Costumamos ouvir falar sobre Europa Ocidental e Oriental, e muitas pessoas se vêm perdidas sobre o que significam esses termos, quais países fazem parte de cada uma “dessas Europas”, e quais as diferenças entre elas.
Explicamos nesse artigo as principais diferenças entre a Europa Ocidental e Oriental, para esclarecer as principais dúvidas dos nossos leitores.
Países que fazem parte da Europa Ocidental
De acordo com a divisão da Unesco, os países que fazem parte da Europa Ocidental são: Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Áustria, França, Holanda, Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte), Bélgica, Noruega, Finlândia, Islândia, Suécia, Grécia, Suíça, Luxemburgo, Dinamarca, Irlanda, Malta, Mônaco, São Marino, Andorra.
Por que existe essa divisão entre Europa Ocidental e Oriental?
Essa divisão foi “criada” no fim da Segunda Guerra Mundial, para dividir os países capitalistas (sob influência dos Estados Unidos) dos comunistas (sob influência da União Soviética). Atualmente, se formos pensar nessa divisão, basicamente separa a Europa entre a parte mais desenvolvida da parte menos desenvolvida.
Qual a diferença entre a Europa Ocidental e Oriental
Basicamente os países que fazem parte da Europa Ocidental estão mais desenvolvidos (economicamente e socialmente) do que os que fazem parte da Europa Oriental. A Europa Ocidental conta com um maior desenvolvimento, um menor percentual de desemprego, uma maior qualidade de vida.
Como é a economia
Muitos países que fazem parte da Europa Ocidental possuem uma das melhores economias da Europa, como é o caso da Alemanha, Reino Unido, França, Suíça, Suécia, Holanda e Dinamarca.
Porém, existem alguns países que enfrentaram crises e ainda não se estabilizaram totalmente, como é o caso de Portugal, Grécia e Espanha.
Saiba quais os países que falam inglês na Europa.
Aspectos gerais da Europa Ocidental
São muitos os países que fazem parte da Europa Ocidental. Por isso se formos parar para prestar atenção, existem muitas diferenças entre eles, principalmente no clima e na cultura.
Clima
Portugal, Espanha e Malta são países com um clima mais ameno, e muito procurados no verão, para o turismo praiano.
Islândia e Finlândia são os países mais frios da Europa Ocidental, e Suíça, Itália e Alemanha são os mais procurados durante o inverno por quem gosta de esquiar.
Principais línguas faladas
Inglês, francês, italiano, português, alemão, holandês, sueco e finlandês.
Menor país
Mônaco. Com apenas 2km quadrados, o Principado do Mônaco, famoso pelas corridas da fórmula 1, localizado na Riviera Francesa, entre os Alpes e o mar, é um destino turístico muito procurado, pois possui 300 dias de sol por ano.
A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.
Cotar Agora →Maior país
França. Um país com vários destinos a explorar, a França é uma potência econômica e turística. Todos os anos recebe vários visitantes e imigrantes (tanto vindos da Europa quanto vindos do restante do mundo).
Cultura dos países que fazem parte da Europa Ocidental
Cada país tem a sua própria cultura. Imaginem o Brasil, onde cada estado tem uma cultura diferente, na Europa é assim, cada país tem a sua cultura, por menores que sejam.
Muitos costumes são bem parecidos, principalmente a maneira de se portarem, a educação, o modo de falar. Realmente a cultura europeia é muito diferente da nossa.
A Rússia faz parte de qual Europa?
A Rússia tem na verdade uma localização curiosa. Parte do seu território está na Europa e parte na Ásia. A parte que está na Europa, está na Europa Oriental (no leste europeu).
Ainda se usa a terminologia Europa Ocidental?
Confesso que é um pouco difícil entender essa divisão entre Europa Oriental e Ocidental, até porque, primeiro quase ninguém usa mais esse termo para fazer essa distinção, e segundo que essa divisão já gerou muitos conflitos.
Por exemplo, a Organização das Nações Unidas faz uma divisão completamente diferente, colocando na Europa Ocidental somente os países Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Liechtenstein, Luxemburgo, Mônaco, Holanda e Suíça.
Fim da Guerra Fria – Independência
Com o final da Guerra Fria, em 1991, e o fim da União Soviética, 15 países conquistaram a sua independência: Estônia, Letônia, Lituânia, Rússia, Ucrânia, Bielorrússia, Moldávia, Geórgia, Armênia, Azerbaijão, Cazaquistão, Turcomenistão, Tajiquistão, Uzbequistão e Quirguistão.
Fim da Guerra Fria – e a Europa Ocidental?
O final da Guerra Fria trouxe também o fim da terminologia Europa Ocidental, pois parou de fazer sentido separar a Europa, visto que novos acordos redefiniram o mapa político Europeu. Porém, esse termo ainda é utilizado por diversas pessoas.
O importante é entender a diversidade da Europa e que, mesmo dividida entre Oriente e Ocidente, dentro do Ocidente existem diferenças muito grandes tanto econômicas quanto culturais.
Entenda o que são os Países Baixos e a diferença com Holanda