Empregos fora do Brasil: como e onde encontrar a sua vaga

Europa  / 

Muitos brasileiros têm o sonho de morar no exterior e buscam empregos fora do Brasil para arcar com suas despesas.

De acordo com uma manchete publicada pelo jornal O Globo, não falta trabalho para brasileiros no exterior e de 2013 para 2017, a quantidade de declarações de saída definitiva do Brasil entregues à Receita Federal mais do que duplicou: passou de 9.887 para 21.701. Neste mesmo período no Rio de Janeiro, houve um aumento de 44%: passou de 1.704 para 2.467.

A maioria busca melhor qualidade de vida e oportunidades fora. Mas quais são os trabalhos que os brasileiros mais encontram no exterior? Em que países e com que condições? Veja aqui dicas de como e onde procurar empregos fora do Brasil.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Empregos fora do Brasil que os brasileiros mais encontram

Muitos empregos fora do Brasil exigem alta qualificação, nível avançado de inglês além do idioma local e validação de diploma. Mas para conseguir uma vaga de emprego em outro país é preciso estar regularizado, ou seja, possuir um visto, uma autorização para trabalhar.

Principalmente pelos motivos apontados, muitos brasileiros vão para outro país trabalhar em empregos que não exigem nível superior ou qualificação específica, como, por exemplo, em restaurantes, bares e hotéis (ajudante de cozinha, garçom, limpeza, serviços gerais…), babá, cuidador de idosos, construção civil (pedreiro, pintor, serralheiro…) e telemarketing (muitas empresas, como a Netflix, por exemplo, contratam brasileiros para atenderem ao público brasileiro com telemarketing).

Grande parte das pessoas que vai morar em outro país sem uma proposta de emprego antes de sair do Brasil aceita a oportunidade que aparecer, independentemente da sua área de formação.

No entanto, profissionais extremamente qualificados, como de TI, engenheiro, profissional de comunicação e/ou marketing e de áreas ligadas a pesquisas científicas, beleza e alimentos têm mais chances de conseguir empregos fora do Brasil.

Veja como trabalhar em Portugal. Não deixe de conferir, também, o artigo que fizemos sobre emprego na França e emprego na Inglaterra para brasileiros.

Em que países?

Há brasileiros residindo em diversos países do mundo todo. Mas a escolha do local varia de acordo com as oportunidades oferecidas, a qualidade de vida que o país proporciona aos seus habitantes, a facilidade de conseguir vistos, o perfil do brasileiro, a facilidade de se comunicar, entre outros fatores.

Entre os países mais procurados pelos brasileiros estão Estados Unidos, Canadá e Portugal, este último, principalmente pela facilidade da língua, da cultura e por muitos brasileiros possuírem cidadania portuguesa advinda de seus descendentes.

Repare que o desemprego em Portugal tem caído. Leia sobre isso no artigo que fizemos sobre o tema.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Também entram na lista dos mais escolhidos pelos brasileiros: Austrália, Noruega, Irlanda, Suécia, Dinamarca, Nova Zelândia e Finlândia, todos com excelente Índice de Desenvolvimento Humano.

Com que condições?

Antes de morar no exterior, é importante estudar as condições de cada país quanto à imigração. Descubra quais são os países mais fáceis de imigrar na Europa. E se você busca por empregos fora do Brasil, é essencial que se legalize. Os tipos de vistos variam de acordo com o país escolhido.

Caso você não tenha cidadania europeia, pode ficar até 90 dias na Europa a turismo. Depois desse período, se não conseguir visto para permanecer no continente, estará irregular e terá grande dificuldade de trabalhar, pois não terá documentação.

Se aparecerem oportunidades de trabalho serão informais e você ficará “nas mãos” do empregador, o que, segundo relatos, não é nada bom.

Na página do Euro Dicas você encontra informações sobre como morar nos países europeus e instruções de como se legalizar no velho continente.

A partir de 2021, todos os brasileiros precisarão solicitar o visto ETIAS para viajar à Europa. Confira o artigo que fizemos, que explica tudo sobre esse novo visto.

Como e onde procurar empregos fora do Brasil

Dicas são sempre bem-vindas quando queremos saber como e onde encontrar empregos fora do Brasil.

empregos fora do brasil pesquisa

Por isso:

  • Seja persistente e não desista com facilidade;
  • Esteja aberto a novas oportunidades (mesmo que a vaga não seja especificamente o que você procure);
  • Aprenda uma nova língua;
  • Especialize-se na área em que você pretende atuar;
  • Caso possua diploma(s), valide-o(s);
  • Seja proativo e flexível;
  • Atualize seu currículo;
  • Treine a entrevista;
  • Adapte sua carta de motivação;
  • Caso já esteja no país escolhido, observe as placas nos estabelecimentos procurando por colaboradores;
  • Cadastre seu currículo em sites de busca de emprego;
  • Atualize seu perfil no LinkedIn e esteja atento às oportunidades;
  • Entre em grupos específicos no Facebook;
  • Faça trabalhos voluntários;
  • Pesquise informações sobre empregos no Consulado do país em que pretende morar;
  • Faça networking: indicação é a melhor forma de conseguir uma oportunidade de trabalho.

Procurar empregos fora do Brasil pela internet otimiza bastante o nosso tempo. Podemos nos candidatar a diversas oportunidades sem sairmos de nossas casas. Confira a seguir alguns sites de emprego no exterior.

Verifique a lista completa de sites de emprego em Portugal e as vagas de emprego na Espanha. E, se o seu objetivo é trabalhar em outro país, não deixe de ler o artigo que fizemos sobre Emprego na Europa, com os requisitos, vistos por país, contratos e diferenças.

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.