10 cidades mais perigosas da Europa em 2018

Europa  / 

O continente europeu é muito conhecido por conta da alta qualidade de vida que proporciona aos seus cidadãos. Além disso, mesmo que o século XX tenha sido marcado pela violência e os dois conflitos mundiais mancharam a história da Europa, em pouco mais de 70 anos os países europeus conseguiram reverter essa mancha. Porém, hoje vamos te contar sobre as cidades mais perigosas da Europa e os motivos que fazem com que elas ocupem essas posições no ranking. Confira:

Lista das 10 cidades mais perigosas da Europa

Confira a lista das cidades mais perigosas da Europa:

10º – Bucareste – Romênia

A capital e maior cidade da Romênia, no Leste europeu, ocupa a décima posição no ranking das cidades mais perigosas da Europa. O que faz com que Bucareste apareça na lista se deve ao problema crônico da corrupção e a pequena criminalidade. Mesmo assim, o crime organizado é quase inexistente na cidade.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

9º – Zagreb – Croácia

Zagreb é a capital da Croácia e está na nona posição do ranking das cidades mais perigosas da Europa por conta da alta corrupção. Isso faz com que não se crie uma confiança nas instituições do país, incluindo as forças policiais. Saiba tudo sobre a Croácia.

8º – Riga – Letônia

A capital da Letônia, Riga, surge na oitava colocação no ranking das cidades mais perigosas da Europa. O que faz a cidade ocupar essa posição se dá por conta dos grupos de prostituição e a abundância do crime organizado.

Descubra qual a diferença entre a Europa Ocidental e Oriental.

7º – Roma – Itália

Roma é a capital da Itália e o que faz a cidade ser considerada a sétima cidade mais perigosa da Europa. Isso ocorre porque o estado de alerta que o terrorismo vem causando nas cidades europeias traz a sensação de medo e insegurança.

Depois dos ataques em Paris, o aviso e a ameaça de que Roma seria a próxima cidade deixou os romanos tensos.

6º – Madri – Espanha

A capital espanhola está na sexta posição e a sensação de insegurança se dá por conta dos altos níveis de desemprego que ainda persistem por conta da última grande crise financeira mundial.

Os mais atingidos com as medidas de austeridade são os jovens. Além disso, o medo o terrorismo é constante na cidade.

Saiba tudo sobre a Europa

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

5º – Budapeste – Hungria

A crise migratória que ocorre no continente europeu fez com que a capital da Hungria ficasse nas top das 5 cidades mais perigosas da Europa.

Diversos protestos anti-imigração e distúrbios sociais fazem com que Budapeste seja considerada uma das cidades menos seguras da Europa.

4º – Sofia – Bulgária

A Bulgária é o país mais pobre da União Europeia. Os problemas com corrupção, os protestos consecutivos em relação aos cortes de benefícios e os distúrbios sociais colocam a capital do país, Sofia, na quarta colocação entre as cidades mais perigosas da Europa.

Saiba quais são os requisitos para visitar a Europa e o que providenciar.

3º – Atenas – Grécia

Um dos países que mais sofreu com a última crise econômica mundial foi a Grécia. Questões de segurança, aumento da pobreza, medidas de austeridade prolongadas e os crimes estão em ascensão na capital Atenas. Com isso, a capital grega está na terceira posição das cidades mais perigosas da Europa.

2º – Belgrado – Sérvia

Roubo, vandalismo, suborno e corrupção colocam a capital da Sérvia na segunda posição entre as cidades mais perigosas da Europa. Apesar disso, os crimes violentos não são comuns na cidade, porém a corrupção é um dos problemas mais graves da cidade.

1º – Kiev – Ucrânia

Protestos violentos, vandalismo e roubos são os principais problemas da capital ucraniana. Kiev é a líder entre as cidades mais perigosas da Europa e o estado de tensão e guerra com a Rússia deixam a região da Crimeia em alerta máximo.

Veja também quais as melhores cidades para viver na Europa.

Motivos para a insegurança

Diferente das cidades do Brasil, as cidades menos seguras da Europa não são assoladas por homicídios em escala, por exemplo. As questões sociais são bastante diferentes obviamente e, com certeza, o que é entendido como violência também.

No Brasil não costumamos relacionar a corrupção diretamente com a violência ou a falta de segurança. Sabemos que, claro, uma coisa leva a a outra, mas essa relação direta não existe como na Europa.

Conheça os quatro países mais fáceis de imigrar na Europa.

Sobre o ranking

Para chegarmos a essa lista das 10 cidades mais perigosas da Europa, utilizamos como referência o estudo feito e publicado pela Mercer, uma das maiores companhias de consultoria em recursos humanos do mundo.

A empresa publica, todos os anos, o Quality of Living Index (Índice de Qualidade de Vida) e pretende com isso classificar as cidades mais seguras para se viver e trabalhar.

A Mercer avaliou 450 cidades e em seu ranking traz as 230 cidades mais seguras para se viver e trabalhar.

Vale ressaltar que a maioria das cidades da Europa que aparecem na lista são extremamente seguras e que os ataques terroristas que ocorreram nas cidades menos seguras arrastou elas para esse ranking.

A Mercer informa também que a “relação com outros países, estabilidade interna, crime e aplicação da lei” são itens avaliados. E que estes itens possuem relação direta com questões de segurança pessoal. Por isso, em países e regiões onde esses fatores não estão garantidos há uma piora no índice de segurança.

Conheça as cidades da Europa mais baratas para viajar.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.