Espanha

Bandeira da Espanha: cores, significados e história

Você conhece a bandeira da Espanha? Já parou para observá-la e sabe o que os símbolos que podem ser vistos nela significam? Não se preocupe caso sua resposta seja negativa, porque estivemos “curiosando” a bandeira espanhola e vamos contar tudo sobre o “símbolo máximo da integridade da Espanha unido sob a coroa real”.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Como é a bandeira da Espanha

A bandeira da Espanha possui três faixas horizontais distribuídas no seu formato retangular. Sendo que duas delas, a que da parte superior e a da parte inferior, são na cor vermelha, enquanto a faixa que está no meio é de cor amarela. As faixas da bandeira da Espanha não possuem a mesma largura, a amarela é o dobro de ambas as faixas vermelhas. E é também na faixa amarela, do lado esquerdo, que podemos ver o Escudo Nacional da Espanha.

Oficialmente, a bandeira da Espanha tem a proporção de 2:3.

Saiba tudo sobre a Espanha.

Quais as cores e seus significados?

Já sabemos que a bandeira da Espanha possui duas cores: vermelho e amarelo. Sendo a primeira cor, em duas faixas e a segunda, no meio com maior destaque. Porém, você sabe o que significam as cores na bandeira espanhola? Sim, claro, elas possuem um significado. Porém, vale ressaltar que os significados que são atribuídos as cores da bandeira da Espanha não são oficiais. Digamos, são populares.

O vermelho faz referência a “valentia e a conquista do povo espanhol” e o amarelo ilustra as “riquezas (o ouro)” que a Espanha conquistou e também a “alegria dos espanhóis”. E aqui abrimos um parênteses para confirmar que o povo espanhol é realmente alegre, simpático e receptivo com os estrangeiros.

Uma outra curiosidade sobre a bandeira da Espanha, ainda falando de cores, é que ela é conhecida como “rojigualda” pelo povo espanhol.

Quais são e o que representam os símbolos da bandeira da Espanha

Você já sabe que na faixa amarela da bandeira da Espanha poderá ver um símbolo. Pois bem, se trata do brasão de armas da Espanha.

A representação dos reinos

Neste brasão podemos ver representada uma das regiões autônomas da Espanha. Região que antigamente, eram chamadas de reinos. O leão vermelho que está na bandeira da Espanha representa o que antigamente era o reino de Leão.

Outro símbolo que podemos observar é o castelo amarelo, que também está na bandeira representando um reino da antiguidade, o reino de Castela.

E ainda temos representados Aragão e Catalunha pelas barras verticais nas cores amarela e vermelha. Estão na bandeira com o “emblema de Aragão e Catalunha”.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Outra região representada na bandeira da Espanha é Navarra, através das correntes de ouro que podemos ver.

Veja também como é e o significado da bandeira da Grécia.

bandeira espanha

Granada, Casa de Bourbon e Portões do Mediterrâneo

Agora olhamos para a base do brasão que aparece na bandeira da Espanha. Observe que há uma imagem de uma romã, que também está representando uma cidade: Granada.

Na figura também podemos ver a representação da casa de Bourbon, bem no centro do escudo, observe que existem três flores de lis.

Representando “os portões do Mediterrâneo” há duas colunas que ficam uma de cada lado do escudo. Que também representam o encontro entre a África e a Europa no estreito de Gibraltar.

Conheça o mapa da Espanha completo.

Expressão em latim

Ainda podemos ver na bandeira da Espanha uma expressão em latim “Plus Ultra”, em português seria “Mais Além”. Que obviamente, tem um significado: serve para homenagear as conquistas que os espanhóis fizeram na América, suas grandes descobertas.

As regiões que formam o país

Por fim, podemos ver um brasão representando as regiões que formam a Espanha e, também, a coroa, que significa o “poder centralizado do reino espanhol” exercido sobe todas as regiões do país.

Acabamos de descrever os símbolos e características da bandeira da Espanha de outubro de 1981, data em que foi instaurada no parlamento do país.

Qual foi a primeira bandeira da Espanha?

Podemos dizer que a primeira bandeira da Espanha foi instaurada em 1714, sendo que até 1833, teve 3 “caras” diferentes. Porque existia uma bandeira da monarquia da Espanha, uma segunda que era para fins militares e uma terceira, da marinha de guerra e civil.

A evolução da bandeira da Espanha ao longo dos anos

A primeira mudança na bandeira da Espanha foi promovida pelo rei Carlos III, logo quando assumiu o reinado, em 1759. O rei ficou “incomodado” pelo fato da bandeira espanhola levar pavilhões navais de cor branca exatamente como havia Nápoles e França.

O rei Carlos III promoveu um concurso e escolheu a primeira mudança entre 12 desenhos que chegaram até ele, dos quais ele escolheu dois. Os desenhos possuíam as cores vermelha – amarela – vermelha. Assim, o rei mandou que fossem colocadas figuras das armas reais e também a coroa real.

Em 1843, pela primeira vez na história da Espanha era decretada uma bandeira oficial. Bandeira que foi usada até a Segunda República espanhola.

Cai a Monarquia e a bandeira é substituída

Quando em 1931, no dia 14 de abril, a monarquia caiu, a bandeira também foi modificada. As cores passaram a ser: vermelha, amarela e roxa. A data oficial da nova bandeira é 27 de abril de 1931.

Foram inseridos na nova bandeira da República, a figura das armas da Segunda República Espanhola.

A bandeira volta a ter as cores vermelha e amarela com um decreto do final de agosto do ano de 1936. Mudanças que foram mantidas até o ano de 1977.

Em 1978, na constituição da Espanha ficava determinado como seria a bandeira do país: “Bandeira de Espanha está formada por três bandas horizontais, vermelha, amarela e vermelha, sendo a banda amarela mais larga o dobro do que as vermelhas.”

A águia, símbolo que por muito tempo ficou na bandeira, foi retirado em 1981.

Conheça os idiomas da Espanha e as diferenças entre eles.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Artigos Relacionados

Fechar