Agência de intercâmbio: o ranking das 10 melhores

Estudar em outro país é o sonho de milhares de pessoas que buscam aliar o conhecimento com a vivência de outra cultura e a experiência de conhecer novos lugares. Planejar essa empreitada exige muita organização, pesquisa e, claro, dinheiro, e para investir certo é preciso escolher uma agência de intercâmbio reconhecida e com boas avaliações. Saiba quais são as 10 melhores do Brasil.

Agência de intercâmbio: conheça o top 10

Existem várias agências de intercâmbio no Brasil e no geral elas oferecem serviços semelhantes. No entanto, a qualidade dos serviços pode diferir de agência para a agência, assim como o número de destinos trabalhados.
Vamos conferir como é cada agência de intercâmbio.

1. CI Intercâmbios

Segundo o próprio site, a CI Intercâmbios é a melhor empresa de intercâmbios e turismo jovem do Brasil, com mais de 130 lojas no país e em mais de 100 destinos.
A agência oferece cursos de idiomas, cursos profissionalizantes, high school no exterior, intercâmbio teen (de sete a 17 anos), intercâmbio esportivo, trabalho voluntário, estágio e outras opções de vivência em outros países.

Avaliações e prêmios

Na página do Reclame Aqui da CI , nos últimos 6 meses a empresa recebeu 51 reclamações e respondeu a todas, e tem índice de solução de 82,4%. A maioria das reclamações é sobre qualidade do serviço, estorno de valor pago e demora na execução do serviço. A avaliação atual é de 7.4 (Bom).
Entretanto, você também pode conferir um guia que já escrevemos sobre fazer um intercâmbio na Europa.

Prêmios

A empresa recebeu uma série de prêmios, entre eles:

Precisa enviar dinheiro para o exterior?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

  • Cinco vezes a Melhor Empresa de Intercâmbio do Brasil (2009, 2011, 2012, 2013 e 2014) pelos leitores da Viagem e Turismo;
  • Duas vezes a melhor empresa de intercâmbio da América Latina com o prêmio ST Star Awards;
  • Melhor Agência de Intercâmbio por 4 vezes pelo Datafolha;
  • Eleita 5 vezes a empresa de intercâmbio parceira da educação;
  • Eleita 6 vezes a melhor empresa de cursos no exterior.

2. STB (Student Travel Bureau)

A STB entra na lista por ser uma das agências mais qualificadas e completas na oferta de serviços. São diversos destinos para escolha do cliente – o High School está disponível em 11 países europeus, enquanto o intercâmbio universitário inclui cursos livres, graduação, pós graduação, Foundation Program e outros.Veja o artigo que escrevemos sobre intercâmbio pela STB.

Avaliações e prêmios

Na página da STB no Reclame Aqui, no modo geral a empresa resolveu 99% dos problemas e recebeu 100 reclamações, as quais solucionou 85,7%. A maioria das reclamações são sobre qualidade do serviço, estorno do valor pago e atraso na entrega, mas 61,9% voltariam a fazer negócio e a nota para o atendimento foi 7,35. Vale ressaltar que nos últimos 12 meses a empresa recebeu apenas 21 reclamações e por isso não possui reclamações suficientes para gerar uma reputação, o que é um ótimo indicativo.
A STB recebeu três vezes o Prêmio Top Educação na categoria Intercâmbio nos anos 2012, 2013 e 2015.
Segundo o próprio site, a STB é a única empresa brasileira membro da ISTC (International Student Travel Confederation), e também já recebeu prêmio de Melhor Operadora de Cursos no Exterior pela Viagem e Turismo.

3. EF Brasil

Presente em 116 países, a proposta da EF Intercâmbios é combinar o aprendizado do idioma com intercâmbio cultural através de viagens internacionais e educacionais.
Por isso, a agência de intercâmbio oferece uma série de programas, desde intercâmbio até cursos de idiomas e extensão universitária.
Também já escrevemos sobre como estudar na Europa de graça. Veja as dicas.

Avaliações e prêmios

Segundo informações do próprio site, a EF Intercâmbios é reconhecida mundialmente como empresa líder em educação internacional.
No Facebook, a empresa recebeu 2,1 mil avaliações, sendo 1,3 mil de cinco estrelas e 132 com apenas uma estrela; a nota na rede social é 4,2 e é recomendada por 132 pessoas. Ná página da EF no Reclame Aqui, nos últimos 12 meses a empresa recebeu apenas 8 reclamações e respondeu a todas elas, não sendo suficiente para formar uma reputação.
Também pode ser útil conferir como é fazer um:

4. IC Group Education

Os programas de intercâmbio do IC Group são voltados para estudantes e profissionais que queiram aprender ou aperfeiçoar um segundo idioma.
Os cursos estão disponíveis na Inglaterra, Espanha, Rússia e Irlanda para crianças, adolescentes, adultos e idosos. O grupo oferece ainda seguro saúde e serviços de acomodação.

Avaliações e prêmios

O IC Group é certificado pelo English UK (Associação Nacional de Credenciamento de Centros de Língua Inglesa no Reino Unido). No site Melhor Intercâmbio, está em primeiro lugar na recomendação de agências para a Inglaterra.
Não há avaliações disponíveis no Reclame Aqui. Já na página do Facebook, a empresa tem cerca de 6 mil curtidas, é recomendada por 37 pessoas e tem nota 4.9 em 5.

5. Experimento Intercâmbio Cultural

A agência de intercâmbio oferece seis programas para quem deseja experiência no exterior: cursos de idiomas, High School, programas de férias, programas universitários, formação profissional e au pair.
Entre os destinos europeus da Experimento estão Irlanda, Inglaterra, Alemanha, Escócia, França, Suíça, Espanha, Malta e Itália. Na aba de promoções estão os programas com descontos e vantagens mês a mês.

Avaliações e prêmios

Na página do Reclame Aqui do Experimento Intercâmbio Cultural nos últimos 12 meses foram 45 reclamações, sendo que a empresa respondeu todas elas e resolveu 82,4%. A maioria das reclamações é sobre atendimento ruim, demora na execução e qualidade do serviço prestado. Os útimos prêmios recebidos pela empresa foram de agência de intercâmbio da América Latina em 2010, 2011 e 2012.
Agência de intercâmbio estudar no exterior

6. Egali Intercâmbios

A Egali Intercâmbios possui acomodações próprias, baratas e seguras que servem de residência para os estudantes, além de hostels próprios para quem deseja conhecer outros intercambistas.
Em relação aos cursos, estão disponíveis nas modalidades teens, especiais (idiomas + qualificação profissional), curso e trabalho e curso de línguas. Na Europa, as opções incluem Espanha, França, Inglaterra, Irlanda, Itália e Malta.É uma empresa jovem, com apenas 11 anos, mas que já tem confiança e sua fatia de mercado.
Veja como é fazer um intercâmbio na Irlanda.

Avaliações e prêmios

Na página da Egali no Reclame Aqui, a empresa recebeu 84 reclamações nos últimos 6 meses, respondeu todas e resolveu 89,6% dos problemas. Um índice importante é que 77,1% das pessoas que reclamaram disseram que fariam negócios com a empresa novamente, o que é um fator positivo. Na avaliação dos últimos 12 meses e na avaliação geral a boa reputação persiste.
A empresa recebeu o prêmio MPE Brasil em 2011 – Estado Rio Grande do Sul na categoria Serviços de Turismo.

7. IE Intercâmbios

Com opções de intercâmbio teen, High School no exterior, cursos de idiomas e cursos que aliam estudos com trabalho, a IE Intercâmbios apresenta como prioridades o enriquecimento cultural, experiência internacional e aprimoramento no idioma.
A agência oferece ainda a opção de cursos universitários no exterior – Espanha e Reino Unido na Europa – e pacotes de viagens, além de promoções para determinados destinos.
Entenda porque o intercâmbio é uma experiência de vida e na qual você deve participar.

Avaliações e prêmios

Com apenas 13 reclamações no Reclame Aqui nos últimos 12 meses, a empresa tem avaliação boa, respondeu todas as reclamações e resolveu 70% dos problemas.
Entre os prêmios, a agência de intercâmbios recebeu:

  • Excelência em Franchising em 2019 pela ABF;
  • Melhor franquia do Brasil em 2018 pelo Empresas e Negócios;
  • Belta – Selo de Excelência em 2015, 2016, 2017 e 2018;
  • Revista Viagem e Turismo – Variedade de Destinos;
  • Melhor Agência de Intercâmbio da América Latina – Study Travel – 2017
  • Prêmio St Star Awards como Winner em 2017.

8. 2B Study Group

A 2B Study está presente em mais de 15 países e oferece seis tipos de programas de intercâmbio: High School, cursos de idiomas, carreiras, estudar e trabalhar, programas teen e turismo.
A empresa oferece também suporte personalizado e serviços extra, como seguro viagem e cotação de moedas, além de buscas por escolas para quem busca a melhor qualificação.

Avaliações e prêmios

Eleita a segunda melhor agência do mundo com o PABA 2014, nos últimos 12 meses a empresa recebeu apenas 15 reclamações e respondeu apenas 9. No índice geral apresenta-se como não recomendada, pois a empresa não responde às reclamações.

9. Birds Intercâmbio Cultural

Especializada em intercâmbio cultural e cursos no exterior, a Birds Intercâmbio representa renomadas escolas de idiomas, de High School e universidades em todos os continentes, sendo referência pelo atendimento e responsabilidade com o cliente.
Entre os principais destinos da agência estão França, Alemanha, Inglaterra, Irlanda, Espanha e Malta.

Avaliações e prêmios

A Birds é certificada pela ICEF (International Consultants for Educations and Fairs) e credenciada como Agência Top pelo site Melhores Intercâmbios. Não há informações sobre a agência de intercâmbio no Reclame Aqui.

  • Recebeu o prêmio de Agência Top pelo site Melhores Intercâmbios;
  • Prêmio Icef Agency 2019-2020;
  • No Facebook, a empresa recebeu 47 avaliações, sendo 42 com cinco estrelas e nota média de 4,7.

10. Hola!

Para finalizar, falamos da “Hola!“. A menos conhecida das agências de intercâmbio e turismo nasceu na Espanha, mas hoje possui sede em Curitiba e busca incentivar e auxiliar estudantes que queiram aprender outro idioma no exterior.
Entre os programas da Hola estão cursos de idiomas, trabalho voluntário, colônias de férias, cursos para professores, estudo e trabalho e preparatórios para universidade.
A agência não apresenta ainda não ganhou nenhum prêmio e no Facebook, são 33 avaliações, sendo 29 com cinco estrelas e nenhuma com apenas uma estrela; a nota média é 4,8. Não há informações no Reclame Aqui.

Vale a pena contratar uma agência de intercâmbio?

A não ser que você tenha experiência em planejar viagens para o exterior ou tenha tempo livre para organizar roteiros, pesquisar preços e planejar a rota, contratar uma agência compensa (e muito!).
O custo pode até saltar os olhos, mas a comodidade e praticidade não tem preço e facilitam todo o processo; além disso, é possível parcelar em várias vezes e ainda personalizar o roteiro.
A dica, é claro, é fazer um orçamento com diferentes empresas e pesquisar apenas entre aquelas que são renomadas para que a viagem não se torne um pesadelo.
Outra vantagem de recorrer às agências é a oferta de diferentes serviços por uma mesma empresa. Num mesmo pacote você pode colocar visto, documentação e seguro viagem – algo que seria mais complicado se você planejasse tudo por conta própria. Caso você precise economizar, recomendamos que você faça tudo com calma e utilize o nosso comparador de seguro viagem para encontrar o plano mais adequado à sua viagem pelo melhor preço.
Se você ainda não escolheu o país para fazer um intercâmbio, sugiro que veja o nosso texto com um guia de intercâmbio na Europa com diversos países, com prós e contras de cada um.

Clara é natural do interior de São Paulo e tem muito orgulho do sotaque caipira. Jornalista que adora gatos, tatuagens e livros, vê o mundo de cabeça para baixo e tem como vícios memes da internet e soltar piadas inesperadas no meio de uma conversa.

Artigos relacionados

Family Search: saiba se é seguro e como funciona

Para ajudar a conectar familiares existe o Family Search, ferramenta que coleta, preserva e compartilha registros genealógicos no mundo todo.

Apostila de Haia: o que é, como fazer e quanto custa

Entenda o que é a Apostila de Haia, por que ela ajuda quem quer morar fora do Brasil, quais documentos pode apostilar e onde apostilar.

Carta de motivação: modelos e dicas para preparar o documento

Confira dicas para preparar uma carta de motivação, um modelo desse documento e veja exemplos de como escrevê-la para intercâmbio, mestrado e universidade.

Morar na Noruega: motivos para morar e para não morar no país

Razões para morar e para não morar na Noruega, custo de vida no país, história, moeda, língua, imigração, vistos e dados sobre a população local.

Cidades que pagam para morar: 10 regiões encantadoras

Confira a lista de cidades que pagam para morar ou dão moradia ou terreno e veja quais são as condições para isso. Há várias na Europa.

Países fáceis de imigrar: veja os 4 mais receptivos da Europa

Confira a lista de países fáceis de imigrar e descubra o porquê da facilidade. Veja como é a adaptação, visto e burocracias para brasileiros nesses países.

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube