Mais uma boa notícia: cai a obrigatoriedade do uso de máscara em voos na União Europeia. Confira mais detalhes sobre o novo anúncio na Europa e saiba também quando a regra começa a valer nos voos com saída ou chegada no continente.
Índice do artigo
União Europeia desobriga o uso de máscaras em voos
A partir do dia 16 de maio o uso de máscaras em aeroportos e nos voos não será mais obrigatório.
A Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA) e o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) publicaram no dia 11 de maio uma atualização do Protocolo Conjunto de Segurança Sanitária da Aviação que prevê a retirada da obrigatoriedade do uso da proteção.
De acordo com a nota oficial publicada no site da EASA :
A partir da próxima semana, as máscaras faciais não precisarão mais ser obrigatórias nas viagens aéreas em todos os casos, alinhando-se amplamente às mudanças nos requisitos das autoridades nacionais em toda a Europa para o transporte público.
No comunicado oficial, os órgãos também informaram que passa a ser recomendado o relaxamento de outras medidas de proteção mais rigorosas durante as operações aéreas.
Por que a UE tomou essa decisão?
A decisão da União Europeia foi tomada com base no desenvolvimento positivo da pandemia na Europa nesse momento, especialmente em razão do alto nível de vacinação da população e da imunidade adquirida nos países europeus.
A diretora do ECDC também destacou que “um melhor conhecimento dos riscos de transmissão do SARS-CoV-2 e suas variantes”, bem como o surgimento das vacinas e outras intervenções não farmacêuticas permitem que a normalidade pré-pandemia comece a ser retomada aos poucos.
Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!
Cotar Agora →Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.
Ver Cotação →Todos os países vão liberar voos sem máscara?
Ainda não.
Segundo o comunicado, as regras relativas ao uso das máscaras ainda poderão variar de acordo com a companhia aérea e o local de destino ou de partida.
Além disso, em voos de ou para um país onde o uso de máscara ainda é obrigatório nos transportes públicos, a utilização das proteções faciais deve continuar a ser incentivada pelas companhias aéreas.
Para cumprir as regras determinadas por cada país, a União Europeia recomenda que os passageiros devem ser informados pelas empresas sobre as medidas de proteção exigidas, para que as determinações dos países de chegada ou de partida continuem a ser respeitadas.
Situação das máscaras em Portugal
Desde o dia 22 de abril o uso de máscaras não é mais obrigatório em Portugal.
Há apenas três exceções: nos estabelecimentos e serviços de saúde, nos lares de atendimento a idosos ou pessoas vulneráveis e nos transportes públicos.
Em razão disso, nos voos com saída ou chegada em Portugal, o uso de máscaras ainda será obrigatório, até o momento em que o país determine uma mudança nessa regra.
Mas ainda é preciso se proteger
Por fim, o ECDC e a EASA lembraram que o uso de máscaras, o distanciamento físico e a higiene das mãos continuam a ser as melhores formas de prevenir a contaminação pelo coronavírus.
A recomendação é de que os passageiros vulneráveis devem continuar a se proteger por meio do uso de máscaras, principalmente os modelos FFP2, N95 e KN95, que garantem maior proteção.
Na página oficial da EASA no Facebook, quando foi publicada a nota oficial, a agência reforçou também a importância do respeito à escolha dos demais passageiros.
Para quem vai viajar durante esse período, a contratação de um seguro viagem Covid, que cobre despesas médicas do tratamento da doença, pode ser uma boa opção para garantir mais tranquilidade e proteção.
Como saber se preciso de máscara no meu voo na União Europeia?
Para poder confirmar se é preciso usar máscara no seu voo é preciso verificar se o país para onde você vai viajar ainda exige o uso da proteção.
Atualmente (no dia 12 de maio), são 15 os países da União Europeia que ainda mantêm a obrigatoriedade do uso de máscaras durante os voos:
- Alemanha;
- Áustria;
- Chipre;
- Espanha;
- Estônia;
- França;
- Grécia;
- Holanda;
- Itália;
- Letônia;
- Lituânia;
- Luxemburgo;
- Malta;
- Portugal;
- República Tcheca.
Mas, como você já deve saber bem, as regras relativas ao Covid são revisadas e alteradas com bastante frequência, principalmente agora que os números de contaminações e casos graves têm sido menores.
Portanto, o ideal é consultar a situação atualizada do seu país de destino alguns dias do embarque. Use o site Re-Open EU, a fonte de informação oficial e atualizada da União Europeia. Para ter acesso aos dados, basta acessar o site, selecionar o país escolhido e conferir as regras em vigor no momento.

A Covid na União Europeia hoje
Segundo os dados publicados pela Reuters, no dia 11 de maio foram registrados mais 210.419 novos casos de Covid e 768 mortes na Europa. Em Portugal, no dia 11 de maio foram confirmados mais 20.484 casos e 28 mortes.
Na última semana, os países que mais relataram casos diários foram Alemanha, Itália, França, Espanha e Portugal. Já os países com o maior número de mortes são Alemanha, Reino Unido, Rússia, Itália e França.
Desde o começo da pandemia, foram notificados 193.028.000 de casos de infecções e 2.2340.000 mortes na Europa.