Moeda da Inglaterra: tudo o que precisa saber sobre a libra

Inglaterra  / 

A Libra Esterlina, em inglês Pound Sterling, é a moeda da Inglaterra e também dos demais países do Reino Unido (Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte).

Também é a moeda oficial dos territórios britânicos ultramarinos (Ilhas Cayman, Ilhas Malvinas, Bermudas, Anguilla, Gibraltar, Ilhas Virgens Britânicas, Ilhas Pitcairn, Geórgia do Sul, Santa Helena e Monte Serrat). Além disso, é a moeda mais antiga do mundo em circulação.

Embora o Reino Unido integre a União Europeia, mas com saída determinada em 29 de março de 2019, ele nunca substituiu sua moeda, ou seja, a Libra Esterlina pelo Euro.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Qual a origem do nome da moeda da Inglaterra?

A palavra Libra (pound) deriva do latim e era um termo utilizado por unidades monetárias de várias regiões da Europa. A palavra Esterlina (Sterling) deriva do antigo francês, que originou o termo em inglês antigo stière (duro, indestrutível).

Stière era a denominação do dinheiro escocês do rei David I da Escócia e do dinheiro inglês do rei Henrique II, em 1180.

A Libra Esterlina também é denominada como British Pound ou apenas Pound. Os centavos são chamados de penny (singular) e pence (plural).

O símbolo que representa a Libra Esterlina é o £. Os ingleses usam a gíria “quid” para denominá-la de maneira mais informal.

Saiba também qual é a moeda da Holanda e como enviar dinheiro para o país.

Qual a história da moeda da Inglaterra?

No ano de 928, o rei Athelstan, primeiro rei da Inglaterra, começou a organizar a produção de dinheiro.

Inicialmente as libras eram moedas de prata e chamavam-se Sterlings. Os feudos anglo-saxões e a maioria da Europa aceitavam a moeda sem problemas.

No ano de 1561, durante o reinado da rainha Isabel I, a Libra Esterlina propriamente dita foi criada e começou a circular.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

No século 17, Sir Isaac Newton, primeiro presidente da casa da moeda britânica, reformou o sistema, até então as moedas tinham o mesmo valor que a prata. Então, o sistema decimal foi introduzido e cada Libra Esterlina foi divida em 100 pence sendo que cada unidade é chamada de penny.

Em 1694 o rei William III precisava de dinheiro para financiar a guerra contra a França, para isso recolheu todo o ouro disponível no país, em troca seus donos recebiam notas promissórias para se recapitalizarem. Com a fundação do Banco da Inglaterra surgiram as primeiras notas de Libra Esterlina.

A partir de 1695 o Rei instituiu a marca d’água para evitar falsificações nas notas. Em 1725 as notas de Libra Esterlina deixaram de ser escritas à mão.

Qual moeda levar para a Europa? Descubra aqui.

Quantas são as notas e moedas da Libra Esterlina?

Em circulação atualmente são 4 notas e 8 moedas.

Valores das notas em circulação:

  • £5
  • £10
  • £20
  • £50

Valores das moedas em circulação:

  • 1p
  • 2p
  • 5p
  • 10p
  • 20p
  • 50p
  • £1
  • £2

moeda da inglaterra notas

A circulação das moedas de £5 é esporádica, apenas em edições especiais.

Saiba também tudo sobre os francos suíços, a moeda da Suíça e Liechtenstein.

Quem emite a moeda da Inglaterra?

A Libra Esterlina é de padrão único e é emitida por mais de um banco. Neste caso, o Banco da Inglaterra e o Banco da Escócia, são coadjuvantes na operação. Entretanto, o controle e supervisão da política monetária da moeda são definidos pelo Banco da Inglaterra.

Tudo o que você precisa saber sobre contas bancárias no exterior está aqui, confira.

Porque a Libra Esterlina é a moeda mais cara?

O padrão-ouro, ou seja, sistema em que o valor da moeda dependia das reservas de metal que o país possuía, vigorou até o início da Primeira Guerra Mundial. Nessa época o Reino Unido tinha uma enorme importância no comércio internacional, sendo Londres o centro financeiro do mundo. Isso garantia uma moeda forte.

Hoje o Reino Unido tem uma economia muito sólida e isso se reflete na confiança dos investidores internacionais, tornando a libra esterlina uma moeda muito valorizada. Seu valor tem se mantido superior ao Euro e ao Dólar.

Veja como enviar dinheiro para o exterior pela Transferwise.

Porque a Inglaterra não adotou o Euro?

A Inglaterra não adotou o euro primeiro por motivos econômicos. O Banco da Inglaterra queria autonomia para decidir quando intervir na taxa de juros ou desvalorizações da moeda.

Em segundo lugar, como o maior parceiro econômico da Inglaterra são os EUA, o uso do dólar é mais vantajoso. E em terceiro lugar há a questão cultural, a Libra Esterlina é um dos símbolos nacionais e os britânicos valorizam muito a tradição de seu país.

Saiba como são os juros na Europa, qual é a taxa e como funciona.

Tipos de moeda da Inglaterra

Libra Comercial

Utilizada para fechamento de câmbio em operações comerciais entre pessoas jurídicas.

Dúvidas sobre câmbio de moedas? Saiba tudo aqui.

Libra Turismo

Utilizada para viagens internacionais. Sua taxa cambial é mais elevada porque as cédulas são importadas do exterior para bancos no Brasil. O custo operacional, com encargos, transporte, segurança, é o responsável por encarecer a moeda.

Curiosidades sobre a Libra Esterlina

Winston Churchill foi a primeira personalidade que não pertenceu a realeza a aparecer na moeda da Inglaterra. Adam Smith foi o primeiro escocês a estampar uma nota.

Todas as moedas juntas formam o brasão inglês, na moeda de 1£ o brasão está completo.

A rainha Elizabeth II aparece estampada na frente de todas as cédulas, no verso, aparecem outras figuras importantes da história britânica.

Tem vontade de morar na Inglaterra? Saiba como aqui.

Modificações feitas na moeda da Inglaterra

Em 2008, o design do verso das moedas de 1, 2, 5,10, 20 e 50 pence foi modificado. Todas as moedas passaram a apresentar uma parte do brasão de armas do Reino Unido, e quando juntas formam o brasão completo. No brasão, a Inglaterra é representada por três leões no primeiro e terceiro quadrantes, a Escócia é representada pelo leão solitário e a Irlanda do Norte pela harpa.

Do outro lado da moeda está a figura da rainha Elizabeth II, e a seguinte frase em latim: Elizabeth II, pela graça de Deus, rainha e defensora da fé.

Em 2017, a moeda de 1£ que estava em uso desde 1983 foi modificada. O objetivo foi evitar as falsificações, aliás algo bem comum na antiga moeda.

A nova moeda é bem mais segura porque suas características dificultam a cópia ilegal. Ela possui 12 arestas com micro ranhuras na lateral, seu diâmetro é um pouco menor, é mais fina e leve.

A imagem estampada na moeda é muito parecida com um holograma, e dependendo do ângulo que ela é vista, se alterna entre o símbolo £ e o número 1. Da mesma forma, no outro lado está o retrato da rainha Elizabeth II e do outro lado a rosa que simboliza a Inglaterra, o cardo da Escócia, o trevo da Irlanda do Norte e o alho-porro do País de Gales.

Saiba também qual é o custo de vida na Inglaterra.

Como saber a cotação da moeda da Inglaterra?

Para conferir o valor da moeda praticado no dia basta consultar as casas de câmbio, corretoras, agências bancárias ou mesmo sites especializados em informar valores e conversões de moedas. Nos artigos do Euro Dicas, você pode visualizar da lateral direita, a cotação das principais moedas: euro, dólar e libra esterlina.

O Banco Central do Brasil disponibiliza um aplicativo, o Câmbio Legal (para IOS ou Android) que fornece informações sobre casas de câmbio e a taxa média praticada por elas. O aplicativo é uma excelente ferramenta, ainda as mesmas informações também podem ser consultadas acessando o site do Banco Central do Brasil.

Onde comprar a libra esterlina?

A moeda pode ser comprada em casas de câmbio, em bancos e em corretoras.

Normalmente, comprar moeda estrangeira em casas de câmbio é mais vantajoso do que nos bancos. Isto porque os bancos cobram taxa extra pela transação da moeda estrangeira, encarecendo o valor final.

Conheça nosso artigo completo e saiba como comprar libra esterlina.

Existem ferramentas de pesquisa de cotação disponíveis, tanto em sites como em aplicativos para celular. São uma boa alternativa para fazer uma boa escolha, sugerimos a utilização da Bee Câmbio. Também é possível realizar a transação online e receber o dinheiro em casa.

Então, aproveite os recursos que a tecnologia oferece para encontrar e negociar as melhores condições para a compra de suas Libras Esterlinas!

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

May Bell é brasileira, formada em Zootecnia. Adora história mundial, literatura, música e artes, além de viajar e conhecer outras culturas. Hoje divide seu tempo entre produção de conteúdos e a família.