Aprender inglês: melhores maneiras e dicas para ficar fluente

Aprender inglês é primordial para quem quer fazer uma viagem internacional e se comunicar na maioria dos países, para aumentar suas chances de uma promoção no trabalho, para quem pretende realizar intercâmbio durante sua faculdade.

Por isso, hoje vamos te mostrar as melhores maneiras de aprender o idioma (tradicionais e modernas), vamos comentar se o intercâmbio pode ser o melhor caminho e para quais países europeus recomendamos, além de falarmos sobre cursos presenciais, virtuais e dicas para você se tornar fluente.

Melhores maneiras de aprender inglês

Existem diferentes maneiras de aprender inglês, que vão desde as mais tradicionais até as mais modernas. Para além das maneiras tradicionais, existem ferramentas e cursos na internet que permitem aprender inglês de forma rápida ou lenta, paga ou gratuita, divertida ou séria. Tudo depende do que você prefere.

Maneiras tradicionais de aprender inglês

Curso de idiomas presencial

Muitas pessoas gostam de aprender inglês da maneira mais tradicional. No Brasil, existem diversos cursos de idiomas, como Cultura Inglesa, Brasas, CCAA, entre outros. Neles, os alunos devem frequentar as aulas de acordo com o módulo e a opção escolhida, estudar durante cerca de 6 anos, fazer provas e, caso sejam aprovados, recebem seu diploma. Apesar de vários cursos serem de qualidade, vemos muitas unidades fechando.

Isso porque o estudante pode aprender bastante teoria e até prática nas aulas, mas demora mais tempo para sair falando fluentemente o idioma, pois não está tendo tanto contato com pessoas fluentes.

Por que escolhemos a Goldenergy em Portugal?

Além disso, em uma aula com muitas pessoas, dificilmente o estudante terá como ficar perguntando sempre suas dúvidas.

Curso básico na faculdade

A maioria das universidades oferece um curso de inglês básico. Veja se a sua oferece esse curso e comece a fazer. Normalmente é gratuito ou o valor é bem baixo.

Alternativas para aprender inglês

Aulas particulares

Contratar um professor de inglês para dar aulas particulares é uma boa opção para aprender inglês. Isso porque você tem uma pessoa para te explicar tudo o que precisa, tirar as suas dúvidas, praticar e progredir. Assim, você pode ir direto aos pontos que precisa aprender e aos que tem mais dificuldades.

Aprender inglês particular

A vantagem é ser mais pessoal e você aprende o que você está a fim. Além disso, como você está pagando, você se “obriga” a aprender, e pode fazer as aulas nos horários que melhor lhe convierem. Além disso, muitos professores ensinam via Skype.

Cursos virtuais

O mundo está cada vez mais acelerado, e muitas pessoas querem fazer as atividades em horários variados. E para aprender inglês não é diferente. Por isso, assim como as aulas particulares são uma boa opção, muitas pessoas optam por estudar o idioma em horários variados, em cursos virtuais. Algumas opções de cursos virtuais são o English Live e Open English.

Intercâmbio pela faculdade ou a trabalho

O intercâmbio é mais interessante do que cursos ou aulas particulares, mas é bom saber o básico, para aproveitar melhor, e também é melhor escolher países que têm menos brasileiros (se é que isso é possível, pois estamos por toda parte), pois quando nos encontramos, a vontade de falar a nossa língua é maior e acaba atrapalhando o desenvolvimento do inglês.

Existem programas tipo “work and travel” ou “au pair” (para mulheres), que você vai trabalhar, e tem que falar inglês (já tem que ter uma pequena noção de inglês), pois as pessoas não falam português. Isso é ótimo porque você tem que se virar e acaba aprendendo as coisas bem rápido.

Fazendo uma viagem

Depois te treinar seu inglês por um bom tempo, fazer uma viagem para um país de língua inglesa, poderá ser uma das maneiras divertidas de aprender inglês.

Você poderá colocar em prática tudo que aprendeu, conversar com pessoas, pedir informações, pedir uma refeição em restaurantes, etc. Dessa forma, você poderá se divertir, treinar seu inglês, conhecer pessoas e ainda descobrir lugares incríveis.

Saiba quais os países que falam inglês na Europa.

Antes da viagem, faça uma lista com as perguntas e respostas em inglês, crie diálogos e treine em voz alta. Não tenha vergonha de tentar, errar e começar de novo. Faça perguntas em inglês como: “Com licença, para qual lado fica tal monumento?”, “Eu gostaria de comer uma pizza 4 queijos, por favor”, no táxi: “você poderia me levar até o aeroporto, por favor”.

Não esqueça que mesmo em inglês, a educação e a cortesia são muito importantes. Por isso, use sem medo as palavras “Hello”, “Good morning”, “Excuse me”, “Please” e “Thank you”.

Com grupos de conversação entre amigos

Você já pensou em fazer uma noite entre amigos onde o idioma oficial é o inglês? Não é preciso ter vergonha. Fale da maneira que você sabe. Mas te force a falar. Com amigos, tudo pode ficar mais fácil e essa, com certeza, é uma das maneiras divertidas de aprender inglês.

Conheça a escola de inglês gratuita no exterior.

Como aprender inglês sozinho

Se você tem boa concentração e é esforçado, é possível aprender inglês sozinho de algumas maneiras, como: lendo livros, assistindo a filmes e séries em inglês e vendo vídeos no YouTube, por exemplo.

Usando aplicativos no celular

Existem vários aplicativos no celular que ajudam a aprender idiomas do básico, e muitos são gratuitos. Então, é só baixar um e começar a aprender inglês!

Vale ressaltar que eles devem ser usados de forma complementar, pois o conteúdo geralmente é limitado. Babbel, Duolingo e Busuu são algumas de muitas opções disponíveis na internet.

FluentU é um aplicativo que tem conquistado muitos usuários, a maioria estudantes, ele permite que você assista a um vídeo com legendas interativas, são vídeos de música, comerciais nativos do idioma, filmes.

Veja outras opções no nosso artigo sobre os melhores aplicativos para aprender inglês.

Cursos gratuitos na internet

Existem alguns cursos de inglês gratuitos na internet onde você pode aprender o inglês básico. Existe o Colingo, que você pode inclusive interagir com os professores nativos e com os colegas, pelo vídeo. No site Learn English Online você encontra também um curso de inglês básico, estruturado por diferentes unidades e lições.

Lendo livros

Se optar por aprender inglês sozinho lendo livros em inglês, inicie pelos bem básicos e tente entender o sentido das frases, sem procurar o significado das palavras no dicionário. A leitura é muito importante para o aprendizado.

Escolha livros menores no início e se force a ler ele todinho. Você vai ver que isso ajuda muito na hora de manter a língua inglesa presente no seu dia a dia.

Resumindo: há muitas maneiras de aprender inglês e você pode até misturar várias para complementar seu aprendizado.

Aprender inglês ouvindo música

Ouvir música em inglês é muito comum. Seja nas rádios, no Spotify, no Youtube, no seu celular, as músicas em inglês estão sempre presentes no nosso dia a dia. Mas você sabe o que significam as letras das músicas? Uma das maneiras divertidas de aprender inglês é dar play na música e ir acompanhando a letra em inglês e português ao mesmo tempo.

Para isso, basta colocar o nome da música no Google e colocar “tradução”. Lá aparecerá a letra da música em inglês e a tradução em português. Ouça a música e vá acompanhando o seu significado.

Onde encontrar boas músicas?

Spotify, que é um serviço de assinatura, é fantástico porque tem uma grande seleção e você pode levar para onde quiser, inclusive na versão offline. Ele sugere as músicas mais populares e indica playlists super diferentes, uma boa forma de conhecer música nova também e sair do óbvio das TOP 10;

Você pode tocar em qualquer palavra para ver fotos úteis, definições e exemplos de frases e segundo os usuários o aplicativo deixa qualquer dicionário tradicional para trás.

Dicas para aprender com música:

  • Seu repertório deve ser de músicas que você ama. Não há porque você escolher músicas chatas e de um estilo que você não curta;
  • Preste bastante atenção na pronúncia. Essa é uma parte importante na hora de aprender inglês com música e a escolha do estilo da banda fará a diferença no entendimento;
  • Alguns professores sempre indicam as canções da Disney (inclusive os filmes infantis são ótimos aliados nesse processo de adquirir vocabulário e treinar a pronúncia), elas têm sempre uma letra rica de conteúdo.

Com séries e filmes

As séries e filmes também são excelentes maneiras divertidas de aprender inglês. Escolha uma série que você ama e já assistiu e coloque a legenda e o áudio em inglês. Depois, assista ela novamente na língua inglesa, você, aos poucos, vai se familiarizando com a língua e entendendo o significado das palavras.

Além disso, sempre assista filmes com o áudio em inglês e nunca dublados. Com os áudios em inglês, você vai treinando seu inglês de maneira divertida.

Crie metas: Você também pode criar metas mensais ou semanais. Por exemplo: assistir 4 filmes em inglês no Netflix por semana. Ou até mesmo: assistir toda a sua série favorita novamente em inglês. A série “Friends” é uma ótima opção, porque os diálogos são simples e os episódios são bem curtos.

Dicas para aprender com séries e filmes

1. Assistir filme sem legenda

Veja o filme inteiro sem legenda e áudio em inglês. Eu sei que vai parecer difícil e complicado de primeira, mas a indicação aí é para você ficar livre das influências das traduções e tentar identificar as diferenças fonéticas e o que você consegue captar;

2. Assistir filme com legenda em Inglês

Veja o filme inteiro com legenda em inglês e áudio em inglês. O objetivo aqui é saber o que você já captou na primeira vez (que vou o filme sem a legenda) e os insights em relação à pronúncia;

3. Escolha a cena que mais gosta do filme e estude-a

Essa é a hora de play e pause. Vá e volte quantas vezes for necessário. Use um dicionário e aplicativos de suporte mas não traduza! A ideia aqui é fazer você compreender como um todo a cena e dominar aquele vocabulário;

maneiras divertidas de aprender ingles

Com jogos de videogame

Para quem gosta de videogame, jogar com o áudio e a legenda em inglês, também representam maneiras divertidas de aprender inglês. Talvez você não entenda algumas palavras no início, mas com o treino, logo conseguirá jogar em inglês. Comece pelos jogos que já zerou, dessa forma, você já entenderá o contexto.

Também pode te interessar saber como fazer intercâmbio na Irlanda.

No Youtube

Comece a assistir canais do Youtube em inglês. Escolha o tema, ou o youtuber que você gosta e pratique seu inglês. Se gosta de maquiagem, assistir o canal da Camila Coelho em inglês pode ser uma das maneiras divertidas de aprender inglês. O sotaque dela é excelente, a pronúncia é fácil de entender e, além disso, ela é brasileira.

Se for homem, procure canais em inglês sobre assuntos que você gosta. Canais de culinária também são excelentes formas de treinar seu inglês, porque você estará vendo o passo a passo, o nome e a imagem dos ingredientes.

Utilize também os canais do Youtube para aprender inglês e os principais canais do Youtube sobre a Europa

Intercâmbio é o melhor caminho

Apresentamos várias maneiras de aprender inglês. Mas o intercâmbio é o melhor caminho para quem pretende se tornar fluente. Ao escolher estudar inglês fora do Brasil, você tem contato com diversas pessoas, de diferentes culturas.

E terá que se comunicar com elas no dia a dia. Para fazer um intercâmbio, você precisa, primeiramente, juntar dinheiro, pesquisar as opções de países, escolas no exterior, exigências de visto e verificar a lista das melhores agências de intercâmbio.

Intercâmbio em quais países na Europa?

Se o seu destino for a Europa, é importante saber que entre os lugares mais escolhidos para fazer intercâmbio estão a Inglaterra, a Irlanda e Malta.

Intercâmbio na Inglaterra

Ao fazer intercâmbio no berço da língua inglesa, você tem a oportunidade de aperfeiçoar tecnicamente seu idioma. Além disso, o país é conhecido por reunir algumas das mais renomadas universidades do mundo, como a Universidade de Cambridge e Universidade de Oxford. Você escolhe a duração do curso para aprender inglês no país.

Entre as vantagens de estudar na Inglaterra, está a excelente qualidade de vida, aprender o inglês britânico e a rica cultura do país. Já entre as desvantagens de fazer intercâmbio na Inglaterra está o alto custo de vida e a impossibilidade de estudantes trabalharem enquanto estudam.

Intercâmbio na Irlanda

Fazer intercâmbio na Irlanda tem um bom custo-benefício, melhor do que na Inglaterra, pois os cursos de idiomas são mais baratos.

No país, o estudante tem a possibilidade de escolher entre aprender inglês em cursos intensivos, gerais, básicos, ou passar um semestre ou um ano da faculdade. Conhecer uma nova cultura e poder trabalhar enquanto estuda estão entre as vantagens de escolher o país para aprender inglês.

Entre as desvantagens está o clima cinzento e com muita chuva, que às vezes desanima os brasileiros que optam por morar no país.

Intercâmbio em Malta

Estudar inglês em Malta também sai mais em conta do que na Inglaterra. Já em comparação com a Irlanda, Malta tem valores parecidos de custo de vida e de cursos de inglês, com exceção de Dublin, uma das 10 cidades europeias mais caras.

Os cursos de inglês em Malta são bastante procurados, principalmente por brasileiros que pretendam estudar inglês como se estiverem curtindo as férias. O país oferece paisagens paradisíacas e clima favorável.

Uma desvantagem de Malta é o sistema de transportes um pouco falho, principalmente no verão, quando a região está mais lotada. Já escrevemos um guia sobre intercâmbio na Europa. Não deixe de lê-lo para conhecer os melhores países para fazer.

Aprender inglês com música

Aprender inglês americano ou britânico?

Assim como o português, o inglês tem diferentes vocabulários e sotaques. Isso porque a cultura americana é diferente da britânica, assim como há distinções entre os vocábulos e sotaques entre o norte e o sul do Brasil, por exemplo.

Por causa disso, muita gente fica em dúvida em aprender inglês americano ou britânico. Tudo é inglês, mas o que pode lhe ajudar a escolher é saber um pouco mais sobre os dois antes de decidir, para verificar qual você mais se identifica e o que pretende fazer após aprender.

Se seu objetivo for morar na Inglaterra, por exemplo, o ideal é aprender o idioma britânico. Se o seu objetivo for morar nos Estados Unidos, deve se dedicar a aprender o idioma americano.

Como aprender inglês rápido

Para conseguir aprender inglês rápido, a melhor maneira são os intercâmbios ou os cursos intensivos, aliados às maneiras alternativas, pois assim você vai estar com o inglês na cabeça o dia inteiro, como se fosse um “intensivão”. É importante saber também como provar que o seu inglês é bom.

Veja tudo o que precisa saber sobre exame de proficiência em inglês.

Dicas para se tornar fluente

  • Não tenha vergonha de conversar com as pessoas em inglês, por mais que não saiba falar perfeitamente o idioma;
  • Tente se comunicar em inglês sempre que puder, para treinar o idioma;
  • Aceite ser corrigido. Críticas construtivas devem ser vistas por você como forma de desenvolvimento;
  • Peça ajuda a amigos e familiares mais fluentes, sempre que precisar;
  • Quando estiver no exterior, tente falar mais inglês e mescle o idioma com a linguagem gestual, sempre que sentir necessidade;
  • Seja organizado e persistente. Depois que aprender inglês, continue estudando para ser fluente;
  • Separe pelo menos uma hora do seu dia durante os dias de semana e pratique seu inglês. Você verá que com metas, será muito mais rápido;
  • Treinar sua mente para pensar em inglês, fique treinando frases e diálogos na sua mente. Os professores dizem que quando você sonha em inglês é porque está fluente na língua;
  • Se possível, faça um intercâmbio, vale a pena.

E agora, animado para aprender inglês? O idioma é essencial para se destacar no mercado de trabalho, para morar no exterior ou mesmo para se comunicar com estrangeiros, vale a pena ficar fluente. Vamos lá?

Saiba também as melhores dicas de inglês para viagem.

Julia é brasileira, formada em Turismo, morou 6 anos em Portugal e hoje mora em Budapeste. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.

Amanda Corrêa é brasileira, jornalista, mora na Europa desde 2014. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, experiência na área de assessoria de imprensa e televisão. Já morou na Inglaterra e atualmente mora em Portugal. Amanda já visitou 15 países do mundo, ama viajar e conhecer novas culturas e gastronomias. É co-fundadora do site Vagas pelo Mundo, apresentadora do podcast "Partiu Morar Fora" e produtora de conteúdo para diversos portais.

Fernanda já deixou o Brasil por Angola, Espanha e agora é Portugal. Vive imersa em um estilo de vida que permite estar sempre em contato com diferentes culturas e aprendizados. A brasileira mãe do Leo é inquieta e sonhadora, amante de uma boa gastronomia e um bom jazz. Atualmente presta consultorias de Marketing para empresas Portuguesas, é responsável pelas estratégias de Marketing da iDigital Media, videomaker nas horas vagas e sócia-fundadora do Mães em Conexão.

Artigos relacionados

Curso de inglês grátis: os melhores sites e aplicativos para aprender

Curso de inglês grátis: conheça alguns sites que ensinam inglês gratuitamente e confira também aplicativos e canais do Youtube para praticar o idioma.

Curso de francês: por quanto, onde e como fazer

Curso de frances online, presencial, pago - e seus valores - ou gratuito, dentro ou fora da França: saiba como e onde fazer.

Curso de inglês em Portugal: veja os melhores e quanto custa

Se você quer se aprofundar no estudo de um dos idiomas mais falado do mundo, saiba tudo sobre o curso de inglês em Portugal. Conheça os cursos disponíveis.

Como aprender francês: conheça as melhores maneiras

Tem vontade de aprender francês e não sabe como? Veja as melhores opções em cursos de idiomas, aplicativos, cursos online, canais do youtube e muito mais.

Como aprender espanhol: dicas práticas e as melhores ferramentas

Veja quais como aprender espanhol sozinho no exterior. Veja sites e aplicativos grátis para aprender o idioma mais facilmente.

Exame de proficiência em inglês: como se preparar

Descubra neste artigo o que é e como funciona o exame de proficiência em inglês e dicas de como se preparar para o TOEFL e IELTS.

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube