses no país, caso, por exemplo, seu cônjuge tenha conseguido visto para estudar ou trabalhar em Paris.

Visto para Au Pair

Au-pair é um serviço que tem a função de cuidar das crianças de uma casa e, em troca, fazer intercâmbio no país e receber um salário por isso.

O programa de Au Pair na França requer que o estudante apresente o comprovante de pré-inscrição em um curso de francês com carga horária mínima de 10 horas semanais.

Porém, antes de se apresentar para o pedido de visto de estudante é preciso ter cumprido todas as etapas do procedimento pré-consular no Campus France.

Visto para adoção

É possível solicitar visto de longa duração para adotar uma criança na França. Entre a documentação necessária, é preciso apresentar a cópia do “Agrément de l’ASE” (expedido pelo departamento francês), o parecer de habilitação e o julgamento de destituição da autoridade parental: órfão, abandonado etc.

Visto para Cônjuge de Francês

É normal ser deferido esse pedido de visto. Para solicitá-lo, basta apresentar uma justificativa da nacionalidade francesa do cônjuge, juntamente com um comprovante de residência e a certidão de casamento.

Visto para Filhos Menores de Cônjuges Estrangeiros de Franceses

Filhos menores de idade de cônjuges estrangeiros de franceses também têm direito ao visto para Paris. Para isso, é preciso apresentar, entre outras documentações, a certidão de nascimento com tradução, as cópias das carteiras de identidade da mãe e do padrasto, a cópia do Livret de Famille e a autorização para viagem e residência no exterior do pai da criança (com reconhecimento de firma).

Visto para Menores Escolarizados e Desacompanhados

Menores escolarizados e desacompanhados têm direito a solicitar visto para Paris. Entre a documentação, deve estar seu boletim escolar do último ano (vestibular se o menor for realizar estudos superiores na França) com tradução juramentada, “Autorité parentale” (modelo no site) assinado pela(s) pessoa(s) com o pátrio poder autorizando que o menor seja acolhido na França (cópia(s) da carteira de identidade) e “Engagement de prise en charge” (modelo no site) assinado pela família que acolherá o menor (se o correspondente é estrangeiro residente na França, apresentar cópia autenticada da carte de séjour temporária com validade superior à do ano letivo).

Visto de trabalho

É preciso ter contrato de trabalho em mãos para solicitar visto de trabalho na França. Ele pode ser por tempo indeterminado, concedido a trabalhadores que vão assumir um cargo em uma empresa francesa, ou por tempo determinado, que varia de um mês a um ano.

Há dois tipos de visto de longa duração que podem ser concedidos:

  • Visto de longa duração entre 3 meses e 1 ano: solicitado por estudantes, trabalhadores ou requerido por motivos familiares;
  • Visto de longa duração para residência superior a 1 ano: entre outros, é solicitado por profissional liberal ou independente (como médicos e comerciantes, por exemplo), artistas e trabalhadores funcionários de uma empresa que esteja na França e lhe concede contrato de trabalho por tempo indeterminado.

O governo da França pretende transformar o país em uma referência mundial em empreendedorismo. Várias startups já estão sendo abertas no país. E, visando atrair empreendedores para a França, um novo tipo de visto poderá ser solicitado em breve: o French Tech Visa, programa para atrair talentos estrangeiros, com vistos de quatro anos para quem quer criar uma startup no país.

Visto para Membros de Confissões Religiosas e Leigos Associados

Membros de Confissões Religiosas e Leigos Associados também têm direito ao visto para Paris, desde que cumpram os pré-requisitos e tenham toda a documentação necessária para solicitá-lo.

Entre o que é preciso está a carta de congregação de origem, o formulário de pedido de visto de longa duração devidamente preenchido e assinado e o comprovante de residência no Brasil.

Visto para Estagiário em Estabelecimento Público de Saúde

Este visto pode ser concedido para o estudante que vai fazer um estágio de formação com uma convenção de estágio em um local público.

Entre a documentação necessária para solicitar o visto está a cópia do diploma de medicina, de farmacêutico ou de enfermeiro.

Visto Concours (Concurso)

Este visto pode ser solicitado por estudantes que tenham a inscrição definitiva em uma instituição de ensino superior francês condicionada à sua aprovação em um concurso de entrada ou entrevista de admissão no país.

Visto para o Programa Férias-Trabalho

Em março deste ano, entrou em vigor o “Programa Férias-Trabalho” entre o Brasil e França. Por meio desse programa, brasileiros que têm entre 18 e 30 anos de idade podem passar um ano conhecendo a cultura francesa e trabalhando no país.

Para isso, é preciso ter passaporte com pelo menos 1 ano e 3 meses de validade (cópias das páginas contendo seus dados pessoais) e comprovar que tem, pelo menos, 2.500 euros ou equivalente em reais.

No site da Embaixada da França no Brasil você pode ver todas as condições e a documentação necessária para solicitar este visto.

Atenção: os pedidos poderão ser feitos com antecedência de, no máximo, dois meses antes da viagem para a França.

Neste site, também é possível ver todos os vistos de longa duração que são concedidos e a documentação necessária para cada um.

Quanto pagar

Para solicitar um visto de estudos, por exemplo, o requerente deve pagar uma taxa de 50 euros (em reais). Mas os valores variam de acordo com o tipo de visto para Paris que você irá solicitar. Para saber quanto você deve pagar no seu, acesse o site da Embaixada da França no Brasil.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.