Localização da Espanha: tudo o que precisa saber

Espanha  / 

Você sabe a localização da Espanha? O país localizado na Europa está na península ibérica e tem como vizinhos Portugal a oeste e ao norte Andorra e França.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

As águas do mar Mediterrâneo e o oceano Atlântico banham o país, que possui territórios no Atlântico e no Mediterrâneo: as Ilhas Baleares e as Ilhas Canárias, respectivamente. Os territórios vão mais além, na França, Livia e na África, Melilla e Ceuta, além de pequenas ilhas no continente africano.

Saiba mais sobre a Espanha neste artigo.

Localização da Espanha e sua história

Nos séculos XV e XIX a Espanha era conhecida como uma grande potência colonial e, exatamente por este motivo, o idioma espanhol se espalhou por várias partes do mundo.

A localização da Espanha, bem como a de Portugal, foi outro fator que impulsionou essas nações nas grandes navegações: estão na ponta do continente europeu, voltado para a América e África.

A Espanha conquistou territórios ricos de metais preciosos em suas colônias localizadas no continente americano. Além disso, o país, naquela época, reprimia outras civilizações: Maia, Asteca e Inca. Por muito tempo, a Espanha conseguia suas riquezas explorando as suas colônias.

Veja neste artigo o mapa da Espanha completo e o horário da Espanha em função do fuso horário.

A Espanha dos dias atuais

Nos dias atuais, a Espanha é detentora de um moderno setor industrial, destacando-se o segmento siderúrgico.

Outro ponto forte do país é o setor turístico. A Espanha está entre os países mais procurados pelos turistas do mundo tudo. O que não é para menos, uma vez que o país abriga um vasto patrimônio histórico.

A localização da Espanha é sem dúvida um fator que faz com que o país conte com paisagens tão particulares e que atrai milhares de pessoas todos os anos.  Em um ponto estratégico, a localização da Espanha facilita o acesso de turistas do continente europeu, africano e americano.

Infelizmente isso não impediu que o país passasse por um péssimo momento no ano de 2009. A crise atingiu em cheio o país deixando 20% da população sem emprego.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Saiba como encontrar emprego na Espanha neste artigo.

A Espanha e sua diversidade

Quando olhamos para a Espanha e sua gente, o que podemos ver é um país com uma população mista, que inclui catalães, castelhanos, galegos, bascos e andaluzes. Na localização da Espanha encontramos espanhóis de diferentes regiões, com seus costumes e idioma próprios.

Quer saber como morar na Espanha? Saiba aqui.

Clima e localização da Espanha

Já sabemos que a Espanha está na Península Ibérica e quem são os seus vizinhos, e que o país fica no sudoeste da Europa, na parte da Europa Ocidental. Então, vamos falar de clima, que é bem variado de acordo com a localização de cada região.

No Brasil sabemos bem que é possível viver num país com clima variado dependendo da região. A Espanha não é grande como o nosso país, porém, pode acreditar, apresenta um clima bem diferente de uma região para outra, graças à sua localização.

Quando observamos a localização da Espanha podemos ver que a altitude e o mar que a circunda são os principais responsáveis pela diferença do clima em diferentes partes do país. Sem falar que está entre os países mais montanhosos da Europa.

Leia também nosso artigo completo sobre o clima na Espanha.

As estações do ano na Espanha

Sabemos que a localização a Espanha, assim como de qualquer país, influencia diretamente no clima.

Espanha no verão

No verão, por exemplo, há cidades com climas mais amenos e outras com o clima, digamos, tipo Rio 40 graus. Madrid é uma das cidades que no verão “se morre de calor”. As temperaturas chegam fácil aos 30 graus e a sensação é de mais calor. O mesmo podemos falar de Sevilha.

Porém, quando vamos para as zonas costeiras, o mar refresca bastante e as temperaturas são agradáveis. Para quem viaja do Brasil para Espanha pode achar até que está frio ao visitar Santander em pleno verão.

O verão é bom para aproveitar a luz, porque em média o “dia” dura entre 11 e 12 horas. E melhor ainda, dias e mais dias sem chover.

Vale a pena viver na Espanha? Veja a opinião de quem mora lá.

Espanha no Outono

No outono, o clima da Espanha é bem agradável e a paisagem bonita de se ver. Nas cidades onde o calor do verão é quase insuportável, a paisagem seca volta a ficar verde no outono, para logo em seguida, predominar o marrom e o alaranjado.

No período do outono, diferente de outros países da Europa, o clima frio não predomina. Em algumas cidades, até o fim de outubro, as temperaturas chegam aos 28 graus. O frio começa a dar as caras apenas em novembro.

Qual é a melhor época para mudar para a Europa? Descubra aqui.

Espanha no inverno

Chega o inverno e o frio, em algumas regiões mais intenso e em outras nem tanto. Neve para algumas cidades e em outras não. No quesito chuva, a região da Galícia é campeã. Assim como Granada, que está entre as campeãs do frio.

Espanha na primavera

Quando chega a primavera aos poucos ela anuncia que o verão está próximo, a temperatura chega aos 21 graus e o dia começa a se alongar, 11 horas de duração.

Brasileiros na Espanha: veja como é a comunidade brasileira no país.

Espanha e sua população

Em 2018, a população da Espanha é de pouco mais de 45 milhões de pessoas, sendo 49,4% população masculina e 50,6% feminina. Estima-se que somente em 2018, cerca de 110 mil pessoas chegaram de outros países para viver na Espanha. O que atrai tantas pessoas para esse país? Sua cultura, sua gente, a localização da Espanha, etc. Os motivos são muitos, o país recebe gente do mundo todo, não somente para visitar, mas também para viver.

Vai visitar a Espanha? Então não deixe de contratar o seguro de viagem para Espanha, é obrigatório. Saiba tudo aqui.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Todo o conteúdo do portal Euro Dicas é escrito por redatores brasileiros que moram ou moraram na Europa e compartilham suas dicas de como escolher o país de destino, qual o custo de vida, cultura, idiomas e dia-a-dia. O objetivo é apoiar quem pretende sair do Brasil para morar na Europa.