Trabalhar com TI na Alemanha: conheça o mercado de tecnologia no país

Europa  / 

Os profissionais de TI brasileiros são desejados por toda a Europa e um dos destinos mais quentes é a Alemanha. Entenda porque deve considerar a Alemanha como opção para trabalhar na Europa, como encontrar vagas e como funciona os vistos.

Por que trabalhar com TI na Alemanha?

O mercado de tecnologia continua aquecido em todo o mundo e, na Europa, o que se observa é o aumento de competitividade entre os países que lideram a lista de destinos atrativos a profissionais qualificados.

Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil.


Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem. Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para a sua viagem.

FAZER COTAÇÃO »

Segundo o relatório The State of European Tech 2017, França e Alemanha são hoje os principais rivais do até então dominante Reino Unido, na disputa por potenciais expatriados.

Além disso, Reino Unido e Alemanha passaram a ser vistos como os dois países europeus mais bem preparados para conquistar posições mundiais de liderança nos mais complexos campos da tecnologia.

Boom de investimento em startups

Sem dúvidas, outro fator que contribuiu para posicionar a Alemanha entre os países mais desejados pelos profissionais de tecnologia foi o recente boom de investimentos em startups. Para se ter uma ideia, o atual estudo Start-up-Barometer Deutschland, da Ernst Young, revela que os investimentos em startups alemãs saltou 88% em 2017, atingindo 4,3 bilhões de euros – sendo deste montante 70% destinado somente para Berlim.

Já compartilhamos 3 dicas para quem quer trabalhar em Berlim, confira agora e veja ainda algumas empresas que costumam ter vagas para brasileiros.

Vistos e procura de trabalho na Alemanha

Procurar vagas de TI na Alemanha
Com tamanha demanda por profissionais, a Alemanha acaba sendo uma possibilidade vantajosa aos cidadãos não-europeus, em decorrência de uma menor complexidade para candidaturas a vistos de trabalho ou residência.

Os profissionais qualificados e com experiência em áreas de grande demanda, como é o caso de Ciências Exatas, Tecnologia ou Engenharias podem concorrer ao menos a três tipos de visto:

  • Visto de Trabalho;
  • Blue Card;
  • O Visto de Procura de Vaga de Emprego.

Os dois primeiros, em todo caso, exigirão claros requisitos como formação superior e salário dentro do previsto na lei para a obtenção dessas permissões. Já a terceira opção dá ao profissional a chance de procurar por uma oportunidade in loco, provendo permanência de moradia com duração de seis meses.

Os detalhes para todas as opções de visto podem ser encontrados no portal oficial Make it in Germany.

Saiba mais sobre os tipos de visto para trabalhar na Alemanha.

Iniciando a busca por empregos: trabalhar com TI na Alemanha

Para quem deseja iniciar a busca por empregos na Alemanha, alguns famosos portais para vagas no setor são, por exemplo o Germany Startup Jobs e o Xing – lembrando que, para ambos, existe a possibilidade de filtrar empregos em tecnologia que não exijam fluência no alemão, já que muitas empresas adotam o inglês como língua oficial da companhia.

Além disso, manter atualizados perfis profissionais em redes públicas e visitar constantemente as áreas de carreira das empresas desejadas ampliam as chances de encontrar a vaga ideal – ou mesmo de ser encontrado.

Também já compartilhamos algumas dicas de como encontrar emprego na Alemanha.

Fique por dentro de oportunidades para trabalhar com TI na Alemanha

Acompanhe a seguir uma relação de empresas contratando profissionais para atuar em Berlim. Todas possuem um time multicultural e presença em diversos países, algumas inclusive no Brasil:

  • UmSóLugar – vitrine virtual brasileira operada pela empresa alemã Visual Meta. Presente em 14 países;
  • Delivery Hero – empresa online para entrega de comida. Presente em mais de 40 países;
  • Hello Fresh – empresa online para entrega de alimentos frescos. Presente em 9 países (também com vagas em outras cidades/países);
  • Home24 – é a maior loja de móveis online da Europa e também opera no Brasil sob o nome de Mobly.

Esse texto foi uma colaboração conjunta entre a Euro Dicas e a UmSóLugar, para informar profissionais de TI de oportunidades de crescimento e trabalho na Europa.

Contribuição enviada pela empresa UmSóLugar

Somos uma vitrine virtual focada em moda, beleza e estilo de vida. Periodicamente, realizamos pesquisas de mercado e análises de assuntos atuais que permeiem estes tópicos, com o intuito de compartilhar conhecimento e experiências tanto com o universo e-commerce quanto com o público geral. Estamos sediados em Berlim, Alemanha, e somos geridos pela empresa Visual Meta GmbH, que integra o grupo internacional de mídia Axel Springer.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Todo o conteúdo do portal Euro Dicas é escrito por redatores brasileiros que moram ou moraram na Europa e compartilham suas dicas de como escolher o país de destino, qual o custo de vida, cultura, idiomas e dia-a-dia. O objetivo é apoiar quem pretende sair do Brasil para morar na Europa.