Agência de intercâmbio, veja quais são as melhores e como escolher uma

Escolher a melhor agência de intercâmbio

Europa  / 

Estudar em outro país é o sonho de milhares de pessoas, que buscam aliar o conhecimento com a vivência de outra cultura e a experiência de conhecer novos lugares.

Planejar essa empreitada exige muita organização, pesquisa e, claro, dinheiro, e para investir certo é preciso escolher uma agência de intercâmbio reconhecida e com boas avaliações. Saiba quais são as 10 melhores do Brasil.

Agência de intercâmbio, conhecendo o top 10

Existem várias agências de intercâmbio no Brasil e no geral elas oferecem serviços semelhantes. No entanto a qualidade dos serviços pode diferir de agência para a agência. Já para não falar que algumas agências trabalham com mais destinos do que outras.

Vamos conferir como é cada agência de intercâmbio.

1. CI Intercâmbios

CI intercâmbios
Segundo o próprio site, a CI Intercâmbios é a melhor empresa de intercâmbios e turismo jovem do Brasil, com mais de 130 lojas no país e exterior e mais de 100 destinos.

A agência oferece cursos de idiomas, cursos profissionalizantes, high school no exterior, intercâmbio teen (de sete a 17 anos), intercâmbio esportivo, trabalho voluntário, estágio e outras opções de vivência em outros países.

Avaliações e prêmios

No Reclame Aqui a empresa recebeu 150 reclamações e atendeu todas, mas resolveu apenas 48,8% dos problemas. A maioria das reclamações é sobre qualidade do serviço, estorno de valor pago e demora na execução do serviço.

Entretanto você também pode conferir um guia que já escrevemos sobre fazer um intercâmbio na Europa.

Prémios

Apesar de não ter uma boa reputação no site, a empresa recebeu uma série de prêmios, entre eles:

  • Cinco vezes a Melhor Empresa de Intercâmbio do Brasil (2009, 2011, 2012, 2013 e 2014) pelos leitores da Viagem e Turismo;
  • Duas vezes a melhor empresa de intercâmbio da América Latina com o prêmio ST Star Awards;
  • Melhor Agência de Intercâmbio em 2017 pelo Datafolha.

2. IC Group Education

Os programas de intercâmbio do IC Group são voltados para estudantes e profissionais que queiram aprender ou aperfeiçoar um segundo idioma.

Os cursos estão disponíveis na Inglaterra, Espanha, Rússia e Irlanda para crianças, adolescentes, adultos e idosos. O grupo oferece ainda seguro saúde e serviços de acomodação.

Avaliações e prêmios

O IC Group é certificado pelo English UK (Associação Nacional de Credenciamento de Centros de Língua Inglesa no Reino Unido). O grupo também está entre as cinco melhores agências de intercâmbiono site Melhor Intercâmbio.

Não há avaliações disponíveis no Reclame Aqui ou na página no Facebook.

3. STB (Student Travel Bureau)

Student Travel Buraeu
A STB entra na lista por ser uma das agências mais qualificadas e completas na oferta de serviços. São diversos destinos para escolha do cliente – o High School está disponível em 11 países europeus, enquanto o intercâmbio universitário inclui cursos livres, graduação, pós graduação, Foundation Program e outros.

Avaliações e prêmios

No Reclame Aqui a empresa resolveu 94,1% dos problemas e recebeu 46 reclamações. A maioria das reclamações são sobre qualidade do serviço, estorno do valor pago e atraso na entrega, mas 64,7% voltariam a fazer negócio e a nota para o atendimento foi 7,35.

A STB recebeu três vezes o Prêmio Top Educação na categoria Intercâmbio nos anos 2012, 2013 e 2015.

4. Experimento Intercâmbio Cultural

A agência de intercâmbio oferece seis programas para quem deseja experiência no exterior: cursos de idiomas, High School, programas de férias, programas universitários, formação profissional e au pair.

Entre os destinos europeus da Experimento estão Irlanda, Inglaterra, Alemanha, Escócia, França, Suíça, Espanha, Malta e Itália. Na aba de promoções estão os programas com descontos e vantagens mês a mês.

Avaliações e prêmios

Na página do Facebook a empresa recebeu nota 4,4 dos internautas. Foram 494 avaliações, sendo que 390 clientes deram cinco estrelas e 46 deram apenas uma estrela.

No Reclame Aqui foram 37 reclamações, sendo que a empresa respondeu todas elas e resolveu metade dos problemas. A maioria das reclamações é sobre atendimento ruim, demora na execução e descumprimento no prazo.

5. Egali Intercâmbios

Egali intercâmbios
A Egali Intercâmbios possui acomodações próprias, baratas e seguras que servem de residência para os estudantes, além de hostels próprios para quem deseja conhecer outros intercambistas.

Em relação aos cursos, estão disponíveis nas modalidades teens, especiais (idiomas + qualificação profissional), curso e trabalho e curso de línguas.

Na Europa, as opções incluem Espanha, França, Inglaterra, Irlanda, Itália e Malta.

Veja como é fazer um intercâmbio na Irlanda.

Avaliaçõese prémios

E prêmios a agência de intercâmbio recebeu 174 reclamações no Reclame Aqui, respondeu todas e resolveu 62,1% dos problemas. Algumas reclamações foram sobre a multa abusiva por cancelamento, mas 45,5% dos que reclamaram voltariam a fazer negócio.

A empresa recebeu o prêmio MPE Brasil em 2011 – Estado Rio Grande do Sul na categoria Serviços de Turismo.

6. IE Intercâmbios

Com opções de intercâmbio teen, High School no exterior, cursos de idiomas e cursos que aliam estudos com trabalho, a IE Intercâmbios apresenta como prioridades o enriquecimento cultural, experiência internacional e aprimoramento no idioma.

A agência oferece ainda a opção de cursos universitários no exterior – Espanha e Reino Unido na Europa – e pacotes de viagens, além de promoções para determinados destinos.

Entenda porque o intercâmbio é uma experiência de vida e na qual você deve participar.

Avaliações e prêmios

Com apenas 10 reclamações no Reclame Aqui, a empresa não tem como ter sua reputação avaliada, mas respondeu todas as reclamações e resolveu 50% dos problemas.

Entre os prêmios, a agência de intercâmbios recebeu:

  • Revista Viagem e Turismo – Variedade de Destinos;
  • Belta – Selo de Excelência em 2015, 2016 e 2017;
  • Melhor Agência de Intercâmbio da América Latina – Study Travel – 2017;

7. EF Brasil

Education first intercâmbios
Presente em 116 países, a proposta da EF Intercâmbios é combinar o aprendizado do idioma com intercâmbio cultural através de viagens internacionais e educacionais.

Por isso, a agência de intercâmbio oferece uma série de programas, desde intercâmbio até cursos de idiomas e extensão universitária.

Também já escrevemos sobre como estudar na Europa de graça. Veja as dicas.

Avaliações e prêmios

Segundo informações do próprio site, a EF Intercâmbios é reconhecida mundialmente como empresa líder em educação internacional.

No Facebook, a empresa recebeu 2,2 mil avaliações, sendo 1,3 mil de cinco estrelas e 132 com apenas uma estrela; a nota na rede social é 4,2. Já o Reclame Aqui não consegue medir a reputação da agência, pois ela recebeu apenas 12 reclamações, mas 91,7% delas foram atendidas e 25% dos problemas foram resolvidos.

Também pode ser útil conferir como é fazer um:

8. 2B Study Group

A 2B Study está presente em mais de 15 países e oferece seis tipos de programas de intercâmbio: High School, cursos de idiomas, carreiras, estudar e trabalhar, programas teen e turismo.

A empresa oferece também suporte personalizado e serviços extra, como seguro viagem e cotação de moedas, além de buscas por escolas para quem busca a melhor qualificação.

Avaliações e prêmios

Eleita a segunda melhor agência do mundo com o PABA 2014, a agência recebeu mil avaliações no Facebook, sendo 948 delas positivas com cinco estrelas e apenas 71 negativas com uma estrela. A nota é 4,7.

9. Birds Intercâmbio Cultural

Birds Intercâmbio
Especializada em intercâmbio cultural e cursos no exterior, a Birds Intercâmbio representa renomadas escolas de idiomas, de High School e universidades em todos os continentes, sendo referência pelo atendimento e responsabilidade com o cliente.

Entre os principais destinos da agência estão França, Alemanha, Inglaterra, Irlanda, Espanha e Malta.

Avaliações e prêmios

A Birds é certificada pela ICEF (International Consultants for Educations and Fairs) e credenciada como Agência Top pelo site Melhores Intercâmbios.

No Facebook, a empresa recebeu 47 avaliações, sendo 42 com cinco estrelas e nota média de 4,7. Não há informações sobre a agência de intercâmbio no Reclame Aqui.

10. Hola!

Para finalizar, falamos da “Hola!“. A menos conhecida das agências de intercâmbio e turismo nasceu na Espanha, mas hoje possui sede em Curitiba e busca incentivar e auxiliar estudantes que queiram aprender outro idioma no exterior.

Entre os programas da Hola estão cursos de idiomas, trabalho voluntário, colônias de férias, cursos para professores, estudo e trabalho e preparatórios para universidade. Os destinos podem ser conferidos nesse link.

A agência não apresenta ainda não ganhou nenhum prémio e no Facebook, são 31 avaliações, sendo 29 com cinco estrelas e nenhuma com apenas uma estrela; a nota média é 4,9. Não há informações no Reclame Aqui.

Vale a pena contratar uma agência de intercâmbio?

A não ser que você tenha experiência em planejar viagens para o exterior ou tenha tempo livre para organizar roteiros, pesquisar preços e planejar a rota, contratar uma agência compensa (e muito!).

O custo pode até saltar os olhos, mas a comodidade e praticidade não tem preço e facilitam todo o processo; além disso, é possível parcelar em várias vezes e ainda personalizar o roteiro.

A dica, é claro, é fazer um orçamento com diferentes empresas e pesquisar apenas entre aquelas que são renomadas para que a viagem não se torne um pesadelo.

Outra vantagem de recorrer às agências é a oferta de diferentes serviços por uma mesma empresa. Num mesmo pacote você pode colocar visto, documentação e seguro viagem – algo que seria mais complicado se você planejasse tudo por conta própria.

Se você ainda não escolheu o país para fazer um intercâmbio, sugiro que veja o nosso texto sobre os melhores países para morar no mundo.

Veja um guia de intercâmbio na Europa com diversos países, com pros e contras de cada um.

COMPARTILHE

Clara é natural do interior de São Paulo e tem muito orgulho do sotaque caipira. Jornalista que adora gatos, tatuagens e livros, vê o mundo de cabeça para baixo e tem como vícios memes da internet e soltar piadas inesperadas no meio de uma conversa.