Estudar uma temporada no exterior é um sonho para vários estudantes. Ir através de uma agência de intercâmbio pode ser uma boa opção, pois elas organizam a ida, têm listas com as melhores escolas e universidades e fazem a ponte entre o estudante e as instituições. Confira uma lista com as melhores e escolha a sua.

Quais as melhores opções de agência de intercâmbio?

Na hora de escolher a melhor agência para fazer o intercâmbio, é sempre importante saber se é confiável, se quem já utilizou teve uma boa experiência e quais são as referências que fazem a empresa ser boa.
Separamos as 10 melhores do mercado que podem ajudar na escolha de quem quer fazer intercâmbio no exterior. Para definir a lista, foi utilizada na pesquisa alguns quesitos, como o selo de qualidade Quality English e o Belta, de excelência das melhores agências, avaliações em portais de reputação de marca, além da opinião de quem já viajou por algumas delas.

1. Beeducation Intercâmbio

Localizada em São Paulo, a agência de intercâmbio Beeducation entra em primeiro lugar no ranking. Com mais de 15 anos de experiência, os programas oferecidos pela empresa vão desde viagens com cunho social, até trabalho e estudo.
A diversidade de destinos oferecidos pela agência é um ponto forte na escolha. Dentre os países estão: Canadá, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul Irlanda, Estados Unidos, Inglaterra, Coréia do Sul, Argentina, Chile, Cuba, México e Índia. Se desejar ir para a Europa, é possível escolher programas na Alemanha, Espanha, Inglaterra, Irlanda, França, Suíça, Itália e Malta.

Avaliações

A Beeducation Intercâmbio não tem índice de avaliação no Reclame Aqui. Contudo, em sua página no Facebook a agência ganhou 5 estrelas, o máximo de pontuação, além de depoimentos positivos em relação ao atendimento. A nota também é positiva no Google Review, com 4.9 de um total de 5.

Prêmios e certificações

A agência de intercâmbio Beeducation recebeu algumas das principais certificações da área:

  • O selo Belta de excelência das melhores agências do Brasil;
  • O selo English Quality, dado às instituições com alta qualidade de ensino;
  • A agência faz parte do Icef Agency, organização mundial com agências e instituições de ensino.

2. CI Intercâmbio e Viagem

Uma das pioneiras no mercado de agências que levam estudantes para diversas partes do mundo, a CI Intercâmbios conta com cerca de 130 lojas espalhadas pelo Brasil e pelo exterior.
A empresa de intercâmbio oferece cursos de idiomas, cursos profissionalizantes, high school no exterior, intercâmbio teen (de sete a 17 anos), intercâmbio esportivo, trabalho voluntário, estágio e outras opções de vivência em outros países.

Avaliações

Nos últimos 6 meses a empresa recebeu 73 reclamações na página do Reclame Aqui da CI , tendo respondido a todas elas, com um índice de solução de 82,6%. Com nota 8.1, considerada ótima, a maioria das reclamações é sobre cancelamentos na época da pandemia de COVID-19.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →

Prêmios e certificações

  • Eleita 6 vezes como melhor empresa de intercâmbio do Brasil no Prêmio Viagem & Turismo;
  • Recebeu o selo Belta de excelência das melhores agências do Brasil;
  • Melhor Agência de Intercâmbio por 4 vezes pelo Datafolha;
  • Eleita 5 vezes a empresa de intercâmbio parceira da educação;
  • Eleita 6 vezes a melhor empresa de cursos no exterior.

3. STB – Student Travel Bureau

A Student Travel Bureau é uma das mais antigas dentre a lista de agência de intercâmbio no Brasil. Existe desde 1971 e é considerada líder no segmento de educação no Brasil.
São 45 lojas espalhadas pelo país e pelo mundo, incluindo dois na Austrália. Oferece cursos e programas de estudo e trabalho no exterior, incluindo cursos de idiomas, ensino médio, graduação, extensão universitária, programas de trabalho remunerado, programas para profissionais e estudantes durante férias escolares, além de viagens de voluntariado e aventura.
Um diferencial é a parceria da agência com grandes instituições do mundo como a University of Arts London e a Walt Disney World Company.

Avaliação

A agência de intercâmbio STB conta com o selo Opiniões Verificadas, com nota 4.6 e 89,8% de opiniões positivas. Já no Reclame Aqui, a empresa obteve nota regular de 6.8 no conceito geral. As opiniões mais recentes são decorrentes da pandemia de COVID-19 e a STB respondeu a 100% das reclamações, o que demonstra uma preocupação de resolver os problemas de seus consumidores.

Prêmios e certificações

  • Recebeu o selo Belta de excelência das melhores agências do Brasil;
  • Eleita melhor empresa de intercâmbio em 2018 pelo Prêmio Datafolha Viaja São Paulo;
  • Em 2015 ganhou os prêmios “Melhor Operadora de Cursos no Exterior” pela Revista Viagem e Turismo e o “Prêmio TOP Educação” pela Revista Educação;
  • Melhor Operadora de Cursos no Exterior no Prêmio O Melhor de Viagem & Turismo 2019/2020.

4. IE Intercâmbios

A IE Intercâmbios é mais uma agência de intercâmbio dentre as melhores do Brasil. Oferece opções de intercâmbio teen, high school no exterior, cursos de idiomas e cursos que aliam estudos com trabalho. Tem como prioridade oferecer aos intercambistas o enriquecimento cultural, experiência internacional e aprimoramento no idioma.
A agência oferece ainda a opção de trabalho no exterior como au pair, férias teen para adolescentes, work experience nos Estados Unidos durante as férias universitárias, e cursos universitários no exterior – Espanha e Reino Unido na Europa – assim como pacotes de viagens.

Avaliação

Na avaliação geral do Reclame Aqui, a IE está com ótima reputação e nota 8.0, tendo respondido a 100% das reclamações. Além disso, 78,6% dos usuários voltariam a fazer negócio com a agência de intercâmbio.

Prêmios e certificações

  • Eleita melhor agência da América Latina pela Study Travel em 2017;
  • Recebeu o Oscar Star Awards 2017;
  • Recebeu o selo Belta de excelência das melhores agências do Brasil;
  • Excelência em Franchising em 2019 pela ABF.

5. Egali Intercâmbios

Considerada uma das maiores agências do país e da América Latina, a Egali Intercâmbios possui 180 escritórios próprios espalhados pelo Brasil e pelo mundo.
Um de seus diferenciais é garantir acomodações exclusivas, bases de suporte no exterior, auxílio visto sem despachante, orientação pré e pós embarque e passagens aéreas.

Avaliação

A reputação da Egali Intercâmbios no Reclame Aqui é ótima, com nota 8.9 e um total de 100% das reclamações respondidas. Teve um índice de solução considerado alto, de 91,7% e mais de 80% dos consumidores voltariam a fazer negócio com a agência de intercâmbio.

Prêmios e certificações

  • Recebeu o prêmio MPE Brasil em 2011 – Estado Rio Grande do Sul na categoria Serviços de Turismo;
  • Eleita 7 vezes como uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Rio Grande do Sul.

Agência de intercâmbio aluna

6. World Study

A agência de intercâmbio World Study tem como missão ser uma organização de educação intercultural para desenvolvimento do ser humano por meio da experiência intercultural.
Oferece programas para quem quer estudar e trabalhar em diversos destinos, incluindo opções de trabalho e estudo e au pair. O curso de inglês em Londres é um dos mais procurados pela agência.

Avaliação

Na página oficial da empresa no Facebook, a World Study Brasil recebeu nota 3,4 de 5 na opinião dos usuários, e depoimentos positivos, o que é considerada razoável. Já no Reclame Aqui, no contexto geral, a empresa não está com reputação boa, tendo recebido nota 4.5. No entanto, respondeu a 92,1% das reclamações, o que demonstra uma preocupação em resolver os problemas dos usuários.

Prêmios e certificações

  • Recebeu o STM Star Awards, o maior prêmio de educação intercultural, em 2017;
  • Recebeu o selo Belta de excelência das melhores agências do Brasil;
  • Em 2020 recebeu o prêmio The ILAC Rock Star Award.

7. Experimento Intercâmbio Cultural

Com 55 anos no mercado de intercâmbios, a Experimento Intercâmbio Cultural também figura entre as melhores agências do Brasil. Dentre os programas que a empresa oferece, estão cursos de idiomas, high school, programas de férias e universitários, au pair e formação profissional.
Se quiser ir para a Europa, dentre os destinos da Experimento Irlanda, Inglaterra, Alemanha, Escócia, França, Suíça, Espanha, Malta e Itália.

Avaliação

A agência de intercâmbio é muito bem avaliada no Reclame Aqui, tendo nota 8.2 nos últimos 6 meses, considerada ótima. Respondeu a 100% das reclamações de seus clientes.

Prêmios e certificações

  • Recebeu o selo Belta de excelência das melhores agências do Brasil;
  • Já recebeu o prêmio de Melhor Agência de Intercâmbio da América Latina pela STM Star Awards.

8. EF – Education First

Considerada uma das agências de intercâmbio mais antigas do mundo, a Education First foi fundada em 1965 na Suécia e, depois disso, se expandiu por diversos países, incluindo o Brasil.
Oferece diversos intercâmbios como curso de idiomas, culturais e estudos em várias línguas: inglês, alemão, espanhol, italiano, francês, japonês e chinês. É possível contratar intercâmbios na EF com duração de 15 dias até 1 ano ou mais, a depender do programa escolhido.

Avaliação

No Reclame Aqui, a agência de intercâmbio recebeu apenas 20 reclamações, não sendo possível dar uma nota da reputação. No entanto, respondeu a 100% delas. Já no perfil oficial da EF Brasil no Facebook, a nota é 4,5, considerada alta, em um total de 122 depoimentos de usuários.

Prêmios e certificações

  • Recebeu o selo Belta de excelência das melhores agências do Brasil.

9. Birds Intercâmbio Cultural

A Birds Intercâmbio é uma agência de intercâmbio especializada em cursos no exterior. Representa renomadas escolas de idiomas, de high school e universidades em todos os continentes, sendo referência pelo atendimento e responsabilidade com o cliente.
Entre os principais destinos da agência estão França, Alemanha, Inglaterra, Irlanda, Espanha e Malta.

Avaliações

Não há informações sobre a agência de intercâmbio no Reclame Aqui. Já no Facebook oficial da empresa recebeu nota 5 dos usuários e diversos depoimentos positivos.

Prêmios e certificações

  • Certificada pela ICEF (International Consultants for Educations and Fairs);
  • Recebeu o prêmio de Agência Top pelo site Melhores Intercâmbios;
  • Prêmio Icef Agency 2019-2020.

10. IC Group Education

Se seu intuito é aprender uma nova língua com fins profissionais, ou aprimorar, a agência de intercâmbio IC Group pode ser a melhor alternativa. Os cursos são voltados para estudantes e profissionais que queiram começar ou aperfeiçoar um segundo idioma.
Dentre os cursos oferecidos estão Inglês para Negócios, Intercâmbio para Advogados, e Inglês para profissionais de RH. Dentre os destinos estão países como Inglaterra, Espanha, Rússia e Irlanda para crianças, adolescentes, adultos e idosos. O grupo oferece ainda seguro saúde e serviços de acomodação.

Avaliações

Não há avaliações disponíveis no Reclame Aqui. Já na página do Facebook, a empresa tem nota 5, considerada a máxima, com base na opinião de 32 pessoas.

Prêmios e certificações

  • O IC Group é certificado pelo English UK (Associação Nacional de Credenciamento de Centros de Língua Inglesa no Reino Unido);
  • No site Melhor Intercâmbio, está em primeiro lugar na recomendação de agências para a Inglaterra.

Alunos de intercâmbio

Qual a agência mais barata para fazer intercâmbio?

Depende do curso ou do programa que você deseja fazer no exterior e do país escolhido, pois a moeda local interfere no preço.
A EF – Education First é uma das mais recomendadas em termos de preço.

Como saber se uma agência de intercâmbio é confiável?

A melhor maneira é conferindo os depoimentos de quem já utilizou, a reputação da empresa nos principais sites de avaliação. E, claro, se você tiver um conhecido que já fez intercâmbio, é importante saber como foi a experiência dele com a agência.
Ter um selo BELTA de excelência das melhores agências do Brasil também é um ponto importante na hora da escolha.

Quanto custa para fazer um intercâmbio?

O ideal é entrar em contato com o atendimento especializado da agência para fazer um orçamento, de acordo com o que você procura.
Mas algumas delas oferecem fazer o orçamento inicial dentro do próprio site como é o exemplo da agência de intercâmbio CI. Fizemos uma simulação de quanto custa um curso de intercâmbio na Irlanda, por exemplo.
Para isso, acesse o simulador do site oficial da CI e insira todos os dados do curso que pretende fazer, incluindo a cidade e o período. Simulamos um intercâmbio em Dublin para um curso de idiomas, começando no dia 8 de fevereiro de 2021 com o período de 4 semanas, com acomodação inclusa durante toda a estadia.
Após a busca, o site informa quais são as escolas disponíveis, a carga horária e o valor final, sem a passagem aérea, apenas com acomodação. Em nossa simulação, o curso mais barato sairia por R$ 5.204,25, cerca de 771 euros no Oxford House College.

Perguntas frequentes

Agência de intercâmbio RJ

Dentre as principais opções da cidade estão as unidades da CI Intercâmbios, da STB e da IE no do Rio de Janeiro.

Agência de intercâmbio em Salvador

Dentre as principais opções da cidade estão as unidades da CI Intercâmbios, da STB e da IE e a West 1, considerada uma das melhores em Salvador.

Agência de intercâmbio em Manaus

Em Manaus, dentre as principais agências de intercâmbio estão as unidades World Study, da IE e da CI, além da franquia da Travel Mate.

A agência de intercâmbio Walk Abroad é confiável?

Não encontramos índice de reputação da Walk Abroad nos principais sites como Reclame Aqui ou avaliações da página oficial da agência no Facebook. Neste, as últimas postagens são antigas e datam de 2018. Tendo essas informações em mãos, não recomendamos.

Vale a pena contratar uma agência de intercâmbio?

Se você vai viajar sozinho e precisa de um atendimento personalizado, com amplas possibilidades de escolha, vale a pena sim. Além disso, usar uma agência é garantia de que você terá uma experiência cultural e todos os serviços integrados em um só lugar, como escolha de cursos ou programas, acomodação, matrícula e, em algumas delas, assessoria para requerimento de vistos.