As bolsas de estudo na Inglaterra podem abrir portas para estudantes internacionais, ainda mais para quem está com o orçamento limitado, já que cobrem os custos parciais das despesas de moradia e as taxas da universidade.

Descubra neste artigo como solicitar uma bolsa, opções disponíveis e dicas de como conseguir a sua. Vamos lá?

Perguntas Respostas
Tem faculdade gratuita na Inglaterra? Não. Apesar de públicas, as universidades da Inglaterra cobram mensalidades aos estudantes.
Como conseguir bolsa para faculdade na Inglaterra? É preciso pesquisar as opções disponíveis, cumprir os requisitos exigidos e enviar a documentação necessária.
Quais são os requisitos para solicitar uma bolsa de estudo na Inglaterra? Os requisitos variam de acordo com a instituição, mas costumam incluir domínio da língua inglesa e bom histórico acadêmico.

Como conseguir uma bolsa de estudos na Inglaterra?

O primeiro passo para conseguir uma bolsa de estudo na Inglaterra é escolher o curso e a instituição de ensino de sua preferência. A partir disso, você terá que pesquisar os tipos de bolsas disponíveis para estrangeiros e os requisitos exigidos para a concessão do financiamento.

Para tornar mais claro, aqui estão as etapas que você deve ter em mente ao se candidatar para conseguir uma bolsa e estudar na Inglaterra como estrangeiro:

  1. Pesquise sobre os requisitos para solicitar uma bolsa de estudo na Inglaterra;
  2. Avalie as suas opções;
  3. Verifique os critérios de elegibilidade;
  4. Confira os prazos de inscrição;
  5. Apresente as cartas de referência e os demais documentos solicitados;
  6. Envie a sua inscrição.

A nossa entrevistada, Júlia Poletine, que foi bolsista Chevening na Universidade de Sussex , destaca que o processo para conseguir bolsas de estudo na Inglaterra é burocrático e demorado. Também nos relatou as etapas que precisou passar para se tornar bolsista:

O Chevening é dividido em duas etapas: a primeira contém quatro essays (ensaios), que devem ser respondidas em até 500 palavras. As essays são: leadership, networking, plano de carreira e plano de estudo. Você deve falar sobre cada um desses tópicos, englobando as suas experiências de vida e também profissionais. Caso você passe dessa fase, há uma entrevista presencial (em inglês).

Segundo ela, o processo seletivo foi bem cansativo, porque demorou quase um ano (da submissão das essays até o resultado da bolsa).

Júlia Poletine, brasileira e bolsista na Universidade de Sussex.
Júlia Poletine foi bolsista Chevening e estudou na Universidade de Sussex na Inglaterra. Foto: arquivo pessoal

Principais bolsas de estudo na Inglaterra

Existem muitas opções de bolsas de estudo na Inglaterra disponíveis para estudantes internacionais. O tipo de financiamento pode variar entre parcial e total, que cobre taxas do programa, despesas de moradia e até voos para o país.

Sonha morar na Inglaterra?

Conheça o nosso Ebook Morar na Inglaterra e saiba como se mudar para o país com toda a segurança, de forma legal e contando com a informação atualizada do Euro Dicas. A qualidade de vida do Reino Unido espera por você!

SABER MAIS →

Para saber mais sobre os tipos de financiamento estudantil disponíveis, basta acessar o site do British Council. Mas para facilitar a sua escolha, selecionamos as principais bolsas de estudo na Inglaterra para você:

1. Chevening

Financiadas pelo Foreign, Commonwealth & Development Office e organizações parceiras, as bolsas de estudo Chevening são concedidas a estudantes estrangeiros com grande potencial de liderança e sólida formação acadêmica.

A bolsa não só financia até 1 ano de custo de mestrado nas melhores universidades da Inglaterra, como também permite que o aluno tenha acesso a uma ampla gama de experiências acadêmicas, profissionais e culturais exclusivas.

Requisitos

  • Proficiência na língua inglesa;
  • Conclusão da graduação;
  • Pelo menos 2 anos (equivalente a 2.800 horas) de experiência profissional;
  • Cartas de oferta em três universidades qualificadas do Reino Unido e carta de oferta incondicional de uma das instituições;
  • Retornar ao país de origem por pelo menos 2 anos após o término da bolsa.

Como participar

Para participar do programa, basta selecionar o país de origem no site oficial do Chevening e enviar a sua inscrição. A solicitação será avaliada conforme os critérios de elegibilidade da instituição por um comitê e o candidato é informado se for aprovado.

O que a bolsa cobre

  • Mensalidade do mestrado;
  • Custos de viagem de ida e volta para o Reino Unido;
  • Subsídio de chegada;
  • Subsídio de regresso ao país de origem;
  • Custo de pedido de visto;
  • Contribuição de até £75 para testes de TB, quando necessário;
  • Bolsa de viagem para participar de eventos de Chevening no Reino Unido;
  • Bolsa para cobrir despesas de alojamento e subsistência.

De acordo com a nossa entrevistada, Júlia Poletine, a bolsa Chevening cobre os custos tuition (o valor integral do mestrado que você escolher), além de fornecer um auxílio mensal, que varia a cada ano por conta da inflação.

Também destaca que o valor da bolsa varia de acordo com a cidade onde você vai estudar. Geralmente, o auxílio de Londres é maior, já que é uma cidade muito mais cara, proporcionalmente.

2. Universidade de Leeds – Brontë International Scholarship

Esta bolsa de estudo na Inglaterra é concedida aos estudantes estrangeiros de literatura e escrita criativa, durante os estudos de mestrado na Escola de Inglês. A bolsa internacional Brontë visa celebrar a rica herança literária de Yorkshire e a associação da Universidade com os Brontës.

Para ter acesso a essa bolsa, os candidatos estrangeiros devem ter o equivalente internacional a diploma de ensino superior do Reino Unido. Os estudantes selecionados receberão a isenção parcial de 10% da taxa de matrícula.

Requisitos

  • Estar matriculado no programa de mestrado em inglês;
  • Ser um estudante internacional;
  • Ter o equivalente internacional ao diploma de ensino superior do Reino Unido.

Como participar

Ao se matricular no programa de mestrado, o candidato concorre a bolsa cujos critérios de seleção são por mérito e estipulados pela própria universidade.

O que a bolsa cobre

Isenção parcial de 10% da taxa, deduzida automaticamente das taxas de matrícula internacionais.

3. University of Lincoln – The Lincoln Global Leaders Scholarship

A bolsa de estudo da Universidade de Lincoln é destinada para indivíduos que demonstram altos níveis de esforço acadêmico, pessoal e extracurricular. Projetada com o intuito de reconhecer as conquistas e o futuro potencial dos estudantes, ela cobre 50% das mensalidades por um ano de estudo.

No entanto, essa bolsa de estudo na Inglaterra é muito concorrida. Para ter acesso a ela, você precisa ter uma oferta incondicional da Universidade de Lincoln para o programa de faculdade na Inglaterra, seja ao nível de graduação ou pós-graduação.

Requisitos

  • Ser estudante internacional;
  • Apresentar histórico escolar mais recente com notas equivalentes a 128 pontos UCAS ou superiores;
  • Para programa de pós-graduação, os históricos escolares devem ter notas equivalentes a 2:1 ou superior;
  • Enviar o Formulário de Solicitação de Bolsa Internacional preenchido.

Como participar

A bolsa de estudo na Inglaterra da Universidade de Lincoln é concedida automaticamente para os alunos que cumprem os requisitos listados acima e possuem um histórico acadêmico até o nível A ou equivalente. Portanto, não há necessidade de apresentar um pedido formal para ter acesso a esse apoio financeiro.

O que a bolsa cobre

A bolsa de estudos oferece um financiamento de 50% das mensalidades de um ano de estudo do aluno estrangeiro na instituição. Para saber mais detalhes, basta acessar o site da The Global Leaders Scholarship.

4. Universidade de Sussex – Chancellor’s International Scholarships

A Universidade de Sussex oferece um número limitado de bolsas de estudos de graduação para candidatos internacionais. O apoio financeiro é destinado apenas para os indivíduos com excelente desempenho acadêmico e grande potencial.

Assim, se você tiver notas excelentes, poderá solicitar uma bolsa de estudos após receber uma oferta para estudar na Universidade de Sussex. Confira abaixo mais detalhes sobre esse auxílio financeiro da instituição logo abaixo.

Requisitos

  • Ser um estudante estrangeiro;
  • Receber uma oferta de um local para estudar bacharelado em tempo integral em Sussex;
  • Ser autofinanciado;
  • Ter excelentes notas acadêmicas.

Como participar

Para solicitar a bolsa da Universidade de Sussex, o candidato deve enviar dados pessoais, acadêmicos e o formulário de inscrição para uma Bolsa Internacional Chancellors.

Caso a solicitação de bolsa de estudo na Inglaterra seja aprovada, você precisa garantir que tem um planejamento financeiro ou fundos suficientes para cobrir a mensalidade restante e o custo de vida na cidade durante o período de graduação.

O que a bolsa cobre

A bolsa de estudo da Universidade de Sussex oferece £5.000 por ano de estudo em período integral ao estudante.

5. University of Winchester – International Students Scholarship

A Universidade de Winchester oferece diversas bolsas de estudos para estudantes estrangeiros. Os subsídios e prêmios são destinados aos indivíduos que ingressam na instituição em setembro de cada ano.

Grupo de estudantes na biblioteca da universidade.
As melhores universidades inglesas possuem programas de bolsas de estudos que contemplam alunos internacionais.

O programa de bolsa dessa instituição inglesa fornece apoio financeiro aos alunos com base nas suas realizações acadêmicas, circunstâncias pessoais e renda familiar. Veja abaixo os detalhes de uma das bolsas de pós-graduação para estudantes internacionais:

Requisitos

  • Aceitação em uma oferta da Universidade de Winchester;
  • Ter grau equivalente de primeira ou segunda classe (superior);
  • Nota no IELTS de 6,5 com um mínimo de 6,0 em todas as categorias;
  • Atender aos critérios adicionais baseados em mérito.

Como participar

A bolsa de estudo na Inglaterra da Universidade de Winchester está disponível para estudantes estrangeiros que se candidatam aos cursos de pós-graduação ministrados pela instituição. Para fazer a inscrição na bolsa e obter mais informações, basta acessar o site oficial da Universidade de Winchester.

O que a bolsa cobre

As bolsas para estudantes internacionais dos cursos de pós-graduação da Universidade de Winchester oferecem financiamento estudantil de até £3.000.

6. University of Oxford – Rhodes Scholarship

A Rhodes Scholarship é uma das mais prestigiosas bolsas de estudo na Inglaterra. Totalmente financiada para cursos de pós-graduação, é destinada para jovens talentos de todo o mundo e proporciona aos estudantes a oportunidade de ingressar na renomada Universidade de Oxford por dois anos ou mais.

Apesar de altamente competitiva, os bolsistas da Rhodes têm acesso a uma ampla variedade de cursos de pós-graduação em tempo integral oferecidos pela Universidade de Oxford, contribuindo para o crescimento do seu currículo acadêmico. Saiba mais sobre como se inscrever para esta bolsa de estudo na Inglaterra:

Requisitos

  • Ter entre 18 e 27 anos;
  • Diploma com honras de primeira classe ou equivalente (bacharelado);
  • GPA de 3,70/4,0 ou superior;
  • Proficiência na língua inglesa.

Como participar

A Rhodes Scholarship está disponível para estudantes com diploma de graduação de todas as partes do mundo. Para participar, basta verificar a elegibilidade e fazer a inscrição online no site oficial da bolsa Rhodes.

O que a bolsa cobre

A Rhodes Scholarship cobre as taxas dos cursos da Universidade de Oxford, além de fornecer uma bolsa anual de £19.092 por ano (£1.591 por mês) para despesas de subsistência, excluindo parceiros ou dependentes. A bolsa também cobre outras despesas que o estudante possa ter na Inglaterra, isso inclui:

  • Taxa de inscrição;
  • Visto de estudante;
  • Sobretaxa de saúde internacional (IHS);
  • Dois voos de ida e volta em classe econômica para o início e fim dos estudos em Oxford;
  • Subsídio de liquidação na chegada ao país;
  • Assistência para taxas de renovação do visto e solicitação de IHS, caso optem pelo segundo curso.

Quanto custa estudar na Inglaterra?

O custo de estudar na Inglaterra depende de uma série de fatores, entre eles o tipo de curso, a cidade e duração da sua estadia no país. No entanto, como estudante internacional, é importante que você esteja ciente das despesas básicas para fazer um orçamento adequado.
Nos tópicos seguintes você encontrará mais informações sobre os principais custos de estudar na Inglaterra:

Taxa do curso

As taxas dos cursos na Inglaterra variam dependendo do nível (graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado) e da instituição de ensino escolhida. Dito isso, segundo dados do British Council os estudantes internacionais podem esperar pagar entre £ 11.400 a £ 38.000 anualmente em cursos de graduação.

Para que você conheça melhor os preços das anuidades cobradas pelas instituições para estudantes internacionais, trouxemos os valores aplicados para diversos cursos das universidades de Manchester, Oxford e Leeds. Confira:

Curso Universidade de Manchester Universidade de Oxford Universidade de Leeds
Direito £ 26.000 £ 38.550 £ 24.750
Arquitetura £ 28.000 £ 30.250
Ciências da Computação £ 34.500 £ 48.620 £ 29.250
Enfermagem £ 29.500 £ 30.250
Engenharia Civil £ 32.500 £48.620 £ 30.250

Lembrando que alguns cursos de graduação de longa duração, como de medicina, podem custar mais. Por outro lado, muitos mestrados na Inglaterra duram apenas um ano em período integral, o que pode representar custo de vida mais baixo e entrada rápida no mercado de trabalho.

Nesse sentido, verifique os custos das taxas do curso com a instituição de ensino onde pretende se inscrever. Também busque informações sobre bolsa de estudo na Inglaterra para estudantes internacionais como forma de reduzir as despesas.

Custo de vida na Inglaterra

Estima-se que a despesa média mensal de um estudante internacional na Inglaterra fica entre £ 900 e £ 1.400, segundo dados do British Council. Esse valor é calculado com base nos custos com acomodação na universidade, compras, alimentação, entre outros.

Mas claro, esse valor também pode mudar dependendo da cidade onde você planeja estudar e o tipo de imóvel escolhido, se planeja alugar apartamento na Inglaterra, ficar em alojamentos ou dividir o imóvel com outros estudantes.

Listamos abaixo os custos médios de algumas das principais despesas que você pode ter ao morar na Inglaterra, com base nas informações do Numbeo:

Despesa Valor
Serviços básicos (eletricidade, aquecimento, água e internet) £ 259,14
Transporte (passe mensal) £ 68,13
Refeição em restaurante barato £ 15
Menu no McDonald’s £ 7
Cerveja nacional (500 ml) £ 4,50
Café ou cappuccino £ 3,11
Coca-Cola (330 ml) £ 1,74
Água (330 ml) £ 1,27
Mensalidade na academia £ 32,38
1 lugar no cinema para lançamento internacional £ 10

Atenção: os valores acima foram consultados em janeiro de 2024 e podem variar substancialmente dependendo de onde você mora e quanto deseja gastar. Caso planeje estudar em uma universidade situada em Londres, as despesas serão altas.

No caso da Júlia, que foi bolsista da Chevening na Universidade de Sussex, o valor da bolsa era suficiente para cobrir as despesas essenciais, mas não para outras atividades de lazer:

Eu morei em Brighton e recebia um pouco menos. Esse valor [da bolsa] vai te ajudar a custear tudo de mais essencial, mas não sobra muito para lazer de forma geral. Por isso que me dediquei a trabalhos part-time. Como estudantes, podemos trabalhar até 20 horas semanais, não mais do que isso. Colegas meus trabalharam em restaurantes, eventos e pubs, por exemplo. São trabalhos que pagam bem e por hora. Resumidamente, a bolsa não vai te deixar na mão: você consegue, sim, arcar com o custo de vida.

Portanto, ao pesquisar uma bolsa de estudo na Inglaterra, certifique-se de verificar as despesas que ela cobre. Algumas opções de apoio financeiro para estudantes internacionais incluem a cobertura dos custos com vistos e passagens aéreas, por exemplo. Também considere o custo de vida na Inglaterra nesse momento da sua pesquisa.

Como estudar na Inglaterra de graça?

Estudar o ensino superior na Inglaterra de graça é o sonho de muitos estrangeiros. No entanto, o acesso à educação na Inglaterra de qualidade não é gratuito e você precisa pagar mensalidades e algumas despesas extras para ingressar em uma faculdade no país.

Felizmente, os estudantes internacionais podem solicitar bolsa de estudo na Inglaterra para diminuir a carga financeira. Essa ajuda de custo é uma benção para quem deseja fazer um curso de graduação ou pós-graduação no exterior, mas tem um orçamento reduzido.

Estudante recebendo resultado das bolsas de estudo na Inglaterra.
As bolsas de estudo podem custear total ou parcialmente as despesas dos alunos, confirme a informação no edital.

Existem inúmeras bolsas de estudo privadas e governamentais para estudantes internacionais na Inglaterra. Portanto, basta pesquisar as opções disponíveis para escolher a mais indicada para você.

Precisa de visto para estudar na Inglaterra?

Sim, se você deseja estudar na Inglaterra por um período superior a 6 meses e não tem cidadania britânica, terá que solicitar um visto para Inglaterra.

Essa é uma condição para a entrada de estrangeiros que planejam fazer um curso de graduação ou pós-graduação, como mestrado, doutorado e PhD no país.

Atualmente, existem três tipos de visto de estudante para Inglaterra, são eles:

  • Student visa: indicado para estudantes maiores de 16 anos, esse visto é aplicado quando o requerente planeja ingressar em cursos de ensino superior, incluindo programas de graduação e pós-graduação;
  • Child student visa: visto de estudante infantil para estrangeiros com idade entre 4 e 17 anos, que estudam em uma escola independente;
  • Short-term study visa: visto de estudo de curto prazo para aprender inglês no Reino Unido (6 a 11 meses).

O visto geral de estudante é indicado para todos os cursos de ensino superior. Pode ser solicitado por estrangeiros que tenham 16 anos ou mais e atendam aos requisitos exigidos pelo governo britânico. Para solicitar essa autorização, você precisa:

  • Aprovação em um curso de uma instituição patrocinadora licenciada no Reino Unido;
  • Ter dinheiro suficiente para se sustentar e pagar o seu curso, sendo que o valor muda segundo as circunstâncias;
  • Poder falar, ler, escrever e entender inglês;
  • Ter o consentimento dos seus pais se tiver 16 ou 17 anos, mas precisará de uma prova disso quando solicitar o visto.

Como aplicar?

Você pode fazer todo o processo por conta própria ou contar com uma assessoria para ajudar na seleção dos documentos e no envio da aplicação para o Governo Britânico.

Se você preferir comodidade ou não tem muito tempo para lidar com a burocracia, o Euro Dicas recomenda os serviços da LondonHelp4U, uma empresa com mais 20 anos de experiência na legalização de brasileiros na Inglaterra. Fale com a equipe da LondonHelp4U para saber mais informações.

Se preferir fazer o processo sozinho, você pode aplicar para o visto de estudante online no site do governo britânico ou em qualquer centro de solicitação de visto do Reino Unido em todo o mundo. Com o formulário de inscrição, será preciso fornecer os seguintes documentos:

  • Passaporte atual ou outra documentação de viagem válida;
  • Confirmação de Aceitação para Estudos (CAS) da instituição de ensino;
  • Prova de que tem dinheiro suficiente para se sustentar e pagar pelo curso, mas isso varia conforme as circunstâncias;
  • Certificado ATAS válido se o seu curso e nacionalidade exigirem;
  • Prova de consentimento dos pais ou responsável legal se for menor de 18 anos;
  • Consentimento por escrito do seu patrocinador financeiro para sua inscrição.

Atenção para não haver erros na documentação e atrasar ou inviabilizar o seu processo.

Dicas para conseguir uma bolsa de estudos na Inglaterra

O processo de solicitação de bolsa de estudo na Inglaterra pode variar de universidade para universidade. Alguns podem exigir mais documentos que outros e as condições de financiamento também dependem da instituição de ensino escolhida, o curso e até a sua situação financeira.

Embora existam muitas opções de bolsas de estudo, o processo de seleção dos estudantes para financiamento estudantil é bastante competitivo. Mas, se você seguir as dicas abaixo, poderá tornar essa tarefa mais fácil:

  • Inscreva-se a tempo: muitos estudantes perdem bolsas de estudo porque não se inscreveram no prazo estabelecido pela instituição. Portanto, preste atenção especial nas datas de solicitação e aumente as suas chances de conseguir o financiamento;
  • Pesquise: saiba exatamente o que é necessário para que o seu pedido de bolsa se destaque. Acesse os sites das universidades e busque informações relevantes sobre os requisitos, documentos, taxas e etapas de seleção;
  • Busque alternativas: as universidades não são as únicas que oferecem bolsa de estudo na Inglaterra. Por isso, busque outros provedores de financiamento, como as bolsas do governo e privadas.

Por não ter passado a primeira vez, Júlia chegou a pensar em desistir. Mas, felizmente, continuou com o processo e deixou uma dica para quem planeja se inscrever para uma bolsa de estudo na Inglaterra:

Creio que o mais importante seja a paciência do candidato ou candidata. Eu também apliquei para outras bolsas, caso não passasse no Chevening, porque assim pude aproveitar esse material para candidaturas diversas. Eu não me limitaria a uma só opção.

Perguntas frequentes

Ao pesquisar sobre bolsas de estudo na Inglaterra, é comum surgirem algumas dúvidas sobre as opções disponíveis e como se tornar um bolsista. Por isso, respondemos a algumas dúvidas frequentes de estudantes brasileiros em busca de bolsas de estudo. Acompanhe:

Existe bolsa de estudos na Inglaterra para estudantes do ensino médio?

As bolsas de estudo na Inglaterra para estudantes do ensino médio são menos comuns em comparação com as disponíveis para cursos de graduação ou pós-graduação.

No entanto, algumas organizações, instituições de ensino privadas ou programas específicos podem oferecer oportunidades de bolsa para estudantes do ensino médio. Por isso, é importante pesquisar junto às escolas do seu interesse se há opções disponíveis.

Como conseguir bolsa para fazer intercâmbio na Inglaterra?

Para conseguir uma bolsa de intercâmbio na Inglaterra, é preciso seguir algumas etapas simples, como:

  • Pesquisar bolsas disponíveis: explore programas de intercâmbio oferecidos por organizações governamentais, instituições de ensino e entidades privadas;
  • Escolher o programa de intercâmbio: selecione o programa de intercâmbio que se alinha aos seus objetivos acadêmicos e profissionais;
  • Verificar os requisitos exigidos: cumpra os requisitos e prazos de candidatura. Prepare os documentos necessários, como passaporte, carta de motivação, currículo acadêmico e cartas de recomendação;
  • Fazer o teste de proficiência: certifique-se de atender aos requisitos de proficiência em inglês exigidos pelo programa.

Agora que você já sabe como concorrer a uma bolsa de estudo na Inglaterra, basta ficar atento aos processos seletivos e preparar a documentação. Além disso, também confira o ebook Como Morar na Inglaterra e saiba tudo o que precisa para viver legalmente no país.