Alugar apartamento na Inglaterra, o guia mais completo e simples.

Alugar apartamento na Inglaterra

Inglaterra  / 

Alugar apartamento na Inglaterra assim como em outros lugares na Europa exige uma atenção a certas diferenças importantes, quando comparado ao Brasil.

Mas é por isso que estou aqui escrevendo este artigo, para te ajudar com algumas dicas e recomendações de como conseguir alugar apartamento na Inglaterra.

Vou listar nesse artigo tudo que precisa saber para facilitar no aluguel de sua moradia em território inglês.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Alugar apartamento na Inglaterra

Mudar-se para uma cidade nova já pode ser complicado.

Certo?

Não conhecer as ruas principais, os lugares de fácil acesso, os melhores transportes e ainda assim ter que decidir onde morar analisando os preços, as regiões e o tamanho da casa podem ser uma dor de cabeça.

Agora fazer tudo isso quando você está mudando de país, pode ser ainda pior.

Vamos começar pelo que muitos consideram ser o mais importante no momento de alugar apartamento na Inglaterra, os preços.

Quanto custa alugar apartamento na Inglaterra?

Apartamento Londres Inglaterra

O valor de um aluguel por aqui tem muitas variáveis. A principal é a cidade e a localização dentro da cidade escolhida.

Por exemplo, morar no centro de uma cidade pequena vai ser mais barato do que nos subúrbios de Londres, enquanto morar no centro de Londres vai ser mais caro do que morar na mesma cidade, porém mais afastado do centro.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

O valor médio e atual da renda na Inglaterra é £ 923, o que equivale (mais ou menos) a R$ 4,500.00. No entanto o valor pela renda varia consoante a “tipologia” da casa / apartamento e da localização.

No site da BBC (em inglês) você encontra uma ferramenta muito útil que vai ajudar a entender como são os preços das casas por região.

Pesquisa e mais pesquisa é o que faz a diferença

Para ter uma visão ampla, é interessante utilizar sites diferentes e até mesmo criar um anúncio sobre você nesses sites.

Do mesmo jeito que no começo e na metade do ano muita gente se muda procurando casa, há muitas pessoas que saem de suas casas e as agências e donos das casas estão buscando novos inquilinos.

Confira 10 dias para morar fora.

Os melhores sites para alugar apartamento na Inglaterra:

Como são as casas e quais são as opções para alugar casa?

O tamanho da casa, número de quartos e banheiros também vão influenciar muito, além do número de pessoas que vão morar nela.

Se você pretende vir sozinho, dependendo do seu salário vale mais a pena morar no centro e dividir um apartamento do que morar sozinho em um lugar afastado – dividir casa com gente que você não conhece é muito normal por aqui.

Se você vem com a família, dividir casa pode não ser a melhor opção, aí os salários e o número de quartos vão pesar mais.

Entretanto você também pode ver o que falamos sobre planejar sua viagem para Europa e quanto dinheiro levar.

Mas o que considerar antes de alugar apartamento na Inglaterra?

Vários aspetos.
Confira:

Seu salário

O imposto sobre o salário não é como no Brasil. O site Tax Service do governo te ajuda a analisar quando você ganha por ano, dia e hora.

É importante saber qual será seu salário líquido mensal para fazer um orçamento sobre o tanto que quer e pode gastar com aluguel, ou com parcelas da compra da casa.

Localização e transporte

Para alugar apartamento na Inglaterra, deve-se levar em consideração de que é um lugar que chove muito, então você deve levar em consideração qual será o seu principal meio de transporte.

Em Londres é comum que as pessoas utilizem o transporte público pela sua eficiência e porque o tráfico é um caos durante o dia.

Em Cambridge, como o transporte público não é confiável e em horário de pico também fica tudo engarrafado, a maioria dos moradores vai ao trabalho ou à escola de bicicleta – faça chuva, sol, ou neve.

Analise o transporte da região

Ponto de ônibus Londres Inglaterra

É importante conhecer, pesquisar sobre qual é o modo de transporte mais eficiente na cidade onde você vai morar e o seu orçamento.

Muitas pessoas que trabalham comigo moram fora de Cambridge, pois é mais barato, e dirigem pelo menos 30 minutos por dia em cada trecho (60 minutos ida e volta).

Então você tem que colocar na ponta do papel o tempo e gasolina que gastaria, se vale a pena quando estiver buscando acomodação.

Calcule bem os gastos

Tendo os detalhes de onde você vai trabalhar ou estudar e qual é a melhor maneira de se locomover até este local, você poderá tomar uma decisão mais clara sobre onde quer morar.

Às vezes é melhor pagar um pouco mais caro e morar no centro, do que morar longe pra economizar 100 libras e acabar gastando pelo menos 90 em transporte público. Mas isso vai de cada um.

Vindo com a família, pense nos transporte de todos

Se tiver filhos, não deixe de buscar se há boas escolas naquela região, ou perto do seu local de trabalho, assim será mais fácil administrar como levá-los e buscá-los, caso sejam pequenos.

Você pode conferir uma lista com os melhores países da Europa para criar filhos.

Morar sozinho, com amigos, com desconhecidos ou com a família

Se você chegou com a sua família, você terá que buscar uma casa ou alugar apartamento na Inglaterra que esteja vazio, apenas para vocês.

Agora se você veio sozinho, terá que analisar 2 coisas.

  1. Se você prefere morar sozinho ou com pessoas e se você tem dinheiro suficiente para pagar uma casa sozinho;s
  2. E com quantas pessoas teria que dividir a casa para poder se bancar no final do mês.

Veja também como calcular o custo de vida entre cidades e regiões para o qual pretende se mudar.

Alugar apartamento na Inglaterra pela internet

No Brasil não é muito comum mudar de cidade e morar de cara em uma casa que você alugou pela internet, porém aqui a prática é bem comum em cidades grandes.

Você agenda visitas pela internet, vê a casa, conhece os moradores e às vezes tem menos de 24h para decidir se vai querer aquela vaga, ou não, senão eles já passam pra frente.

Hostels é uma ótimo ponto de partida para quem vêm sozinho

Se a ideia de morar com desconhecidos te assusta, mas você acredita que não pode pagar por uma casa ou apartamento só, fique uns dias em um hotel ou um hostel e busque saber se há alguém no seu escritório ou em sua comunidade que busca dividir o aluguel.

Assim você já tem uma conexão e algo em comum com aquela pessoa antes mesmo de passarem a viver juntos.

Alugar um quarto estudantil

Quartos estudantis são apenas para estudantes mesmo, não é como em outros países onde é possível alugar um quarto estudantil sem comprovar matrícula.

Existem quartos individuais e compartilhados oferecidos pelas universidades ou por agências e proprietários.

Esses quartos são rotativos

Os quartos oferecidos pelas universidades geralmente são alugados somente durante o período de aulas e mais uma ou duas semanas antes e depois de acabar o seu ciclo.

Durante as férias o “seu quarto” pode ser alugado por outra pessoa, então você tem que sair de lá com as suas coisas e voltar quando o ciclo seguinte começar.

É estranho, mas é viável para quem mora aqui que volta para a casa do pais durante as férias.

Saiba mais como é fazer intercâmbio na Europa, com nosso guia completo.

Há um sites próprio para esse tipo de aluguel

Acomodação universitária Inglaterra

Os quartos estudantis fora das universidades podem ser alugados durante alguns meses ou pelo ano todo. O melhor site para buscar esse tipo de acomodação é o Uniplaces.

Escolha bem a região para alugar

Algumas regiões podem ser mais baratas porque são afastadas de tudo, hospitais, supermercados e escolas para as crianças.

Se você não tiver um carro próprio, é melhor ficar em uma região mais central, ou que apresenta um serviço de transporte público flexível caso aconteça alguma emergência.

O estilo de vida conta muito na escolha

Se você gosta de sair, ou de uma boa cozinha, é interessante observar se onde você busca uma casa oferece variedade e qualidade de restaurantes ou de entrega de comida à sua porta.

Às vezes alguns restaurantes entregam apenas em alguns códigos postais específicos e não em outros – mais ou menos como acontece com a entrega em diferentes bairros no Brasil.

Fazer por agência ou diretamente com o dono da casa?

A maioria das casas e apartamentos disponíveis em sites de busca na internet só podem ser alugadas através do contrato com uma agência. Isso garante maior segurança a você e à dona da casa.

Porém também é possível alugar diretamente de uma proprietária.

Então faça bem a sua pesquisa e contate diferentes agências e pessoas para conhecer as propriedades e o que está e não está incluso no contrato.

O que mais considerar quando for falar com a agência ou com a proprietária do imóvel?

Veja a “checklist”:

Seja específico

Seja específico sobre o seu orçamento, sua profissão e o seu perfil. Se for uma família diga “busco alugar para a minha família“, se for um jovem que vai ter visitas frequentes também informe ao proprietário. Algumas pessoas não permitem que você receba visitas nem dos seus pais em sua casa. Então pergunte e seja específico para evitar dores de cabeça.

Casa mobilada ou não

Informe se você busca uma casa mobilada ou não. Se pretende ficar no país por um longo período, comprar algumas mobílias no primeiro ano pode não ser uma má ideia.

Animais e outras questões

Se tiver animais ou fumar, se informe se aquela residência aceita animais domésticos e fumantes, ou não. Muitas casas não aceitam nenhum dos dois, ou fazem com que você assine um termo que não fumará dentro de casa nem no frio.

Residências

Pergunte sobre as residências, afinal mais de 50% das acomodações que estão em sua vitrine já não estão disponíveis, estão lá só para prender a sua atenção.

Veja também 10 dicas fundamentais para quem quer morar fora.

Você deve correr atrás

Os agentes não costumam te ligar, eles costumam esperar que você ligue ou te mandar mensagens pelo whatsapp. Em cidades onde a procura é alta eles não correm atrás porque sabem se você não alugar, outra pessoa vai, o que dá muita raiva, mas é assim que funciona por aqui.

Seja rápido

Seja rápido, eu tive agendamentos cancelados de um dia para o outro porque alguém visitou e já alugou antes que eu pudesse ver a propriedade. Se gostou, mas ainda quer ver outro imóvel, converse com agência para saber se eles esperam e se há uma taxa de reserva. Às vezes por algumas libras eles podem esperar 24h pela sua resposta antes de oferecer a casa a outra pessoa.

Achei minha casa! Quero alugar!

Muitas agências fazem um background check, eles investigam se você tem condições de pagar pelo imóvel, se não tem contas atrasadas, etc.

Esse background check é pago e pode variar muito, quando me mudei para cá acabei pagando 90 libras por ele. Esse valor não é abatido do seu aluguel e nem reembolsado.

Nessa fase é preciso apresentar seu passaporte e visto de trabalho, para comprovar que você é você e que está no país legalmente, e às vezes eles também pedem o seu contrato de trabalho e o nome do seu empregador.

Pagar o depósito

Depois que eles confirmam que você é uma boa pessoa, é a hora de pagar o depósito. O depósito geralmente corresponde a um mês de aluguel e garante o seu contrato.

Veja também como usar conta digital na Europa.

A maior parte das agências segura o depósito e te devolve no final do contrato dependendo do estado em que o imóvel estiver na sua devolução.

Se precisarem consertar alguma coisa que você quebrou ou pintar as paredes, o valor devolvido será a diferença entre o seu depósito e esses gastos.

Atenção aos detalhes, sempre

Leia o contrato e tire todas as suas dúvidas antes de assiná-lo. Use o tradutor se a linguagem estiver difícil, mas tenha certeza de que entende cada cláusula, inclusive uma referente ao seu depósito para saber se ele voltará para você ou não.

Não se esqueça de conferir se tudo na casa está em bom estado e funcionando. Se uma lâmpada estiver queimada quando você se mudar, já avise a agência por email.

Todas as suas queixas devem ser registradas por email, assim você sempre terá provas, caso a agência queira te fazer pagar por algo que já estava quebrado antes da sua chegada.

Quanto custa morar em Londres?

Quando se fala sobre alugar apartamento na Inglaterra, muitas pessoas se questionam sobre quanto custa morar em Londres.

Se você você buscar um quarto estudantil single, o mínimo que vai achar é por 400 libras em uma região mais afastada, como na zona 3.

Se quiser um quarto duplo para dividir com alguém, cada um pagará pelo menos 300 libras também na zona 3.

De acordo com a Análise do site Simply Business, você pode achar estúdios que custam desde £796 por mês até £4620 por mês. Enquanto casas com 3 quartos custam desde £1200 por mês até £15292.

Barato não é, mas lembre-se que Londres é a cidade mais cara para aluguel

Então antes de vir, planeje esses gastos e veja quanto receberá de salário, de bolsa ou dos seus pais quando chegar. Assim você saberá que tipo de acomodação é a melhor para você.

Mari é campo-grandense e já morou em 6 países contando com o Reino Unido, onde vive agora. É bacharel em Relações Internacionais, porém trabalha com Marketing há mais de 4 anos. Ama viajar, aprender novos idiomas, comida, cinema, culturas, bons livros e boa música. Como uma boa sul-mato-grossense, o que mais sente falta é de churrasco com mandioca.