Campus France: conheça a agência oficial do governo francês

França  / 

Se você pensa em estudar na França, provavelmente já ouviu falar sobre o Campus France. E neste artigo vamos contar para você o que é a agência, como ela funciona, os programas de estudo que são divulgados e falar sobre as bolsas de estudo no país. Além disso, você entenderá por que estudar na França é um diferencial. Confira!

Financing to study in Europe?

If you are planning to take a postgraduate, MBA or Masters degree in Europe, but you do not have the start up capital for this investment, check out the Prodigy Finance's solutions.


More than 14,500 students have secured funding through Prodigy to study at 600 international schools, you may be next.

KNOW MORE »

O que é o Campus France

O Campus France é a agência oficial do governo da França, responsável pela promoção do ensino superior, o acolhimento e a mobilidade internacional no país.

A agência está presente em mais de 110 países e é ligada aos ministérios franceses da Educação e das Relações Exteriores.

No Brasil, o Campus France está vinculado ao Serviço de Cooperação e de Ação Cultural da Embaixada da França e ao Instituto Francês do Brasil.

Como a agência funciona

A sede do Campus France Brasil está situada em São Paulo. Mas há outros três espaços no país: no Rio de Janeiro, no Recife e em Belo Horizonte.

Atribuições do Campus France Brasil

O Campus France Brasil:

  • Orienta gratuitamente sobre estudos superiores na França (informações gerais, prazos de inscrição, pré-requisitos, procedimento, bolsas, etc.);
  • Esclarece dúvidas e acompanha gratuitamente as candidaturas;
  • Realiza o procedimento pré-consular obrigatório para a solicitação do visto de estudante;
  • Desenvolve e acompanha acordos de cooperação universitária entre instituições brasileiras e francesas;
  • Divulga notícias e atualidades sobre estudos na França;
  • Realiza eventos e apresentações temáticas e informativas;
  • Faz a gestão da rede social internacional France Alumni Brasil e de atividades relacionadas a esta comunidade.

A quem é destinado o serviço do Campus France e como se candidatar

A quem o serviço do Campus France se destina

O serviço disponibilizado pelo Campus France Brasil é destinado a brasileiros ou estrangeiros que morem no Brasil, que tenham mais de 18 anos de idade e desejem iniciar ou continuar seus estudos na França (graduação, intercâmbio acadêmico, pós-graduação, doutorado, curso de francês, estágio ou programa au pair).

No site da agência, tem uma plataforma de candidatura para quem pretende estudar na França, catálogos de formações, de bolsas de estudos e de cursos de francês, assim como informações sobre a vida universitária no país europeu. É possível, ainda, encontrar opções de MBAs, cursos ministrados em inglês e formações a distância.

Como se candidatar

As candidaturas para estudar no ano letivo 2020-2021 em uma das instituições conectadas ao Campus France se iniciam em novembro, pela plataforma Études en France.

Antes de iniciar sua candidatura, é primordial que você já tenha identificado as instituições que oferecem o(s) curso(s) de seu interesse na França. Para isso, consulte a página “Encontre sua formação”.

Campus France candidatar

Na página referente à candidatura, você encontra onde estudar, os tutoriais feitos pelo Campus France e o calendário.

Veja também o passo a passo de como se candidatar à universidade na França.

Passo a passo para estudar na França

As inscrições para graduação e pós-graduação na França podem ser feitas pelo Campus France Brasil. De acordo com a agência, os passos para estudar na França são os seguintes:

  • Escolher o curso que pretende fazer;
  • Preparar sua candidatura;
  • Caso necessário, realizar um dos testes oficiais em francês;
  • Inscrever-se no Campus France Brasil;
  • Solicitar seu visto de estudante.

Confira o detalhamento de cada etapa no site oficial do Campus France.

Programas de estudo divulgados pelo Campus France

O Campus France divulga programas de graduação, pós-graduação, doutorado e pós-doutorado. Além disso, a agência também ajuda o estudante a encontrar um curso de formação artística, de inglês, de idiomas ou de curta duração. Saiba mais em “Encontre sua formação”.

No momento, o Campus France destaca em sua página notícias sobre o Global MBA da Edhec Business School, considerado o terceiro melhor MBA da França pela The Economist. Este programa de negócios é voltado para profissionais experientes que buscam transformar suas carreiras. O curso é integral e ensinado totalmente em inglês, com duração de 10 meses.

Além disso, está divulgando os Programas de pós-graduação da Edhec Business School. Esta tradicional escola francesa oferece 16 opções diferentes de pós-graduação, com alguns programas entre os melhores do mundo. Confira alguns deles:

  • Master in Management in Global Economic Transformation & Technology, que tem como objetivo formar profissionais com experiência global e visão de tecnologia;
  • Master in Management Double Degree in Business Management, voltado para pessoas que se formaram na graduação recentemente ou jovens profissionais motivados, que pretendam seguir carreira na área de negócios;
  • Master of Science in Business Management, mesmo programa de Master of Science inserido no duplo diploma, cursado de forma separada;
  • Master of Science e Global MBA Double Degree, programa voltado para estudantes, que visem complementar a experiência adquirida por meio do Master of Science, com um rigoroso programa de Global MBA.

Veja outras escolas de negócio que também obtêm destaque na página do oficial do Campus France.

Bolsas de estudo

Estrangeiros podem estudar na França com bolsas de estudo. As instituições públicas francesas e o programa Erasmus+ oferecem várias bolsas para estudantes estrangeiros, com o objetivo ajudá-los a financiar seus estudos na França e na Europa.

Bolsas do Ministério de Relações Exteriores

O Ministério Francês de Relações Exteriores disponibiliza diversas bolsas de estudo para estudantes estrangeiros. 25% destas bolsas são financiadas diretamente pelo ministério, como os programas Eiffel (para formações de nível mestrado ou doutorado) e Major (destinado aos melhores estudantes de ensino médio dos liceus franceses no exterior).

Bolsas do Ministério do Ensino Superior

O Ministério do Ensino Superior e Pesquisa também oferece bolsas de estudo de acordo com critérios sociais para estudantes estrangeiros. Para participar, é necessário que os estudantes morem na França legalmente por, no mínimo, dois anos.

Bolsas de cidades e regiões

As regiões e cidades francesas oferecem bolsas a estrangeiros que estudam em seu território e também têm parcerias com instituições de ensino superior e de pesquisa para fornecer ajuda a estudantes de doutorado ou pós-doutorado. As bolsas regionais também podem ser fornecidas a estudantes em intercâmbio.

Bolsas Erasmus+ para estudantes estrangeiros

Erasmus+ é um programa da União Europeia que incentiva a educação, a formação, a juventude e o esporte. Mais de dois milhões de estudantes que estudam na Europa podem se beneficiar de um programa de bolsas válido pelo período 2014-2020 e que dispõe de 14,7 bilhões de euros, graças a este programa.

Bolsa “Bienvenue en France”

Os candidatos que fizerem o processo de candidatura pelo Campus France estarão concorrendo automaticamente ao processo de seleção da bolsa “Bienvenue en France”.

A bolsa “Bienvenue en France”, que é oferecida pela Embaixada da França no Brasil, é uma isenção parcial no custo da formação dos diplomas nacionais de DUT, Licenciatura, Pós-graduação ou Diploma de Engenheiro (a partir do primeiro ano do cycle d’ingénieur – L3, M1 e M2), a serem cursados nas instituições públicas francesas sob tutela do Ministério do Ensino Superior, da Pesquisa e Inovação.

O beneficiado deverá custear, na sua chegada na França, sua inscrição equivalente a 170 euros anuais para Licenciatura e 243 euros anuais para o Mestrado.

É importante destacar que a bolsa não é um auxílio financeiro e não prevê a isenção de outras taxas, como a tarifa do procedimento de candidatura ou pré-consular, taxas consulares, seguros, passagens aéreas, entre outras.

Saiba tudo sobre bolsas de estudo na França e como se candidatar.

Campus France: custos em universidades públicas e privadas na França

A França é um dos países mais escolhidos por estudantes estrangeiros no mundo, principalmente pela qualidade do ensino e por causa dos custos mais baixos.

Universidades públicas

O Estado é responsável por custear as despesas e as taxas escolares das formações que integram a rede pública de ensino. Dessa forma, cada estudante, francês ou estrangeiro, representa um investimento anual aproximado 14 mil euros.

De acordo com o Campus France, as taxas escolares para estudantes europeus e brasileiros com dupla cidadania europeia no ano universitário 2019-2020 são:

  • 170 euros/ano em nível Licenciatura;
  • 243 euros/ano em nível Mestrado;
  • 601 euros/ano em formações de engenharia em uma instituição sob tutela do Ministério do Ensino Superior, com exceções;
  • 380 euros/ano para Doutorado.

Os custos no ano universitário 2019-2020 para estudantes não-europeus são:

  • 2.770 euros/ano em nível Licenciatura;
  • 3.770 euros/ano em nível Mestrado;
  • 380 euros/ano para Doutorado.

No site oficial você tem acesso a todas as instituições financiadas pelo Ministério do Ensino Superior e também a todas as instituições públicas incluídas.

Universidades privadas

As taxas escolares nas universidades privadas, especialmente nas escolas de negócio, são mais elevadas do que nas instituições públicas.

As anuidades podem variar de 3 mil a 10 mil euros. Por isso, é importante consultar o site da instituição de seu interesse para saber quais são as taxas cobradas por ela.

Observação: a taxa anual do Campus France é de R$520 em 2019.

Leia também nosso artigo sobre quanto custa estudar na França, da escola ao doutorado.

Como financiar seus estudos

Cursar uma universidade na França pode não custar caro, mas se manter no país, sim. A França tem um custo de vida elevado, um dos maiores do mundo. Por isso, muitas pessoas que pretendem estudar no país recorrem ao financiamento estudantil.

O Campus France divulga uma ferramenta indispensável para buscar financiamento: a plataforma Campus Bourses. Ela reúne um catálogo com todos os auxílios que são oferecidos pelos governos (francês e estrangeiros), empresas, fundações e estabelecimentos de ensino superior.

É possível realizar sua pesquisa utilizando os filtros de nacionalidade, domínio de estudos e nível de estudos, disponíveis na plataforma, para encontrar quais financiamentos correspondem ao seu perfil.

Financiamento para estudar na Europa: 5 diferentes opções.

Financiamento para estudar na França da Prodigy Finance

O estudante também pode obter financiamento estudantil por meio de instituições parceiras das escolas de negócio ou instituições de ensino no exterior.

Prodigy Finance, instituição que tem parceria com as principais escolas de negócio do mundo, segundo o ranking Financial Times, oferece empréstimos a estudantes internacionais na Europa em cursos de mestrado nas áreas de negócio, inclusive MBA. Acesse a página da Prodigy para verificar quais escolas e programas são elegíveis ao financiamento estudantil.

O financiamento estudantil inclui o custo da universidade e uma parte do custo de vida. Dessa forma, a Prodigy pode financiar até 80% da soma do custo de vida e o tuition, dependendo da escola e do programa.

Esta instituição já financiou os estudos de 14.500 estudantes de 150 países e em mais de 600 escolas. E, diferentemente dos bancos, a Prodigy não exige garantias ou fiador. A instituição leva em consideração o perfil do estudante e o seu potencial de ganho. Os empréstimos são fundeados por investidores que investem buscando não apenas obter retorno financeiro, mas também gerar impacto social, muitos dos quais são ex-alunos das próprias instituições que financiam os estudantes.

Os empréstimos são concedidos de forma simples e online, e com taxas de juros competitivas internacionalmente, variando de acordo com o candidato.

Benefícios da Prodigy Finance

Confira os principais benefícios de fazer um empréstimo com a Prodigy Finance:

  • Empréstimo feito de forma online e simples;
  • Não há nenhum pagamento enquanto o aluno estuda: ele só começa a pagar o empréstimo 6 meses depois que terminarem as aulas. Além disso, é possível antecipar seu empréstimo. Saiba mais sobre a taxa de antecipação;
  • Não é preciso possuir fiador ou garantia;
  • Não são cobradas multas ou taxas por reembolso antecipado;
  • A Prodigy empresta valores que podem ser maiores que o tuition e, eventualmente, incluem o custo de vida.

Verifique, com detalhes, todas as etapas para um empréstimo na Prodigy Finance.

Campus France: por que estudar na França é um diferencial?

Há diversas razões pelas quais estudar na França é um diferencial para o seu currículo e para a sua carreira. Veja os principais deles:

  • As universidades francesas estão entre as melhores do mundo. Ao estudar em uma universidade na França, você tem acesso a um ensino é de altíssima qualidade por um baixo custo;
  • Existem estudantes estrangeiros, de diversas nacionalidades, com os quais você pode trocar experiências internacionais e aprender novas culturas;
  • Ganho de experiência internacional;
  • Várias personalidades estudaram na França e tiveram uma carreira de sucesso;
  • As universidades podem oferecer programas ministrados em inglês ou em francês, o que lhe incentiva a se tornar fluente em mais um idioma;
  • Você tem a oportunidade de morar na Europa legalmente e de conseguir visto de estudante;
  • Suas possibilidades de conseguir um bom emprego na França ou no Brasil aumentam, assim como seu salário.

Conheça os melhores cursos na França, saiba onde fazê-lo e quais são as melhores áreas.

COMPARTILHE
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.