Você conhece a bandeira da Espanha? Já parou para observá-la e sabe o que os símbolos que podem ser vistos nela significam? Não se preocupe caso sua resposta seja negativa, porque apresentamos todos os detalhes da bandeira espanhola e vamos contar tudo sobre o “símbolo máximo da integridade da Espanha unido sob a coroa real”.
Como é a bandeira da Espanha
A bandeira da Espanha possui três faixas horizontais distribuídas no seu formato retangular. Oficialmente, a bandeira da Espanha tem a proporção de 2:3.
Duas das faixas que compõem a bandeira, a da parte superior e a da parte inferior, são na cor vermelha, enquanto a faixa que está no meio é de cor amarela. As faixas da bandeira da Espanha não possuem a mesma largura, a amarela é o dobro de ambas as faixas vermelhas. E é também na faixa amarela, do lado esquerdo, que podemos ver o Escudo Nacional da Espanha.
Qual o significado das cores da bandeira espanhola?
Já sabemos que a bandeira da Espanha possui duas cores: vermelho e amarelo. Sendo a primeira cor, em duas faixas e a segunda, no meio com maior destaque. Porém, você sabe o que significam as cores na bandeira espanhola? Sim, claro, elas possuem um significado. Porém, vale ressaltar que os significados que são atribuídos as cores da bandeira da Espanha não são oficiais. Digamos, são populares.
O vermelho faz referência a “valentia e a conquista do povo espanhol” e o amarelo ilustra as “riquezas (o ouro)” que a Espanha conquistou e também a “alegria dos espanhóis”. E aqui abrimos parênteses para confirmar que o povo espanhol é realmente alegre, simpático e receptivo com os estrangeiros.
Uma outra curiosidade sobre a bandeira da Espanha, ainda falando de cores, é que ela é conhecida como “rojigualda” pelo povo espanhol, o que em português significa vermelho e amarelo.
Saiba tudo sobre a Espanha.
Quais são e o que representam os símbolos da bandeira?
Você já sabe que na faixa amarela da bandeira da Espanha tem um símbolo. Pois bem, se trata do brasão de armas da Espanha.
A representação dos reinos
Neste brasão podemos ver representadas algumas das regiões autônomas da Espanha. Região que antigamente, eram chamadas de reinos. O leão vermelho que está na bandeira da Espanha representa o que antigamente era o reino de Leão.
Outro símbolo que podemos observar é o castelo amarelo, que também está na bandeira representando um reino da antiguidade, o reino de Castela.
E ainda temos representados Aragão e Catalunha pelas barras verticais nas cores amarela e vermelha. Estão na bandeira com o “emblema de Aragão e Catalunha”.
A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.
Cotar Agora →Outra região representada na bandeira da Espanha é Navarra, através das correntes de ouro que podemos ver.
Descubra as comidas típicas da Espanha que são obrigatórios para quem vive ou visita o país.
Granada, Casa de Bourbon e Portões do Mediterrâneo
Agora olhamos para a base do brasão que aparece na bandeira da Espanha. Observe que há uma imagem de uma romã, que também está representando uma cidade: Granada.
Na figura também podemos ver a representação da casa de Bourbon, bem no centro do escudo, observe que existem três flores-de-lis.
Representando “os portões do Mediterrâneo” há duas colunas que ficam uma de cada lado do escudo. Que também representam o encontro entre a África e a Europa no estreito de Gibraltar.
Expressão em latim
Ainda podemos ver na bandeira da Espanha uma expressão em latim “Plus Ultra”, em português seria “Mais Além”. Que obviamente, tem um significado: serve para homenagear as conquistas que os espanhóis fizeram na América, suas grandes descobertas.
Conheça os idiomas falados na Espanha e as diferenças entre eles.
As regiões que formam o país
Por fim, podemos ver um brasão representando as regiões que formam a Espanha e, também, a coroa, que significa o “poder centralizado do reino espanhol” exercido sobe todas as regiões do país.
Acabamos de descrever os símbolos e características da bandeira da Espanha de outubro de 1981, data em que foi instaurada no parlamento do país.
Conheça o mapa da Espanha completo.
Qual foi a primeira bandeira da Espanha?
Podemos dizer que a primeira bandeira da Espanha foi instaurada em 1714, sendo que até 1833, teve 3 “caras” diferentes. Porque existia uma bandeira da monarquia da Espanha, uma segunda que era para fins militares e uma terceira, da marinha de guerra e civil.
A evolução da bandeira da Espanha ao longo dos anos
A primeira mudança na bandeira da Espanha foi promovida pelo rei Carlos III, logo quando assumiu o reinado, em 1759. O rei ficou “incomodado” pelo fato da bandeira espanhola levar pavilhões navais de cor branca exatamente como havia Nápoles e França.
O rei Carlos III promoveu um concurso e escolheu a primeira mudança entre 12 desenhos que chegaram até ele, dos quais ele escolheu dois. Os desenhos possuíam as cores vermelha – amarela – vermelha. Assim, o rei mandou que fossem colocadas figuras das armas reais e também a coroa real.
Em 1843, pela primeira vez na história da Espanha era decretada uma bandeira oficial. Bandeira que foi usada até a Segunda República espanhola.
Confira 16 curiosidades sobre a Espanha que vão surpreender você.
Cai a Monarquia e a bandeira é substituída
Quando em 1931, no dia 14 de abril, a monarquia caiu, a bandeira também foi modificada. As cores passaram a ser: vermelha, amarela e roxa. A data oficial da nova bandeira é 27 de abril de 1931.
Foram inseridos na nova bandeira da República, a figura das armas da Segunda República Espanhola.
A bandeira volta a ter as cores vermelha e amarela com um decreto do final de agosto do ano de 1936. Mudanças que foram mantidas até o ano de 1977.
Em 1978, na constituição da Espanha ficava determinado como seria a bandeira do país: “Bandeira de Espanha está formada por três bandas horizontais, vermelha, amarela e vermelha, sendo a banda amarela mais larga o dobro do que as vermelhas.” A águia, símbolo que por muito tempo ficou na bandeira, foi retirado em 1981.
E aí, pensando em viver no país e conhecer mais afundo a cultura espanhola? Recomendamos o nosso ebook Como Morar na Espanha. Um guia completo para te ajudar em toda a jornada de planejamento de mudança e adaptação no país.