Tudo sobre a Espanha: um guia para conhecer o país espanhol

Espanha  / 

Já começo confessando meu amor pela Espanha que vai muito além dos laços de origem. A Espanha é um país muito lindo, rico em história e tradições. A Espanha deslumbra por seu litoral azul intenso, sua gastronomia deliciosa, vinhos de altíssima qualidade e um povo alegre que se parece muitas vezes a nós, brasileiros.

O país traz na sua história marcas que se eternizam através da cultura, da gastronomia e de seus inúmeros monumentos espalhados pelos quatro cantos do país, que hoje são visitados por uma imensidão de turistas. Veja neste artigo tudo sobre a Espanha que você precisa conhecer antes de visitar ou se mudar para o país.

Tudo sobre a Espanha: Governo e Política

O governo da Espanha é uma Monarquia Parlamentarista (sistema democrático parlamentarista) com o rei Felipe VI (que assumiu o reinado em 2014 no lugar de seu pai, o rei Juan Carlos de Borbón, que abdicou do cargo) e o primeiro ministro, Pedro Sánchez, que assumiu o governo em junho de 2018.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

O Rei é o chefe de Estado, símbolo da sua unidade e permanência. Arbitra e modera o funcionamento regular das instituições democráticas, assume a mais alta representação do Estado Espanhol nas relações internacionais, especialmente com as nações da sua comunidade histórica e exerce as funções que lhe atribuem expressamente a Constituição e as leis.

É um sistema parlamentarista porque depois das eleições legislativas, o Rei da Espanha deve fazer a proposta do Presidente do Governo ao Congresso dos Deputados e, se este o aprovar, o eleito permanece no cargo enquanto conservar a confiança dos deputados. Do contrário, deve renunciar. O Rei pode dissolver as Cortes se não houver um critério uniforme de governo e então convocam-se novas eleições.

Os demais membros da família real são: a Rainha Leticia e as duas filhas, a princesa Leonor de Astúrias e Sofia Bourbon.

Onde fica a Espanha

A Espanha foi formada a partir da junção de diversos reinos como Castela, Aragão, Navarra, Catalunha, Galícia, Astúrias e Leão. Até o início do séc. XV a Espanha não existia como nação.

O país situa-se na Península Ibérica, especificamente no Sudoeste da Europa. Ocupa uma área de 505.954 km2, um pouco menor do que nosso Estado de Minas Gerais. A Espanha é, depois da França, o segundo maior país da Europa Ocidental. Hoje em dia, o país conta com mais de 46 milhões de habitantes.

Seu território principal é delimitado a sul e a leste pelo Mar Mediterrâneo, com exceção a uma pequena fronteira com o território britânico ultramarino de Gibraltar; ao norte pela França, Andorra, também pelo golfo da Biscaia; ao noroeste e oeste pelo oceano Atlântico e por Portugal.

Quer saber mais detalhes sobre a localização da Espanha? Confira esse artigo.

Geografia e Demografia

Com uma área de 6.390 km² de água e extensão litoral de 4.964 km, a Espanha faz fronteira com Portugal, França e Andorra. Existe uma certa confusão quanto ao Principado de Andorra, pois muitos acham que esse pequeno país faz parte da Espanha. Na realidade, ele é metade espanhol e metade francês, mas foi denominado um Principado autônomo.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

O clima na Espanha é predominantemente mediterrânico, com verões secos e invernos com temperaturas equilibradas. A Espanha é considerada uma das áreas mais quentes da Europa, na qual se pode desfrutar mais de 3.000 horas de sol por ano. Por isso, o brasileiro tem uma predileção à Espanha, que se assemelha em alguns aspectos ao Brasil.

No entanto, há muita variedade climática dependendo da localização: o norte da Espanha apresenta temperaturas mais baixas e clima mais úmido, enquanto o sul é mais seco com temperaturas mais amenas. Isso faz toda a diferença na hora da escolha em viver na Espanha. Há pessoas que se adaptam melhor em climas mais secos, já outras preferem temperaturas mais amenas, apesar da chuva.

A Espanha possui uma listagem de rios importantes que passam por seu território. Os 10 mais importantes são: Guadalquivir (Sevilha), Tejo (Aragão), Ebro (Cantábria), Guadiana (separa Extremadura e Andaluzia), Douro (Sória), Minho (Galiza), Segre (Pirinéus), Júcar (Ojuelos de Valdeminguete), Pisuerga (Valladolid) e Genil (Andaluzia).

Divisão Territorial da Espanha

Desde a Constituição de 1978, a Espanha está dividida em 17 comunidades autônomas e as duas cidades autônomas de Ceuta e Melilla:

  • Andaluzia (capital: Sevilha)
  • Aragão (capital: Saragoça)
  • Principado das Astúrias (capital: Oviedo)
  • Ilhas Baleares (capital: Palma de Maiorca)
  • País Basco (capital: Vitória-Gasteiz)
  • Ilhas Canárias (capitais das províncias: Las Palmas de Gran Canaria e Santa Cruz de Tenerife)
  • Cantábria (capital: Santander)
  • Castela-La Mancha (capital: Toledo)
  • Castela e Leão (capital: Valladolid)
  • Catalunha (capital: Barcelona)
  • Ceuta (cidade autônoma)
  • Estremadura (capital: Mérida)
  • Galícia (capital: Santiago de Compostela)
  • Comunidade de Madrid (capital: Madrid)
  • Melilha (cidade autônoma)
  • Região de Múrcia (capital: Múrcia)
  • Comunidade Foral de Navarra (capital: Pamplona)
  • La Rioja (capital: Logronho)
  • Comunidade Valenciana (capital: Valência)

Bandeira da Espanha

A bandeira da Espanha ganha protagonismo por onde passa. Com suas duas cores vibrantes, o vermelho e o amarelo, e um escudo que representa a unificação do país baixo a coroa do reinado.

Por incrível que pareça, as cores não possuem de fato um significado, mas convenhamos que representa muito bem o país. Algumas interpretações sugeridas e informais, explica que a cor vermelha representa a valentia e conquista do povo espanhol, a cor amarela seria por conta da alegria e riqueza adquirida.

tudo sobre espanha bandeira

Idioma

Por ser dividida em várias comunidades e cidades autônomas, a Espanha, além do castelhano, possui idiomas e dialetos co-oficiais. Dentre os idiomas da Espanha, podemos identificar catalão, valenciano, aranês, basco, galego, entre outros.

O castelhano é falado em toda a Espanha, porém, em algumas comunidades, é substituído por outras línguas ou dialetos. Por exemplo, em Asturias também se fala o dialeto asturiano, enquanto no País Basco se fala o idioma basco.

Dados Numéricos

Antes de pensar em morar em um país, é muito importante ter em conta dados como taxa de emprego, PIB, IDH, taxa de inflação, etc. Por isso, vou listar os dados mais importantes da Espanha. Os dados são referentes a 2018:

  • PIB: 1,232 trilhão USD (15ª posição)
  • PIB per capita: 26.528,49 USD
  • IDH: 0,884 (27ª posição)
  • Taxa de desemprego: 15,5%
  • Taxa de emprego: 63,53%
  • Taxa de inflação: 1,079%
  • Déficit econômico: 2,7%

Há uma taxa elevada de estrangeiros na Espanha. Por isso, aqueles que, por seus interesses econômicos, profissionais ou sociais, se relacionarem com a Espanha, podem solicitar o NIE (Número de Identificação de Estrangeiros).

Você pode gostar de saber também qual é o salário na Espanha: veja quanto ganham os profissionais no país.

Top 10 Cidades da Espanha

Dentre tantos lugares naturalmente bonitos e culturamente importantes, aqui segue uma listagem dos principais destinos espanhóis, onde se pode encontrar o melhor da história, cultura, arte, culinária, entre vários outros fatores.

Na hora de fazer a sua escolha de cidades da Espanha tanto para turistar quanto para viver, leve em consideração aquilo que mais te agrada, como: clima, tamanho populacional, atividades econômicas, custo de vida, etc.

1. Madrid

Capital ensolarada de mais de 3 milhões de habitantes, é um dos principais destinos dos brasileiros. É como se fosse a porta de entrada da Espanha, com uma riqueza arquitetônica incrível, como o Palácio Real, a Puerta del Sol e a estátua do Urso Madronho, símbolo da cidade.

Se você busca muita arte e muita festa, morar em Madrid ou visitar a cidade pode ser a melhor escolha.

2. Barcelona

A capital da Catalunha foi a 5ª cidade mais visitada da Europa depois de Londres, Paris, Istambul e Roma em 2011. Com mais de 1,6 milhão de habitantes, é considerada a cidade mais popular para se visitar na Espanha.

Com um clima geralmente ameno, Barcelona é perfeita para quem gosta de praia por ter umas das melhores do mundo. Por conta da polêmica da independência da Catalunha, é difícil encontrar alguém que fale castelhano nessa comunidade pois o catalão é predominante, mas esse deve ser o menor dos problemas em visitar uma cidade tão colorida e agradável.

tudo sobre espanha barcelona

3. Valência

É a terceira maior cidade espanhola, com quase 800 mil habitantes. Conta com 300 dias de sol por ano com uma temperatura amena, o que a faz ideal para visitar em qualquer época. Valência é uma cidade com a economia voltada para o turismo. São 8 praias, uma mais bonita que a outra.

Além disso, a locomoção é fácil: a cidade apresenta linha de metrô com um total de 169 estações, além, claro, de outros meios de transporte públicos.

4. Sevilha

Situada em Andaluzia, Sevilha é a quarta maior cidade espanhola, logo depois de Valência, com quase 700 mil habitantes. A temperatura média é de 18,6°C, o que a faz uma das cidades mais quentes da Europa. Todos os anos, no verão, a temperatura chega a ultrapassar os 40°C e há somente cerca de 50 dias de chuva por ano. Sevilha apresenta inúmeras festas populares, mas sem dúvida as mais populares são a Semana Santa e a “Feria de Abril” (Feira de Abril).

Saiba como é morar em Sevilha neste artigo completo sobre a cidade.

5. Saragoça

A capital da comunidade autônoma de Aragão é a quinta maior cidade da Espanha, com 661.108 habitantes. O ponto turístico mais popular é a Catedral-Basílica de Nossa Senhora do Pilar (Basílica del Pilar), que é o maior templo barroco do país. É uma cidade com muita religiosidade, cheia de catedrais, igrejas e basílicas.

6. Málaga

Cidade da Andaluzia com mais de 560 mil habitantes, é um dos lugares mais visitados da Espanha e, inclusive, foi onde nasceu o pintor Pablo Picasso.

Com clima agradável, principalmente no verão, é indispensável visitar a Costa do Sol e a Playa Malagueta, com mar tranquilo, muito turismo e uma vista imperdível. Além disso, Málaga também conta com diversos passeios históricos e culturais, com museus e catedrais com muita riqueza arquitetônica.

Além disso, não se pode falar do sul da Espanha sem falar da gastronomia à base dos peixes da costa.

7. Bilbao

A cidade é localizada no País Basco e conta com 350 mil habitantes. Bilbao é o núcleo econômico da comunidade autônoma, então é o destino certo para quem busca trabalho.

Além disso, é um pólo gastronômico e um paraíso arquitetônico, cultural e histórico. Não há dúvidas que o ponto turístico mais popular é o Museu Guggenheim, que tem um formato curvilíneo, moderno e inovador. Como todas as cidades do País Basco, a língua predominante é o basco, mas por ser antiga e difícil de se entender, o espanhol castelhano também é utilizado.

tudo sobre espanha bilbao

8. Granada

Com clima quente no verão e fresco no inverno, a cidade espanhola de 234 mil habitantes pode fazer um brasileiro se sentir em casa pelo fato de ter acordos de geminação com algumas cidades pelo mundo, incluindo Belo Horizonte, Minas Gerais.

Podemos dizer, então, que Granada é uma “cidade irmã”. Um lugar com riqueza cultural, musical, gastronômica, é parada obrigatória.

9. Corunha

Sou suspeita para falar sobre a Corunha (A Coruã) por conta de minhas origens, mas não é sem motivo. As praias de Riazor e Orzán da cidade de quase 244 mil habitantes encantam a qualquer um que as visite na época do verão, além dos passeios belíssimos que se podem fazer perto da Torre de Hércules (farol romano mais antigo da Europa ainda em funcionamento), ou pelo centro, na Plaza María Pita.

Não vou mentir, quando não é verão, há muita chuva fina e vento, mas nada que um chocolate quente com churros do Bonilla a la Vista não resolva. Além disso, a mais ou menos 30 minutos de trem, podemos visitar a famosa cidade Santiago de Compostela, com a parada obrigatória na Catedral, destino dos peregrinos que fazem o Caminho de Santiago.

10. Toledo

O município da província de Toledo conta com 83.459 habitantes. Pode até ser considerada uma cidade pequena, mas seu patrimônio histórico é imperdível. Não podemos deixar de falar do Castelo de Toledo, que é a principal atração turística. Uma cidade com ar medieval, quente no verão e muito acolhedora a turistas.

Saiba também quais são as cidades mais baratas da Espanha.

Um país a descobrir

Conhecer a Espanha é lembrar das aulas de geografia e história, só que de uma forma mais interessante e intensa. Passar por lugares que marcaram a própria trajetória da humanidade é se dar a oportunidade de viver bem de perto momentos marcantes.

Falar de tudo sobre a Espanha num só texto é uma missão complicada, por isso sugerimos que veja também o que escrevemos sobre como é a saúde na Espanha, as melhores comidas típicas da Espanha e as festas tradicionais do país.

Está de malas prontas para visitar o país? Então contrate o seguro viagem Espanha com ajuda do nosso guia prático, confira aqui.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autores

Nascida no Brasil mas também com nacionalidade espanhola. Mora parte do ano no Rio de Janeiro e a outra parte em La Coruña, Espanha. Formada em Publicidade e Propaganda mas com atividade atual de administradora de empresa. Adora viagens, café, história e arte. Já empreendeu na área de turismo. Deseja passar suas experiências na Espanha para brasileiros que querem conhecer um pouco mais sobre o modo de vida e cultura desse país.

Taiana é brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilha no seu blog Partiu Espanha roteiros, dicas e as impressões de viver no exterior.