Emprego na Inglaterra para brasileiros: descubra as oportunidades

Inglaterra  / 

A Inglaterra é um dos principais destinos de brasileiros que sonham em viver fora do país. O custo de vida é alto e trabalha-se bastante, mas com certeza o retorno vale a pena. Saúde gratuita, segurança, excelente infraestrutura e serviços de qualidade. Mas aí você se pergunta se realmente existe emprego na Inglaterra para brasileiros. A resposta é sim! Então se você ficou curioso, leia nosso artigo completo.

Emprego na Inglaterra para brasileiros

Se você planeja morar na Inglaterra e precisa de um emprego, a boa notícia é que há trabalho para brasileiros por aqui. O tipo de trabalho e o salário vão depender claro, do seu nível de inglês, experiência, escolaridade e qualificação profissional, assim como a área em que você pretende trabalhar. Mas você não fica sem trabalho, com certeza.

Se quiser uma ajuda extra leia nosso artigo sobre pesquisar vagas no exterior.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Em que áreas trabalham os brasileiros na Inglaterra?

Principalmente por causa do nível de conhecimento de inglês, a maioria dos brasileiros que mora na Inglaterra ainda trabalha em áreas que não exigem qualificação profissional, como em serviços de hotel, restaurante, bar e cozinha, área de limpeza, construção e babá.

Mas é claro que você encontra profissionais brasileiros extremamente bem qualificados em empresas de marketing, tecnologia e inovação, pesquisa, TI, informática, comunicação, beleza, entre outras áreas. Se você tiver um excelente currículo, inglês fluente e boa vontade, suas chances de arranjar um bom emprego por aqui são grandes.

Emprego na Inglaterra para brasileiros: trabalho remoto

E nos dias atuais, porque não trabalhar de maneira remota? Você não necessariamente precisa ir trabalhar em um escritório todos os dias, não é mesmo? Muitas pessoas que vivem aqui também trabalham de casa e realizam os mais diferentes tipos de trabalho. Vale a pena tentar!

É claro, se for o seu caso, como é o meu, lembre-se de se registrar como profissional autônomo no governo inglês! É importante para garantir todos os seus direitos!

Quais as áreas profissionais em falta?

Segundo especialistas, alguns setores Inglaterra terão mais dificuldade em achar profissionais qualificados depois do Brexit, como na agricultura, setor de hotéis e restaurantes, construção, indústria e saúde.

Por outro lado, você sabe quais são as áreas profissionais mais bem pagas na Inglaterra?

É fácil arranjar emprego na Inglaterra para brasileiros?

Bem, primeiro você precisa garantir que o seu visto te dê permissão de trabalhar legalmente na Inglaterra. O próximo passo é verificar o nível de inglês e, a partir daí fica mais fácil procurar por emprego. Fácil não é, claro, mas também não é impossível. Existem vários sites que ofertam vagas semanalmente, então só é preciso ficar de olho.

Você também pode andar pela cidade e procurar em bares, restaurantes e lojas. A maioria já deixa a vaga de trabalha exposta do lado de fora. Ou quem sabe você também pode procurar o Job Centre Plus da região onde você mora e se cadastrar para busca de empregos. Vale a pena tentar.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

A oferta de mão-de-obra para empregos que não exigem qualificação é grande. As áreas de prestação de serviços tem um potencial enorme para se explorar e é um bom lugar para começar a trabalhar se você não fala inglês muito bem. Sempre tem alguém que precisa de alguém para fazer alguma coisa, não é mesmo?

emprego inglaterra brasileiros

Emprego na Inglaterra para brasileiros: visto de trabalho

De forma resumida, o visto de trabalho para a Inglaterra é obtido de acordo com um sistema de pontuação baseado nas qualificações do candidato. O processo exige paciência já que é bastante burocrático. Cada tipo de trabalho exige um visto específico. Mas basicamente eles são:

Visto de trabalho

  • Tier 1: visto para empreendedores; empreendedores recém-formados; investidores; talentos excepcionais,
  • Tier 2: trabalhadores de alta capacitação profissional que possuem suporte da empresa; serviços prioritários; transferência de empresa estrangeira para a Inglaterra; trabalhadores de ordem religiosa;
  • Tier 5: trabalhadores temporários – intercâmbio, voluntariado, participação em eventos esportivos ou religiosos; treinamento e pesquisa.

Mais detalhes sobre os vistos de trabalho na página oficial do Governo Inglês.

Estudantes: quem tem direito a trabalhar?

O governo britânico também permite que estudantes estrangeiros trabalhem legalmente no país com o visto geral “Tier 4” se o seu curso tiver duração superior a seis meses – seja ele de graduação, pós-graduação ou um curso de idiomas.

Caso você aplique para o visto “Tier 4 – child” é possível trabalhar se você for maior de 16 anos, mas com algumas ressalvas:

  • Meio período durante as aulas por até 10 horas semanais;
  • Tempo integral durante as férias;
  • Em um estágio como parte de seu curso (mas não por mais de 50% do tempo do seu curso).

Por outro lado, você não pode trabalhar legalmente na Inglaterra se o seu curso tiver duração inferior a seis meses.

Veja nosso artigo como conseguir seu visto de trabalho.

Como achar emprego na Inglaterra para brasileiros

Bom, a primeira dica para quem pretende procurar emprego na Inglaterra é ter o inglês na ponta da língua. É claro que, dependendo do tipo de trabalho que você esteja procurando, dá para escapar da necessidade de ter o idioma bem afiado.

Vagas como diarista, babá, serviços gerais, garçom/garçonete são alguns dos exemplos de trabalhos que não exigem fluência na língua. Nós também já demos dicas para fazer uma entrevista de emprego em inglês.

Mas quanto melhor for o seu nível de inglês, com certeza melhores serão as suas chances de conseguir um emprego com um ótimo salário, e na sua área de qualificação. Então porque não aproveitar a chance para aprender inglês?

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Andrea é uma jornalista curitibana que uniu a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, África e Ásia. Ao lado do filho e do marido foi morar no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a produção de conteúdo e os passeios pelo Reino Unido.