Pensando em se mudar para a Espanha?

Conheça o nosso Ebook Como Morar na Espanha, um guia completo com tudo que precisa saber para preparar sua mudança para o país de forma segura, legal e tranquila! Faça seu planejamento com a segurança da melhor informação do nosso livro digital.

SABER MAIS →

A primeira coisa que você precisa saber sobre clima na Espanha é que as temperaturas e as características de cada estação do ano variam consideravelmente de uma região para a outra.
A boa notícia é que considerando outros países da Europa, as temperaturas extremas para mais ou para menos são bem menos frequentes na maior parte do país.

Como é o clima na Espanha

O clima varia de acordo com a região da Espanha em que você está. Para entender bem as diferenças, é importante perceber como funcionam as estações do ano e as variações de temperatura no país. Veja abaixo:

Primavera na Espanha

A primavera na Espanha começa no dia 21 de março e vai até o fim de junho, e essa é considerada a melhor época no pais. Afinal, você tem calor durante o dia e frio pela noite.
Em algumas regiões da Espanha, principalmente as que se encontram ao norte do país, as temperaturas quase sempre serão mais baixas. Então não se surpreenda se durante a primavera encontrar neve pelo caminho e muito frio em algumas cidades.

Verão na Espanha

O verão espanhol é a época do ano escolhida por muitos turistas. Afinal, como deixar de aproveitar as belas praias espanholas? O termômetro simplesmente dispara e os dias ficam mais “longos” por conta do horário de verão, o sol de põe por volta das 21 horas. Em praticamente todo o país encontraremos calor e mais calor.
Quanto mais ao sul do país, mais calor você encontrará. Entretanto, como já mencionado, o norte do país apresenta temperaturas amenas, inclusive durante o verão.
Como comprar passagens aéreas promocionais para a Espanha? Confira as nossas dicas.

Outono na Espanha

Com a ida do verão e dos milhares de turistas, chega o outono com dias mais frescos, mas sem deixar partir o calor durante boa parte do dia. Com início no final de setembro, o outono é a época em que nos preparamos para o inverno. Pouco a pouco a temperatura vai baixando, dias de chuva chegam e, em algumas regiões, a neve se antecipa.

Inverno na Espanha

Chega o natal, as festas de fim de ano e o inverno espanhol que, para muita gente, pode ser maravilhoso. Muitas cidades se pintam de branco da neve que cai, o chocolate com churros toma conta das cidades e os casacos são tirados do armário.
Mas, realmente faz muito frio? Sim, faz muito frio nas regiões ao norte do país, mas nada comparado a outros países europeus. A média de temperatura gira em torno de 0Cº a 11Cº durante os meses mais frios (janeiro e fevereiro).
Inverno na Europa: tudo o que você precisa saber sobre o frio.
clima na espanha inverno
Veja também quais são as festas mais tradicionais da Espanha.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →
Procura assessoria para morar na Espanha?

Para solicitar a sua cidadania espanhola, visto, documentos, validação de diploma ou acompanhamento jurídico recomendamos o Escritório Madeira da Costa. Agende a sua consultoria e mude para a Espanha com segurança e tranquilidade.

SABER MAIS →

Clima na Espanha em cada região do país

Podemos dividir o clima da Espanha da seguinte maneira:

  • No Sul do país: clima mediterrâneo;
  • No Centro do país: clima continental;
  • No Nordeste do país: clima oceânico;
  • Nos altos picos dos Pirineus: clima alpino;
  • Região da Múrcia: clima semiárido;
  • Ilhas Canárias: clima subtropical.

Por isso, para falarmos de clima na Espanha, temos que “dividir” o país, para entender melhor e escolher o melhor destino para as férias.
Confira como é o clima em Portugal, país vizinho à Espanha.

Região da Galícia (nordeste do país): clima oceânico

Vamos começar por uma região que atrai muitos turistas o ano todo: a Galícia. O clima característico desta zona da Espanha é oceânico.
E quais são as características deste clima?
No inverno o frio não é intenso, porém, as chuvas são constantes e muitas vezes acompanhadas de ventos muito fortes.
Na primavera as temperaturas ainda são baixas, porém, as chuvas escassas. E quando chega o verão, o clima é ameno, nada de muito calor e a região dá adeus às chuvas. Para quem quer curtir temperaturas altíssimas, Galícia não é a região adequada da Espanha. Quando chega o outono é quando chove mais na região.
Temperaturas da região Galícia:

  • Verão: entre 20 e 25 graus;
  • Outono: entre 4 e 16 graus;
  • Inverno: entre 10 e 12 graus;
  • Primavera: entre 11 e 22.

As temperaturas na região também podem variar bastante do dia para noite. No verão, por exemplo, as mínimas podem ser entre 10 e 13 e no inverno, entre 3 e 6 graus.
Como se preparar: melhor época para visitar a região Galícia
Definitivamente evite os meses de outono, pois boa parte do tempo você enfrentará chuva e dias nublados. Com certeza, para quem quer aproveitar a paisagem da região ou fazer o caminho de Santiago, os meses mais indicados são no fim da primavera e durante o verão.
Se quiser curtir o friozinho na Espanha e que não seja intenso, a Galícia pode ser a opção do inverno.

Madrid: clima continental

Agora vamos falar do clima da Espanha bem no centro do país, onde está uma das cidades mais visitadas: Madrid.
Boa parte da península ibérica é afetada por este clima e uma das suas principais características é a grande diferença de temperatura do dia para noite. O que não é tão sentido em Madrid, por exemplo. Outra característica deste clima é a escassez de chuvas, que quem vive em Madrid conhece bem. Durante 12 meses dá para contar nos dedos quantas vezes chove na cidade.
Temperaturas das cidades da região central da Espanha

  • Verão: entre 19 a 32 graus;
  • Outono: entre 6 a 26 graus;
  • Inverno: entre 2 e 16 graus;
  • Primavera: entre 7 e 22 graus.

Como se preparar: melhor época para visitar Madrid
Destacamos Madrid, pois é uma das cidades mais visitadas, e que segue, praticamente, as temperaturas que destacamos, características do clima continental. Porém, o calor que faz na cidade no ápice do verão pode ser denominado “insuportável”.
Quem vive em Madrid prefere sair da cidade entre final de julho e agosto, porque realmente o calor é intenso e nada de brisa fresca para amenizar.
A região central, em vias de regra, tem um bom clima praticamente o ano todo, até mesmo no inverno, pois as temperaturas baixas não são baixíssimas, digamos, são suportáveis para quem não está acostumado com o inverno europeu.
Além disso, para quem está visitando o país, a probabilidade de em qualquer época do ano ter que enfrentar a chuva é bem pequena.
Outra dica é que, apesar do clima de temperatura “suportável” no inverno, quem chega em Madrid e quer ver a neve, pode ir a Navacerrada, a 1 hora de trem da cidade, e esquiar e curtir um inverno intenso.
Saiba também quais são as 7 melhores cidades da Espanha para morar.

Região da Catalunha: clima mediterrâneo

Outro destino bem popular da Espanha é Barcelona e outras cidades da região da Catalunha, cuja clima predominante é o mediterrâneo.
Este tipo de clima na Espanha estende-se dos Pirinéus até a região da Andaluzia. As suas principais características, falando das estações do ano, é ter primaveras com clima agradável; calor no verão, mas com uma boa brisa, exceto no extremo sul, onde venta muito; outono, assim como na Galícia, com muita chuva; e inverno com temperaturas não muito baixas.
Temperaturas das cidades da região sul da Espanha:

  • Verão: entre 19 a 29 graus;
  • Outono: entre 11 a 26 graus;
  • Inverno: entre 9 a 15 graus;
  • Primavera: entre 10 a 22 graus.

Como se preparar: melhor época para visitar a região Catalunha
O clima da região é temperado praticamente o ano todo. Porém, para quem quer fugir do calor forte, o verão não é a melhor opção, pois é muito quente e abafado.
Já para fugir das chuvas, evite os meses de setembro e novembro. Quanto ao o frio, que não é muito intenso, normalmente, as temperaturas mais baixas são em janeiro.
Se quiser aproveitar praia, saiba que durante o verão, as que estão mais para o extremo sul, sofrem com ventos fortíssimos.
Não sabe bem onde fica a Catalunha? Confira nesse artigo o mapa da Espanha completo.

Como é o clima nas Ilhas Baleares

E para quem pretende visitar umas das Ilhas Baleares, a boa notícia é que o clima é temperado praticamente o ano todo. Porém, evite os meses chuvosos que são: outubro e novembro. Os melhores meses para aproveitar as ilhas são: de maio a setembro.
Recomendamos o nosso ebook Como morar na Espanha. É um guia completo com quase 300 páginas que vai te acompanhar em todo planejamento na jornada de mudança, desde a documentação no Brasil, custo de vida, aluguel de casa, entre tantos outros pontos super importantes.