Guia de intercâmbio na Europa

Europa  / 

Muitos jovens sonham em fazer um intercâmbio na Europa e, como são tantos países e culturas diferentes, fica difícil decidir para onde ir. Para além disso, ainda existem diversos programas de intercâmbio, que se adaptam às necessidades e vontades de cada pessoa.

Para poder ajudar um pouquinho você que está aí, morrendo de vontade de fazer um intercâmbio, montamos um guia de intercâmbio na Europa, com alguns dos países mais procurados. Por isso, continue aqui comigo para não perder as nossas dicas.

Quais as opções para fazer um intercâmbio na Europa?

Existem várias opções e tudo depende do seu destino. Basta você escolher aquela que mais se adequa ao seu objetivo e às suas prioridades:

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »
  • Cursos de idiomas;
  • Ano acadêmico;
  • Universidade;
  • Voluntariado;
  • Estágio e trabalho
  • Cursos de verão;
  • Estágios.

Quais os passos para fazer um intercâmbio na Europa?

A maneira mais fácil (em termos burocráticos) é procurar uma agência especializada em intercâmbios. Foi essa a minha opção quando fiz o meu intercâmbio para os Estados Unidos.

As agências já estão preparadas para ajudar a tirar o visto, a fazer a matrícula na escola (se for o caso), a comprar as passagens. Para mim foi a maneira que achei melhor e mais segura.

Mas dá para fazer tudo sozinho

Mas você pode fazer sozinho também, porém, terá que entrar em contato com as escolas sozinho, ou conseguir o estágio sozinho, dar entrada no pedido de visto, fazer toda a parte burocrática, comprar as passagens, cuidar da parte de alojamento, etc. Mas não é impossível.

Agora que já falamos sobre as opções de intercâmbio na Europa e como se faz para vir para a Europa, vamos ao Guia de Intercâmbio na Europa, com alguns dos países mais procurados:

Como fazer um intercâmbio na Irlanda

Intercâmbio na Irlanda

Como é fazer intercâmbio na Irlanda?

Conheço pessoas que foram para a Irlanda para fazer curso de inglês e pessoas que foram fazer um ano da universidade. A primeira diferença que você vai notar, quando chegar na Irlanda, é o sotaque.

O sotaque deles é muito diferente do sotaque americano, que é o inglês que estamos acostumados a ouvir. Mas isso não será um problema, em pouco tempo você vai se acostumar e vai entender o que eles estão dizendo.

Além disso, fazer intercâmbio na Irlanda, é entrar em contato com uma nova cultura, totalmente diferente da nossa, conhecer novas pessoas, vivenciar uma experiência única na sua vida.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Quais os tipos de intercâmbio posso fazer na Irlanda?

Cursos de inglês intensivos

Para quem quer/precisa aprender mais rápido, ou por ter pouco tempo ou por vontade própria. Os cursos intensivos vão do nível iniciante ao avançado e normalmente podem ser feitos em grupo ou individualmente.

Cursos de inglês gerais

Com uma carga horária mais reduzida do que os cursos intensivos, os cursos gerais também vão do nível iniciante ao avançado, e normalmente podem ser feitos em grupo ou individualmente.

Cursos de inglês básicos

Com bem menos horas de aula por semana, esse curso dá ao aluno tempo para conhecer a cidade e dar uma turistada, conhecer pessoas e a cultura local, o que, na minha opinião, é muito importante durante um intercâmbio.

Passar um semestre/ano da faculdade

Existe também a possibilidade de passar um semestre ou um ano fazendo intercâmbio na Irlanda, através da sua Universidade. Basta ver os protocolos que a sua Universidade tem com as universidades do exterior e ver se tem convênio com alguma universidade da Irlanda.

Voluntariado

Você pode ir para a Irlanda fazer um trabalho voluntário e de quebra aprender inglês. Existem alguns centros que contratam pessoas como voluntários na Irlanda. Você pode dar uma olhada no Serve de City Ireland e no Dublin Simon Community para ver alguns dos trabalhos.

Quais as vantagens e desvantagens de fazer intercâmbio na Irlanda

Qualquer país e qualquer intercâmbio vai ter vantagens e desvantagens, até porque, a vida é feita de altos e baixos. Por isso temos que tirar sempre proveito das vantagens e tentar levar as desvantagens como pequenos desafios a enfrentar.

Vantagens

  • Conhecer uma nova cultura;
  • Conhecer um país lindo;
  • Poder viajar para outros países com facilidade (essa é uma vantagem de intercâmbio na Europa);
  • Aprender inglês;
  • Fazer amigos de várias nacionalidades (essa é uma vantagem de todos os intercâmbios);
  • Pode obter visto de trabalho durante os estudos;
  • Cerveja boa.

Desvantagens

  • O céu cinzento (a falta do sol);
  • A chuva;
  • O frio;
  • A quantidade de brasileiros (isso vai acontecer em qualquer lugar do mundo)*.

*Atenção: Não estou falando que encontrar brasileiros e fazer amizade com brasileiros é ruim, muito pelo contrário, é sempre muito bom encontrar alguém da nossa terrinha, mas você tem que se policiar, pois se a sua intenção é aprender inglês, se relacionar somente com brasileiros irá atrapalhar muito a sua aprendizagem.

Qual o custo de vida na Irlanda?

Como já falamos, uma das vantagens de fazer intercâmbio na Irlanda é poder trabalhar enquanto estuda. Isso ajuda muito a suprir as despesas enquanto estiver no país. É claro que o custo de vida vai variar de acordo com a cidade que você escolher para viver e o seu modo de vida.

Vamos usar como exemplo Dublin, que é a capital e a cidade mais cara da Irlanda. Para morar em Dublin, você irá gastar em média 580 euros por mês (com aluguel de quarto, alimentação, contas e transporte), sem contar o entretenimento. Veja em detalhe como é o custo de vida na Irlanda.

Mas você pode trabalhar enquanto estuda, e o salário é por volta de 9,50 euros por hora. Fazendo as contas, se você trabalhar 20 horas semanais (que normalmente é o que é permitido no visto), você receberá 760 euros por mês.

Então quanto vai custar o intercâmbio na Irlanda?

Já falamos do custo de vida da Irlanda, mas nesse custo não consta os cursos que você irá fazer. Isso deverá ser pago a parte, de acordo com o pacote que você fechar com a agência ou diretamente com a escola.

Por isso você deve pesquisar para saber quanto custa os cursos e ainda acrescentar o valor da passagem. Isso vai valer para qualquer intercâmbio na Europa, ok?

Como fazer um intercâmbio na Inglaterra

Intercâmbio na Inglaterra
Fazer um intercâmbio na Inglaterra é viver em um país com uma excelente qualidade de vida, aprender costumes muito diferentes dos nossos (como pontualidade por exemplo), e ainda estar rodeado de cultura e história. E não se esqueça, Inglaterra não é só Londres… há muitos lugares a descobrir! E lindos por sinal!

Conheça o nosso Top 10 de lugares mais lindos do mundo.

Quais os tipos de intercâmbio posso fazer na Inglaterra?

Cursos de inglês

Assim como na Irlanda, e em qualquer outro país da Europa de língua inglesa, o intercâmbio na Europa traz a possibilidade de aprender inglês. Existem cursos para todas as idades e todos os níveis. Além disso, a duração do curso é você quem escolhe.

Como existem diversas escolas e cursos, em diferentes cidades, faça uma pesquisa nas agências de intercâmbio, para ver as ofertas (normalmente algumas agências ou escolas têm pacotes com alojamento, o que facilita a sua vida na hora de pesquisar mais esse detalhe).

Semestre/ano da faculdade

Também é possível ir para a Inglaterra através dos acordos de parceria entre as universidades. Veja com quais universidades da Inglaterra a sua universidade tem parceria, e se as vagas estão abertas, faça a sua candidatura e cruze os dedos!

High School

É possível fazer também um ou dois anos de ensino médio na Inglaterra. Algumas agências oferecem esse serviço e na minha época de colégio tive amigas que fizeram e que amaram. Portanto acho que é uma ideia muito boa.

Voluntariado

Em todos os lugares é preciso alguém para fazer algum trabalho voluntário. E na Inglaterra não é diferente. Portanto, se você quer fazer um intercâmbio na Europa e quer fazer a diferença, talvez o voluntariado seja a opção que você procurava. Você pode ver alguns sites que buscam voluntários, como o do-it, Camphill ou ncvo.

Quais as vantagens e desvantagens de fazer intercâmbio na Inglaterra

Vantagens

  • Facilidade de viajar para outros países;
  • Cultura rica e história magnífica (adquire uma bagagem cultural imensa);
  • Melhora o currículo;
  • Muita segurança;
  • O sotaque inglês é lindo;
  • Você conhece pessoas do mundo inteiro.

Desvantagens

  • Moeda cara (consequentemente custo de vida mais caro);
  • Muito frio;
  • Pouco sol;
  • Muita chuva;
  • Estudantes não podem trabalhar.

Qual o custo de vida na Inglaterra?

Se você escolher morar na capital, o custo de vida vai ser altíssimo. Por isso, muitas pessoas optam por morar em outras cidades, que possuem escolas com o mesmo padrão de qualidade de ensino, com o custo de vida mais baixo mas que mantêm uma alta qualidade de vida.

O custo de vida em Londres é em torno de 850 libras mensais, incluindo aluguel (de quarto, fora do centro), alimentação, despesas e transporte.

Como fazer um intercâmbio em Malta

Intercâmbio em Malta

Como é fazer intercâmbio em Malta?

Fazer um intercâmbio em Malta é diferente de fazer um intercâmbio na Europa, nos outros países, pois Malta tem um clima diferente, e apesar de ser bem frio no inverno, o verão é bem agitado, tem muitas festas e diversão de segunda a segunda (sim, eu amo Malta!).

A ilha é maravilhosa, paisagens encantadoras… na minha opinião, é impossível não gostar.

Ah, não se esqueça, Malta é um dos poucos países da Europa que exige a vacina da febre amarela para entrar no país.

Quais os tipos de intercâmbio posso fazer em Malta?

Cursos de inglês

Em Malta as duas línguas faladas são maltes e inglês, e os cursos de inglês têm sido muito procurados. Existem turmas específicas para cada idade e cada nível e, de acordo com o programa que você escolher, quando você achar que já está preparado para mudar de turma, você pode pedir para fazer uma prova para avançar de nível (algumas escolas utilizam esse método).

Eu conheço algumas pessoas que fizeram curso de inglês em Malta, em diferentes escolas, e gostaram muito.

Ano acadêmico

É possível ir também fazer um curso de 6, 9 ou 11 meses em Malta, intercalando inglês com alguma outra matéria do seu interesse. Para isso você tem que ter mais de 16 anos.

Para saber mais informações deve procurar as agências especializadas em intercâmbio.

Cursos de verão

A Universidade de Malta costuma abrir vagas para estudantes internacionais participarem de alguns cursos de verão. É só estar atento aos cursos oferecidos, às vagas abertas e às datas de candidatura.

Voluntariado

Se você quer fazer intercâmbio na Europa, indo para Malta fazer trabalho voluntário, poderá procurar algumas informações nos sites Malta SPCA, Bird Life ou workaway.

Quais as vantagens e desvantagens de fazer intercâmbio em Malta

Vantagens

  • A ilha é maravilhosa;
  • As escolas são ótimas;
  • As pessoas são acolhedoras;
  • O clima é bom;
  • Tem muita festa e muitos lugares para se divertir; Você conhece pessoas de todos os lugares do mundo.

Desvantagens

  • Por ser uma ilha, os preços das passagens para visitar outros países são mais elevados;
  • Por ser muito turística, no verão a praia fica muito lotada (muito mesmo);
  • O sistema de transportes públicos não funciona muito bem (às vezes os horários dos ônibus falham, principalmente no verão).

Qual o custo de vida em Malta?

Malta não é uma ilha com um custo de vida caro. Existem várias possibilidades para você economizar. Pode escolher ficar no alojamento da escola, dividir casa/quarto com outras pessoas, enfim, você escolhe o que for melhor para você.

Você gastará aproximadamente 450 euros mensalmente em aluguel de 1 quarto com despesas incluídas e alimentação. O transporte não está contabilizado, pois cada escola está em um lugar, e muitas pessoas optam por ir caminhando.

Como fazer um intercâmbio na Espanha

Intercâmbio na Espanha

Como é fazer um intercâmbio na Espanha?

A experiência de fazer um intercâmbio na Espanha vai depender do lugar que você escolher para ir. De norte a sul da Espanha, as diferenças são enormes, mas com certeza será inesquecível e você irá aprender muito e voltará pra casa com “gostinho de quero mais”.

Quais os tipos de intercâmbio posso fazer na Espanha?

Curso de espanhol

Você pode ir aprender espanhol na Espanha, estudando em uma das diversas escolas especializadas em cursos de espanhol para estrangeiros.

Os cursos podem ter a duração que o aluno quiser, podem ser intensivos ou não, e são para todas as idades e níveis. Por isso, qualquer pessoa pode fazer. Não perca essa oportunidade e vá aprender espanhol em um intercâmbio na Europa.

Semestre/ano da faculdade

Muitas universidades da Espanha têm acordos com universidades brasileiras, para receber estudantes intercambistas. Por isso, se quiser fazer um intercâmbio na Europa, se informe na sua Universidade sobre essa possibilidade.

Confira quais são as melhores Universidades da Espanha.

Ano acadêmico

Você pode optar por fazer um curso de 6, 9 ou 11 meses na Espanha aprendendo espanhol juntamente com alguma outra disciplina que você goste. O único requisito é que você tenha mais de 16 anos. Saiba mais procurando agências especializadas em intercâmbio.

Voluntariado

Se você quiser fazer um intercâmbio na Europa, através de um trabalho voluntário na Espanha, a melhor maneira de encontrar vagas, é no site Plataforma Voluntariado.

Quais as vantagens e desvantagens de fazer intercâmbio na Espanha

Vantagens

  • Os espanhóis são pessoas muito acolhedoras;
  • Facilidade para viajar e conhecer outros países;
  • A vida noturna espanhola é muito agitada;
  • O clima é mais ameno que os países do norte da Europa;
  • O custo de vida não é tão caro (principalmente se não for para as grandes cidades);
  • A comida é muito boa.

Desvantagens

  • Nas principais cidades tem muitos batedores de carteira;
  • Você conhece muitas pessoas de outros países e a tendência é falar inglês com elas, por isso tem que se policiar para isso não acontecer.

Qual o custo de vida na Espanha?

Como já falamos anteriormente, depende da região que você escolher morar. Por exemplo, se for morar em Madrid, o custo médio será de 800 euros mensais (aluguel, contas, alimentação e transporte), se for para Valência será por volta dos 600 euros mensais também todos os gastos, e para Salamanca, 500 euros.

Como fazer um intercâmbio na França

Intercâmbio na França

Como é fazer um intercâmbio na França?

Um país encantador e cheio de charme, que chama a atenção pela língua, que muitos querem aprender, por ser uma das mais belas do mundo.

Fazer intercâmbio na França é entrar em um mundo completamente diferente, onde em cada canto que você olha, você vê um pedaço de história e de beleza. Não tem como não se apaixonar.

Quais os tipos de intercâmbio posso fazer na França?

Curso de francês

Nada melhor do que fazer um intercâmbio na Europa, indo para a França para aprender francês. Existem diversas modalidades de cursos (e escolas), de 2 semanas a 24 semanas, de acordo com a necessidade e vontade do aluno.

Além disso, vai do nível mais básico ao mais avançado e tem para todas as idades, afinal, nunca é tarde para aprender uma nova língua.

Ano acadêmico

Se você tiver mais de 16 anos, você pode fazer um curso de francês aliado a outras matérias durante 6, 9 ou 11 meses na França.

Imagina o quanto você não irá aprender durante esse tempo nesse intercâmbio na Europa? Com certeza será uma experiência que você nunca esquecerá!

Semestre/ano da faculdade

As universidades francesas também têm acordos com algumas universidades do Brasil para que estudantes brasileiros possam fazer intercâmbio na França. Normalmente as universidades brasileiras divulgam os editais com as vagas através de seus canais de comunicação.

Voluntariado

Para conseguir ser um voluntário na França, a maneira mais fácil é acessar o site France Bénévolat, pois eles gerem a maioria das ONGs e associações que precisam de voluntários.

Quais as vantagens e desvantagens de fazer intercâmbio na França

Vantagens

  • Dependendo do tempo que você vai estudar, você poderá conseguir um visto para trabalhar;
  • Facilidade para viajar para outros países;
  • O sistema de saúde público funciona muito bem;
  • Gastronomia;
  • Bons vinhos;
  • Vários museus.

Desvantagens

  • Dificuldade em encontrar alojamento;
  • Preço alto dos aluguéis;
  • O inverno é muito frio;
  • Dificuldade de comunicação para quem vem sem saber falar nada de francês.

Qual o custo de vida na França?

O custo de vida na França não é barato, principalmente em Paris. Para viver na capital, longe do centro, será preciso desembolsa por volta de 970 euros por mês para pagar o aluguel, as despesas, a alimentação e o transporte.

Também já compartilhamos algumas dicas sobre o custo de vida na França.

Como fazer um intercâmbio na Itália

Intercâmbio na Itália

Como é fazer um intercâmbio na Itália?

Fazer um intercâmbio na Itália é estar perto de pessoas sorridentes, que falam alto e gesticulam, conversam que parece que estão brigando. É ver carros parados no passeio, trânsito parecendo que não funciona nem placas, nem sinais nem faixa de pedestres, mas no final parece que tudo da certo.

É comer bem todos os dias, mesmo fazendo comida em casa, e fazer amizade com as pessoas que te atendem na padaria que você vai sempre tomar café.

Quais os tipos de intercâmbio posso fazer na Itália?

Curso de Italiano

Existem muitas escolas especializadas em cursos de italiano para estrangeiros, e os cursos vão do nível básico ao avançado e são para todas as idades.

Podem ter aulas em grupo ou individuais, dependendo do que o aluno escolher. A maioria das escolas ainda oferece atividades extracurriculares, como passeios a museus e excursões a cidades vizinhas.

Se você está curioso sobre como aprender italiano, confira o nosso guia e comece já a praticar.

Ano acadêmico

Se além de aprender italiano você também tiver interesse em aulas culturais e atividades interativas, você pode fazer um intercâmbio na Europa, com duração de 6, 9 ou 11 meses, na Itália. Basta ter mais de 16 anos.

Semestre/ano da faculdade

Várias universidades da Itália têm acordo com universidades brasileiras para aceitar alunos intercambistas pelo período de 1 ou 2 semestres (normalmente). Consulte no site da sua Universidade se existe algum acordo com alguma universidade italiana.

Voluntariado

Para fazer voluntariado na Itália, procure informações nos seguintes sites: focsiv, parco abruzzo e Sant’Egidio. Esses sites normalmente precisam de voluntários ou divulgam vagas para voluntários.

Quais as vantagens e desvantagens de fazer intercâmbio na Itália

Vantagens

  • A comida é muito boa;
  • A língua é muito bonita;
  • Os italianos são muito alegres;
  • As cidades são muito bonitas;
  • É fácil conhecer outros países (a não ser que esteja nas ilhas);
  • A cultura é muito interessante.

Desvantagens

  • É muito fácil engordar (se não se policiar com as massas e sorvetes… ui);
  • Inverno rigoroso e verão muito intenso dependendo da região;
  • Custo de vida bem alto dependendo da cidade;
  • Não da para fugir dos turistas (é tudo muito turístico o ano inteiro).

Qual o custo de vida na Itália?

O custo de vida na Itália vai variar de acordo com a cidade que você vai morar e com a localização. Por exemplo em Milão, em um apartamento dividindo com outras pessoas, ou seja, o aluguel de um quarto, com todas as despesas incluídas, mais o transporte e a alimentação, você gastará por volta dos 700 euros mensais.

Como fazer um intercâmbio na Alemanha

Intercâmbio na Alemanha

Como é fazer intercâmbio na Alemanha?

Fazer um intercâmbio na Alemanha, é chegar em um país e levar logo um choque cultural. Primeiro com organização e limpeza das cidades e com o funcionamento dos transportes e repartições públicas, depois com as pessoas, que são completamente diferentes de nós.

Depois vem a questão da língua que, para quem vai para aprender do zero, deve ser um grande desafio. Mas nada como sair da nossa zona de conforto e conhecer novas culturas para abrir a nossa mente e nos fazer crescer e amadurecer, não é?

Veja também como é a cultura da Alemanha. e saiba tudo sobre estudar na Alemanha.

Quais os tipos de intercâmbio posso fazer na Alemanha?

Curso de Alemão

Do nível iniciante ao avançado, tem para todo tipo de estudante. Cursos intensivos ou mais básicos, de acordo com as necessidades do aluno. Além disso, tem turmas para todas as idades.

Semestre/ano da faculdade

Quem nunca sonhou em fazer um intercâmbio na Europa? Estando na universidade é uma das maneiras mais fáceis que existe! Algumas universidades da Alemanha possuem acordos com universidades brasileiras, veja se é o caso da sua universidade e parta já para essa aventura!

Voluntariado

Para poder fazer voluntariado na Alemanha, você pode procurar informações no site do programa Incoming (que aceita candidaturas de brasileiros) ou no site da Stellenbörse.

Ano acadêmico

Todos sabemos que alemão não é uma língua fácil de aprender… Por isso, a opção de fazer o programa de intercâmbio ano acadêmico, que conjuga aulas de alemão com aulas culturais à escolha do aluno é uma das melhores, pois cansa menos do que estar sempre estudando alemão, e o aluno acaba fazendo coisas diferentes.

O programa dura 6, 9 ou 11 meses e pode ser feito por qualquer pessoa maior de 16 anos.

Quais as vantagens e desvantagens de fazer intercâmbio na Alemanha

Vantagens

  • Qualidade de vida;
  • Funcionamento dos transportes;
  • Segurança;
  • Poder viajar para diversos países;
  • Poder aprender novos hábitos culturais.

Desvantagens

  • Adaptação à cultura (é uma dificuldade, mas acabamos por ultrapassar);
  • Clima;
  • Adaptação à comida.

Qual o custo de vida na Alemanha?

Se você escolher morar em Berlim por exemplo, irá gastar por volta de 800 euros por mês com aluguel, despesas, alimentação e transporte. Porém, existem cidades mais baratas. Por isso pesquise antes de fechar qualquer pacote de intercâmbio.

Vale a pena fazer um intercâmbio na Europa?

Fazer um intercâmbio na Europa é um sonho que muitos brasileiros já realizaram e que muitos ainda estão tentando realizar. A dica que eu dou é que pesquise bastante, faça todas as contas para ver o que cabe no seu orçamento.

Muitas vezes morar em cidades menores pode te surpreender. Descubra os destinos não explorados pelos turistas na Europa, e veja as maravilhas que estão escondidas, só esperando você aparecer!

Veja mais e entenda porque o intercâmbio é uma experiência de vida, que vale a pena fazer.

Seguro para intercâmbio na Europa

Você sabia que o seguro de viagem é obrigatório na União Europeia? Pois é, é regra! Ainda mais para quem vai passar mais de um mês fora do país, como é o caso dos estudantes de intercâmbio. E é sempre bom estar precavido, não é?

O seguro de viagem não só faz a vez dos seguro saúde, oferecendo atendimento em hospitais particulares no exterior, como também cobre extravio, perda e roubo de malas, custos em casos de acidentes e outras coisas. Ah! mas não se esqueça que o seguro deve cobrir pelo menos 30.000€ em despesas médicas.

Mas não se preocupe com valores, pis há seguros de viagem bem em conta! O mais interessante é que você pode cotar os seguroes e comparar os valores em questão de segundos, no próprio site. Nós indicamos o site da Seguros Promo para seguros de viagem. 🙂

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é a TransferWise. Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.