Dizem que mudanças são necessárias e não podemos nos fixar em um único lugar – afinal, o mundo é muito grande e deve ser explorado. Em um momento de instabilidade política e econômica a vontade de mudar é grande e os países fáceis de imigrar são boas alternativas para quem busca melhores condições de vida ou, simplesmente, respirar novos ares.
Para onde ir? Conheça os países fáceis de imigrar na Europa
Seja pelos acordos com o Brasil, pela facilidade de conseguir visto ou pelas condições climáticas e hábitos culturais semelhantes aos nossos, diversas nações europeias estão preparadas para acolher os brasileiros. Resta saber se você se adapta a esses países fáceis de imigrar.
1. Portugal
O país lusitano é um dos mais procurados pelos brasileiros, tanto pela proximidade histórica quanto pelo idioma e pelos acordos entre os países.
Porque Portugal é um dos países fáceis de imigrar
De acordo com dados no Ministério da Justiça, o número de solicitações de cidadania portuguesa aumentou 50% em 2017 e 2018. Em 2016, o número de pedidos por nacionalidade foi de 117.629, já em 2018 o número pulou para 176.285, e a maior parte deles é de brasileiros.
Considerando que o Brasil foi colonizado pelos lusitanos não é difícil encontrar descendentes por aqui e requerer a cidadania, que pode ser concedida para filhos, netos, bisnetos, cônjuges e companheiros em união estável de portugueses. Também é possível mudar para o país caso você abra um negócio que gere pelo menos dez empregos, compre uma casa de, no mínimo, 500 mil euros ou transfira um milhão de euros para um banco nacional ou ainda requerer naturalização por tempo de residência no país luso.
Como é a adaptação
A força da comunidade de brasileiros em Portugal, que corresponde a mais de 20% dos estrangeiros no país, e o idioma semelhante, bem como os hábitos culturais e clima próximos ao do Brasil, tornam a adaptação bem mais fácil. Portugal também é muito seguro, o que é um alívio para os brasileiros cansados da violência do dia a dia.
O que pode incomodar é o clima, que embora seja quente no Verão, é bastante frio no Inverno – bem diferente daqui! Entre os países europeus é um dos que oferece também os salários mais baixos, mas ainda assim maiores que os do Brasil.
Há um artigo que fala sobre como foi a adaptação a Portugal. Se você se interessa pela terras lusitanas, vai te ajudar a compreender um pouco mais sobre mudar para lá.
Visto e burocracia
No caso de não ter cidadania portuguesa ou de nenhum dos países fáceis de imigrar você pode solicitar um visto de estudo, trabalho, empreendedor, startup ou aposentado. Veja quais são os tipos de visto para Portugal.
Você pode conferir também como morar em Portugal, nosso guia completo.
2. Luxemburgo
O pequeno país com pouco mais de meio milhão de pessoas não é um destino comum, mas vai te surpreender pela receptividade, cultura e boas oportunidades de emprego.
Porque Luxemburgo é um dos países fáceis de imigrar
O país tem um dos maiores PIB per capita do mundo devido e o salário mínimo é de 1.800 euros, valor alto quando convertido em reais.
Carente de professores, Luxemburgo também paga um dos melhores salários do mundo à esses profissionais, mas é preciso dominar os três idiomas locais para poder dar aula.
Aberto a estrangeiros e novas culturas?
Luxemburgo é o único grão-ducado do mundo e sua população reduzida faz com que os residentes sejam mais abertos a imigrantes, além de muito chegados em uma boa festa e comemoração regada a comida, bebida e dança.
Os idiomas oficiais do país são francês, alemão e luxemburguês, mas a presença de portugueses há mais de 60 anos no país faz com quem o português também seja um idioma comum.
Como é a adaptação
Apesar de não ser comum para os brasileiros quando se pensa em países fáceis de imigrar, Luxemburgo é muito visado pelos portugueses – o que já facilita muito a adaptação, pois a cultura lusitana, o idioma e a gastronomia são muito semelhantes às do Brasil.
O clima, é claro, pode incomodar, afinal é bem mais frio do que nosso verão tropical. E apesar do salário mínimo ser alto o custo de vida também é muito elevado.
Visto e burocracia
Para morar em Luxemburgo o ideal é que você já seja considerado um cidadão português ou de outro país da União Europeia. Desde 2008 o grão ducado permite que os descendentes de luxemburgueses se tornem cidadãos do país e tenham direito ao passaporte europeu.
A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.
Cotar Agora →3. Alemanha
O país da cerveja, do salsichão e da Oktoberfest é um dos mais receptivos aos estrangeiros. Não se deixe intimidar pelo idioma, pois em poucos dias os alemães te farão sentir em casa!
Porque a Alemanha é um dos países fáceis de imigrar
A Alemanha tem carência de mão de obra qualificada, principalmente em setores ligados à indústria, como engenharia, TI e ciências. A presença de grandes multinacionais casa perfeitamente com a ideia de atrair bons profissionais estrangeiros.
Aberto a estrangeiros e novas culturas?
Entre os países fáceis de imigrar a Alemanha é um dos mais acostumados a receber estrangeiros para trabalhar e estudar no país.
Esqueça aquele papo de que os alemães são frios: o passado sombrio e marcado por guerras fez com que eles desejassem melhorar sua imagem perante o mundo, e por isso o país é receptivo com imigrantes e estrangeiros.
Como é a adaptação
Não há dúvidas de que o começo será difícil, principalmente porque o idioma alemão é muito difícil à primeira vista. Aos poucos a qualidade de vida, o bom salário, o sistema de saúde e a segurança vão te fazer sentir em casa.
Visto e burocracia
O governo alemão permite que estudantes residam no país por até 18 meses enquanto buscam uma colocação no mercado de trabalho.
Também é possível solicitar o visto de residência permanente depois de morar na Alemanha por cinco anos no país; nesse caso, será preciso apresentar comprovantes de pagamentos de impostos e de renda, demonstrar interesse na cultura local, conhecimentos do idioma alemão e participar de um curso de integração cultural, além de não possuir antecedentes criminais.
Depois de oito anos com visto de residência permanente é possível solicitar a cidadania alemã, mas fique esperto, já que o país não permite dupla cidadania se você já tiver outra cidadania europeia. Se só tiver a cidadania brasileira, é permitido.
Se este país te atrai, vai gostar de saber tudo sobre a Alemanha.
4. Espanha
Dentre os países fáceis de imigrar a Espanha se destaca pelo mesmo motivo de Portugal: a cultura é semelhante e o país é historicamente ligado ao Brasil.
Porque a Espanha é um dos países fáceis de imigrar
As razões são as mesmas que levam Portugal a ser um dos países mais fáceis de imigrar para os brasileiros – a comunidade brasileira por lá é uma das maiores do mundo, com mais de cem mil estrangeiros!
Aberto a estrangeiros e novas culturas?
Segundo o Índice MIPEX, produzido pelo British Council em parceria com a Migration Policy Group, classificou a Espanha como um dos melhores países para se imigrar, tendo em conta a mobilidade no mercado de trabalho, residência de longo prazo, acesso à educação e nacionalidade e políticas contra discriminação, entre outros pontos.
Como é a adaptação
Um bom motivo para mudar para o país é o custo de vida na Espanha, que é mais barato em relação aos demais países europeus, mas com a vantagem de que o salário mínimo teve alta significativa em 2019, alcançando os 900 euros.
O Índice MIPEX classificou o país como um dos 10 melhores para o imigrante trabalhar, apesar da economia local não estar em seu melhor momento.
Visto e burocracia
Duas opções para quem pensa em morar na Espanha são adquirir um imóvel no valor de 500 mil euros ou aplicar dois milhões de euros no programa de títulos do governo; ambas as opções dão direito ao visto de moradia. Veja quais são os tipos de visto para Espanha.
Assim como em outros países fáceis de imigrar, você também pode tentar a cidadania espanhola (ou até de outro país da União Europeia), que é adquirida por descendência – transmitida de pais para filhos – ou por aquisição.
Os netos só podem fazer o pedido até os 18 anos caso um dos pais já tenha sido reconhecido.
Você pode ver mais sobre como morar na Espanha, também.
E então: qual destes 4 países é o seu favorito? Qualquer um dos países acima irá exigir que você tenha um seguro viagem Europa para entrar, por isso, leia nosso guia completo e entenda a importância desse documento e como é simples contratá-lo.
Gostou da nossa lista? Saiba também quais são as melhores cidades da Europa para morar e acompanhe nesse guia como é morar na Europa.