Viver uma experiência em outro país e aprender um novo idioma é o sonho de muitos brasileiros. E não existe lugar melhor para aprender francês, do que na terra do croissant, não é mesmo? Se você quer se planejar melhor para realizar este sonho, continue lendo nosso artigo para conhecer os tipos de intercâmbio na França e dar seu primeiro passo.

Como fazer intercâmbio na França?

A França é um dos países mais procurados para quem deseja fazer intercâmbio de estudos ou de trabalho, sendo uma excelente oportunidade para desbravar pela cultura e gastronomia francesa. Além de aprimorar o idioma, principalmente para quem já domina o inglês e deseja ter mais uma língua no currículo.

O primeiro passo para realizar o tão sonhado intercâmbio na França é pesquisar para entender qual modalidade se adequa mais ao seu perfil e se planejar financeiramente, pois o custo de vida no país é um pouco alto (principalmente para quem recebe em real).

Por exemplo, se você tem pouco tempo e gostaria de passar até 3 meses na França, um intercâmbio de idioma é a melhor opção para você. Se você tem intenção de aprender francês para cursar o ensino superior no país, o programa de Au Pair é uma forma econômica de atingir esse objetivo.

Todo intercâmbio com duração acima de 3 meses, precisa de um tipo de visto que autorize sua permanência na França pelo período necessário. Então, é preciso levar em conta o prazo para preparar a documentação e juntar a comprovação financeira.

São muitas possibilidades e vamos detalhar cada uma delas ao longo deste guia. Além de contar com os depoimentos das brasileiras Gabriela Glette, Lorena Vinesof e Bruna Sales, que compartilharam suas experiências de intercâmbio na França com a gente.

Por que fazer intercâmbio na França?

Conhecer novas culturas e aprender um novo idioma são as metas de quem está pronto para embarcar em um intercâmbio e morar na França. Mas para encontrar o programa perfeito para você, é preciso definir objetivos mais específicos.

Muitos pensam que fazer intercâmbio é para jovens adultos, mas a verdade é que esta é uma experiência que não tem limite de idade. Existem programas para quem quer apenas estudar francês e conhecer mais a história da França. Assim como para quem quer seguir carreira acadêmica ou entrar no mercado de trabalho francês.

“O desejo de fazer uma viagem para fora do Brasil sempre esteve em mim, então aliei o sonho com o interesse em atingir a fluência e proficiência no francês”, disse Bruna Sales, de 26 anos, formada em Tradução.

Mulher brasileira sorrindo
Bruna Sales tem 26 anos e já trabalhou como Au Pair em Bordeaux e Paris. Foto: Arquivo Pessoal

Motivos para investir em um intercâmbio na França não faltam. Confira alguns deles para ajudar na sua tomada de decisão:

Ganhar fluência

A experiência de conversar com nativos e vivenciar a cultura da França eleva ainda mais o seu conhecimento na língua francesa, facilitando a fluência. Estima-se que o idioma é falado por mais de 300 milhões de pessoas no mundo, sendo uma das línguas oficiais da Organização das Nações Unidas (ONU), por exemplo.

“Apesar de já falar francês, eu escolhi fazer um curso intensivo de idiomas com um objetivo certo: realizar um exame de proficiência ao final para me candidatar a um mestrado”. Apontou a jornalista Gabriela Glette, que estudou francês por 3 meses em Lyon, na França.

Para Bruna, que está realizando o intercâmbio de Au Pair em Paris, também abriu a possibilidade de fazer um mestrado em Tradução Audiovisual na sequência. Pois a experiência a ajudou a se sentir mais segura em relação ao idioma.

A verdade é que falar francês é um grande diferencial para profissões que exigem mais do que o inglês e fazer um intercâmbio conta bastante no currículo. Leia nosso artigo sobre como aprender francês.

Estudar nas melhores universidades da Europa

Para aqueles que já se sentem confiantes em falar francês, as oportunidades são ainda maiores, como a de estudar em uma das universidades da França, com muitas classificadas como as melhores instituições da Europa.

É o caso de Lorena Vinesof, de 22 anos, que estuda francês desde os 15. Ela fez mobilidade acadêmica na Alemanha e agora cursando um semestre de Lettres Sciences Politiques, na faculdade de Poitiers. Segundo a estudante, ela sempre foi apaixonada por aprender novos idiomas e morar na França é a realização de um sonho.

Para os que almejam fazer uma pós-graduação na França, as chances de receber um financiamento são ainda maiores (e as de permanecer no país trabalhando em sua área também), tornando o intercâmbio mais acessível.

Localização

A França faz parte do sonho de muitos brasileiros, não apenas por seu charme, história e gastronomia. Mas também por sua localização no coração da Europa, que permite desbravar por outros países e ter uma experiência ainda mais rica de intercâmbio.

Além da França, você pode praticar seu francês em viagens para a Bélgica, Suíça, Luxemburgo e Mônaco. Não é a desculpa perfeita para comprar suas passagens?

Dependendo da cidade francesa que você realizar seu intercâmbio, ainda será possível sentir temperaturas mais extremas que no Brasil e ver a neve pela primeira vez. Um momento emocionante na vida de todo intercambista.

Arte, cultura e gastronomia

Nós falamos que a França é a terra do croissant, mas quando se trata de gastronomia, o país reserva uma variedade de novos sabores e sobremesas. Além de vinhos deliciosos para harmonizar com cada prato.

Ao fazer um intercâmbio, você vivencia a cultura do país e descobre suas diferentes tradições.

“Antes de morar na França, eu conhecia a tradição da “galette des rois” no Dia de Reis, mas esse costume ganhou mais significado quando eu vivi de fato esse dia com franceses, e ainda tive a sorte de encontrar uma “fève” no meu pedaço!”, lembrou Bruna.

Para os apaixonados por história, arte e cultura, em cada esquina irá encontrar prédios e monumentos de tirar o fôlego. Visitar museus e assistir espetáculos culturais podem facilmente entrar em sua rotina.

Tipos de intercâmbio na França

Antes de decidir o tipo de intercâmbio que você deseja fazer na França, é preciso definir o tempo que você tem para realizá-lo, sendo possível escolher entre um intercâmbio de curta duração, de 2 a 48 semanas, ou de longa duração, com mais de 12 meses.

É importante ressaltar que alguns intercâmbios na França têm limite de idade, como o de Au Pair e o de Férias-Trabalho. Por isso, pesquise bem antes de tomar qualquer decisão.

Conheça os intercâmbios mais populares entre os brasileiros:

Intercâmbio de idioma

O intercâmbio de idioma é destinado para pessoas de todas as idades que desejam estudar francês na França, mesmo sem nenhum conhecimento prévio da língua. Porém, como é um intercâmbio de curta duração, para que você tire um maior proveito da experiência e, principalmente, do seu investimento financeiro, recomendamos fazer quando estiver no nível A1.

As escolas oferecem cursos intensivos e semi-intensivos. Além de preparatórios para as provas de proficiência em francês (DELF, DALF e TCF), que foi o que Gabriela fez para garantir sua entrada no mestrado em Comunicação, em Lyon.

Para cursos de até 3 meses, não precisa de visto. Para estadias de mais tempo, é preciso solicitar o visto de estudante na Embaixada da França no Brasil. Neste caso, o curso de francês deve ter uma carga horária mínima de 20 horas por semana em estabelecimento reconhecido pelo Ministério Francês da Educação Nacional.

Intercâmbio acadêmico

Estudantes que estão matriculados em uma instituição de ensino superior no Brasil, cursando graduação, mestrado ou doutorado, podem realizar um intercâmbio acadêmico em universidades na França.

Mulher sorrindo em frente a torre Eiffel
Lorena está cursando um semestre na cursando um semestre de Lettres sciences politiques na Université de Poitiers, na França. Foto: Arquivo pessoal

Para isto, é preciso conferir se a sua universidade possui convênio com instituições de ensino na França e se candidatar a uma vaga de mobilidade internacional. Este foi o caso da Lorena, que cursa Relações Internacionais na Universidade Federal da Paraíba e foi selecionada para um semestre na Université de Poitiers.

Também existem programas de intercâmbio financiados por instituições e órgãos governamentais, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

No Brasil, para alguns campos de estudos há dois tipos de intercâmbio bem conhecidos entre os estudantes:

  • BRAFITEC: Programa de Intercâmbio desenvolvido entre o Brasil e a França para diferentes áreas de Engenharia, contemplando os cursos de Engenharia Química, Engenharia dos Alimentos, Biotecnologia, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Produção e Engenharia Química;
  • BRAFAGRI: Programa de Intercâmbio de estudantes em todas as especialidades das ciências, engenharias agronômicas e veterinária, contemplando os cursos de Agronomia, Engenharia de Alimentos e Medicina Veterinária.

Lembrando que para intercâmbios com duração acima de 3 meses, é necessário solicitar o visto de estudante e realizar todo o processo pré-consular pela plataforma do Campus France Brasil.

Programa de Férias-Trabalho

O Programa de Férias-Trabalho (PVT) é fruto de uma parceria entre o governo francês e brasileiro. Destinado para jovens de 18 a 30 anos, ele oferece a oportunidade trabalhar e viajar pela França pelo período de 1 ano.

Esta é uma oportunidade para conhecer o mercado de trabalho francês antes de decidir emigrar ou de aprimorar o seu currículo com uma experiência internacional.

É necessário solicitar o visto para entrar na França e comprovar no mínimo 2.500€ para se manter financeiramente nos primeiros meses. Falar francês não é obrigatório, mas altamente recomendado.

Intercâmbio de Au Pair

O programa de Au Pair na França é uma das modalidades de intercâmbio com melhor custo financeiro, já que não é preciso gastar com acomodação, alimentação e, muitas vezes, com curso de francês.

Este intercâmbio, com duração de 1 ano, é destinado para jovens entre 17 e 30 anos que desejam estudar francês e trabalhar em casas de família cuidando de crianças, de modo a ter um contato direto com a cultura do país.

A carga horária de trabalho é de no máximo 5 horas por dia e 30 horas por semana, podendo variar de família para família, com remuneração de 320 euros mensais.

“Mesmo as famílias de acolhimento providenciando moradia e alimentação, muitas vezes você terá que decidir entre viver a experiência do intercâmbio (sair com amigos, ir ao cinema, ir em restaurante, etc), viajar e guardar dinheiro para projetos futuros”, comentou Bruna, que recomenda levar dinheiro extra ou procurar pequenos trabalhos para complementar a renda.

É necessário solicitar visto para entrar na França e apresentar a carta de aceite da família francesa, assim como matrícula em curso do francês. O nível de francês exigido é básico, sendo recomendado para uma melhor comunicação.

Vale a pena contratar agência de intercâmbio?

Sim, vale a pena. Contratar uma agência para realizar seu intercâmbio na França sem dúvidas irá facilitar na escolha do melhor programa para você, a encontrar acomodação, solicitar o visto (quando necessário) e oferecer todo o suporte até seu retorno para o Brasil.

A Beeducation é uma empresa brasileira de intercâmbio com mais de 20 anos de experiência e consultores especializados para tirar todas as suas dúvidas sobre o processo e ajudar a realizar o seu sonho. Eles são nossa recomendação, porque se preocupam em apoiar toda sua jornada na França pré e pós-intercâmbio, oferecendo um atendimento personalizado e alinhado com os seus objetivos. Para conhecer todas as opções, preencha o formulário para solicitar um orçamento.

Leia nosso artigo completo sobre a marca para conhecer melhor a Bee.

Se você acompanha perfis de viagem e intercâmbio nas redes sociais, com certeza já deve ter visto os intercâmbios que a Beeducation promoveu com a Mi Alves e, agora, com o Lucas Estevam, que está tendo uma experiência incrível em Paris:

Mas claro que se você quiser fazer um intercâmbio por conta própria, também é possível. Avalie os prós e contras para tomar sua decisão.

Principais cursos e instituições para intercâmbio na França

Fazer um intercâmbio na França é uma oportunidade de enriquecer seu currículo e desbravar sobre uma nova cultura. Além de que muitas universidades do país estão classificadas com as melhores instituições de ensino na Europa, sendo um diferencial para conquistar sua vaga no mercado de trabalho.

Um dos principais cursos procurados pelos brasileiros é o Francês como Língua Estrangeira (FLE), oferecido por escolas de idiomas, associações e universidades para quem deseja aprender a falar francês.

Mas também há intercâmbios e programas de verão voltados para a Arte, História, Gastronomia, Gestão e Negócios, Engenharia e Ciências Políticas.

Universidades para fazer intercâmbio

Para os que desejam fazer mobilidade acadêmica, há várias opções a serem consultadas, como:

  • Sorbonne Université;
  • Université Paris-Saclay;
  • École Normale Supérieure;
  • Université Grenoble Alpes;
  • Université Toulouse-I-Capitole;
  • Aix-Marseille Université;
  • Université de Strasbourg;
  • Université de Bordeaux.

A decisão final depende de qual instituição tem cursos na são área e quais são mais bem avaliados. Você pode consultar fóruns na internet e conversar com outros intercambistas.

“Li e pesquisei bastante sobre as avaliações e opiniões das universidades e dos cursos em si, bem como busquei as grades curriculares para buscar entender o que mais se encaixava com meu perfil e com meus objetivos acadêmicos e profissionais”, afirmou Lorena.

Nossa dica é conferir também as bolsas de estudos na França divulgadas pelo Campus France, agência governamental francesa responsável pela promoção do ensino superior, o acolhimento e a mobilidade internacional no país.

Fachada de uma instituição de ensino
Pesquise bem as instituições e avaliações dos cursos de intercâmbio na França

Quanto custa um intercâmbio em França?

Entendemos que fazer um intercâmbio na França é um investimento. É preciso levar em consideração o valor do visto (se necessário), passagens aéreas, matrícula na instituição de ensino, hospedagem e alimentação.

Para te ajudar, realizamos cotações com três programas de intercâmbio para estudar francês na França, os valores em reais são com o câmbio de 13 de novembro de 2023:

Empresa O que está incluso? Valor
Alliance Française de Lyon Curso de francês por 1 mês, com carga horária de 80h (sem acomodação) R$3.998,17
Newdeal Institut de Français Curso intensivo de francês por 1 mês em Bordeaux (sem acomodação) R$7.160,36
Mundial Intercâmbio Curso de Francês de 1 mês em Lyon, acomodação em casa compartilhada com quarto individual a partir de R$8.780
Beeducation Intercâmbio Curso de francês por 1 mês em Paris
Acomodação em quarto individual em casa de família com café da manhã
Consultoria e pós-venda
Kit Viagem
R$14.803,45
CI Intercâmbio Curso de Francês na Accord por 1 mês em Paris

Acomodação em apartamento com quarto individual, sem refeições

R$ 19.971,60

Custo de vida de um intercambista na França

O planejamento financeiro é a chave para um intercâmbio repleto de boas experiências, pois ninguém quer viajar para passar perrengue na França, né?

O custo de vida na França varia conforme a cidade em que você for fazer seu intercâmbio e do seu estilo de vida. Por experiência própria, nas primeiras semanas a gente se empolga com todas as novidades e quer comprar tudo o que ver pela frente.

Sendo assim, preparamos uma tabela com uma média de gastos em Paris, o principal destino para quem quer fazer intercâmbio na França:

Custos Média de preço
Aluguel (apartamento de 1 quarto fora do Centro) 944,74€
Contas de casa 102,89€
Alimentação (mercado e restaurantes) 350€
Transporte (passe mensal Navigo) 84,10€
Lazer (cinema, academia, saídas) 110,80€
TOTAL 1.592,53€

Todos os valores foram consultados na plataforma Numbeo e são apenas uma estimativa, podendo variar de pessoa para pessoa. A recomendação é ter em média 1.592,53€ por mês para se manter na França.

Melhores cidades para fazer intercâmbio na França

A França é um dos destinos que mais atrai turistas e estudantes de todo o mundo na Europa. É um país com cidades para todos os estilos de vida, com grandes metrópoles e pequenas vilas, que parecem ter saído dos contos de fadas.

Paris

A capital da França é uma das primeiras opções para quem busca fazer intercâmbio de idioma. O motivo é viver o sonho de estar numa cidade rica em arte, história e cultura, que só vimos em filmes e séries de TV. E quando falamos de sonho, temos liberdade poética para sermos clichês, não é mesmo?

Porém, é preciso levar em consideração de que Paris é uma cidade cara e se você tiver um orçamento limitado, pode não curtir muito a experiência.

Lyon

Lyon é a 3ª maior cidade da França, conhecida pelo festival “Fête des Lumières” e um dos principais destinos para quem quer estudar no país.

Gabriela não conhecia Lyon, mas ao pesquisar sobre ela, decidiu que seria a melhor opção para o intercâmbio de 3 meses para estudar francês. Poucas semanas após chegar, já estava apaixonada pela cidade e decidiu que também faria o mestrado nela.

“Lyon era a melhor opção, por ser uma cidade grande, mas muito mais calma do que Paris, pela beleza, boa localização e cultura. E posso dizer que fiz a escolha certa (ou seria o destino que me trouxe até aqui?)”, explicou.

Bordeaux

Fazer intercâmbio na Capital Mundial do Vinho não é nada mal, não é? Bordeaux é cidade que encanta por sua arquitetura haussmanniana, bem parecida com a de Paris, e sua deliciosa gastronomia.

É uma pequena Paris, localizada próximo à praia e aos pireneus, sendo perfeita para aproveitar cada uma das opções nas estações apropriadas.

Nice

Ao sul da França, com clima agradável e belas praias, está Nice. A cidade tem seu próprio charme, com suas ruas estreitas e coloridas para serem exploradas. Além de uma vibe cosmopolita perfeita para quem está fazendo intercâmbio.

Rua comercial em Nice
Nice tem um clima ameno e convidativo

Toulouse

A Cidade Rosa, como é conhecida Toulouse por conta dos prédios construídos com tijolos de terracota, também tem sua beleza. Ela figura a lista de melhores destinos para estudantes internacionais, com renomadas instituições de ensino e um centro aeroespacial e tecnológico.

Documentos para fazer intercâmbio na França

A parte mais burocrática de qualquer intercâmbio é reunir toda a documentação necessária para poder viajar. E mesmo que você não precise solicitar visto, tem que cumprir alguns requisitos para poder passar pela imigração sem problemas.

Vamos ao checklist para o seu planejamento?

Documentos para intercâmbio de até 3 meses

Como falamos, para este tipo de intercâmbio na França, você não irá precisar de visto para entrar no país. Porém, deve apresentar a documentação ao agente de imigração no aeroporto:

  • Passaporte com validade superior a 3 meses no momento da saída da área Schengen;
  • Passagem de volta;
  • Seguro-saúde de no mínimo 30 mil euros de cobertura;
  • Comprovante de hospedagem;
  • Comprovação financeira (recomenda-se 65 euros por dia);
  • Inscrição na instituição que irá fazer intercâmbio.

Documentos para intercâmbio acadêmico ou de idiomas com mais de 3 meses

Para intercâmbios com duração maior que 3 meses, é preciso solicitar um visto para a Embaixada da França no Brasil. Neste caso, visto de estudante de francês ou visto de estudante e realizar o processo pré-consular pelo Campus France Brasil.

Então, agendar o pedido do visto e levar o seu dossiê com 2 jogos de documentos, sendo um jogo de originais e outro de cópias, na ordem abaixo:

  • Formulário do pedido de visto devidamente preenchido no portal France-Visas;
  • Certificado Campus France com o número identificador BRXX-XXXXX;
  • Para estudantes de francês: inscrição ou pré-inscrição (original) em cursos reconhecidos pelo governo francês com carga horária mínima de 20 horas semanais e comprovante do pagamento de inscrição no curso;
  • Para estudantes de mobilidade acadêmica: carta de aceite da universidade francesa constando o período de intercâmbio;
  • Comprovação financeira de 615€ mensais pelo período do intercâmbio;
  • Declaração completa do último Imposto de Renda + 3 últimos contracheques;
  • Comprovação de hospedagem (para estudantes acadêmicos, é necessário comprovar alojamento ao menos pelos 15 primeiros dias na França);
  • Seguro-saúde de no mínimo 30 mil euros de cobertura (para estudantes acadêmicos, recomenda-se apenas para o primeiro mês, pois terá acesso ao sistema de saúde francês);
  • Diploma ou histórico universitário brasileiro;
  • Certidão de Nascimento;
  • Passaporte com validade superior a 3 meses no momento da saída da área Schengen;
  • 2 fotos 4×5;
  • Pagamento da taxa de 50€ do visto.

Documentos para o Programa de Férias-Trabalho

O visto para o Programa de Férias-Trabalho pode ser solicitado até a véspera do aniversário de 31 anos e te autoriza procurar trabalho assim que chegar na França. Não sendo possível prolongar o intercâmbio para além de 12 meses.

A documentação deve ser apresentada com um jogo de originais e cópias na seguinte ordem:

  • Formulário do pedido de visto devidamente preenchido no portal France-Visas;
  • 2 fotos 4×5;
  • Carta de motivação datada e assinada;
  • Curriculum Vitae + comprovante de nível de língua francesa (recomendado);
  • Comprovação financeira de no mínimo 2.500€;
  • Comprovação financeira para compra das passagens, além dos 2.500€ estipulados;
  • Seguro-saúde de no mínimo 30 mil euros de cobertura;
  • Comprovante de residência no Brasil;
  • Comprovante de alojamento ao menos pelos 15 primeiros dias na França;
  • Documento de identidade;
  • Certificado médico atestando boa saúde;
  • Certidão de antecedentes criminais;
  • Declaração de retorno ao Brasil, datada e assinada, se comprometendo a deixar a França ao término do período do visto;
  • Passaporte com ao menos 15 meses de validade.

A emissão deste visto é gratuita.

Documentos para intercâmbio de Au Pair na França

Para solicitar o visto de Au Pair, também é preciso apresentar 2 jogos separados de documentos, contendo os originais e as cópias na seguinte ordem:

  • Formulário do pedido de visto devidamente preenchido no portal France-Visas;
  • Carta de motivação datada e assinada;
  • Contrato de trabalho (CERFA n°15973*01) preenchido e assinado pela família que a/o receberá na França;
  • Cópia da identidade (CNIS ou passaporte) da família que a/o receberá na França;
  • Comprovante de residência no Brasil;
  • Comprovante de conhecimento da língua francesa (pelo menos nível básico) e/ou diploma de conclusão de ensino médio;
  • 2 fotos 4×5;
  • Certidão de Nascimento;
  • Passaporte com validade superior a 3 meses no momento da saída da área Schengen;
  • Pagamento da taxa de 99€ do visto.

Precisa de seguro viagem para intercâmbio na França?

Sim, ter a cobertura de um seguro viagem é essencial para a sua entrada na França, mesmo para os intercambistas que não precisam apresentar visto na imigração.

O seguro de viagem deve ser válido para todo o território Schengen, com uma cobertura no valor mínimo de 30.000 € para todos os riscos de doenças, maternidade e invalidez.

Intercâmbio na França pode trabalhar?

Sim, se você tiver um visto que te autorize a trabalhar na França. Por exemplo, os intercâmbios de Férias-trabalho e Au Pair são com foco em oferecer uma experiência remunerada.

Para os intercambistas com visto de estudante, é possível trabalhar para complementar a renda durante os estudos. Porém, respeitando o limite de 964 horas anuais, estipulado pelas autoridades francesas.

Dicas para fazer seu intercâmbio na França

Fazer um intercâmbio na França vai te permitir mergulhar na cultura francesa e viver experiências únicas. Além de enriquecer seu currículo e trazer muito aprendizado.

Uma vez na França, você terá a liberdade para viajar pelas cidades mais lindas do país, explorando sua gastronomia e encantos. Não há uma receita de bolo, pois cada intercambista tem interesses próprios e vale pesquisar o que mais se encaixa no seu perfil.

A Mariana já fez 5 intercâmbios pelo mundo, sendo 3 deles na França, e cada um deles foi especial a sua maneira. Confira algumas dicas e conheça outros tipos de intercâmbio para fazer na França:

Vale a pena fazer intercâmbio na França?

Bien sûr! É claro. A Gabriela amou tanto sua experiência de intercâmbio em Lyon, que voltou ao Brasil para solicitar um visto de estudante e retornou como mestranda em comunicação.

“Meu mestrado está terminando, mas eu ainda vou continuar aqui e, apesar de todos os desafios que fazer um intercâmbio significa, a verdade é que vale muito a pena. Passar pela experiência de ser um estrangeiro te faz enxergar a vida sob uma nova perspectiva, além do contato com uma nova cultura e da facilidade para viajar para outros países da Europa,” concluiu.

E Lorena concorda “Acredito que estudar no exterior é uma experiência única que abre muitas portas e amplia os horizontes de qualquer pessoa, em termos profissionais, pessoais e acadêmicos, claro”.

Já Bruna tem algumas ressalvas em relação ao intercâmbio de Au Pair, com base na própria experiência e de amigas que conheceu dentro do mesmo programa na França, que também devem ser levadas em consideração:

“Acredito que o intercâmbio de Au Pair é uma ponte para um projeto maior. Mas é um intercâmbio com muitas falhas, que não recebe um olhar atento das autoridades como deveria. Então, infelizmente, crescem os casos em que a Au Pair vive em situações bastante inseguras. Logo, só recomendaria esse tipo de intercâmbio para aquelas(es) que não têm possibilidade financeira alguma de fazer outra modalidade de intercâmbio, como o de estudo”, encerra.

Por este motivo, reforçamos pesquisar bem para escolher o melhor intercâmbio na França para o seu perfil. São muitas possibilidades para realizar o seu sonho e ter uma boa experiência na terra do croissant.