Curso de inglês grátis: os melhores sites e aplicativos para aprender

Curso de Idiomas  / 

Dominar um outro idioma hoje em dia é fundamental para entrar e se manteer em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e global. O inglês já nem pode ser considerado um diferencial, mas sim um idioma básico para quem quer se destacar. Hoje vamos falar mais sobre como fazer um curso de inglês grátis, confira tudo.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Curso de inglês grátis: os 10 melhores sites

Foi o tempo em que só podíamos aprender inglês pagando (e muito). Atualmente é possível aprender idiomas online, e nesse artigo vamos falar sobre com curso de inglês grátis. Isso mesmo! É possível aprender inglês de graça.

Com empenho e estudo, poderá fazer você conhecer um pouco a mais da língua. Aqui, separamos 10 sites que oferecem curso de inglês grátis para você treinar e aprender o idioma. Eu selecionei alguns dos mais interessantes, porém, muitas plataformas não são 100% gratuitas e você precisa pesquisar bem para encontrar os cursos gratuitos, ou módulos gratuitos.

Eles estão nas plataformas, mas nem sempre na primeira página. Confira alguns sites que disponibilizam cursos de inglês grátis:

1. Alison

Considerado um dos pioneiros no mundo, o Alison foi inaugurado em 2007 e disponibiliza mais de 1000 opções de cursos. O site também conta com uma sessão inteira dedicada a língua inglesa em vários níveis para iniciantes até os mais experientes para treinar o idioma.

2. FutureLearn

O FutureLearn tem um diferencial: ele possibilita e estimula que você fale com outros participantes dos cursos e pratique o inglês. São mais de 40 instituições que abastecem o portal com cursos semanais muito interessantes. Vale a pena conferir e treinar seu inglês semanalmente.

3. edX

O edX foi criado por Harvard e pelo MIT, duas das principais instituições de ensino superior dos Estados Unidos (entre as melhores do mundo). Por ter um nível de ensino bastante elevado, você precisa dedicar algumas horas por semana para conseguir acompanhar as aulas e cursos.

E o interessante é que as aulas e os cursos são ministrados por professores renomados das duas instituições. Pode ser uma excelente oportunidade para quem quer fazer um curso de inglês grátis.

4. Canvas Network

O Canvas Network foi desenvolvido para quem nunca pretende parar de estudar. O site também oportuniza que os alunos troquem experiências entre si e disponibiliza todo o material no final de cada curso.

5. Coursera

O Coursera é indicado para alunos que estão num nível de inglês avançado. Existem alguns cursos interessantes como o que foi desenvolvido especialmente para alunos chineses aprenderem a falar inglês (mas que você pode aproveitar) e um sobre redação ao nível universitário.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Aprender inglês rápido: saiba como e com que recursos.

6. BBC

A famosa emissora pública BBC oferece vários cursos bem estruturados para aprender inglês, de básico a avançado. Entretanto, você também pode aprender inglês de uma forma mais relaxada, usando alguns materiais de texto e vídeos de notícias reais.

7. iTalki

Outro serviço inovador é o iTalki, que propõe conectar professores e alunos de qualquer parte do mundo. É muito fácil de usar, basta acessar (1), escolher um professor (2), escolher data e hora (3) e realizar a sessão através de skype ou outro programa parecido.

Esse serviço é pago, mas você pode escolher dar aulas de português a outros alunos e usar o “pagamento” dessas aulas para pagar as suas aulas de inglês, ou apenas fazer uma grana extra. Se você se interessou pelo iTalki, veja esse artigo detalhado que fizemos sobre a plataforma.

8. Duolingo

O Duolingo é uma das ferramentas online mais divertidas para aprender inglês, nomeadamente vocabulário e gramática, através de jogos e puzzles. Um dos aspectos mais interessantes do site/app é que ele vai pronunciar as palavras para você, o que é uma grande ajuda para saber falar inglês.

9. Curso de Inglês Grátis

O Curso de Inglês Grátis é um site focado mais na gramática do inglês e ideal para pessoas com nível básico ou intermediário no idioma. Conta com textos exclusivos para o entendimento de expressões idiomáticas da língua inglesa.

10. Babbel

O serviço Babbel é inovador e interativo que permite você aprender de forma rápida e divertida. Você pode usar o recurso no seu computador ou smartphone e com apenas 15 minutos por dias você já estará fazendo progresso. Use os cursos consoante a sua disponibilidade.

O Babel não é gratuito, mas o seu valor é bastante em conta e é por isso que o incluímos nessa lista.

Você também pode conferir uma lista com os países que falam inglês na Europa.

Aplicativos para aprender inglês grátis

Além de cursos de inglês grátis em sites e portais especializados, você também pode fazer o download de aplicativos para o seu smartphone e aprender o novo idioma de maneira totalmente gratuita. Há alguns sites que listamos acima que também contam com aplicativos.

Confira 5 aplicativos aprender inglês grátis que são muito bons:

Canais do YouTube para aprender inglês grátis

Caso você seja mais visual, uma forma interessante de aprender inglês de graça é assistindo alguns canais no YouTube. Confira abaixo alguns canais no YouTube para aprender inglês grátis:

BBC Learning English

A rede de comunicação britânica possui um canal no YouTube onde disponibiliza vídeos com situações cotidianas e ajuda você com o inglês básico. O melhor de tudo: é muito bem feito e totalmente gratuito. A BBC também disponibiliza podcasts bem interessantes, para você ouvir no ônibus, metrô ou em caminhadas. Ajuda bastante para se manter em contato com a língua inglesa.

Tia do Inglês

Com aulas bastante divertidas e engraçadas, a Tia do Inglês ensina inglês de uma forma muito interessante. Com mais de meio milhão de inscritos, com certeza pode ser uma ajuda para você que quer aprender inglês.

Agora eu Falo

Indicado para iniciantes, o canal Agora eu Falo disponibiliza aulas totalmente gratuitas para quem quer aprender inglês de forma gratuita.

Dicas aprender inglês sozinho

Se você vai fazer um curso de inglês grátis, mesmo que exista um instrutor disponível, saiba que a maior parte do aprendizado você terá de fazer sozinho.

Para facilitar a tarefa de treinar e aprender inglês sozinho, separamos algumas sugestões que te ajudarão a aprender melhor e aumentar o seu rendimento no estudo. Confira a seguir.

1. Prepare-se para se sentir criança de novo

Para qualquer coisa que você vai aprender de novo é preciso pensar como uma criança. E isso não tem problema nenhum, afinal você não conhece o idioma e irá aprender da mesma forma que aprendeu o português.

Pense como criança

Pensar como uma criança para aprender inglês permitirá que você assimile os conteúdos de forma natural – o que é bem melhor para o seu desempenho no processo de aprendizagem. Ao usar essa técnica você poderá começar a perceber que muitas palavras e conteúdos entrarão na sua mente de forma mais natural e fácil.

Veja conteúdos infantis

Procure ler livros ou assistir a programas de TV direcionados ao público infantil. Você perceberá que entenderá muito mais do que se pegar um conteúdo para adulto. E conforme você evolui, tente aumentar o grau de dificuldade de leituras e vídeos.

Além disso, não deixe de praticar e para quem está começando, quanto mais simples o conteúdo em inglês, melhor a assimilação.

2. Escutar em inglês

Procure escutar mais músicas em inglês e perceber as palavras e expressões que já consegue entender fazendo o curso de inglês grátis. A explicação de que isso ajuda no aprendizado do idioma vem também das crianças. Elas primeiro escutam para depois aprender a falar, não é?

Com a língua inglesa o processo pode ser parecido, portanto use e abuse de conteúdos em inglês.

Ouça muitos conteúdos em inglês

Vale ressaltar que é preciso paciência. Primeiro você aprenderá as coisas mais simples, para depois passar para as mais complexas. A dica aqui é cercar-se pelo idioma. Tenha sempre um múscias em inglês tocando ou um programa de TV no idioma sendo transmitido.

Também aproveite para escutar podcasts de inglês, assim você vivencia mais o idioma e aprenderá, certamente, mais rápido.

3. Veja filmes em inglês

Esqueça das legendas. Quando você estiver em um nível mais avançado de inglês, procure assistir a filmes no idioma original. Não há problemas se você não conseguir entender todo o enredo, mas com certeza algumas partes você irá compreender. E o melhor é que estará, novamente, em contato com a língua.

Você também pode anotar alguns trechos que não entendeu e depois procurar o que significam. Isso aumentará o seu vocabulário e sua compreensão do idioma.

4. Use grupos de inglês

Sabia que existem diversos grupos na internet onde as pessoas se reúnem para aprender inglês sozinhas, contando uma com as outras? Esse método é muito interessante pois pode levantar dúvidas em você sobre as quais não tinha e, assim, aprimorar o aprendizado. Os grupos são ótimos também para a interação de pessoas, para pegar dicas, esclarecer dúvidas e treinar.

E mais, se você tem amigos ou conhecidos que também estão querendo aprender inglês pode formar um grupo com encontros frequentes. A interação deixa as pessoas mais motivadas, além de poderem esclarecer dúvidas.

5. Mantenha seus aparelhos eletrônicos no idioma inglês

Pode até ser que no início você sinta dificuldade em manusear esses aparelhos. Mas a dica é uma excelente forma de se familiarizar com algumas palavras e termos em inglês.

O aparelho de telefone celular é o principal deles que pode ficar no idioma inglês, pois atualmente é usado com muita frequência. No início, como falamos, você poderá estranhar e ter dificuldades, mas pode ter certeza que isso ajudará muito no seu aprendizado do inglês.

6. Criar um plano para estudar

Se você está fazendo um curso de inglês grátis sabe que não terá de cumprir horários. Portanto, é essencial que você se organize e crie um plano de estudos – sem isso a aprendizagem é prejudicada e pode até mesmo fazer com que você desista e não é isso que você quer, não é mesmo?

Separe, por exemplo, 2 ou 3 dias da semana para estudar o curso de inglês grátis, por cerca de 1 hora. Essa é a quantidade ideal. Tudo deve ser feito com persistência e paciência.

7. Leituras

Faça muitas leituras em inglês e anote o que não compreendeu para saber depois o que significa. Vale livros, gibis, revistas, filmes, blogs e outros materiais em inglês.

8. Seja paciente

Aprender uma nova língua é um processo demorado e você vai pensar várias vezes em desistir. Nesses momentos é necessário entender que isso é um objetivo a longo-prazo e as coisas demoram o seu tempo. Por isso, persista e vá tentando aprender o máximo que conseguir sem se “culpar” por ainda não entender ou dominar a língua.

9. Goste do idioma

Não adianta fazer um curso de inglês grátis se você não possui afinidade com o idioma. Nesse caso procure outros também valorizados, como o espanhol e o francês.

Você desistirá no meio do caminho se não gosta do idioma inglês. Porém, se por causa do trabalho você é obrigado a falar o idioma, então, os cursos convencionais são os mais indicados.

Conheça ainda 7 formas divertidas de aprender inglês.

Vantagens e desvantagens de fazer um curso de inglês grátis

Fazer curso de inglês grátis pode ajudar e muito quem pretende aprender, de uma vez por todas, o inglês. Acontece que, como tudo na vida, existem vantagens e desvantagens em se fazer esse tipo de curso.

Dentre as vantagens estão o fato de ser de graça, de você poder fazer conforme a sua disponibilidade e de poder escolher o dia ou a hora conforme a sua conveniência.

Nas desvantagens estão a necessidade de uma auto-disciplina para poder acompanhar as aulas / cursos, além de que como os conteúdos são gratuitos, você não pode exigir uma atendimento mais personalizado e individual.

Outra desvantagem é que a maioria dos cursos não fornece diploma e ficará difícil você comprovar que fez o curso no final. Também vale dizer que ainda existe um tabu com cursos online e a qualidade dos cursos.

Bom, para finalizar acho interessante dizer que o combinado não sai caro. Se você está em busca de um curso de inglês grátis, vai encontrar muitos na internet e o aproveitamento vai depender única e exclusivamente de você.

Então, caso a grana esteja curta e você queira aprender inglês de graça, pesquise, se informe e aproveite os bons conteúdos que são disponibilizados na internet. Mantenha o foco e reserve algumas horas da sua semana para aprender esse idioma tão importante e tão gostoso. Ache a sua maneira de aprender inglês e praticar. Com certeza vale muito a pena e será um diferencial no seu currículo e na sua vida!

Então, agora é com você! Considere todas as dicas e se dedique para que você consiga aprender a língua sem tanta dificuldade.

Intercâmbio em Londres: veja um guia completo para planejar o seu.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.