O Leste Europeu é a região onde estão os países da Europa mais orientais. Como não é uma denominação oficial, a quantidade de países pertencentes a essa região depende da interpretação de quem a está determinando.
Se você está com uma viagem para Europa marcada, descubra tudo sobre o Leste Europeu.

História do Leste Europeu

A história do Leste Europeu é extremamente interessante, principalmente pelo ponto de vista da política e da ideologia. Essa parte da Europa se caracteriza, basicamente, por contar com países que adotaram o socialismo como sistema econômico e ditaduras como regime político.
Durante a Guerra Fria, o Leste Europeu e o Oeste do continente foram divididos entre socialistas e capitalistas e, não é incomum, que as pessoas associem o Leste Europeu aos países da Europa pós-comunismo.
Com uma história riquíssima, o Leste Europeu deveria estar nos seus planos de viagem não só pela beleza das cidades dos países que compõem essa região, mas por toda a história e diversidade cultural.
Conheça as cidades da Europa mais baratas para viajar e programe seu roteiro.

Países do Leste Europeu

A lista dos países do Leste Europeu varia conforme cada interpretação, porém nós vamos citar os principais países dessa região da Europa. Confira:

Bulgária

Bulgária na Europa
Tendo como capital a maravilhosa cidade de Sofia, que é a maior cidade do país e conta com 1,5 milhão de habitantes e é, também, a terceira capital da Europa mais antiga. Apesar de pertencer a União Europeia desde 2007, a Bulgária não tem o euro como moeda e por lá é o Lev búlgaro que é a moeda oficial.

República Tcheca

A República Tcheca tem pouco mais de 10 milhões de habitantes e sua capital, Praga, é conhecida também por “cidade das cem cúpulas”. Considerada uma das mais belas cidades do mundo, permita se encantar por Praga e inclua a República Tcheca no seu roteiro de viagem pela Europa.
Confira nosso guia para visitar Praga e também como enviar dinheiro para a República Tcheca.

Croácia

Se você curte Game of Thrones, provavelmente já teve ter visitado a Croácia mesmo que sem saber. É que o país conta com paisagens maravilhosas e de tão belas foram parar na tela da TV. Coloque Dubrovnik (Sul do país) no seu roteiro das próximas férias e experimente mais esse país do Leste Europeu.

Hungria

Hungria na Europa do Leste
Outro famoso país do Leste Europeu é a Hungria. Uma nação com uma história e arquitetura fantásticas que valem a visita. Budapeste, sua capital, sempre figura entre as principais cidades a se conhecer no Leste Europeu e, sinceramente, vale muito a pena.
Descubra os melhores lugares para tomar cerveja na Europa.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →

Polônia

A Polônia entrou para a história moderna por ter sido invadida pela Alemanha e ter perdido, com isso, seis milhões de pessoas. Os campos de concentração nazistas mais mortíferos estão na Polônia e podem ser visitados, porém o país é lindo e tem uma riqueza cultural e gastronômica que precisam ser descobertos.
Saiba como fazer um mochilão pela Europa e dicas incríveis para dicas para viajar sozinho.

Romênia

Na Romênia é onde está a famosa região da Transilvânia e se você gosta do Drácula de Bram Stoker, poderá visitar o seu castelo que inspirou o autor quando conhecer o país. Inclua no seu roteiro o Castelo de Bran e faça uma viagem que jamais sairá da sua memória.

Ucrânia

Ucrânia na Europa do Leste
Além de Kiev, capital do país, a Ucrânia também é tristemente lembrada por conta do catastrófico acidente nuclear de Chernobyl. Algumas empresas exploram a região do desastre com passeios controlados e as paisagens da cidade fantasma, com certeza, são um convite e tanto aos mais aventureiros.

Rússia

Obviamente que o protagonismo da Rússia na história do século XX já é mais do que um excelente motivo para conhecer o país. Porém incluir a nação no seu roteiro de viagem é, com certeza, fechar com chave de ouro a sua exploração pelo Leste Europeu. Moscou e São Petersburgo não podem ficar de fora da sua lista de turismo na Rússia.
Descubra como é viajar de ônibus pela Europa e se vale a pena.

Outros países do Leste Europeu

O Leste Europeu é gigante e conta com outros países, são eles: Geórgia, Eslováquia, Estônia, Sérvia, Lituânia, Macedônia, Moldávia, Montenegro, Letônia, Bielorrússia e Bósnia e Herzegovina.

Fazer turismo no Leste Europeu

Visitar e fazer turismo no Leste Europeu pode ser uma aventura e tanto. Não só pela “dificuldade” com a língua, mas pela riqueza e diversidade cultural em que os viajantes são inseridos.
Você pode visitar os países de avião, trem ou ônibus. As distâncias são curtas e as principais cidades ficam perto umas das outras.

Roteiro pelo Leste Europeu

Uma dica legal de roteiro pelo Leste Europeu é reservar poucos dias para cada país/cidade. Por exemplo, se você iniciar o seu roteiro por Berlim (Alemanha), poderá descer e conhecer Praga (República Tcheca), Viena (Áustria), Bratislava (Eslováquia) e Budapeste (Hungria).
Depois, pode ir para Kiev (Ucrânia), Misnck (Bielorrúsia), Varsóvia (Polônia) e retornar para Berlim (Alemanha). Se você deixar dois dias para cada cidade/país, consegue dar uma volta pelo Leste Europeu, conhecer oito países em, mais ou menos, 20 dias.
Saiba o que fazer em Viena.
Claro que, se você tiver tempo e dinheiro a mais, poderá incluir outros países e cidades no seu roteiro.
Saiba como voar com companhia aérea low cost e economizar nas passagens aéreas.

Custo baixo de viagem

Cada país conta com uma moeda diferente, mas isso não é problema. Pois com um custo de vida muito mais baixo em relação aos países europeus do Oeste, visitar o Leste permite um turismo barato pela Europa e que renderá histórias, vídeos e fotos para o resto da sua vida.
O choque cultural é o que mais impressiona por lá. É, sem sombra de dúvidas, um mundo à parte, um mundo onde a repressão e a ideologia foram, durante muitos anos, marcantes para os territórios e toda a população.
Se você tiver a oportunidade de conversar com alguém que sempre viveu por lá (e que fala inglês), poderá confirmar isso.
É uma visão de mundo totalmente diferente. Porém, se viajar é expandir as fronteiras, é derrubar pré-conceitos, é conhecer pessoas e fazer uma imersão em culturas totalmente diferentes da nossa, fazer um tour pelo Leste Europeu vai lhe ajudar a ver o mundo de outra maneira.
Veja também como organizar sua EuroTrip pelo continente europeu e os 10 apps para viagem que são fundamentais.