Estações do ano na Espanha: veja as temperaturas médias do país

Espanha  / 

Se você está com uma viagem marcada para Europa e quer saber como são as estações do ano na Espanha, hoje vamos te mostrar como se preparar para a viagem (seja de turismo ou para morar). Descubra abaixo qual a temperatura média e como é o clima em cada estação do ano no país europeu.

Quando são as estações do ano na Espanha

A Espanha tem estações do ano bem definidas e é um dos países com mais dias de sol da Europa. Em cada região você poderá vivenciar climas completamente diferentes no mesmo período, por isso, pesquise também como é o clima de cada cidade em que for visitar ou morar.

Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil.


Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem. Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para a sua viagem.

FAZER COTAÇÃO »

Confira as datas que iniciam as estações do ano na Espanha e onde faz mais calor e mais frio no país europeu.

Leia também sobre as estações do ano na Europa: veja como são e compare com o Brasil.

Outono

De 23 de setembro a 22 de dezembro

O outono é um dos períodos mais chuvosos do ano na Espanha e é possível ver as folhas das árvores mudarem de cor, ficarem um amarelo queimado – lindo de ver – e depois caírem. Sentar em um parque em uma tarde de outono é um belo colírio para os olhos.

Em novembro, o clima começa a mudar, esfriar e as temperaturas médias na Espanha ficam por volta dos 15 graus. No início de dezembro as temperaturas costumam descer bastante, principalmente durante a noite. Perto do Natal as temperaturas já estão bem baixas e negativas em algumas cidades à noite.

Saiba tudo sobre a Espanha: um guia para conhecer o país espanhol.

Inverno

De 21 de dezembro a 20 de março

O inverno na Espanha é bastante frio e as temperaturas variam entre -10 a 5 graus. Os dias são bem curtos, escure cedo, o frio é intenso e tem bastante chuva. Esse período só é interessante para visitar a Espanha, se você não se importa com a chuva ou então quer ver neve.

Se você quer ver neve na Espanha, perto de Madrid está Navacerrada, uma região montanhosa com neve durante os dias mais frios do inverno. Outro lugar para ver neve e esquiar na Espanha é Sierra Nevada, com montanhas, neve e muitas atividades de inverno para quem aprecia o frio e o visual todo branquinho.

inverno na espanha

Descubra as 7 melhores cidades da Espanha para morar.

Primavera

De 20 de março a 21 de junho

A primavera é uma das melhores estações do ano na Espanha. A temperatura está gostosa para fazer caminhadas, passeios, sentar em restaurantes e bares ao ar livre. As temperaturas têm média de 25 graus e tudo fica florido.

É uma estação perfeita para visitar a Europa, principalmente entre maio e junho. O clima é bastante agradável e ainda não é tão quente. Saiba mais sobre o clima na Espanha.

Morar na Espanha com filhos: veja como é a experiência e a adaptação.

Verão

De de 21 de junho a 23 setembro

O verão na Espanha é extremamente seco e faz bastante calor. Madrid é uma das cidades que mais sofrem com o calor durante o verão. Ao meio dia, as temperaturas facilmente chegam aos 40ºC. A Espanha possui regiões bastante desertas e você pode chegar a pegar até 45ºC durante o dia.

No verão na Espanha, os dias são bastante longos com pôr-do-sol somente lá pelas 22h. Ou seja, é muito bom para quem está passeando pelo país ou para quem mora na Espanha e quer curtir o dia após o trabalho.

verao na espanha

Conheça a culinária espanhola por regiões: o melhor da gastronomia da Espanha.

Estações do ano na Espanha: cidades e regiões mais quentes

O sul da Espanha é onde se registram as temperaturas mais altas e o inverno mais ameno do país. Málaga, Sevilha, Múrcia, são cidades quentes, em compensação, o sul da Espanha guarda belas praias para curtir o verão e possui uma costa bastante extensa.

Onde faz mais frio na Espanha?

As temperaturas mais baixas da Espanha são encontradas no norte do país. É possível ver neve em diversas cidades e as cidades costeiras possuem bastante vento e frio durante os meses de inverno, principalmente em janeiro e fevereiro.

Aluguel de carro na Espanha: documentos, preços e dicas.

Tipos de clima na Espanha

A Espanha possui 4 tipos de clima no país, que variam de acordo com cada região, são eles:

  • Clima Oceânico;
  • Clima Mediterrâneo;
  • Clima Continental;
  • Clima Subtropical.

Praias da Espanha: descubra as 10 melhores para passar suas férias.

Como os espanhóis se preparam para as estações do ano na Espanha

Os espanhóis esperam ansiosamente pelo verão para curtir as belas praias do país, sentar ao livre, tomar uma sangria, ou então, um sorvete em um parque. Para conseguir dormir à noite é preciso ar condicionado ou um ventilador potente.

Já no inverno, as noites são bastante rigorosas e é preciso aquecedor, lareira ou calefação. Se você estiver indo morar na Espanha, observe a estrutura da casa ou apartamento, se possui vidros duplos, por exemplo, para ajudar a proteger do frio.

É necessário um seguro viagem para Espanha para visitar ou morar no país: veja como contratar esse serviço obrigatório.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.