Você está pensando em aprender inglês? Seja para fazer um intercâmbio, mudar de país, preencher o currículo, conseguir mais oportunidades ou simplesmente por realização pessoal, esse é o objetivo de muita gente. Mas a dúvida que fica é: como aprender inglês sozinho? Isso é possível? Em quanto tempo é possível aprender uma nova língua?

Se essas são as duas dúvidas, não se desespere! Responderemos todas elas ao longo do artigo. Além disso, saiba quanto custam cursos e aulas remotas do idioma e veja como esses e outros recursos podem ser seus maiores aliados. Boa leitura!

Como aprender inglês sozinho?

Você decidiu que vai aprender inglês sozinho, mas e agora? Por onde começar? Antes de mais nada, se pergunte:

“eu quero aprender inglês para quê?”

Enumere os seus motivos e objetivos, e só então comece a traçar estratégias e planos de estudos. Ferramentas, metodologias e plataformas de ensino virão a seguir, de acordo com o método que melhor funcionar para você.

Estratégias de aprendizado

Alguns aprendem melhor ouvindo, outros enquanto leem, e um terceiro grupo assimila melhor as informações na prática, seja falando ou vivenciando. A vantagem, no caso de como aprender inglês sozinho, é que você, melhor do que ninguém, sabe qual é o método de aprendizagem mais eficiente e pode personalizar tudo do seu jeito.

Confira então alguns passos que você precisa seguir para aprender inglês sozinho e não desistir no meio do caminho.

1. Tenha disciplina

Quando estamos fazendo algo por nós mesmos, seja uma dieta, uma rotina de exercícios físicos ou aprender um novo idioma, a autossabotagem é a maior inimiga do sucesso. Portanto, se quiser resultado, um fator é determinante: a disciplina.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Sem disciplina, de nada vai adiantar continuar lendo esse artigo. Afinal, todas as dicas e ferramentas que vamos te mostrar aqui não terão utilidade se você não fizer a sua parte. Defina metas e siga todas elas. Você quer aprender inglês? Mesmo? Então, vai precisar de foco, prioridades e não desistir até atingir o seu objetivo.

2. Seja organizado

De mãos dadas com a disciplina, vem a organização. Você está mesmo determinado em como aprender inglês sozinho? Então, dedique, no mínimo, 25 minutos do seu dia para estudar e praticar. E estudar, nesse caso, não necessariamente quer dizer ficar com a cara enfiada em livros e conceitos, mas viver o idioma.

3. Viva o inglês no dia a dia

Dentre todas as estratégias, provavelmente essa é uma das mais importantes. Além dos 25 minutos que pode estar separando para estudar, o inglês deve fazer parte da sua vida, 24 horas e 7 dias por semana.

Sempre que possível, pense em inglês, leia artigos, repita palavras em inglês sem medo de parecer bobo, mude o idioma dos seus eletrônicos, aprenda a letra das suas músicas favoritas em inglês, entenda que o idioma está ao seu redor, e cabe somente a você absorvê-lo.

Menina usa caneta marca texto em livro.
Você pode inserir a língua inglesa em todos os pontos da sua rotina. Isso te ajuda a naturalizar o idioma.

Não se preocupe tanto em encontrar o melhor site, o melhor livro ou a melhor metodologia de ensino, se preocupe somente em ser você o melhor aluno. Existem muitas maneiras de aprender inglês, basta encontrar a sua.

4. Adote “truques” para a gramática

É possível encontrar, de forma bastante didática, vídeos no YouTube onde você pode aprender regras de acentuação, de pronúncia, marcadores discursivos, verbos frasais, pronomes e muitos outros tópicos por meio de truques fáceis de serem compreendidos e, por consequência, memorizados.

5. Aposte em flashcards

Durante o seu processo de aprendizado, você provavelmente vai ouvir falar muito em “flashcards”. Traduzido como cartões de memória, eles costumam aparecer em filmes onde determinado personagem está aprendendo um idioma.

Basicamente, os cartões são pedaços de papel, como post-its mesmo, onde você escreve uma palavra nova e precisa memorizá-la. Muitas pessoas colam esses papeis (quando possível) nos respectivos locais e objetos do seu cotidiano.

Indicação Euro Dicas para aprender inglês

Se você deseja aprofundar o seu conhecimento em inglês, nós do Euro Dicas adoramos e indicamos a plataforma Fluencypass: a maior plataforma online da América Latina no quesito ensino da língua inglesa. Na plataforma, você consegue aprender, treinar e tirar dúvidas de onde você estiver. Afinal, o curso é 100% online e os preços são ótimos.

Na escola online, você tem a oportunidade de fazer intercâmbio Fluencypass para se aprofundar no idioma. Afinal, o método de ensino é elaborado na base de teoria, prática, conversação e imersão cultural. E quem estuda inglês sabe bem que não há forma melhor de praticar o idioma que na prática, conversando com outras pessoas e vivenciando situações reais.

Site da Fluencypass, na aba inicial. É possível ver opções de como aprender inglês sozinho.
Os cursos da Fluencypass cabem em todos os bolsos e te ajudarão a seguir uma rotina firme de estudos.

Está na dúvida se a empresa é confiável? Não precisa! A avaliação da Fluencypass no Reclame Aqui é ótima, com média 8.5 de um total de 10. Na plataforma, 100% das reclamações foram respondidas e o índice de solução de problemas é altíssimos de 92%. Essas informações são referentes ao período de dezembro de 2022 até maio de 2023.

Confira também a nossa avaliação completa da Fluencypass e veja a nossa recomendação.

Outros recursos disponíveis

Além das estratégias que forneceram uma nova roupagem aos métodos de ensino tradicionais, a tecnologia entra a favor de uma aprendizagem mais dinâmica, divertida, inclusiva, efetiva e rápida de como aprender inglês sozinho.

Aplicativos mobile

Você anda para cima e para baixo com o seu celular, dorme com ele ao lado, e não está usando todas essas oportunidades para aprender inglês? Pois saiba que existem inúmeros aplicativos que podem te ajudar a estudar e praticar o idioma no dia a dia.

Dentre algumas opções, há os aplicativos em formato de jogos, aulas, conceitos e até mesmo conversação com nativos no idioma. Você pode começar a testar as funcionalidades com alguns apps mais populares, como:

Canais do YouTube

E aqui está, de mãos dadas com os smartphones, o YouTube. Além de muito conteúdo diversificado com YouTubers estrangeiros, existem canais do YouTube para aprender inglês criados tanto por brasileiros quanto por outras nacionalidades, focados a ensinar o idioma àquele que optou por aprender inglês sozinho. Veja alguns exemplos:

Canais brasileiros

Canais de estrangeiros (em português)

Aprender o idioma também é importante para quem vai fazer entrevista de emprego em inglês. E muito além de aprender o idioma, saber como falar com propriedade, precisão vocabular e clareza nesse momento é fundamental.

Jogos de videogame

Para as gerações que nasceram e cresceram sem contato com celular ou internet, os jogos de videogame eram uma das melhores formas de como aprender inglês sozinho e fora da escola — já que a maioria deles chegava às locadoras sem tradução para o português.

Hoje os tempos são outros, mas os jogos eletrônicos continuam sendo utilizados para aprimorar o idioma, colocando o jogador também em contato com gírias, expressões idiomáticas e, claro, com outros jogadores de todas as partes do mundo.

Músicas, filmes e podcasts

Além do YouTube, o surgimento de plataformas de streaming, seja para música, filmes ou séries, ajudou, em muito, que estudantes independentes de inglês pudessem ter um contato mais próximo e constante com o idioma.

Filmes e seriados

Na Netflix, por exemplo, assista a filmes e séries em inglês, com a legenda também ativa em inglês. Alguns estilos de seriados, como as “sitcons”, costumam ser mais indicados para quem está querendo se familiarizar com uma linguagem mais informal, do dia a dia.

Friends, Modern Family, The Big Bang Theory, The Office e How I Met Your Mother são alguns bons exemplos. Sobre os títulos que você já assistiu uma ou duas vezes, tente retirar a legenda e assistir novamente a esses filmes ou episódios apenas no idioma original.

Músicas, rádios e podcasts

Também por meio de serviços streaming, você pode acompanhar podcasts em inglês e ouvir as suas músicas favoritas no seu tempo livre. Dentre as plataformas do gênero, Deezer e Spotify estão entre as mais populares por aqui. Nas versões para smartphone, os apps permitem também acompanhar as letras das músicas.

Se for ouvir músicas no Spotify, YouTube ou qualquer outra plataforma, lembre-se de acompanhar a letra ao mesmo tempo. Isso ajuda a aumentar a sua precisão vocabular e também a sua gramática.

Já as rádios (e também podcasts), estão em sites/aplicativos como o Tune.in, que oferece um catálogo com mais de 100 mil rádios pelo mundo todo, além de 4 milhões de podcasts.

Sites em inglês

Além dos aplicativos, existem sites muito bem elaborados que fornecem informações e exercícios tanto para quem ainda é iniciante quanto para quem já no caminho para a fluência em inglês. Algumas sugestões mais populares incluem:

  • BBC Learning English: o site da emissora britânica BBC traz inúmeros conteúdos de aprendizagem e aperfeiçoamento em inglês. Dentre eles estão jogos, artigos, podcasts, testes e muito mais;
  • engVid: totalmente em inglês, o site disponibiliza gratuitamente aulas sobre diversos tópicos. Indicado para quem já tem alguma base no idioma;
  • TED: você provavelmente já deve ser visto palestras do TED por aí, então além de aprender sobre uma infinidade de assuntos, o site é valioso para aperfeiçoar o listening, além de assimilar diferentes sotaques;
  • Forvo: disponível também em aplicativo para smartphones, o Forvo é um dicionário de pronúncias. Ficou em dúvidas sobre como dizer alguma palavra? Então, digite-a na busca e veja como pessoas de diversas nacionalidades a pronunciam.

Veja também quais são os países que falam inglês na Europa. Assim você poderá escolher mais facilmente o seu próximo destino para um intercâmbio.

Quanto custa um curso de inglês online?

Estudar inglês online pode custar desde R$ 149 por mês até R$ 400 (e bem mais que isso, a depender da plataforma).

Se até hoje a sua desculpa para não aprender inglês era falta de tempo e dinheiro, já pode mudar o discurso. Afinal, mesmo se optar por recursos gratuitos, onde talvez não existam todas as ferramentas de uma versão premium, quem determina o aprendizado é o seu empenho, organização e dedicação.

Além de contar com cursos fechados, você também pode aprender através de aulas particulares ou em grupo. Não sabe se essas opções cabem no seu bolso? Confira mais detalhes sobre isso a seguir:

Fluencypass

Nos planos da Fluencypass, os valores vão desde R$ 149 em planos mais básicos até R$ 387 em planos mais avançados por mês (incluindo intercâmbio). O formato de ensino é através de aulas estruturadas e fechadas. Os preços, como você viu, cabem em todos os bolsos.

Cambly

As aulas no Cambly custam entre R$ 149 e R$ 399. E vale lembrar que elas funcionam em um formato diferente do Fluencypass, já que não possuem uma estrutura fixa como um curso possui. Aulas em grupo com 30 minutos de duração (por 5 dias da semana) custam entre R$ 146 e R$ 206. As aulas particulares, nas mesmas configurações, vão de R$ 279 a R$ 399, com todos os recursos ativados.

Os planos são mensais e você pode personalizá-los conforme as suas preferências. Há possibilidades de aulas particulares e em grupos de 3 alunos. As durações das aulas vão de 15 a 120 minutos por dia, durante 1, 3, 5 ou 7 dias por semana.

O que vale mais a pena?

Indo direto ao ponto: o que vale mais a pena é o que funciona melhor para você. Enquanto algumas pessoas simplesmente não se sentem motivadas ou sequer concordam com os métodos das escolas de inglês, outras não conseguem aprender se não do modo tradicional.

Então, se você gosta de rotina, de estruturas e se sente melhor tendo como compromisso comparecer às aulas, provavelmente uma escola será mais proveitosa do que aprender inglês sozinho. Lembrando que, ainda assim, você precisará praticar, estar motivado e vivenciar o inglês mesmo quando não estiver em sala de aula.

Por outro lado, aprender inglês sozinho é ter liberdade, é seguir o próprio ritmo e se dedicar mais aos conteúdos que você tem mais pressa ou interesse. E o melhor, não vai precisar gastar dinheiro com mensalidades — nem com nada, se você não quiser. Mas lembre-se também que você será o responsável por definir e organizar toda a estrutura que as escolas já entregam mastigadas.
Ainda tem dúvidas sobre o processo? Veja como foi a experiência da Lis, que aprendeu inglês sozinha:

Aprender Inglês sozinho em um ano é possível?

Possível? Sim. Fácil? Nem tanto.

Se você estiver estabelecendo esse prazo de um ano, não espere falar como um nativo, mas com muita disciplina é possível até chegar a fluência no idioma. Isso tudo fica ainda mais fácil e viável se você conta com o apoio de um curso. Assim fica mais fácil manter a disciplina (que nem sempre é algo fácil de se conquistar sozinho) e de receber conteúdos selecionados e próprios.

Não espere um milagre nem desista quando chegar aquela hora em que você “empacar”. Viva em inglês, se envolva. Pense, escute, escreva, aprimore o seu vocabulário todos os dias e pratique a pronúncia. Alguns vão te apoiar, outros criticar, mas antes de desistir, se lembre que aprender inglês é para sempre e que o idioma irá abrir inúmeras portas para você daqui em diante. E não deixe de conferir nossas dicas para aprender inglês rápido.

Empresas e universidades podem pedir um exame de proficiência em inglês para comprovar o seu nível no idioma.

E em 3 meses?

Em 3 meses você consegue avançar muito no idioma, sem sombra de dúvidas. Com 3 meses de estudos regrados e disciplinados, além de muita imersão, você consegue começar a conversar em inglês, a entender bastante coisa com ou sem legendas e se virar sozinho em um país estrangeiro.

Mas ficar fluente em inglês e ter domínio absoluto no idioma em 3 meses é algo impossível, isso em qualquer idioma. Por isso, tenha muito cuidado com cursos e pessoas que ofereçam total fluência em um período tão curto assim.

Apesar disso, não se desanime! Afinal, em 3 meses você consegue evoluir bastante a ponto de conseguir se comunicar com outras pessoas em inglês.

Um intercâmbio está fora do orçamento? Então, veja as escolas de inglês gratuitas no exterior.

Se jogue na experiência

Você pode aprender inglês e ter uma excelente fluência! Depende apenas de você. Para isso, lembre-se que cursos online podem ajudar (e muito) a criar uma rotina e mais disciplina com os estudos, o que acelera bastante o processo. Imersão completa na língua também é uma ótima opção, sobretudo se você tiver meios de fazer um intercâmbio para aprender inglês.

Lembre-se de que o processo de aprendizagem é contínuo e gradual. Cada pequeno progresso é uma vitória e um passo em direção ao seu objetivo. Por isso, você deve celebrar as suas conquistas ao longo do caminho (como conseguir entender uma música ou um episódio de série sem legenda, ou conseguir estabelecer um diálogo rápido são apenas alguns exemplos).

Dedique um tempo todos os dias para estudar e praticar o inglês e, se possível, insira o idioma no máximo de rotinas possíveis. Transforme essa prática em um hábito e veja a sua evolução crescer exponencialmente. Boa jornada!