Curso de Idiomas

Aprender inglês: melhores maneiras e dicas para ficar fluente

Aprender inglês é primordial para quem quer fazer uma viagem internacional e se comunicar na maioria dos países, para aumentar suas chances de uma promoção no trabalho, para quem pretende realizar intercâmbio durante sua faculdade. Por isso, hoje vamos te mostrar as melhores maneiras de aprender o idioma (tradicionais e modernas), vamos comentar se o intercâmbio pode ser o melhor caminho e para quais países europeus recomendamos, além de falarmos sobre cursos presenciais e virtuais e dicas para você se tornar fluente.

Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil.


Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem. Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para a sua viagem.

FAZER COTAÇÃO »

Melhores maneiras de aprender inglês

Existem diferentes maneiras de aprender inglês, que vão desde as mais tradicionais até as mais modernas. Para além das maneiras tradicionais, existem ferramentas e cursos na internet que permitem aprender inglês de forma rápida ou lenta, paga ou gratuita, divertida ou séria. Tudo depende do que você prefere.

Maneiras tradicionais de aprender inglês

Curso de idiomas presencial

Muitas pessoas gostam de aprender inglês da maneira mais tradicional. No Brasil, existem diversos cursos de idiomas, como Cultura Inglesa, Brasas, CCAA, entre outros. Neles, os alunos devem frequentar as aulas de acordo com o módulo e a opção escolhida, estudar durante cerca de 6 anos, fazer provas e, caso sejam aprovados, recebem seu diploma. Apesar de vários cursos serem de qualidade, vemos muitas unidades fechando. Isso porque o estudante pode aprender bastante teoria e até prática nas aulas, mas demora mais tempo para sair falando fluentemente o idioma, pois não está tendo tanto contato com pessoas fluentes. Além disso, em uma aula com muitas pessoas, dificilmente o estudante terá como ficar perguntando sempre suas dúvidas.

Curso básico na faculdade

A maioria das universidades oferece um curso de inglês básico. Veja se a sua oferece esse curso e comece a fazer. Normalmente é gratuito ou o valor é bem baixo.

Alternativas para aprender inglês

Aulas particulares

Contratar um professor de inglês para dar aulas particulares é uma boa opção para aprender inglês. Isso porque você tem uma pessoa para te explicar tudo o que precisa, tirar as suas dúvidas, praticar e progredir. Assim, você pode ir direto aos pontos que precisa aprender e aos que tem mais dificuldades. Aprender inglês particular A vantagem é ser mais pessoal e você aprende o que você está a fim. Além disso, como você está pagando, você se “obriga” a aprender, e pode fazer as aulas nos horários que melhor lhe convierem. Além disso, muitos professores ensinam via Skype. Também já compartilhamos um texto sobre como estudar em escola de inglês gratuita no exterior.

Cursos virtuais

O mundo está cada vez mais acelerado, e muitas pessoas querem fazer as atividades em horários variados. E para aprender inglês não é diferente. Por isso, assim como as aulas particulares são uma boa opção, muitas pessoas optam por estudar o idioma em horários variados, em cursos virtuais. Algumas opções de cursos virtuais são o English Live e Open English.

Intercâmbio pela faculdade ou a trabalho

O intercâmbio é mais interessante do que cursos ou aulas particulares, mas é bom saber o básico, para aproveitar melhor, e também é melhor escolher países que têm menos brasileiros (se é que isso é possível, pois estamos por toda parte), pois quando nos encontramos, a vontade de falar a nossa língua é maior e acaba atrapalhando o desenvolvimento do inglês. Existem programas tipo “work and travel” ou “au pair” (para mulheres), que você vai trabalhar, e tem que falar inglês (já tem que ter uma pequena noção de inglês), pois as pessoas não falam português. Isso é ótimo porque você tem que se virar e acaba aprendendo as coisas bem rápido. Confira a lista de países que falam inglês na Europa.

Como aprender inglês sozinho

Se você tem boa concentração e é esforçado, é possível aprender inglês sozinho de algumas maneiras, como: lendo livros, assistindo a filmes e séries em inglês e vendo vídeos no YouTube, por exemplo.

Ouvindo músicas e assistindo a vídeos no YouTube

Coloque músicas no YouTube para tocar, coloque a letra junto e vá acompanhando, para aprender a pronúncia. Depois, pegue a letra e a tradução, para saber o que significam as palavras/frases. Quanto mais você ouvir, mais o idioma vai se tornar comum para você. Na plataforma, também é possível assistir a vídeos de professores de diversas nacionalidades, explicações sobre possíveis dúvidas, desenhos interativos, filmes, etc. para aprender o idioma. Caso queira assistir a filmes e seriados, preste atenção e tente entender o que os atores dizem. Evitar ver filmes e séries dublados é uma boa dica. Assim, você já vai se familiarizando com a língua. Canais brasileiros como Tia do Inglês, Teacher Paulo e Mairo Vergara são boas indicações para quem quer aprender inglês sozinho. Conheça outros no nosso artigo sobre os melhores canais do youtube para aprender inglês.

Usando aplicativos no celular

Existem vários aplicativos no celular que ajudam a aprender idiomas do básico, e muitos são gratuitos. Então, é só baixar um e começar a aprender inglês! Vale ressaltar que eles devem ser usados de forma complementar, pois o conteúdo geralmente é limitado. Babbel, Duolingo e Busuu são algumas de muitas opções disponíveis na internet. Veja outras opções no nosso artigo sobre os melhores aplicativos para aprender inglês.

Cursos gratuitos na internet

Existem alguns cursos de inglês gratuitos na internet onde você pode aprender o inglês básico. Existe o Colingo, que você pode inclusive interagir com os professores nativos e com os colegas, pelo vídeo. No site Learn English Online você encontra também um curso de inglês básico, estruturado por diferentes unidades e lições.

Lendo livros

Se optar por aprender inglês sozinho lendo livros em inglês, inicie pelos bem básicos e tente entender o sentido das frases, sem procurar o significado das palavras no dicionário. A leitura é muito importante para o aprendizado. Resumindo: há muitas maneiras de aprender inglês e você pode até misturar várias para complementar seu aprendizado. Conheça 7 formas divertidas de aprender inglês.

Intercâmbio é o melhor caminho

Apresentamos várias maneiras de aprender inglês. Mas o intercâmbio é o melhor caminho para quem pretende se tornar fluente. Ao escolher estudar inglês fora do Brasil, você tem contato com diversas pessoas, de diferentes culturas. E terá que se comunicar com elas no dia a dia. Para fazer um intercâmbio, você precisa, primeiramente, juntar dinheiro, pesquisar as opções de países, escolas no exterior, exigências de visto e verificar a lista das melhores agências de intercâmbio.

Intercâmbio em quais países na Europa?

Se o seu destino for a Europa, é importante saber que entre os lugares mais escolhidos para fazer intercâmbio estão a Inglaterra, a Irlanda e Malta.

Intercâmbio na Inglaterra

Ao fazer intercâmbio no berço da língua inglesa, você tem a oportunidade de aperfeiçoar tecnicamente seu idioma. Além disso, o país é conhecido por reunir algumas das mais renomadas universidades do mundo, como a Universidade de Cambridge e Universidade de Oxford. Você escolhe a duração do curso para aprender inglês no país. Entre as vantagens, está a excelente qualidade de vida, aprender o inglês britânico e a rica cultura do país. Já entre as desvantagens de fazer intercâmbio na Inglaterra está o alto custo de vida e a impossibilidade de estudantes trabalharem enquanto estudam. Estudar na Inglaterra: dicas sobre visto de estudante e melhores cursos.

Intercâmbio na Irlanda

Fazer intercâmbio na Irlanda tem um bom custo-benefício, melhor do que na Inglaterra, pois os cursos de idiomas são mais baratos. No país, o estudante tem a possibilidade de escolher entre aprender inglês em cursos intensivos, gerais, básicos, ou passar um semestre ou um ano da faculdade. Conhecer uma nova cultura e poder trabalhar enquanto estuda estão entre as vantagens de escolher o país para aprender inglês. Entre as desvantagens está o clima cinzento e com muita chuva, que às vezes desanima os brasileiros que optam por morar no país.

Intercâmbio em Malta

Estudar inglês em Malta também sai mais em conta do que na Inglaterra. Já em comparação com a Irlanda, Malta tem valores parecidos de custo de vida e de cursos de inglês, com exceção de Dublin, uma das 10 cidades europeias mais caras. Os cursos de inglês em Malta são bastante procurados, principalmente por brasileiros que pretendam estudar inglês como se estiverem curtindo as férias. O país oferece paisagens paradisíacas e clima favorável. Uma desvantagem de Malta é o sistema de transportes um pouco falho, principalmente no verão, quando a região está mais lotada. Já escrevemos um guia sobre intercâmbio na Europa. Não deixe de lê-lo para conhecer os melhores países para fazer.

Aprender inglês americano ou britânico?

Assim como o português, o inglês tem diferentes vocabulários e sotaques. Isso porque a cultura americana é diferente da britânica, assim como há distinções entre os vocábulos e sotaques entre o norte e o sul do Brasil, por exemplo. Por causa disso, muita gente fica em dúvida em aprender inglês americano ou britânico. Todos são inglês, mas o que pode lhe ajudar a escolher é saber um pouco mais sobre os dois antes de decidir, para verificar qual você mais se identifica e o que pretende fazer após aprender. Se seu objetivo for morar na Inglaterra, por exemplo, o ideal é aprender o idioma britânico. Se o seu objetivo for morar nos Estados Unidos, deve se dedicar a aprender o idioma americano.

Como aprender inglês rápido

Para conseguir aprender inglês rápido, a melhor maneira são os intercâmbios ou os cursos intensivos, aliados às maneiras alternativas, pois assim você vai estar com o inglês na cabeça o dia inteiro, como se fosse um “intensivão”. É importante saber também como provar que o seu inglês é bom. Veja tudo o que precisa saber sobre exame de proficiência em inglês.

Dicas para se tornar fluente

  • Não tenha vergonha de conversar com as pessoas em inglês, por mais que não saiba falar perfeitamente o idioma;
  • Tente se comunicar em inglês sempre que puder, para treinar o idioma;
  • Aceite ser corrigido. Críticas construtivas devem ser vistas por você como forma de desenvolvimento;
  • Peça ajuda a amigos e familiares mais fluentes, sempre que precisar;
  • Quando estiver no exterior, tente falar mais inglês e mescle o idioma com a linguagem gestual, sempre que sentir necessidade;
  • Seja organizado e persistente. Depois que aprender inglês, continue estudando para ser fluente;
  • Se possível, faça um intercâmbio; vale a pena.

E agora, animado para aprender inglês? O idioma é essencial para se destacar no mercado de trabalho, para morar no exterior ou mesmo para se comunicar com estrangeiros, vale a pena ficar fluente. Vamos lá?

Saiba também as melhores dicas de inglês para viagem.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas.
Compartilhe

Carolina Carvalho

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.

Julia Discacciati

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.

Artigos Relacionados

Fechar